Trilogia Cósmica: Volume Único

Trilogia Cósmica: Volume Único C. S. Lewis

Resenhas - Trilogia Cósmica: Volume Único

Lindsey 09/05/2024

Nárnia de outros planetas
Esse livro é o resultado de um "cara ou coroa" entre os amigos Lewis (Nárnia) e Tolkien (Senhor dos Anéis), para ver quem escreveria uma história de "viagem no tempo" e de "viagem no espaço". Lewis acabou ficando com a segunda opção, escrevendo não um, mas três livros sobre o assunto e ainda homenageou Tolkien, que foi a inspiração para o personagem principal, Ransom, professor e filólogo. Na trilogia, esse personagem viaja para alguns planetas, vivendo várias aventuras, além de também aprender sobre como os seres extraterrestres vivem, como é sua relação com a natureza local, sua divisão social, além do tema favorito de Lewis, religião. Essa mania dele colocar religião em destaque nas obras foi motivo de briga entre os amigos. Ele criou uma "cosmovisão cristã", onde faz uma análise não usual do cristianismo (como em Nárnia), que Tolkien (e eu) achava bastante irritante e desnecessária. Ah, e ainda sobre a aposta, Tolkien, devido ao seu problema de perfeccionismo, não chegou a terminar seu livro sobre a viagem no tempo, infelizmente.

* Leia mais resenhas na minha página do Instagram @livro100spoiler

Camilla296 28/04/2024

Tenho um novo favorito
Tudo bem que tenho uma sequência muito bem estabelecida de favoritos nessa trilogia, mas eu simplesmente estou apaixonada. Honestamente, eu não tenho palavras para descrever o quanto amei cada um dos três e o quanto Ransom agora morará para sempre em meu coração.

Dito isso, segue minha ordem de preferência: Perelandra - Além do planeta silencioso - Aquela fortaleza medonha

ATHOS 20/04/2024

Uma Jornada Através do Cosmos e da Alma: Uma Resenha de Trilogia Cósmica de C.S. Lewis
"Adentre os confins do cosmos com C.S. Lewis nesta jornada literária que transcende tempo e espaço. A Trilogia Cósmica não é apenas uma obra de ficção científica; é um convite para explorar os mistérios do universo através dos olhos de Elwin Ransom, um herói improvável que desafia as fronteiras entre ciência, teologia e filosofia."

"Ransom, inicialmente retratado como um filólogo cético, revela-se um protagonista multifacetado à medida que se aventura por mundos desconhecidos. Sua jornada de autodescoberta é pontuada por momentos de conflito interno, como quando ele enfrenta dilemas morais em Perelandra, ou quando confronta suas próprias limitações em Aquela Fortaleza Medonha."

"Embora a narrativa mantenha um ritmo envolvente, alguns leitores podem achar que certas passagens da história carecem de ação, especialmente durante as discussões mais filosóficas. Além disso, a linguagem e o estilo de escrita, característicos da época em que foi escrita, podem parecer um tanto datados para os paladares contemporâneos, o que pode exigir um ajuste por parte do leitor mais moderno."

"Em última análise, a Trilogia Cósmica é mais do que uma simples saga de ficção científica; é uma jornada de autodescoberta e reflexão que desafia as concepções mais profundas sobre o universo e nosso lugar nele. Se você busca uma experiência literária que transcende as barreiras do tempo e do espaço, então não procure mais. Deixe-se levar pelas páginas desta obra atemporal e descubra por si mesmo os mistérios que aguardam além das estrelas."

Ilmar 23/02/2024

Ficção + Fantasia + Filosofia + Religião
Peguei o áudio livro e só fui. Sempre tive curiosidade de ver como o C. S. Lewis iria abordar uma ficção científica. É certo que gostei bastante da aventura e "fantasia", me lembrando muito de As crônicas de Narnia. A parte filosófica me agradou bastante também em muitos pontos, chegando a ser quase lírico muitas vezes. Perilandra foi incrivelmente angustiante de uma forma boa ?. Acho que o que menos me agradou foi o último livro. Não sei se identifiquei bem o que. Mas continua sendo bom. Muito bonito como um todo. Bem romântico também. ??.

Mari Maria 17/02/2024

Nunca é tão tarde pra sonhar novamente.
Definitivamente não vai ser uma resenha longa. Já escrevi três resenhas sobre esse livro nos últimos meses por causa do projeto pedagógico que participei na faculdade ?. Então, vou só comentar de algumas coisinhas que me encantaram nesses livros ao som de AUS23 (1:1).

Lewis é um autor extraordinário e é incrível como conseguiu casar a sua profissão e sua fé na criação de seus livros para dialogar com o público e fazer você refletir sobre suas escolhas de vida e o seu futuro, da mesma forma como fez com o Ransom ou o casal principal do último livro.

Amei conhecer as terras para além do planeta silencioso, ver através da perspectiva dos habitantes daqueles planetas e como suas relações foram criadas e estabelecidas com o Criador.
Amei conhecer um pouquinho mais desse Merlin que o Lewis almejava conhecer e se inspirava nas histórias arturianas e odiei com todas as minhas forças o Devine e seus companheiros. Chorei litros com a morte de uns e com o final esperançoso do último livro que, mesmo aos trancos e barrancos, os protagonistas se permitiram se dar uma segunda chance de vida.

São histórias excelentes que me fizeram pensar que com certeza existem outros planetas habitados nesse vasto universo e me questionar se eles nos conhecem ou se acham que são os únicos que também estão ali. Será que eles possuem um contato mais íntimo com o Criador? Que nem o hrossas? Será que eles torcem por nós a cada vitória e se desesperam em ver quando começamos a nos afastar de Deus?

Enfim... recomendo de olhos fechados.

Andrea.Carla 17/01/2024

O primeiro e o segundo livros da trilogia têm uma pegada interessante e remetem a alguns dos mitos do paraíso e origem da humanidade. O terceiro, continua com esses mitos e poderia ter sido melhor se a narrativa não demorasse tanto a se desenvolver. A luta entre os pólos contrários também poderia ter sido mais detalhada. Enfim, os dois primeiros, são leituras rápidas e fluidas. O terceiro é bem moroso.

VeyJhow 08/01/2024

Um livro de ficção científica contra a ciência?
Está tarde da noite e não quero escrever muito por estar cansado , a ideia do livro é boa , começa ótimo , o primeiro livro é incrível , mas até eu perceber aonde o livro quer chegar e quer chegar num ponto onde todo mundo já viu o conservadorismo debater: liberalismo é ruim , ciência é maligna e progresso é perigoso. Sinto num discurso de uma igreja tradicional a maioria das vezes , Perelandra foi a incorporação disso e embora eu saiba que C.S. Lewis seja conhecido justamente por debater esses temas , é meio frustrante ler um livro de ficção científica atacar tanto a ciência, é no mínimo confuso. Porém é muito bem escrito de fato merece crédito

Eliza139 10/12/2023

Bom, mas receio que não funcionou pra mim.
Nunca tinha lido Lewis, e nesta trilogia pude conhecer sua escrita.

O primeiro livro (Além do planeta silencioso),me prendeu bastante no começo, mas quando iniciaram-se as descrições detalhadas de Malacrandra confesso que perdi um pouco o interesse. Acredito que ao descrever minuciosamente algo, o autor queira justamente inserir o mais profundo possível o leitor, mas comigo não funcionou, eu me perdia tentando imaginar tantos detalhes, e detalhes que não são do meu planeta, ou seja, em muitos casos me faltava referência.

No segundo livro (Perelandra), continuei a me deparar com minha dificuldade com as descrições, e a leitura começou a se arrastar. Mas mesmo assim, em determinado momento da leitura fui muito tocada, senti angústia, tristeza e raiva. Vi a personificação do mal, e me tocou profundamente. Digo aqui, que ando em um momento muito conturbado em minha vida, cheio de dúvidas e incertezas sobre assuntos espirituais, e ao ler como o mal age no livro, (e sabendo o quanto Lewis era cristão), fiquei me perguntando se eu também não estava diante de um mal daqueles na minha vidinha terrena. Concluí a leitura do segundo e parti para o terceiro livro.

Ahhh moleque...aqui o negócio ficou feio, para mim foi muito chato. Recorri a audiobook em diversos capítulos para não abandonar o livro. Me lembrou muito a leitura que eu fiz há alguns meses de "Jonathan Strange e Mr. Norrel", não no enredo do livro, mas na falta de interesse que eu tive de ler.

Resumindo, Lewis escrevia maravilhosamente bem e sabia defender e expor o cristianismo em seus livros, mas para mim a trilogia cosmica não funcionou muito bem. Pretendo ler mais livros do autor, mas não agora. Talvez não seja um momento bom para mim.
Raul Augusto 11/12/2023minha estante
Quero começar ler ele heheheh

Eliza139 12/12/2023minha estante
O próximo que eu lerei do autor, será Cartas de um diabo ao seu aprendiz. Mas lerei daqui a um tempo, acho que agora não é um bom momento para mim.

Raul Augusto 12/12/2023minha estante
Cartas de diabo estou lendo e muito bom tem uns cartas que são chatas aí eu ouço ou áudiobook mais é interessante

PatyLendo2023 27/10/2023

Uma ficção científica para se refletir
São 3 livros nessa obra. Confesso que algumas partes me deixaram cansada por conta das descrições. Mas pra quem conhece a escrita de Lewis já tá acostumado na sua forma de escrever. Ele dá várias informações até chegar no ponto que quer. Na Trilogia Cósmica somos relembrados da maldade do mundo. Ransom é um personagem fantástico.
Thaí 28/10/2023minha estante
Quero muito ler esse!

PatyLendo2023 28/10/2023minha estante
Se for ler... Eu indico ler o 1° dar uma pausa, depois lê o 2° da outra pausa e depois o 3°. Acho que foi loucura pelo menos pra mim ler os 3 em um mês. ??? mesmo assim ele é ótimo. E se tá acostumada com a escrita de Lewis vai da certo.

flavinhaa.domingos 13/05/2023

Amo a escrita do C.S. Lewis porém talvez não tenha entendido onde queria chegar, principalmente no último livro.. achei um pouco confuso a construção da história.. porém o segundo livro é maravilhoso e mostrou tremendamente como o maligno pode trabalhar na mente de alguém.. me prendeu super.. porém os outros livros não cheguei a uma conclusão.
ivy! 13/05/2023minha estante
até hj só li os livros cristãos teológicos dele. tenho vontade de conhecer as crônicas de Nárnia e essa trilogia aí tbm!!!
acho ele um cara muitoooo inteligente!?

flavinhaa.domingos 28/05/2023minha estante
siiimm! Crônicas de Narnia é incrível!

Michelle 21/04/2023

Três livros maravilhosos, mas distintos.
Em Além do Planeta Silencioso temos um início único. Envolvente, surpreendente quando, conforme lemos, vemos os propósitos dos acontecimentos. Todos com muitas alusões bíblicas.
Perelandra confesso que foi um pouco cansativo, os diálogos são excelentes. Contudo, Lewis foi exacerbadamente descritivo. Confesso que a leitura se tornou um pouco pesada e lenta. Mas os diálogos compensavam e as referências ao Grande Conflito cada vez mais interessantes e bem colocadas.
Aquela Fortaleza Medonha fechou com chave de ouro. Da trilogia, creio que diferiu mais entre todos: tanto na escrita, com enredos paralelos e empolgantes, quanto nos diálogos e acontecimentos.
Leitura leve, fluida, eletrizante.
Uma obra e tanto, como sempre, do Lewis.

Deborarr 07/02/2023

Livro favorito da vida!!!!
Simplesmente desbancou todos os outros livros pra mim. Sem palavras pra descrever o quanto eu gostei desse livro, mas gostaria de deixar algumas coisas registradas aqui.
Os livros do CS Lewis sempre me surpreendem positivamente. Se em Nárnia temos a apresentação da história de Jesus de uma maneira lúdica (se é que podemos chamar assim), aqui temos as mais profundas reflexões sobre o certo e o errado, sobre quem Deus é e como se apresenta para nós, e sobre o Apocalipse. Chorei em diversos momentos da narrativa porque me senti emocionada com a maneira com que as coisas são descritas.
As referências usadas são incríveis e é necessário ter um bom conhecimento da Bíblia para entender o que ele quer dizer, e mesmo assim ainda é possível ficar confuso com algumas coisas porque Lewis utiliza do mistério em toda a narrativa. Mas as referências vão muito além da Bíblia. Shakespeare é citado diversas vezes e de maneira sutil.

Em suma, o livro é uma obra de arte. Apesar de massante em alguns momentos, a história não deixa a desejar e compensa pelo tamanho.

Ellen.xá 29/01/2023

Lewis é um gênio
Essa coleção é uma triologia, na qual segundo o próprio autor são independentes entre si.

Eu discordo, acho que para entender o Perelandra é essencial ter lido o primeiro. O terceiro é totalmente compreensível sem os demais, porém a histórias anteriores deixa tudo mais rico e emocionante.

O livro 1, se fosse para definir em uma palavra seria: Encantador.
A narrativa é muito bem construída. Os momentos de tensão, emoção e descontração são muito bem equilibrados. Além de ser descritivo na medida certa, é possível ver os principios cristãos de forma clara sem se tornar um livro teológico.

Em Perelandra, peço licença para dizer que, Lewis perdeu a mão na descrição. Além de ser cansativo, a história construida para mim não foi tão coerente e redondinha quando o livro um. A impressão que eu tive, foi que o Lewis queria despertar reflexões no leitor e colocou um monte de diálogos aleatórios (extremamente massantes) para que os assuntos aparecessem.

O livro 3, se passa na Terra e é muito bom. No inicio fiquei bem perdida, não entendia muito como a história ia se encaminhar, porém após alguns capítulos tudo se encaixou. É um livro muito envolvente e com certeza fecha a triologia com chave de ouro.

Enfim, recomendo demais. As histórias com as lentes do cristianismo deixam tudo mais reflexivo e emocionante. Vale muito a pena conhecer esse universo e seus mistérios
Derek8 03/05/2024minha estante
Mas ele fala mesmo de Cristo? Ou é uma filosofia cristã sem mencionar Jesus?

bardo 24/11/2022

Ao ler essa trilogia aqui reunida em um único volume é inevitável traçar alguns paralelos com a obra de fantasia mais conhecida do autor, isto é As Crônicas de Nárnia. É inegável algumas semelhanças mas as obras por outro lado não poderiam ser mais diversas. Sim novamente Lewis recorre a fantasia ou mais especificamente a Sci-Fi para falar de Cristianismo, mas sem em Nárnia temos algumas imagens que desafiam a boa vontade e a inteligência do leitor de forma duvidosa, não é o que temos aqui. Lewis se referencia a eventos bíblicos, não é nem um pouco sútil, mas não faz como em Nárnia um copia e cola de passagens. O que menos temos aqui é o Lewis preguiçoso de Nárnia. Alguns vão dizer “ah mas Nárnia é um livro infantil”, sim é, mas isso não justifica preguiça descarada, ver o quão Lewis é capaz aqui faz com que Nárnia empalideça ainda mais. Isso não significa que seja uma trilogia perfeita ou homogênea e que não vá irritar alguns leitores. Exatamente por Lewis aqui não brincar em serviço não são livros fáceis, ele lança mão de ideias não tão óbvias.

Além do Planeta Silencioso - 📚📚📚
Primeiro volume da trilogia, Lewis nos apresenta seu mundo, uma Inglaterra Eduardiana que num primeiro momento não parece nem um pouco interessante. O livro começa num anticlimax e o personagem principal não é exatamente cativante inicialmente. Passado esse início insosso a história começa a andar, mas talvez o leitor tenha alguma dificuldade em acompanhar a imaginação de Lewis. A riqueza gráfica do que ele propõe é extremamente complexa e difícil de acompanhar. Em dado ponto seremos apresentados ao real tema e nesse momento alguns leitores vão torcer um pouco o nariz. Lewis deixa bem claro sobre o que ele está falando, mesmo para um leitor que nunca tenha lido a Bíblia. Ainda assim ao contrário de Nárnia é uma recriação interessante, Lewis tece várias ideias no mínimo intrigantes e põe o leitor pra pensar.

Perelandra - 📚📚📚
Se no primeiro volume Lewis tinha dado asas a imaginação, nesse ele se supera. O volume se inicia algum tempo após os acontecimentos do primeiro e quem narra é um novo personagem. Logo reencontramos o Dr Ransom e Lewis esclarece muita coisa que ficou em aberto no volume anterior. Ele trata de eliminar de vez qualquer dúvida que o leitor poderia ter sobre o assunto do livro. Não dá pra dizer que a carolice e a falta de sutileza de Lewis não incomodem um pouco. Entretanto, por mais que o tema tratado aqui não seja sutil, e por mais que se remeta a uma passagem conhecidíssima, Lewis consegue interessar o leitor. A despeito da forma da fala de uma personagem, e do embate já conhecido, Lewis consegue manter a tensão. Vale ainda dizer que Lewis cria imagens belíssimas e complexas, se Malacandra já pareceu um mundo extramente belo em sua selvageria, aqui Lewis se supera. A solução encontrada para o conflito aqui é no mínimo inesperada e não duvido que vá deixar alguns leitores bastante surpresos.

Aquela Fortaleza Medonha - 📚📚📚📚
Este é o volume que mais destoa dos anteriores em forma e inclusive como o autor deixa claro pode ser lido de forma independente. É dos três o mais Sci-Fi, mas é também talvez o mais ambicioso do ponto de vista da defesa de um pensamento. Se o leitor estava achando que Lewis estava pesando a mão com o Cristianismo, aqui ele lança a sutileza as favas. Ao mesmo tempo o “pregador” Lewis é tudo menos limitado, sua visão de espiritual (pelo menos a retratada aqui) tem nuances até ecumênicas. Se por um lado existe a defesa de princípios éticos e morais muito definidos. Existe uma crítica a ciência pela ciência, sem dúvida, mas Lewis bate na religiosidade vazia e dogmática também sem dó. O ponto que talvez vá mais incomodar o leitor é que à semelhança do volume anterior, Lewis defende uma ideia de relacionamento entre os gêneros que alguns vão considerar utópica e antiquada. Aqui é preciso ter em mente que Lewis defende um ponto de vista cristão e também o contexto de sua época. Ainda assim, a despeito dessa ideal de casamento quase alienígena para os dias de hoje, as personagens femininas aqui são tudo menos tolas e fúteis. Vale ainda dizer que os leitores de Tolkien precisam ter boa vontade, como amigo pessoal de Tolkien, além da óbvia homenagem na figura do Dr Ransom, Lewis se referencia diversas vezes a Númenor, mas não a Númenor posteriormente estabelecida no Silmarilion e demais livros.
Lewis também se referencia a um clico de lendas muito caro aos ingleses e a cosmologia que ele propõe é no mínimo curiosa. Lewis podia ser cristão, mas definitivamente ele não era dado a ideias rasas e fáceis. O Cosmo e o Maledil de Lewis são muito maiores do que a visão cristã rasa e tacanha que estamos habituados.

Em resumo o que se pode dizer é que é uma trilogia de Sci-Fi cristã, imaginativa, com sua beleza, onde Lewis propõe e discute conceitos, alguns até familiares, mas também com ideias originais para dizer o mínimo.
Maria 17/01/2023minha estante
Qual a classificação indicativa?