Anatomia do Sarriá - Brasil x Itália, 1982

Anatomia do Sarriá - Brasil x Itália, 1982 Piero Trellini

Resenhas - Anatomia do Sarriá - Brasil x Itália, 1982

Victor Oliveira 15/12/2023

Bom, mas podia ser melhor
O livro é interessante, mas o foco no que ele se propõe é muito pequeno. Das 512 páginas do livro, acredito que metade seja realmente destinada ao jogo Brasil x Itália de 1982 e seus personagens. O restante são informações interessantes mas muito a margem do jogo.

Se o livro tivesse 300/350 páginas seria perfeito.

Agora, quando o livro se propõe a falar do jogo, o faz com maestria, claro que o livro mostra a visão italiana da coisa, mas não deixa de prestar informações e reverências ao lado brasileiro da disputa.

Se ler sabendo disso, acho que vai gostar mais do que eu gostei. Assim como achará a leitura mesmo maçante.

Lucas 31/05/2023

O Lado Italiano da Coisa
O livro contextualiza muito como se deu a construção dos azzuri pelo Bearzot, a briga entre imprensa x jogadores italianos e a personificação do futebol alegre e o medo do Mundo diante da seleção de 82.

Ao fim do livro você quer voltar no tempo até ganharmos, mas a impressão que dá é que não seria possível.