Deixe a vida te consolar

Deixe a vida te consolar Christophe André

Resenhas - Deixe a vida te consolar

RuthNutri 28/05/2024

Muito bom!
Gostei muito! Livro repleto de experiências que nos fazem refletir sobre a vida como um todo.
Além de ser emocionante! Tira-se várias lições. Vale à pena.

Monyque 25/07/2023

Você costuma consolar e ser consolado?

Nesse livro vamos conhecer mais sobre a beleza da consolação, entender de fato qual a importância e os reflexos na nossa vida.

Muitas pessoas não se permitem ser consoladas, por acharem que é sinal de fraqueza ou por acharem que vão incomodar com seus problemas. Assim como também têm pessoas que não conseguem consolar os outros, por não conseguirem resolver a situação ou por acharem que não podem se intrometer no assunto. Mas a verdade é que consolar não se trata de resolver, afinal de contas, nem tudo está no nosso controle.

Consolar não é fazer o possível para que o outro não chore ou se sinta mal, mas estar presente, estar disposto a ouvir e a oferecer o ombro amigo para que o outro posso chorar.

É algo que parece simples, mas precisamos nos permitir mais consolar e ser consolado. O autor é um dos maiores psiquiatras franceses da atualidade e traz nesse livro muitos relatos que vivenciou em sua trajetória para nos ajudar na nossa própria jornada.

Um livro que tem a proposta de nos ajudar a encontrar o encorajamento para lidar com as dificuldades da vida, aprender a se auto consolar também e encarar as coisas sob outra perspectiva. Gostei demais dessa leitura, é bem fluida, leve e com muitas lições.

Sheila 06/01/2023

TUDO PASSA
No início da leitura, achei pouco interessante (pensei em parar), ao passo que vai avançando, a gente vai entendendo muita coisa,. Adversidades teremos sempre, afinal é a vida acontecendo, mas que deixemos a vida nos consolar ou pelo menos tentar deixar. Um abraço quentinho no coração de quem ler esse comentário e tiver passando por alguma adversidade: VAI PASSAR, TUDO PASSA!???

Flôr 30/11/2022

Acolhedor, como um bom abraço ?
Somos seres com grande aversão a morte.
Em consultório é muito raro eu escutar que alguém tenha medo dela, a frase normalmente vem como: "não gosto", "não gosto de falar sobre isso" ou uma enxurrada de outros fatos e memórias que nos afastam.

A maioria das vezes essa frase está atrelada a morte como fim da existência, mas há tantos fins diários...  Muitos deles desejados! Como o fim do sofrimento, da dor, do medo, das limitações, das inseguranças.

Em certa medida acordarmos todos os dias pra dar fim a algo e abrir espaço pro novo. Sendo a morte só um lado da moeda, havendo no outro potência e a mágica que é o viver.

Christophe André constatou e retratou tudo isso, docemente, em " ???x? ? ???? ?? ????????".

André é um psiquiatra, especialista em Psicologia das emoções, que vem se destacando por trabalhar de modo amoroso temas áridos como a morte, imperfeição e culpa.

Em seu livro propõe que todos nós sabemos consolar e nos desejamos consolados, mas nem sempre nos permitimos...

"???x? ? ???? ?? ????????" nos convida a recordar a vida como um manancial de possibilidades positivas! Lembrando que se estivermos em contato profundo com ela sempre nos cuidará e nos utilizará como agentes de cura.

Foi um livro que me trouxe diversas emoções, mas o que ficou foi o desejo de dá-lo de presente a todos aqueles que perderam alguém, assim como o tive por perto nos últimos dias.

@livrosdeanna 28/11/2022

Resenha livros de Anna
Mais um livro que mudou minha vida. Amo livros assim, que eu consigo colocar na minha realidade me ajudar e ajudar outras pessoas.
Esse livro fala sobre consolação. E é uma coisa que sempre vamos ter que fazer seja por no mesmos ou pelo outros.
Perda de um amigo, familiar, ou algum acontecimento que nos traz tristeza.
Livro simplesmente maravilhoso. Me emocionei em várias partes, porque é um livro tão humano, com coisas que acontecem na vida de todo mundo. Um livro para momentos difíceis, um livro que vai ter ajudar e consequente ajudar os outros.
Sobre compaixão, amor ao próximo.
Sobre nos amar também, porque as vezes nós precisamos nos auto consolar.
Vai ensinar como consolar alguém com as palavras certas e no momento certo. E como isso é importante para quem está passando por algum momento ruim.
Que as vezes apenas a presença já é suficiente.
Grifei várias partes do livro e vou deixá-lo na minha cabeceira para sempre estar folheando e lembrando as partes que mais fazem sentido para mim.
Já e o terceiro livro que leio da editora, já li Talvez você deva conversa com alguém e Terapia Zen, e todos foram livros que mudaram minha vida e meu modo de pensar.
Indico muito.
Ah não é aquele livro de auto ajuda genérico sabe? Nem considero auto ajuda considero apenas um livro maravilhosos cheio de ensinamentos.

Aline.Guimaraes 19/11/2022

Um livro pra refletir sobre a finitude da vida
Logo de início já quero confessar que para mim esta não foi uma leitura fácil. E já explico o porquê:
Como o próprio título já deixa evidente, este é um livro sobre ?consolação?, então já fica subentendido que há dores e desolações (ou não seria necessário consolar). Outro ponto que já fica claro logo de início: não importa qual seja a sua situação atual, uma hora, como ser humano que você é, terá que passar por sofrimentos, envelhecimento e morte ? isso é inevitável.
Por isso precisamos ser consolados ao longo da nossa jornada, seja nossa dor grande ou pequena. Se consolar e ser consolado é uma constante na vida de qualquer pessoa. É algo que acalma, que diminui a nossa dor e nos faz seguir em frente.
O texto Christophe André é bastante rico, ao longo dos capítulos, ele discorre sobre o que é a consolação e o que podemos fazer para nos consolar e consolar aos outros. Além dessas ?dicas? traz alguns pequenos testemunhos e citações de autores como Albert Camus, Montaigne, Alain de Botton, Flaubert, entre outros. Isso nos ajuda a compreender melhor a complexidade da questão e também a simplicidade do ato de consolar.
É um livro que nos faz refletir sobre nossa situação no mundo, e também nos faz ver como pequenos gestos de gentileza direcionados a nós mesmos e aos outros pode trazer tranquilidade e paz, mesmo que momentaneamente.
E porque, afinal de contas, achei a leitura difícil? Justamente porque tenho dificuldade em aceitar que um dia tudo o que mais amo pode não estar mais comigo, eu mesma não estarei aqui. Por mais pense que tudo é transitório, me dói pensar nisso. E uma das lições valiosas do livro está neste ponto: pensemos sim que tudo é passageiro, mas não soframos por antecipação por isso. Muito sensato afinal de contas, não é?

Cris 14/10/2022

Consolações, desolações e empatia
“Como um fio condutor, a consolação acompanha nossa vida, do nascimento à morte. Estamos sempre a seu lado e precisando dela: abertamente, quando somos crianças; secretamente, quando nos tornamos adultos.” Pág. 12

Este livro trata de um assunto que eu nunca tinha parado para refletir sobre e tenho certeza que muita gente também não: a consolação - uma palavra tão bonita e com tanto significado e que é importante para nossa vida em todas as nossas fases.

Neste livro, o autor- um psiquiatra francês, nos traz uma reflexão acerca das consolações e também das desolações que nos deparamos pelo caminho. A linguagem do livro é muito acessível e é muito fácil de se identificar com muitas situações apresentadas. O autor nos traz relatos de sua própria vida e também experiências no atendimento a pacientes e histórias de amigos e parentes.

Neste livro você pode entender, mesmo que nunca tenha percebido, os meios que a consolação acontece nas nossas vidas em momentos difíceis. Também é uma forma de se conhecer as possibilidades de se buscar consolação e se auto-consolar. Sem dúvida, uma das passagens mais marcantes e que me identifiquei muito foi o destaque à arte como fonte consoladora, assim como o contato com a natureza.

Eu adorei conhecer esta perspectiva do autor sobre o tema, a escrita dele é muito cativante, achei que o assunto foi tratado com profundidade, mas de uma forma muito suave e que conversou comigo. O livro me emocionou e trouxe várias reflexões.

É um livro que pode ser lido em qualquer fase da sua vida: caso você esteja passando por um momento de desolação, tenho certeza que ele vai ser muito útil. Mas se você estiver numa fase calma, também é uma ótima oportunidade para refletir sobre o tema e quem sabe, ajudar alguém que esteja atravessando um momento difícil.

“Inúmeros são os caminhos da consolação. Mas somente nós podemos percorrê-los: ninguém os percorrerá em nosso lugar.” Pág. 148

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Vanessa.Liandro 12/10/2022

Consolar e ser consolado
Quantos de nós já não passou por momentos em que sentiu a necessidade de ser consolado? A perda de alguém querido, um relacionamento que chega ao fim, a descoberta de alguma doença ou as pequenas frustrações do dia a dia? É inevitável não vivenciarmos as dores e os sofrimentos ao longo das nossas vidas. A pergunta que não quer calar: quem estará ao seu lado nessas situações?
Em Deixe a vida te consolar o autor nos proporciona algumas reflexões sobre o ato de consolar e ser consolado. A dor tem, em alguns casos, o poder de nos dilacerar e trazer pensamentos pessimistas. Mas a consolação tem o poder de te dizer que: você está passando por isso, estou ao seu lado e pode contar comigo. Muitos pensam que aquele momento ruim não passará, mas quem está contigo te ajuda a atravessar esse período.

"Consolar é tentar aliviar um sofrimento."

André mostra os diversos caminhos que a consolação pode tomar. Muitos desses são através da música, da escrita, da leitura, da arte ou até mesmo as pequenas distrações da vida.

"A consolação não é uma reparação mágica, ela é como uma luz que penetra a escuridão e nos permite perceber as formas ainda turvas de um mundo futuro e habitável, simplesmente habitável."

A leitura foi bastante rápida, mas que mergulha em nossas incertezas e pensamentos. Recomendo muito esse livro. É lindo e nos ensina a respeitar nossas próprias tristezas quando elas chegam.

"Consolar é levar alegria, ao menos um pouco de alegria, ao coração. Nem que seja pela duração de uma música."

Bruna 12/10/2022

Leitura necessária!!
Daqueles livros que tu finaliza sorrindo? repleto de reflexões a cerca da importância do acolhimento ao outro e a si mesmo, com uma escrita fluida e envolvente, este livro nos faz viajar para dentro de nós mesmos. Recomendo a leitura a todos!

Bia 15/08/2022

Uma linda reflexão sobre a vida
O livro parece um abraço: quando a gente termina de ler, sente que entendeu um pouco mais sobre si sobre os outros e sobre a vida, e se sente mais preparada para lidar com as adversidades, os traumas, as dores, tudo isso que também faz parte da vida e que a gente não pode evitar, mas pode entender, apreender e usar como lição para se transformar e se renovar.