The Liminal Zone

The Liminal Zone Junji Ito

Resenhas - The Liminal Zone

Gu Vaz 13/02/2024

Torpor
Uma coletânea de 4 contos médios bem bacana. Novamente Junji Ito explorando conceitos abstratos em histórias de horror que envolvem religião, obsessão, descontrole e luto, transformando situações ou medos cotidianos em uma espiral bem mais enervante do que seria habitualmente.

LucasGomes 30/10/2023

The Liminal Zone de Junji Ito é um mergulho no horror. A história e as ilustrações são arrepiantes, criando uma experiência intensa para os amantes do gênero. Leitura obrigatória para quem busca um bom susto.

citraterranova 11/10/2023

Apesar de não ter gostado tanto quanto eu gostei de black paradox, porque esta tem 4 histórias diferentes e eu adorei duas e gostei de duas, é difícil avaliar com menos do que 4 estrelas. os traços do junji são incríveis, assim como as ideias dele.

livrosdalooh 27/02/2023

JUNJI ITO NAO FALHA NUNCA
Papi arrazou nesse aqui viu, três contos maravilhosos o meu preferido foi o da mulher q achava q era Maria e com certeza o mais bizarro foi o do cara lá na floresta q queria se matar pq tava doente. Eu peguei esse pelo libby então eu achando mais lá com certeza irei ler .

Ricardo195 04/02/2023

Okay
Numa escala junji Ito esse recebe 2 estrelas de bizarrice, a leitura não é tão divertida e apavorante.
Porém um dos livros mais bonitos que tenho na estante

Julio 11/01/2023

Surpreendente
Uma coletânea de contos, e cada um deles é muito bom, com destaque para o conto Slumber, que é, absolutamente incrível.

Thaisa 09/11/2022

Junji Ito continua surpreendendo - e aterrorizando!
Mais uma coletânea lida do incrível Mestre do Horror Bizarro! E, dessa vez, o leitor terá contato com quatro histórias criadas e ilustradas por Ito: "Weeping Woman Way", "Madonna", "The Spirit Flow of Aokigahara" e "Slumber".
Em "Weeping Woman Way", acompanhamos um casal que, durante uma viagem pelo Japão, encontra uma pequena vila onde apenas carpideiras vivem. Mas além de chorarem em funerais, suas lágrimas correm livres por outro motivo misterioso, que apenas descobriremos quando a protagonista se vê tendo a mesma reação dessas mulheres, se derramando em uma incessável depressão, tristeza e pranto.
"Madonna" mostra uma escola religiosa em que a esposa do diretor crê piamente ser uma reencarnação da própria Virgem Maria, sendo que a instituição criou um culto ao redor dessa nova divindade; isso é, até que o marido se encanta por uma jovem estudante e crava que ela é a verdadeira Madona. É assim que temos não apenas um embate entre mulheres, como também vemos a protagonista, essa garota, investigando algumas bizarrices sobrenaturais que cercam esse colégio.
Já "The Spirit Flow of Aokigahara" mergulha nas especulações sobre a famosa Floresta dos Suicidas que se encontra aos pés do Monte Fuji, onde centenas de japoneses já tiraram suas próprias vidas. Aqui, um rapaz extremamente adoentado vai com sua namorada até o local desejando encerrar sua dor e sofrimento - até se deparar com um fluxo de almas que sai de uma caverna todas as noites. Depois de ser pego por essa torrente de ar e espíritos, ele começa a melhorar... Mas também passa a agir de maneira estranha e toma uma forma física cada vez mais surreal. Cabe à sua namorada descobrir o que está acontecendo com seu amado.
Por último, em "Slumber", uma cidade japonesa está procurando um serial killer que, noite após noite, tem deixado vítimas pelo local. Um jovem acredita ser o culpado, pois apesar de não sair de seu apartamento, todas as noites ele sonha que está realizando esses assassinatos. Com a ajuda de uma amiga, ele descobrirá o que realmente ocorre quando ele deita a cabeça no travesseiro...
De todas as coleções de contos do mangaká que já li, essa é uma das coletâneas que mais mostra uma coerência e fluidez entre as histórias: todas são focadas em personagens femininas, sua intuição e processos de investigação, e todas giram em torno de alguma espécie de crença (seja ela pertencente a uma determinada religião, cultura ou conhecimento popular). Pra mim, os quatro enredos são instigantes e colocam o leitor como detetives, buscando encontrar explicações para todas as estranhezas que são mostradas aqui - e realmente as protagonistas são sensacionais; cada uma, de um jeito diferente.
É possível ver como Ito é capaz de mesclar o seu terror tão característico com tramas que abordam fanatismo religioso, distúrbios mentais, sofrimentos físicos, crimes terríveis e eventos sobrenaturais, sendo que todo final é capaz de impactar o leitor de múltiplas formas.
Confesso que essa não é minha coletânea favorita do autor, pois boa parte das coisas até fazem sentido dentro do enredo, mas as ideias parecem mais fracas do que normalmente o mangaká produz (algo que o próprio Junji comenta no posfácio e relaciona com os seus anos de produção e o clímax da pandemia), mas não posso deixar de exaltar o fantástico "Slumber", que mexeu com os meus sentidos, me deu pesadelos, mergulhou em um horror mais psicológico e fechou o livro com chave de ouro!