Deixe a vida te consolar

Deixe a vida te consolar Christophe André




Resenhas - Deixe a vida te consolar


10 encontrados | exibindo 1 a 10


RuthNutri 28/05/2024

Muito bom!
Gostei muito! Livro repleto de experiências que nos fazem refletir sobre a vida como um todo.
Além de ser emocionante! Tira-se várias lições. Vale à pena.
comentários(0)comente



Monyque 25/07/2023

Você costuma consolar e ser consolado?

Nesse livro vamos conhecer mais sobre a beleza da consolação, entender de fato qual a importância e os reflexos na nossa vida.

Muitas pessoas não se permitem ser consoladas, por acharem que é sinal de fraqueza ou por acharem que vão incomodar com seus problemas. Assim como também têm pessoas que não conseguem consolar os outros, por não conseguirem resolver a situação ou por acharem que não podem se intrometer no assunto. Mas a verdade é que consolar não se trata de resolver, afinal de contas, nem tudo está no nosso controle.

Consolar não é fazer o possível para que o outro não chore ou se sinta mal, mas estar presente, estar disposto a ouvir e a oferecer o ombro amigo para que o outro posso chorar.

É algo que parece simples, mas precisamos nos permitir mais consolar e ser consolado. O autor é um dos maiores psiquiatras franceses da atualidade e traz nesse livro muitos relatos que vivenciou em sua trajetória para nos ajudar na nossa própria jornada.

Um livro que tem a proposta de nos ajudar a encontrar o encorajamento para lidar com as dificuldades da vida, aprender a se auto consolar também e encarar as coisas sob outra perspectiva. Gostei demais dessa leitura, é bem fluida, leve e com muitas lições.
comentários(0)comente



Sheila 06/01/2023

TUDO PASSA
No início da leitura, achei pouco interessante (pensei em parar), ao passo que vai avançando, a gente vai entendendo muita coisa,. Adversidades teremos sempre, afinal é a vida acontecendo, mas que deixemos a vida nos consolar ou pelo menos tentar deixar. Um abraço quentinho no coração de quem ler esse comentário e tiver passando por alguma adversidade: VAI PASSAR, TUDO PASSA!???
comentários(0)comente



Flôr 30/11/2022

Acolhedor, como um bom abraço ?
Somos seres com grande aversão a morte.
Em consultório é muito raro eu escutar que alguém tenha medo dela, a frase normalmente vem como: "não gosto", "não gosto de falar sobre isso" ou uma enxurrada de outros fatos e memórias que nos afastam.

A maioria das vezes essa frase está atrelada a morte como fim da existência, mas há tantos fins diários...  Muitos deles desejados! Como o fim do sofrimento, da dor, do medo, das limitações, das inseguranças.

Em certa medida acordarmos todos os dias pra dar fim a algo e abrir espaço pro novo. Sendo a morte só um lado da moeda, havendo no outro potência e a mágica que é o viver.

Christophe André constatou e retratou tudo isso, docemente, em " ???x? ? ???? ?? ????????".

André é um psiquiatra, especialista em Psicologia das emoções, que vem se destacando por trabalhar de modo amoroso temas áridos como a morte, imperfeição e culpa.

Em seu livro propõe que todos nós sabemos consolar e nos desejamos consolados, mas nem sempre nos permitimos...

"???x? ? ???? ?? ????????" nos convida a recordar a vida como um manancial de possibilidades positivas! Lembrando que se estivermos em contato profundo com ela sempre nos cuidará e nos utilizará como agentes de cura.

Foi um livro que me trouxe diversas emoções, mas o que ficou foi o desejo de dá-lo de presente a todos aqueles que perderam alguém, assim como o tive por perto nos últimos dias.
comentários(0)comente



@livrosdeanna 28/11/2022

Resenha livros de Anna
Mais um livro que mudou minha vida. Amo livros assim, que eu consigo colocar na minha realidade me ajudar e ajudar outras pessoas.
.
Esse livro fala sobre consolação. E é uma coisa que sempre vamos ter que fazer seja por no mesmos ou pelo outros.
Perda de um amigo, familiar, ou algum acontecimento que nos traz tristeza.
.
Livro simplesmente maravilhoso. Me emocionei em várias partes, porque é um livro tão humano, com coisas que acontecem na vida de todo mundo. Um livro para momentos difíceis, um livro que vai ter ajudar e consequente ajudar os outros.
Sobre compaixão, amor ao próximo.
Sobre nos amar também, porque as vezes nós precisamos nos auto consolar.
.
Vai ensinar como consolar alguém com as palavras certas e no momento certo. E como isso é importante para quem está passando por algum momento ruim.
Que as vezes apenas a presença já é suficiente.
.
Grifei várias partes do livro e vou deixá-lo na minha cabeceira para sempre estar folheando e lembrando as partes que mais fazem sentido para mim.
.
Já e o terceiro livro que leio da editora, já li Talvez você deva conversa com alguém e Terapia Zen, e todos foram livros que mudaram minha vida e meu modo de pensar.
Indico muito.
.
Ah não é aquele livro de auto ajuda genérico sabe? Nem considero auto ajuda considero apenas um livro maravilhosos cheio de ensinamentos.
comentários(0)comente



Aline.Guimaraes 19/11/2022

Um livro pra refletir sobre a finitude da vida
Logo de início já quero confessar que para mim esta não foi uma leitura fácil. E já explico o porquê:
Como o próprio título já deixa evidente, este é um livro sobre ?consolação?, então já fica subentendido que há dores e desolações (ou não seria necessário consolar). Outro ponto que já fica claro logo de início: não importa qual seja a sua situação atual, uma hora, como ser humano que você é, terá que passar por sofrimentos, envelhecimento e morte ? isso é inevitável.
Por isso precisamos ser consolados ao longo da nossa jornada, seja nossa dor grande ou pequena. Se consolar e ser consolado é uma constante na vida de qualquer pessoa. É algo que acalma, que diminui a nossa dor e nos faz seguir em frente.
O texto Christophe André é bastante rico, ao longo dos capítulos, ele discorre sobre o que é a consolação e o que podemos fazer para nos consolar e consolar aos outros. Além dessas ?dicas? traz alguns pequenos testemunhos e citações de autores como Albert Camus, Montaigne, Alain de Botton, Flaubert, entre outros. Isso nos ajuda a compreender melhor a complexidade da questão e também a simplicidade do ato de consolar.
É um livro que nos faz refletir sobre nossa situação no mundo, e também nos faz ver como pequenos gestos de gentileza direcionados a nós mesmos e aos outros pode trazer tranquilidade e paz, mesmo que momentaneamente.
E porque, afinal de contas, achei a leitura difícil? Justamente porque tenho dificuldade em aceitar que um dia tudo o que mais amo pode não estar mais comigo, eu mesma não estarei aqui. Por mais pense que tudo é transitório, me dói pensar nisso. E uma das lições valiosas do livro está neste ponto: pensemos sim que tudo é passageiro, mas não soframos por antecipação por isso. Muito sensato afinal de contas, não é?
comentários(0)comente



Cris 14/10/2022

Consolações, desolações e empatia
“Como um fio condutor, a consolação acompanha nossa vida, do nascimento à morte. Estamos sempre a seu lado e precisando dela: abertamente, quando somos crianças; secretamente, quando nos tornamos adultos.” Pág. 12

Este livro trata de um assunto que eu nunca tinha parado para refletir sobre e tenho certeza que muita gente também não: a consolação - uma palavra tão bonita e com tanto significado e que é importante para nossa vida em todas as nossas fases.

Neste livro, o autor- um psiquiatra francês, nos traz uma reflexão acerca das consolações e também das desolações que nos deparamos pelo caminho. A linguagem do livro é muito acessível e é muito fácil de se identificar com muitas situações apresentadas. O autor nos traz relatos de sua própria vida e também experiências no atendimento a pacientes e histórias de amigos e parentes.

Neste livro você pode entender, mesmo que nunca tenha percebido, os meios que a consolação acontece nas nossas vidas em momentos difíceis. Também é uma forma de se conhecer as possibilidades de se buscar consolação e se auto-consolar. Sem dúvida, uma das passagens mais marcantes e que me identifiquei muito foi o destaque à arte como fonte consoladora, assim como o contato com a natureza.

Eu adorei conhecer esta perspectiva do autor sobre o tema, a escrita dele é muito cativante, achei que o assunto foi tratado com profundidade, mas de uma forma muito suave e que conversou comigo. O livro me emocionou e trouxe várias reflexões.

É um livro que pode ser lido em qualquer fase da sua vida: caso você esteja passando por um momento de desolação, tenho certeza que ele vai ser muito útil. Mas se você estiver numa fase calma, também é uma ótima oportunidade para refletir sobre o tema e quem sabe, ajudar alguém que esteja atravessando um momento difícil.

“Inúmeros são os caminhos da consolação. Mas somente nós podemos percorrê-los: ninguém os percorrerá em nosso lugar.” Pág. 148



site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
comentários(0)comente



Vanessa.Liandro 12/10/2022

Consolar e ser consolado
Quantos de nós já não passou por momentos em que sentiu a necessidade de ser consolado? A perda de alguém querido, um relacionamento que chega ao fim, a descoberta de alguma doença ou as pequenas frustrações do dia a dia? É inevitável não vivenciarmos as dores e os sofrimentos ao longo das nossas vidas. A pergunta que não quer calar: quem estará ao seu lado nessas situações?
Em Deixe a vida te consolar o autor nos proporciona algumas reflexões sobre o ato de consolar e ser consolado. A dor tem, em alguns casos, o poder de nos dilacerar e trazer pensamentos pessimistas. Mas a consolação tem o poder de te dizer que: você está passando por isso, estou ao seu lado e pode contar comigo. Muitos pensam que aquele momento ruim não passará, mas quem está contigo te ajuda a atravessar esse período.

"Consolar é tentar aliviar um sofrimento."

André mostra os diversos caminhos que a consolação pode tomar. Muitos desses são através da música, da escrita, da leitura, da arte ou até mesmo as pequenas distrações da vida.

"A consolação não é uma reparação mágica, ela é como uma luz que penetra a escuridão e nos permite perceber as formas ainda turvas de um mundo futuro e habitável, simplesmente habitável."

A leitura foi bastante rápida, mas que mergulha em nossas incertezas e pensamentos. Recomendo muito esse livro. É lindo e nos ensina a respeitar nossas próprias tristezas quando elas chegam.

"Consolar é levar alegria, ao menos um pouco de alegria, ao coração. Nem que seja pela duração de uma música."
comentários(0)comente



Bruna 12/10/2022

Leitura necessária!!
Daqueles livros que tu finaliza sorrindo? repleto de reflexões a cerca da importância do acolhimento ao outro e a si mesmo, com uma escrita fluida e envolvente, este livro nos faz viajar para dentro de nós mesmos. Recomendo a leitura a todos!
comentários(0)comente



Bia 15/08/2022

Uma linda reflexão sobre a vida
O livro parece um abraço: quando a gente termina de ler, sente que entendeu um pouco mais sobre si sobre os outros e sobre a vida, e se sente mais preparada para lidar com as adversidades, os traumas, as dores, tudo isso que também faz parte da vida e que a gente não pode evitar, mas pode entender, apreender e usar como lição para se transformar e se renovar.
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR