Terra Papagalli

Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

Mauricio Gonçalves 20/01/2021

Muito divertido
Livro muito leve e de rápida leitura. Muitas partes cômicas, descrições e acontecimentos divertidos. Revira voltas bem encaixadas e sequência de eventos muito clara e simples.
Os mandamentos para se viver bem na Terra dos Papagaios ganha o livro com a descrição atemporal, cômica, porém trágica, de como o Brasileiro interage na sociedade.
O livro em si é muito simples, não é uma obra literária memorável e não deve ser julgado sob esse peso ou ótica. Entrega muito bem o que promete e não possui nada desnecessário, tudo é colocado na medida certa e nos lugares certos.
Me diverti bastante na leitura, os personagens são simples e cativantes, fáceis de compreender, questionar ou odiar. Recomendo bastante.

Marisol.Sales 14/01/2021

Para um livro didático eu n achei tão ruim, tem muitas partes engraçadas e o final me agradou muito

flouaris 31/12/2020

Plano de leitura
Foi o plano de leitura da minha escola esse ano, a leitura fluiu na base do ódio.

Gabriel.Dandin 04/12/2020

Um livro com uma linguagem um pouco mais pesada, mas mesmo assim bem divertido a premisa do choque entre culturas é muito interessante, mas o final chega a ser um pouco arrastado.
É um ótimo livro pra quem gosta de história mesmo sendo uma ficção.

Evelyn 23/11/2020

Um dos melhores livros que já li, tem muita aventura e é bem divertido de ler, com certeza merecia mais reconhecimento!

Lu | @rei_no_literario 03/11/2020

Gostei e desgostei ao mesmo tempo
É meio chatinho de ler em boa parte do livro, mas o final tem uns plots que eu NUNCA imaginaria, ainda mais em um livro que eu não tinha nenhuma expectativa.
Conta sobre sobre a época das grandes navegação, em 1500, quando os Portugueses chegaram ao Brasil, mostrando tudo aquilo aquilo que já sabemos de uma forma mais descarada e MUITO exagerada (não pelos acontecimentos em si, mais pelo personagem mesmo que é muito emocionado).
Não é um livro que eu recomendaria, pois as melhores parte só acontecem lá para o final, que tem acontecimentos bem novela mexicana (kkkkk), mas acho legal para quem quer aprender a história do Brasil de uma forma menos formal.

Obs: ****ALERTA SPOILER****

O QUE FOI ESSE FINAL????
Achei até que eu estava em How I Met Your Mother versão 1500 ksksks
Bééé! 03/11/2020minha estante
opa! falou que parece con how i met your mother me interessei

Lu | @rei_no_literario 03/11/2020minha estante
KSKSKSKKS

@pricabral_br 17/10/2020

Tão importante e pouco lido...
Esse livro é uma pérola, assim como "Das viagens ao Brasil", de Hans Staden. É uma pérola que seja tão pouco comentado. Eduardo Bueno tem um vídeo falando sobre o Bacharel da Cananeia. Vale a pena assistir como material suplementar ao livro. Recomendadíssimo! ?

Matheus945 12/07/2020

Estranhamente hilário
Um livro muito divertido e com um humor bem diferente de outros livros que já li. Não me é novo misturar história com uma sátira/comédia, Jô Soares fez isso maravilhosamente bem. Mas esse livro é um forte concorrente a um dos melhores livros de humor nacionais.
Os autores descreveram situações escabrosas com um toque certeiro de comédia, nunca pareceu forçado e muito pelo contrário, pareceu natural.
Acho que não aprendi nada que já não sabia sobre a história do Brasil kkkk mas foi bem legal de ver essa distorção, o resultado deu certo.
Todos aqueles mandamentos para se viver na Terra dos Papagaios se mantém extremamente atuais, o que é trágico, mas não deixa de ser engraçado.

Alana Seguins 29/05/2020

Terra Papagalli
O livro conta a história de Cosme Fernandes, um filho de dois cristãos novos mandado para um monastério para provar a lealdade de sua família a nova religião. Um dia durante uma visita a uma casa de uma família rica em que seu mestre dava aulas se encantou pela jovem e pretendida Lianor. Os dois "ofenderam a Deus" como diz o próprio e depois trocaram juras de amor. De volta ao monastério Fernandes acaba confessando e é preso e mandado para o exílio.
Agora a parte que deixa o livro fenomenal pela riqueza de detalhes começa. Cosme compartilha seu diário de bordo dos tempos que passou em um navio comandado por um tal Pedro Álvares Cabral. Cosme Fernandes recebe o apelido de Barechal pelos seu companheiros de desterro, os quais cometeram os mais variados crimes.
O Barechal e seus companheiros pensavam que seu destino era a Índia, mas na verdade encontram uma terra que no começo pensava-se ser uma ilha, a Terra Papagalli (atualmente o Brasil).
O Barechal e seus companheiros são deixados nesse "novo mundo" e tem contato com uma tribo indígena, assimilam sua língua, seu costume e se identificam com o estilo de vida e a terra.
O que realmente chama atenção nesse livro é que mesmo se passando em uma narrativa ficcional em cima de um personagem que realmente existiu (Cosme Fernandes foi um degradado real) o livro traz uma incrível veracidade histórica. Isso se deve com os fato de ambos os escritores serem formados em jornalismo. A minuciosidade dos detalhes e como tudo é assimilado de uma maneira lúdica, não pesando extremamente nas descrições é o que tornam esse livro único.
Alana Seguins 29/05/2020minha estante
Bacharel*

claramar 20/05/2020

comecei a ler obrigada por um trabalho do colégio e acabei aproveitando bastante a história. a narração cômica torna a história divertida mesmo nos momentos mais trágicos.

Denize.Dias 17/03/2020

Divertido e...
...muito interessante. Conta um momento da nossa história.

Brendo 19/01/2020

Uma história hilária que traz fragmentos reias da história do Brasil com mais invenções que só trazem mais e mais elementos interessantes, Terra Papagalli é uma obra atemporal que oferece risos e reflexões diante do contexto da colonização.

Gabi 09/11/2019

Aventuras com pitadas de realidade
Se você é o tipo de leitor que não perde uma boa aventura, vai amar Terra Papagalli! Navegações, terras desconhecidas, guerras indígenas e costumes absurdamente assombrosos vão rodear a história desse corajoso personagem chamado Cosme Fernandes. A aproximação com a história real do Brasil nos traz sensações de espanto, pois, muito do que se fala por ali, jamais pensaríamos sobre o passado brasileiro.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/09/2019

Décimo mandamento para viver bem na Terra dos Papagaios: "naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido". A sábia conclusão é de Cosme Fernandes, o Bacharel da Cananéia, um dos "degredados" que aqui chegaram nos primeiros anos do descobrimento, cuja vida é recriada com saboroso humor na paródia "Terra Papagalli", escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta - Terra Papagalli.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579620881

Ana D'Amato 08/05/2018

Uma surpresa agradável
A primeira vez que li esse livro faz muito tempo. Tinha gostado mas esqueci na minha prateleira por anos até que decidi relembrar a história. O livro se passa no descobrimento do Brasil e é narrado por Cosme Fernandes, um português degredado que é "condenado" a viajar na esquadra de Cabral e acaba sendo deixado em terras brasileiras. Ele narra sua vida, contando como viveu ali, o que dê bom aconteceu e de ruim também. A história é leve, engraçada e muitas vezes ria sozinha com o enredo divertido criado pelos autores.