O casamento entre o céu e a terra

O casamento entre o céu e a terra Leonardo Boff

Resenhas - O casamento entre o céu e a terra

Leonier 03/09/2023

É um livro ótimo!! Possui vários contos indígenas maravilhosos, trazendo muitas reflexões necessárias. Achei que o livro não me prenderia, já que não tenho costume de ler livros desse tipo, mas eu gostei tanto que acabei ele em dois dias!!
Recomendo para todos que queiram uma leitura leve e rápida, e também para aqueles que queiram aprender um pouco mais sobre a cultura indígena!

Fabio Shiva 19/08/2023

Ou o futuro será ancestral... ou não haverá futuro algum!
Fui profundamente impactado pela leitura desses “contos dos povos indígenas do Brasil”, selecionados e recontados por Leonardo Boff. Na verdade, esse impacto foi tão grande que fez nascer um novo livro em mim, além de mil e uma reflexões sobre esse momento tão único na história da humanidade que atualmente estamos vivendo.

Por um lado, nunca antes estivemos tão conscientes da necessidade e da urgência de salvaguardar as culturas e os povos indígenas, assim como nunca antes estivemos tão atentos para os desastres provocados pela poluição e pela sistemática devastação da natureza. Por outro lado, nunca estivemos tão próximos de um “ponto sem retorno”, tanto nessa inconsequente destruição dos recursos naturais quanto no implacável genocídio das nações indígenas no Brasil e no mundo. E a leitura desse livro lindo e comovente só veio confirmar uma insistente intuição, a de que esses dois temas estão inextricavelmente interligados, a preservação da natureza e a sobrevivência dos povos indígenas, a ponto de uma não ser possível sem a outra.

Sinto que estamos no limiar de dois caminhos possíveis: ou seguimos apáticos diante da “morte anunciada” dos povos indígenas e, logo em seguida testemunharemos “o fim da aventura humana na Terra”, ou despertamos para a sabedoria ancestral dos indígenas a tempo de preservar “o que ainda resta” e evitar a extinção da humanidade. Parece exagero? Veremos...

O que é preciso é justamente resgatar esse conceito do “casamento entre o céu e a terra”, que é trazer para o campo da ação a dimensão espiritual da vida. O homem não existe como um ser isolado no tempo e no espaço. A vida é coletiva, e cada vida individual depende de suas relações com o todo. A humanidade deveria exercer seu honroso papel de guardiã e protetora da Mãe Gaia, mas ainda permanece na ilusão de se ver como dona do mundo, que pode usar e abusar dos recursos da Terra a seu bel prazer...

Sinto que a única forma de não sucumbirmos a uma dolorosa morte por asfixia, fome e sede é resgatar o quanto antes a visão indígena de profundo respeito pela natureza. Isso precisa ser ensinado nas escolas, propagado nos filmes e novelas, celebrado em canções de sucesso, até se tornar um renovado e auspicioso paradigma planetário. Ou o futuro será ancestral, ou não haverá futuro algum.

site: https://www.instagram.com/prosaepoesiadefabioshiva/

Elisa 16/07/2023

Um ótimo livro de contos
É um livro puramente de contos, sem muitas críticas. Contam lendas, histórias e costumes indígenas. Excelente para entender um pouco sobre eles. Vale a leitura!

Elly.KP 09/07/2023

Amei
Eu gostei bastante das estórias que foram contadas aqui, teve alguns momentos que eu fiquei meio perdida na hora de ler alguns nomes