Rule of Wolves

Rule of Wolves Leigh Bardugo

Resenhas - Rule of Wolves

Fernanda 07/05/2023

Um caos de corvos, grishas e realeza??
Esse livro foi fantasticamente caótico. 500 coisas acontecendo ao mesmo tempo, nada dando certo e QUE FINAL!!
Acho que agora entendo melhor não só o primeiro livro dessa doulogia, mas todo esse universo construído. Mas, ainda achei demasiadamente longo - acredito que dava para cortar umas 100 páginas facilmente.
Muito ansiosa para as próximas aventuras desses personagens?
Isadora823 08/05/2023minha estante
Para ler essa duologia, preciso ler a trilogia de sombras e ossos?

Isadora823 08/05/2023minha estante
Tava pensando em ler six crows e depois esse ?

Fernanda 09/05/2023minha estante
Não é obrigatória a leitura prévia da trilogia, até pq o que for necessário para o entendimento dessa doulogia a autora vai dizer por meio de lembrança ou diálogo expositivo.

Fernanda 09/05/2023minha estante
E six of crows é um livrasso q eu tenho certeza q tu vai gostar e se engajar em ler esse.

Isadora823 09/05/2023minha estante
Aah interessante!!

Isabelly 31/05/2023minha estante
Deu pra perceber que vc amou o Nikolai e a Zoya, só fala deles

Resenha in crível

incrível*

Isabelly 31/05/2023minha estante
Tenho muita vontade de ler six of crows

JAlia372 01/06/2023minha estante
ainda tenho esperanças do nikolai e Zoya ficarem juntos

Tai Costa 21/08/2023

Onde clica para dar 1000 estrelas?
Livro perfeito! Duologia perfeita!
Vou sentir muita falta desse universo.
Já quero que Bardugo escreva mais!
Quero um esquema de pirâmide tipo Cassandra Clare e Rick Riordan! Rsrs
O livro tem ação o tempo inteiro.
Guerras, conspirações políticas, migalhas de romance...
Volto a dizer que amo ter os capítulos separados em vários pontos de vista.
Amei rever todos os personagens da trilogia Grisha e de Six of Crows!
Achei o final da Nina perfeito!
As cenas de guerra foram maravilhosas... A chegada da Zoya no campo de batalha foi épica!
A força dela!
A coroação perfeita...
Enfim... Maravilhosa duologia!
E a forma que acabou... Será que vai partir daí o suposto terceiro livro de Six of Crows? Já quero!

Spoiler abaixo:
Vida longa à Rainha Dragão!
Que épico a Zoya de dragão chegando na guerra...
Maravilhosa de armadura depois... Sendo coroada...
O Darkling tendo uma 'redençao'... Fiquei surpresa... Achei que ele estava tramando alguma coisa... Sera que tudo o que ele queria mesmo com essa atitude era ser lembrado?
O Nikolai agora vai seguir com a desculpa ' o demônio me obrigou' kkkk... A cara dele isso!
Adorei o plot da Hanne tomar o lugar do príncipe! Grishas governando Fjerda é maravilhoso... Kkkk
Agora eu queria acompanhar a saga dos corvos para buscar o coração de Sankt Feliks e conceder a morte do Darkling. Adianta isso aí, Bardugo!
Tai Costa 21/08/2023minha estante
Menção honrosa que não coloquei na resenha: Nikolai segue tendo 0 defeitos!!! ????

Naielly.Fernandes 21/08/2023minha estante
Infelizmente a Leigh Bardugo já anunciou o encerramento do Grishaverse com esse livro mas vamos torcer pra ela estar mentindo ou voltar atrás

Tai Costa 22/08/2023minha estante
Eu li que ela disse que tem planos pra novos livros sim, mas que deve demorar um pouco... E teve rumores de um 3 livro de SoC. Tomara que tenha mesmo ?

Naielly.Fernandes 22/08/2023minha estante
Nossa que bom, tomara que seja verdade, seria meu sonho

iamdudis 29/12/2022

"Lutem por todos nós."
É indescritível a evolução de enredo e escrita da Leigh a cada livro que passa. Sou obcecada pelo universo grisha por conta de personagens muito bem criados e desenvolvidos.

Infelizmente, eu não gostei da trilogia inicial com a Alina Starkov de protagonista, inclusive muitas coisas que aconteceram com os grishas é culpa dela. No entanto, não desisti de continuar lendo os livros da autora, por não ser forçada e resolver tudo na base de sex0 e lacrada ruim.

Six Of Crows segue sendo minha duologia favorita da escritora, mas fiquei apaixonada pela duo do Nikolai. Sério, um dos melhores personagens diplomáticos que eu já li (me lembrava o Peeta Melark) ele é meu FAVORITO desse universo.

Vou sentir tanta falta da Nina, Genya, Tamar, Tolya e Hanne. Sofri bastante também com acontecimentos nessa aventura.

Um trecho tão forte e marcante tive que incluir na resenha, algo que normalmente não faço:

"Lutem por cada Grisha, por cada soldado, por cada criança que deseja ver a mãe de novo, por cada pai que deseja deitar a cabeça de noite sem temer o que virá amanhã, por cada artista, e carpinteiro, e pedreiro, e fazendeiro que nasceram para fazer mais com sua vida do que portar uma arma nas mãos. Lutem por todos nós."
Folklore 29/12/2022minha estante
Estava sentindo falta das suas resenhas ?

Lyza.anjos 29/12/2022minha estante
Amo as suas resenhas

Julia 30/12/2022minha estante
suas resenhas sao tao boas q sinto agora que PRECISO ler esses livros!

aaromanha 29/12/2023minha estante
faço das suas palavras as minhas próprias

Gina 19/07/2023

QUERO MAIS
NÃO NÃO NÃO NINGUÉM ME TIRA DAQUI VOU FICAR AQUI ATE ELES VOLTAREM EU SOU VAZIA E TRISTE DEPOIS DESSE LIVRO ME RECUSO A ACREDITAR QUE ACABOU IGUAL UMA CRIANÇA BIRRENTA deus como eu amo a sensação de pertencimento e de casa que esses livros passam
Ju Lanfredi 20/07/2023minha estante
Amg, eu não entendi o conceito desse livro, ele vem dps da triologia grisha, ou dps de six of crowns?

Gina 24/07/2023minha estante
Amg ele vem depois de six of crows mas para ler ele é importante ter lido a triologia

isaustah 01/08/2023minha estante
Eu assim de saúde agora

Mariana 01/05/2023

Fantastico!
Me atrevo a dizer que esse com certeza é um dos melhores livros de todo o Grishaverse. Ele tem uma história encantadora e arrebatadora, tem plots incríveis e um desenvolvimento impecável. Ler esse livro e ver como cada um personagem evoluiu e se tornou cada vez melhor ao longos dos anos é de uma alegria indescritível.
Nini 01/05/2023minha estante
Simm !!!

Nini 01/05/2023minha estante
Fiquei surpresa com a evolução da Zoya, principalmente em comparação com SeB

Luiza Helena (@balaiodebabados) 21/09/2022

Originalmente postada em https://www.instagram.com/balaiodebabados
Nikolai é dono e proprietário de todo meu coração e do Grishaverso. Seu amor e lealdade por Ravka e seu povo é indiscutível. Ao longo do livro vemos como ele se atormenta pela insegurança de não estar a altura de seu cargo e creio que isso é o que faz com que ele seja um bom rei.

Zoya também é uma personagem de força extraordinária. Assim como Nikolai, a general também só quer uma Ravka pacífica, principalmente para os Grisha. Com certeza sua amizade e lealdade para com Nikolai foi um dos melhores desenvolvimentos que a Bardugo fez nesse universo.

Já Nina foi uma personagem que tive sentimentos bastante conflituosos em sua participação, desde King of Scars. Como eu comentei com algumas amigas, Bardugo se precipitou demais em certos aspectos do seu plot. A parte dela infiltrada em Fjerda foi muito bem conduzida; as informações que ela conseguia, mesmo correndo perigo de ser descoberta, foram de vital importância na guerra entre os dois países.

Porém, por mais que eu entenda que a Nina não poderia passar a vida toda sofrendo pela morte do Matthias, esse foi o ponto que a Bardugo pecou a mão pra mim. Simplesmente ela não me convenceu com Nina e Hanne. Entendo que a Bardugo quis fazer como se a Nina não esquecesse completamente o Matthias, até porque ele foi uma pessoa importante na vida dela, mas essa constante sempre em seus pensamentos e ações (até mesmo quando já estava envolvida romanticamente com Hanne) simplesmente era muito contraditório e fez com que o desenvolvimento da personagem fosse por água abaixo.

O legal é que nessa duologia a história não ficou presa somente em Ravka. Desde o primeiro livro, temos uma maior participação de Fjerda e aqui vemos um pouco mais de Shu Han. Os vários pontos de vista na narração ajudam a história ter uma melhor ambientação. A questão das intrigas políticas foi um ponto bem forte aqui.

site: https://www.instagram.com/p/CiI8ljDLIa9/
Jociane Silva 07/07/2023minha estante
Pois é, n me convenceu esse romance repentino. Nina foi uma personagem bem meia boca. Adorava ela com o Mathias... Depois dela, senti q ela perdeu todo o brilho.

Jociane Silva 07/07/2023minha estante
Dele*

glay 27/04/2023

Zoya da cidade perdida. Zoya do jardim. Zoya sangrando na neve. Sankta Zoya da Tempestade. Rainha Dragão.

Que livro incrível. Cada detalhezinho. Me prendeu do início ao fim, a todo momento com um conflito. A escrita e desenvolvimento da história foram simplesmente impecáveis.

E os personagens nem se fala. Foi muito bom rever alguns personagens antigos e acompanhar a evolução de todos, em especial da Zoya.

Apesar de ter amado, tenho que reclamar do final. O que aconteceu com o Darkling foi muito merecido, mas eu não consigo ver sentido no personagem se entregando àquele sofrimento por Ravka, sendo que dois capítulos atrás ele tinha planos de ressurgir e tomar todo o controle de novo.

E a Hanne e Nina: eu amei muito elas, especialmente elas acabando juntas, mas também achei o final desconexo com o contexto de Fjerda. A Mila é uma peixeira sem terra ou títulos, o "Rasmus" dar isso pra ela não vai fazer ela ser mais apropriada pro trono. Só achei muito estranho não se oporem ao casamento em Fjerda, ficou sem nexo.

Me deu a impressão de que não tinha tempo de explorar esses dois conflitos e precisava fechar logo o arco do darkling e o da Hanne e Mila com a gurra, então vez isso.

Mas de modo geral gostei bastante, a Zoya tem meu coração.
Nini 27/04/2023minha estante
Zoya simplesmente implacável

Nini 27/04/2023minha estante
Odiei o que fizeram com ela na série

Fernanda.Lopes 02/06/2023

Fechou bem
Depois de King of Scars, eu esperava mais de Rule of Wolves, ainda mais sendo o fechamento da saga. Algumas histórias achei desnecessárias, mas é inegável o quanto a escrita da autora evoluiu desde o primeiro livro da trilogia Grisha.

Mais uma vez, a mulherada salvou a história e vou sentir falta delas, especialmente da Zoya, de quem eu aprendi a gostar.
Nini 02/06/2023minha estante
A evolução da Zoya foi espetacular

Fernanda.Lopes 06/06/2023minha estante
Sim, eu gostei demais da jornada dela.

lena 27/01/2023

para os sobreviventes. e para aqueles que se perderam.
estou com uma dor enorme no coração de finalizar o grishaverso pois eu sou apaixonada em todos os detalhes dessa saga.

primeiramente, nikolai e zoya papai e mamãe amo vocês muito muito mesmo. me derretia toda vez com uma cena dos dois juntos, o melhor casal do universo sim!!

eu amei a trama, a história e como tudo se juntou no final. ver os crows também foi um presente enorme.

to sem palavras mas queria dizer que amei muito esse daqui.

david te amo pra sempre!
Heloysa 27/01/2023minha estante
to doida pra ler ?

spwdergirl 14/02/2024

Rule Of Wolves
Achei um livro incrível, mas obviamente sou meio suspeita a falar já que sou uma grande fã do Nikolai desde sua primeira aparição, e o desenvolvimento dele a cada livro é cada vez melhor. Adorei as aparições de alguns personagens dos outros livros, to falando dos corvos e alina, apesar de não serem tanto o foco aqui. Admito que senti um pouco falta da Nina aqui, sei que ela não é o foco aqui, mas assim como no anterior esperava que ela aparecesse mais, mas ainda sim foi essencial para história, ver mais de sua trajetória com Hanne, achei muito fofos (fofas), e ver também o processo de descobrimento do personagem em si, sendo algo trabalhado desde o outro livro mas de forma bem sutil, oque eu gostei ainda mais. Sobre a Genya, outra que foi extremamente essencial aqui e continua sendo uma das minhas favoritas, fiquei muito triste por ela com a morte do David, achei que não precisava até, a coitada não tem um minuto de paz, mas acho que vai dar mais força a personagem, assim como vimos já aqui, e algo que eu amei absurdamente foi a amizade dela com a Zoya, até mais do que com a Alina, ela foi um dos pilares para o desenvolvimento da nossa rainha. Vamos falar dela agora, nossa querida Zoya, uma das personagens mais desenvolvidas aqui com certeza, leria 1000 povs dela se tivesse, adoro o quão ela é forte mesmo depois de tudo e não se deixa abalar, e por mais que ame o Nikolai ela nunca deixou isso abalar seu reinado, de forma alguma, tendo mais confirmação disso no capítulo 31, que inclusive foi um dos meus favoritos, e de fato ganharam meu coração, se tornando meu casal favorito do universo grisha, e fiquei bem surpresa com o quão forte e poderosa ela é, tendo ainda mais destaque aqui, já vimos tão pouco dela na trilogia inicial. Achei que o desfecho para o Darkling foi ótimo, nada mais justo para um vilão tão maldoso e desgraçado como ele, merecia mais até. E por último e menos importante, ele, o protagonista, nosso Nikolai, o quão eu me apaixonei por ele ainda mais, finalmente vencendo seu tendo paz, agora estou no aguardo do casamento tão esperado por esse universo e já sinto aparição dele na continuação de SOC. Finalizamos o livro com um grande gancho para o terceiro dos corvos e tenho até medo do que essa mulher pode fazer nele, espero que não mate mais um dos meus queridos.
mahh227 14/02/2024minha estante
esse é um dos meus comfort books, meu bebezinho ?

isasc. 09/01/2023

Lutem por nós. Lutem pela paz.
"Um rei com um demônio dentro dele. Um monge com o Darkling dentro dele. Uma general com um dragão dentro dela. Somos todos monstros agora.

Eu sou apaixonada pelo Grishaverse e Rule Of Wolves juntou todos meus personagens favs, Kaz Brekker, inej, Nina, Nikolai, Zoya e Maly. Consequentemente, virou meu fav. E não só por isso...
O enredo é MUITO BOM. A escrita da Leigh Bardugo evoluiu muito desde Sombra e Ossos e ela nos prende tanto, sempre finalizando o capítulo com um suspense/reviravolta e a ansiedade para saber logo o que acontece.

Nikolai Lantsov, Zoya Nazyalensky e Nina Zenik conquistam o coração de qualquer um que leia sobre eles.
A evolução deles juntos e individualmente é a melhor que eu ja vi. Sou suspeita a falar, mas é sério.

Tanto a fantasia quanto o romance são incríveis. O Grishaverse é incrível e todos deveriam dar uma segunda chance e não desistir na trilogia.

Zoya você tem o meu coração todinho para você. Nikolai, você finalmente tem sua rainha e o caminho para paz em Ravka.
"Ele a quisera por tanto tempo que parecia impossível que a teria ao seu lado todos os dias, que poderia se deitar a seu lado todas as noites. não impossível, talvez. só improvável."
Nina, eu to muito feliz que você reencontrou o caminho para sua felicidade.

O livro ainda me termina com esse final aberto para uma nova aventura com Kaz Brekker. Minha ansiedade que lute.
isasc. 09/01/2023minha estante
Eu poderia ficar horas falando desse livro. Me segurei pra não falar sobre o livro todo kkk. Só queria deixar aqui que eu surtei de alegria com a Inej conhecendo a Zoya e vendo vocês sabem quem.

YasminR 16/10/2023minha estante
oii. Então, precisa ler a trilogia grisha (Sombra e Ossos), acho que também precisa ler a duologia de Six of Crows. E antes de Rule of Wolves tem King of Scars, que é o primeiro livro da duologia do Nikolai.
Se quiser me mandar mensagem por aqui, te explico melhor

Mylena.Barboza 13/11/2022

Da Leigh Bardugo esperava que nada poderia ser tão incrível quanto a duologia de Six of Crows, mas me surpreendi com Rule of Wolves. Que delícia de leitura!!
Enquanto em King of Scars as coisas aconteceram bem devagar, nesse livro temos tudo acontecendo ao mesmo tempo.
Trajetória espetacular de Zoya e Nikolai, sem palavras para todo o desenvolvimento que esses dois tiveram ??
Foi maravilhoso matar saudade de personagens do grishaverso e quase BERREI quando o kaz apareceu (sempre malandro, debochado e PERFEITO SEM DEFEITOS).
Sobre a Nina, me decepcionei um pouco com a forma como construíram a história dela, muito embora os pontos de vista dela de dentro de Fjerda fossem totalmente necessários dentro da narrativa. Eu espera mais pra ela depois de tanto sofrimento e por isso seu arco não foi o que mais me interessou nessa trama.

Ai gente que LIVRO, juro!!!! Guerra, política, romance, retorno personagens e vilões antigos, roubos, espionagem tudo em um único combo pra te deixar preso do começo ao fim. Leigh tu me surpreendeu demais nessa, obrigada mais uma vez!!

Ps: a última frase do livro me fez questionar se não vem mais alguma coisa do grishaverso por aí, enquanto não há nenhuma confirmação fico na expectativa de algo a mais e com saudade de toda esse universo e personagens surpreendentes que ela criou e que vou lembrar sempre com muito amor e carinho!
Raabe 13/11/2022minha estante
Concordo com tudo que tu disse, é magnífico o universo que a leigh bardugo cria, e vai moldado com o passar dos livros. É fenomenal.
A nina deixou a desejar mesmo, pelo menos pra mim achei uma mudada de rumo na vida dela bem contraditória.

Carol Amaro 05/11/2022minha estante
Decepcionante, mesmo, amiga! Não sei nem pq é a duologia do Nikolai. A história dele e da Zoya ficou perdida no meio da enrolação.