Adivinhação e sincronicidade

Adivinhação e sincronicidade Marie-Louise von Franz

Resenhas - Adivinhação e sincronicidade

cibele 25/01/2024

Adivinhação e sincronicidade
Este livro super interessante e complexo faz um estudo sobre o fundo psicológico do tempo e as probabilidades matemáticas, comparando a cultura ocidental super científica com os chineses, que possuem uma visão de mundo muito diferente, vigorosa, profunda e ampla. Para os chineses desde sempre o universo tem um ritmo numérico básico, uma energia de fluxo, que hoje é falada na física moderna e esse ritmo explicaria muitos fenômenos.

O livro é construído com base em uma série de palestras feitas no Instituto C. G. Jung de Zurique, na Suiça.

A autora explica e ilustra as ideias de Jung sobre arquétipos, projeção, energia psíquica e seus estudos sobre sincronicidade.

Mesmo que a proposta do livro seja um texto acessível ao público em geral, confesso que em alguns momentos precisei reler e refletir sobre as teorias apresentadas. Mas gostei imensamente. Abriu minha mente e por isso, para quem se interessar por este tema e estiver disposto, eu recomendo a leitura.

tatsu 30/10/2023

(Escrito no dia 09/03/2023)
Achei uma leitura muito tranquila e ao mesmo tempo agregadora, que aborda e destrincha muito bem alguns dos temas junguianos sem confundi-los. Na verdade, achei até mais didático do que a obra de Jung, e acredito que seja interessante para quem tem um pouco de dificuldade com a obra original dele, como às vezes eu tenho. O formato do livro é um pouco diferente por se tratarem de plaestras provavelmente transcritas, e acho que esse é o ponto mais negativo sobre o livro (embora nem seja tanto), porque prejudica um pouco sua organização temática e possíveis tópicos. Muitos temas são abordados em cada palestra e é possível que, para o uso do livro como referência, haja dificuldade na procura de certos assuntos.
Mas os conteúdos são muito bem interligados no discurso e considero isso algo muito positivo. Acho que isso é algo mais pessoal. Enfim, muito bom e interessante o livro. Amei :D
Irei procurar ler mais das obras da junguiana Marie-Louise Von Franz. Muito sucinta.

Wilson 29/12/2022

Impressionante
Livro impressionante e inspirador, que nos leva a abrir a mente para outras formas de ver a realidade, formas essas que são bastante conhecidas no Oriente, particularmente na China.