Um Romance de Cinema

Um Romance de Cinema Guilherme Alberico

Resenhas - Um Romance de Cinema

Lari 05/06/2024

Favoritado??
Que delícia de leitura! Apesar do título ser esse, o romance não é o foco da narrativa, Ricardo é totalmente um personagem green flag, e na trama ele lida com o desejo de querer se apaixonar, de querer ser um bom irmão, um bom filho, um bom amigo... (Spoiler: ele é!)

Os capítulos são bem curtinhos, a escrita é fluida, divertida, eu dei muitas risadas. Os personagens são muito cativantes, TODOS eles, o autor conseguiu me fisgar com a simpatia e o amor entre eles. Mas temos também um pouquinho sobre o luto, sobre conhecer alguém que em pouco tempo se tornou muito especial, mas saber que o tempo dela é curto.

É também sobre se descobrir, e perceber que às vezes o amor tá bem do seu lado, enquanto você bate cabeça tentando procurar lá fora. E claro que não podia faltar muitas citações a filmes, livros e músicas. Está recheado!

Meias de Abelha 28/12/2023

Uma leitura surpreendente
Ricardo nosso protagonista é um adolescente que está à procura de seu grande amor. Aquele amor de cinema, que ele tanto admira nas telinhas e nas músicas que adora escutar com seu melhor amigo Diego.
E nessa missão de apaixonar-se, vai conhecer a si mesmo e entender que a vida pode surpreender com um grande amor que pode estar bem ao seu lado.

Conhecemos sua família que apesar de algumas dificuldades, conseguem se manter unidos, superando a perda de seu pai e a doença da sua querida tia.

É uma história que me trouxe nostalgia por se passar na escola, pelas músicas e por todo o processo que passamos nesse período de andar em grupinho, de ter os ?valentões?, das festas sem os pais por perto e claro, a saga do Ricardo em conhecer a pessoa na qual iria conquistar seu coração.

? E um plot twist de milhões que te deixa fascinado(a).

É uma história gostosa e rápida de ser lida. Você se encanta com todos os personagens, acompanha o amadurecimento do Ricardo e seus amigos, e se diverte em alguns pontos. Super recomendo.

Siga o Meias no Instagram e no Tik Tok e fique por dentro de todas as novidades no mundo literário.

@meiasdeabelha

readcaiou 02/08/2023

Boas ideias
Eu gostei de muita coisa nesse livro, principalmente a identificação com o protagonista e o humor

o autor teve muitas ideias interessantes, como a "trama" secundária das bonecas, as músicas, e o próprio desenvolvimento dos personagens

porém eu senti falta de uma polida na história, muitos momentos descritos não adiconam em nada na narrativa e tornam a leitura massante, além de tramas secundárias interessantíssimas que são usadas superficialmente (como a da Rosalinda e a do passado de Roberto)

tudo isso tornou razoável para mim uma leitura que poderia ser maravilhosa

Kally8 09/04/2023

Um romance de cinema
Ricardo é um adolescente que sonha em sentir o amor. Já com seus 15 anos, o mesmo nunca sentiu nada parecido com o amor que ele lê em seus livros e assiste nas telas, ele deseja ter um amor digno de romance de cinema. Ele e seus amigos orquestram "planos" para achar seu par perfeito e viver esse romance.

Ricardo está na fase de errar, acertar, tentar amar e se descobrir, e acompanhar esse processo foi muito legal. Na verdade, acompanhar a família dele também foi interessante. Uma mãe solo cujo perdeu o marido, criando dois filhos e tendo que cuidar de uma irmã mais velha (que nos ensinou tanto) doente. Rosalinda, a tia de Ricardo, é simplesmente uma mulher forte e maravilhosa, com ela pude aprender sobre lutar por sua felicidade e não lugar para comentários que não acrescentam, perfeita.

Uma coisa que achei super interessante, o tempo todo é citado obras literárias no universo, o Ricardo é um leitor voraz. Além disso, também temos citações de músicas nacionais e ainda temos o Diego defendendo o cinema nacional com unhas e dentes, adorei demais a valorização que nossa arte tem nesse livro. Falando em Diego, o que dizer sobre o melhor amigo do nosso protagonista? Nada a não ser que ele é perfeito e uma chave importante pra nossa história, e tem mais, ele ainda é escritor, perfeito sim ou claro?

Apesar de algumas partes terem sido um pouco confusa pra mim, posso dizer com clareza que gostei demais do livro. Adorei acompanhar o Ricardo nessa "aventura" que foi sua vida. Ri com ele, chorei também e com certeza senti empatia em vários momentos. Adorei.

Daiane Cardoso 14/02/2023

Lindo!
Tinha muito tempo que não lia o gênero. Adorei a leitura. Me diverti e me emocionei. Ricardo é um irmão muito bacana. Achei super fofo ele participar da vida de Rafaela. Fiquei envolvida com a história das bonecas dela. A família tem a mente aberta. A mãe deles ensinou a respeitar, não julgar a sexualidade do outro.
Ricardo cita vários livros, pois é um leitor voraz. Ele também cita várias músicas, adorei! Ricardo acha que tem algo de errado por não ter se apaixonado. Ele é romântico. A adolescência é complicada, quer que as coisas aconteçam rápido.
Peguei ranço dos irmãos Mendes.
Rosalinda, tia do Ricardo, é uma personagem forte com uma história de luta e amor. Foi bom demais acompanhar o desfecho da história.
A leitura foi super fluída. Recomendo.

"... nunca dormi pensando em alguém e acordei com borboletas no estômago; sei que esse termo é meio idiot@, também sei que querer se apaixonar é algo tão idiot@ quanto, mas esse é meu sonho."

"- Ninguém se apaixona por querer.
- Eu nunca me apaixonei sem querer. Talvez querendo, dê certo."

Lu Resenhando 23/01/2023

Perfeito!
Que livro lindo!

Entre planos e conflitos, o adolescente Ricardo nos encanta. Com uma personalidade única e sensível, ele está à procura do seu amor de cinema. Nessa caminhada ele conta com  seus amigos e o terreno fértil, que é essa época de sua vida.

Acredito que acima de tudo ele esteja à procura de se entender mais. Ricardo tem uma família linda, que ele se encaixa perfeitamente. Com todo os acontecimentos que se desenrolam nela, ele mostra sua força e vulnerabilidade, ao mesmo.

O enredo é muito bem desenvolvido. Com referências Literárias e cinematográficas, feitas com maestria ao longo do texto, deixando tudo mais lindos e envolvente. Os assuntos importantes são citados de maneira sensível, emociona.

Um romance construído com o timming certo. Além de nos contemplar com um final simplesmente perfeito, ele nos mostra a descoberta do primeiro amor. Onde o caminhada é regada com uma playlist espetacular. Tudo, realmente tudo, é pensado para que você se envolve e curta cada sentimento presente na trama.

Eu indico à todos essa história, que é na medida certa para te apaixonar e envolver, desde o primeiro capítulo do livro até a última frase. Romance bem feito e que possui uma leitura rápida. Só leiam!

site: https://www.instagram.com/luresenhando

Valéria @meucapitulofavorito 08/10/2022

"Sei que existem várias formas de amor, porém, o que eu quero viver é um amor específico."
Ricardo está no ensino médio e em meio a tantas mudanças, seu principal objetivo é encontrar um amor pra sua vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tudo que quer é se apaixonar perdidamente por alguém, então ele usa as redes sociais ao seu favor, para conhecer garotas novas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diego é o melhor amigo de Ricardo. Juntos, eles formam uma dupla e tanto, com muito companheirismo e apoio, seja no momentos bons ou nos mais difíceis. E apesar de serem melhores amigos, Diego se sente inseguro e não muito satisfeito com a decisão de Ricardo encontrar uma nova namorada. Depois de Ricardo levar vários bolos nos encontros e se decepcionar, Diego está preocupado sobre como o amigo pode lidar com as rejeições que não esperava.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Será que o tão sonhado romance de cinema vai dar certo? 🤔
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 "Um Romance de Cinema" é um livro rapidinho de ler, e traz representatividade #lgbt. Os personagens são cativantes e bem evoluídos.

No meio da leitura, eu já peguei o plot, mas isso não prejudicou em nada. Foi uma leitura que me surpreendeu 😍

site: https://www.instagram.com/p/CjdIM6dr4CU/