Terra Papagalli

Marcus Aurelius Pimenta

Resenhas - Terra Papagalli

Ana Luiza 19/05/2010

xoxo
o livro é bem interessante, conta a história de um homem, que nasceu em Portugal, mas que como foi preso(por ter pegado uma garotinha oh coitado), foi deportado ao Brasil. Na história, ele e mais 6 homens descobriram um mundo novo na Terra dos Papagaios como Barechal(o principal) chamava. Lá(ou aqui), descobriram que haviam outros habitantes(os índios) que no começo os trataram como prisioneiros(para os índios, prisão é colocar dentro de uma oca, com 7 mulheres, dar de tudo e depois comer vivos) mas como eles lutaram contra os índios vizinhos que estavam atacando ganharam o apoio do chefe e não viraram lanchinhos. Após algum tempo, Barechal já tinha mulheres, e construiu um porto para a comercialização de escravos. Algum tempo mais tarde, Lopo da Pina(o amigo dele) rouba o dinheirinho que ele tinha juntado depois de 15 anos, e foge com um navio que havia aportado para Portugal. Como a filha do tio morava lá, o genro viu ele(Lopo da pina) andando por ai, mandou um carta pra Terra dos Papagaios avisando que o safado havia contado para o rei lá de Portugal que na terra dos papagaios havia selvagens, que comiam os homens, e que andavam pelados. Então Lopo e um amigo dele que esqueci o nome, vem para a Terra dos Papagaios e fazem um acordo com o Barechal e os outros 4e meio,(um morreu e outro ficou louco) então Barechal fica com terra nenhuma. Dai o Lopo convida os amigos para um jantar na casa dele e lá o Cosme Fernandes(verdadeiro nome do Barechal) descobre que o Lopo safado pegou a mesma mulher que a 30 anos atrás tinha prometido amor eterno pro coitado. Então Barechal quer revanche e invade a colônia do Lopo pegando ele e a mulher. Só depois descobre que a vaca teve um filho e ele dedicou o livro pra ele. Barechal matou Lopo e comeu o safado, dai eles ficaram pelas terras vizinhas. FIM :D
Aline Ramos 27/01/2013minha estante
SPOILERS!!

Brenda 16/09/2013minha estante
Gente,acebei de entrar no skoob,preciso ler esse livro,mas não encontro gratis na internet,alguem poderia me ajudar?

ISPOILERSSSSS

spoiler lixoooooooooooooooooooooooooo

carol 12/01/2013

Engraçadíssimo.
Ambientado no início da ocupação portuguesa, o romance narra as aventuras de degredados portugueses deixados no litoral brasileiro à própria sorte.
Eu não costumo ler em meios de transporte por md causar tonteira mas não consegui desgrudar do livro mesmo no ônibus. Passei vexame em um ônibus lotado, porque não me controlei e ri alto após ler algum trecho.
É daqueles livros que você não quer parar de ler e depois quer reler. Uma pena que não era meu, tive que devolver.
Ana 23/01/2014minha estante
hahaha passei por uma situação parecida. Só que troque o ônibus pela academia !! Sim, eu levei o livro para ler enquanto pedalava !

ACHEI OFENSIVO

ACHEI OFENSIVO

davi seu dlç

Eduarda 21/01/2009

Um livro muito bem humorado, trata-se de uma sátira do Brasil em seus primeiros tempos, trazendo ainda descrições fiéis da vida dos ídios que nessa terra viviam. É uma leitura que vale a pena! Recomendo!
inutil

inutil
ACHEI OFENCIVO

Nathan.Campos 21/06/2016minha estante
delicinha engraçadão vc hein seu trouxa

Ana 23/01/2014

Terra Papagalli abrange diversos gêneros literários, em princípio é uma carta, porém contém um diário, um dicionário e um bestiário. Trata-se de uma ficção com objetivo de mergulhar o leitor no Universo que era o Brasil Colônia na versão de um degredado. O livro é regido por um mistério que só é revelado nas últimas páginas: para quem afinal Cosme Fernandes está escrevendo esta carta que narra a sua vida ? Com muito bom humor e uma pitada ácida e irônica, este livro mostra como algumas coisas mesmo sendo antigas permanecem atuais.

Este é um livro incomum em tantos aspectos, um deles é que ele possui dois autores, ambos jornalistas, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Nem todas as uniões e alianças funcionam, mas tenho que admitir que esta foi perfeita. O livro é tão bem escrito que dá vontade de ler até a lista de supermercado dos autores (quem leu A Culpa é das Estrelas vai entender a referência). Este sem dúvida é um daqueles livros que nos fazem acreditar no poder da escrita e que escrever é sim uma arte, e uma maravilhosa por sinal.

Tenho que admitir que a princípio não me animei a ler quando minha professora de português nos instrui a lê-lo. Mesmo assim tentei deixar meus pré-conceitos de lado e ir fundo na história do meu país. Aconteceu que desde a capa o livro me fisgou. É sem duvida um dos meus preferidos e sempre estou recomendando para todos, dizendo ''Vale muito a pena ler! Você não vai se arrepender, prometo.''. Aliás resenhando ele bateu uma saudade que acho que vou reler ...
Emi 10/04/2015minha estante
concordo hhaha

EMI

TE GOSTO

Lu | @rei_no_literario 03/11/2020

Gostei e desgostei ao mesmo tempo
É meio chatinho de ler em boa parte do livro, mas o final tem uns plots que eu NUNCA imaginaria, ainda mais em um livro que eu não tinha nenhuma expectativa.
Conta sobre sobre a época das grandes navegação, em 1500, quando os Portugueses chegaram ao Brasil, mostrando tudo aquilo aquilo que já sabemos de uma forma mais descarada e MUITO exagerada (não pelos acontecimentos em si, mais pelo personagem mesmo que é muito emocionado).
Não é um livro que eu recomendaria, pois as melhores parte só acontecem lá para o final, que tem acontecimentos bem novela mexicana (kkkkk), mas acho legal para quem quer aprender a história do Brasil de uma forma menos formal.

Obs: ****ALERTA SPOILER****

O QUE FOI ESSE FINAL????
Achei até que eu estava em How I Met Your Mother versão 1500 ksksks
Bééé! 03/11/2020minha estante
opa! falou que parece con how i met your mother me interessei

Lu | @rei_no_literario 03/11/2020minha estante
KSKSKSKKS

Fábio 16/04/2010

Uma Bela e Divertida História de nosso Pais
Terra Papagalli é um romance divertido e muito gostoso de ler, é bom ver uma grande história falando sobre a nossa história, os americanos fazem isso muito bem, transformar fatos históricos em mitologia e entretenimento de ótima qualidade.

Yuri 05/12/2013minha estante
Isso é uma verdade, o romance histórico é muito apreciado em todo o mundo, infelizmente no Brasil não temos essa tradição. Os romances históricos ainda são poucos, porém bons, como é o caso desse.

marco izidoro 22/08/2014

Brasil
O descobrimento e os primeiros anos do Brasil contados com o humor refinado e a inteligência do Torero.
DESCOBRI QUE SOU FODA

Guria dos livros 07/09/2022

Um dos melhores que já li!!
Uma mistura de fatos históricos com fantasia, romance, humor e discórdia.
Até Judas entrou nessa história (Só lendo pra entender)!
Um plot twist que eu realmente não imaginava, me fazendo levar as mãos aos céus de tão incrédula.
DANILÃO1505 07/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Aryana 12/07/2021

Fantástico!
Em um navio, que leva toda sua vida para longe, Cosme Fernandes, que mais tarde se chamará Bacharel, é degregado por um crime cometido. Neste navio, Cosme conhece outros 12 criminosos também deportados.
Após algumas aventuras no mar, os degregados são abandonados numa terra desconhecida. Lá, eles convivem com os nativos e se deparam com ações e comportamentos impensáveis a homens cristãos portugueses: nudez, poligamia e canibalismo.
Anos se passam, e Bacharel narra todos os acontecimentos, em forma de cartas, vivenciados por eles.

O livro é dividido em vários capítulos curtinhos, e existe um aspecto cômico que deixa tudo mais fácil e rápido de ler. Eis a oportunidade de mergulhar num romance didático e divertido, que brinca de maneira séria com os primeiros anos da colonização. E de quebra, ainda oferece 10 belos e sarcásticos mandamentos para bem viver nestas paragens. Imperdível!
Rodrigo 12/07/2021minha estante
Muito bem!!

Alana Seguins 29/05/2020

Terra Papagalli
O livro conta a história de Cosme Fernandes, um filho de dois cristãos novos mandado para um monastério para provar a lealdade de sua família a nova religião. Um dia durante uma visita a uma casa de uma família rica em que seu mestre dava aulas se encantou pela jovem e pretendida Lianor. Os dois "ofenderam a Deus" como diz o próprio e depois trocaram juras de amor. De volta ao monastério Fernandes acaba confessando e é preso e mandado para o exílio.
Agora a parte que deixa o livro fenomenal pela riqueza de detalhes começa. Cosme compartilha seu diário de bordo dos tempos que passou em um navio comandado por um tal Pedro Álvares Cabral. Cosme Fernandes recebe o apelido de Barechal pelos seu companheiros de desterro, os quais cometeram os mais variados crimes.
O Barechal e seus companheiros pensavam que seu destino era a Índia, mas na verdade encontram uma terra que no começo pensava-se ser uma ilha, a Terra Papagalli (atualmente o Brasil).
O Barechal e seus companheiros são deixados nesse "novo mundo" e tem contato com uma tribo indígena, assimilam sua língua, seu costume e se identificam com o estilo de vida e a terra.
O que realmente chama atenção nesse livro é que mesmo se passando em uma narrativa ficcional em cima de um personagem que realmente existiu (Cosme Fernandes foi um degradado real) o livro traz uma incrível veracidade histórica. Isso se deve com os fato de ambos os escritores serem formados em jornalismo. A minuciosidade dos detalhes e como tudo é assimilado de uma maneira lúdica, não pesando extremamente nas descrições é o que tornam esse livro único.
Alana Seguins 29/05/2020minha estante
Bacharel*

Monique 29/03/2013

Uma aventura hilária
Esse livro conta a história de um português, que acaba sendo mandado para o Brasil na época de seu descobrimento. E aqui vivendo com os índios ele passa por aventuras, melhor dizendo desventuras hilárias.

Agora a minha opinião:
O livro é muito divertido, mas sinceramente não é o tipo de livro com que eu me identifico. Já que não tem nenhum romance, não tem nenhum conflito principal nem nada, é só um diário de uma aventura.

marilagares08 17/05/2024

Li para o colégio, mas é até que legalzinha a história, depois que você pega a linguagem e entra na vibe da história fica mais interessante, mas é maneiro essa outra perspectiva da "história do brasil"

Biblioteca Álvaro Guerra 09/09/2019

Décimo mandamento para viver bem na Terra dos Papagaios: "naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido". A sábia conclusão é de Cosme Fernandes, o Bacharel da Cananéia, um dos "degredados" que aqui chegaram nos primeiros anos do descobrimento, cuja vida é recriada com saboroso humor na paródia "Terra Papagalli", escrita por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta - Terra Papagalli.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579620881

Gabi 09/11/2019

Aventuras com pitadas de realidade
Se você é o tipo de leitor que não perde uma boa aventura, vai amar Terra Papagalli! Navegações, terras desconhecidas, guerras indígenas e costumes absurdamente assombrosos vão rodear a história desse corajoso personagem chamado Cosme Fernandes. A aproximação com a história real do Brasil nos traz sensações de espanto, pois, muito do que se fala por ali, jamais pensaríamos sobre o passado brasileiro.

Brendo 19/01/2020

Uma história hilária que traz fragmentos reias da história do Brasil com mais invenções que só trazem mais e mais elementos interessantes, Terra Papagalli é uma obra atemporal que oferece risos e reflexões diante do contexto da colonização.