Sina

Sina Márcio Benjamin

Resenhas - Sina

Mateus Ferreira 02/01/2023

Um nordeste assombrado e sangr3nto
A ambientação que o Márcio Benjamim traz em suas histórias é sem igual, um nordeste rico em vida e malassombro, o folclore local que causa medo e repulsa, é improvável o leitor sair desse enredo sem seus sinais vitais está alterado.

O desenvolvimento da vida de Zé Trancoso é bem equilibrado, a gente vai acompanhar o presente, onde ele encontra no interior do nordeste três senhoras e uma entrada que ele nunca tinha visto ao passar por ali.

E os causos que ele vai contando durante a jornada, vivências com seu avô e com as pessoas que ele acaba encontrando no meio do caminho, e que de alguma forma conheceram de verdade o horror e o terror local, com pactos e encantamentos levando deixando a história cada vez mas cabulosa.

Os diálogos é escrito com dizeres da região, e deixa a leitura mas original, fazendo a gente adentrar em um todo em cada cena, mesmo com o medo danado de encontrar um dos porcos raivosos ou o cavaleiro fantasma.

Enfim, é uma leitura completa e quem gosta de fantasia e horror convido para adentrar nesse nordeste assombrado, e quem não curte muito o gênero, espero que der uma chance e só leia, você não irá se arrepender.
Márcio 02/01/2023minha estante
Muito obrigado!!

@vcdisselivros 29/10/2023

"O demônio toma muitas formas, mas muitas vezes tá mesmo é dentro da gente"
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° José Trancoso é um viajante que se vê perdido ao ficar sem carro em uma deserta estrada de chão batido.

° O povoado mais próximo indica ser guardado por três senhoras bizarras que exigem um pagamento a fim liberar a passagem. Como bom contador de histórias, Zé propõe contar três que prometem agradar os ouvidos das três senhoras, mas será que entrar é uma boa coisa? Zé não imagina o que o espera lá na frente, mas vamos começar dizendo que se trata de um Mal ancestral!

° Sina é uma obra nacional ambientada com a realidade do interior nordestino.

° A obra é chamada de “Folk horror’ por ter elementos bem característicos do gênero, como: Homem - lugar rural - carro quebrado – acontecimentos macabros/bizarros - ritual – algo ruim prestes a acontecer – como escapar?

° O livro, que é de contos, é peculiar por não ter contos aleatórios, de modo que um puxa o outro e vai fazendo sentido com o que foi apresentado antes.

POR FIM

A escrita de Márcio Benjamin é imersiva e envolvente por si só, mas as ilustrações de Shiko são um plus que facilitam o leitor a ter vislumbres do cenário e daquilo que Zé Trancoso está enfrentando.

Consequentemente isso faz com que fiquemos lado a lado ao protagonista ou em meio as histórias dele, o que pode ser muito bizarro, considerando tudo que está acontecendo.

Por mais que tenha três linhas temporais, a obra é de fácil compreensão, mas uma dica: preste muita atenção aos nomes para não se confundir com as amarras que chegam com o final.

Achei curioso um livro tão singular ter poucas leituras/resenhas no Skoob mesmo quase após um ano desde seu lançamento. Quero acreditar que isso não se deve ao preconceito que muitos têm com obras nacionais, mas se for o caso, faça-me o favor...
Márcio 26/01/2024minha estante
Muito grato! Vamos divulgar mais pra o povo vir hehehe

Evy 12/02/2024

Singular e maravilhoso!
Demorei para começar a ler esse livro, mas quando comecei não conseguia mais parar. A história se inicia ao lado de José Trancoso, um viajante solitário deixado à própria sorte em uma estrada abandonada e repleta de mistérios. Nesta estrada ele encontra três senhoras misteriosas a quem vai pedir ajuda e se vê obrigado a contar algumas histórias. A partir desse momento, somos transportados para um universo onde a realidade e o sobrenatural se encontram em contos repletos de um folclore vívido que parece pulsar com vida própria.

Em seu livro de estreia no gênero, Benjamin evoca o Nordeste em sua narrativa, com personagens e cenários tão autênticos que saltam das páginas, carregando consigo a aspereza e a beleza do sertão. A descrição dos lugares que compõe essa paisagem única que faz cenário às histórias é tão vívida que fica evidente o vínculo profundo com essa região que o autor possui. Uma narrativa envolvente que fica impossível parar de ler uma história atrás da outra.

Cada página revela novos segredos e desafios, desdobrando-se como um verdadeiro portal que nos leva a explorar essa obra densa e cheia de elementos muito característicos do sertão brasileiro. Sina transcende as fronteiras da mera literatura; é uma viagem ao âmago do Brasil, uma incursão aos recantos mais íntimos de sua cultura e de sua essência. Esta é uma obra singular que merece ser descoberta e apreciada por todos aqueles que buscam uma narrativa que não apenas entretém, mas também toca profundamente o coração e a mente.

Além disso, a edição primorosa da Darkside conta com as ilustrações magistrais de Shiko, e torna a experiência ainda mais imersiva e sensorial. Um livro que nos faz refletir sobre os mistérios mais profundos da alma humana e da terra que a sustenta.

Super recomendo!!
Márcio 08/03/2024minha estante
Agradecido demais pela leitura! Grande abraço!

Rodrigo Fernandes 08/03/2023

Eu me perdi
A premissa é sensacional. No início estava incrível, quando havia uma historia dentro da historia dentro da historia. Só que depois me perdi. Quem era quem. Quando era o que. Segui e não me encontrei muito.

Erwinnph 31/03/2023

SINA
O livro e muito bom, por vezes fiquei lembrando dos meus tios e avós que contavam histórias parecidas do interior de MT(mato grosso) tu pode ter problema com o linguajar, tive dificuldade em entender um pouco? mas nada do que impeça de curtir a leitura? me fez sentir saudades da minha família ? se tu gosta de história parecidas com aquelas que o tio contava na casa da avó e te deixava sem dormir de noite ? e um prato cheio? há ! Mas tem uma história principal e um personagem principal não se engane e envolvente ? ps.: amo esse linguajar que enriquece tanto o nosso Brasil ???? 5 estrelas ????
Márcio 31/03/2023minha estante
Muito obrigado!

Márcio 17/12/2022minha estante
Nossa, muitíssimo obrigado!! Foi feito com muito carinho! Grato demais pela leitura!

Afonso.Henrique 17/12/2022minha estante
Gostei muito mesmo, ansioso pra ler mais coisas tuas!

@emcadacapa 22/10/2023

Imersivo e nordestinamente de arrepiar!
Um contador de histórias lutando para sobreviver em um Nordeste sobrenatural tomado por um mal ancestral.

?Quando o brilho dessa lua
Clareia todo o sertão
A verdade surge nua
Em firma de assombração.?

Que delícia que foi ler esse livro, é daqueles livros que causam arrepios em algumas partes, mas que também consegue tocar o leitor em momentos específicos.

A escrita de Márcio Benjamin é daquelas viciantes, somada a um regionalismo impecável faz com que o livro passe voando. Os personagens aqui criados vão aparecendo aos poucos, somando a narrativa e criando uma trama que se interliga entre a vida de Trancoso Neto e as histórias que ele conta.

?? Toda história é verdade, menino besta. Cada pessoa conta de um jeito e cada jeito bota essa história dentro do bolso do contador. Cada um escuta com sua oiça e esse ouvir faz que ela seja um pouco de quem ouve.?

As ilustrações, como elas dão um brilho à mais na história, consegui imergir ainda mais podendo visualizar parte do que estava lendo, Shiko fez um trabalho espetacular aqui.

Então... se você gosta de histórias de terror, tantos sobrenaturais quanto aquelas onde vemos a maldade humana em sua forma mais cruel, indico demais que você dê uma chance a esse livro.

? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Ama histórias sombrias com toque de regionalidade nordestina.
? Gosta de livros onde temos histórias dentro da história.
Márcio 07/11/2023minha estante
Trancoso anda por aí hehe muito obrigado!

Will82828 26/09/2023

Esse livro é incrível, tudo é extremamente perfeito, as marcas regionais na escrita tudo. São obras como essa que me fazem ter orgulho de ser brasileiro.
Márcio 07/11/2023minha estante
Muito agradecido pela leitura! :)

Giovanna Batalha 28/01/2023

A escrita é maravilhosa, ela te envolve de um jeito que você quer continuar a ler, mesmo que possam parecer meio aleatórias no começo, logo você percebe que vai tudo se ajuntando em algo maior.
Márcio 06/02/2023minha estante
Muito agradecido!

Jis Rocha 17/03/2023

"A gente tá aqui cumprindo a nossa sina, Zé Trancoso. A sina de quem já se foi mas nunca vai ter paz."

Olá queridos, finalizei o livro Sina do autor @oterrordemarciobenjamin nesta edição linda da @darksidebooks, o livro também tem ilustrações feitas pelo Shiko,que nos colocam dentro de um sertão de desespero e incertezas.

Com uma narrativa que mistura passado, presente e futuro, acompanhamos o Zé Trancoso, contador de histórias do sertão, herança recebida do seu avô, em uma jornada de descobertas.
Quando sua caminhonete quebra próximo a uma vila no meio do nada, com três senhoras simpáticas sentadas, olhando a vida passar,mal sabia o Zé que, após falar com elas teria muitas novas histórias para contar...se sobrevivesse a isso.

A única coisa que pode nos assombrar é o passado, muitas vezes enterrado...mas como deixar enterrado quando esse fantasma está aqui na minha frente?

Entre lembranças do seu passado com seu avô, e novos personagens para seus causos, Zé luta para manter a sanidade em um lugar onde tudo é tão louco e familiar: onde mesmo com um ódio antigo, ainda em alguns corações, restam a bondade e o amor.

Acompanho o autor desde que li seu livro Fome, e em cada livro ele mostra um sertão verdadeiro,com suas farturas e misérias, personagens com fé, com confiança, assim como toda a magia das histórias passada pelos avós, que deixavam os pelos arrepiados e a pergunta: será que aconteceu de verdade?
Aqui podemos ver que sim, apenas cada pessoa conta do seu modo.

Uma leitura onde, se não prestar atenção, você acabará em umas das histórias do Trancoso, contando aos sete ventos.

"Venha, se aconchegue, que a história que vou contar é sobre um homem, com seu casaco colorido, que tem a sina de carregar seu passado para todo lugar, mas não pensem mal dele não, não é um fardo carregar, essa sina pode ser a diferença no final. O que, não acreditam? Bom bora pegar a pipoca e sentar que conto pra vocês que tudo isso começou quando eu era pequeno, correndo e segurado a calça tão larga em um corpo tão pequeno, corria para receber meu avô, louco pra saber mais sobre suas histórias...."

Recomendo a leitura.

Glenda 30/03/2023

Daorinha
O livro conta uma história muito daora, com mixagem de tempos e personagens, pontos de vista e etc. Só que eu não sinto que tenha me prendido, na verdade.
Eu via o terror onde tinha que estar, eu via a dedicação de trazer características nordestinas brasileiras para a história, mas não me identifiquei, acho. Não sei, talvez por causa da quantidade de jargões nordestinos, eu tive dificuldade de me apegar a leitura.
Márcio 31/05/2023minha estante
Muito grato pela leitura!

Mukuro_collection 01/04/2023

Cada conto, um sonho.
Não parece que li os contos de horror de Sina, parece que eu sonhei. E eles estão bem vivos na minha mente.

A ambientação impressiona, nos coloca exatamente no interior, sertão nordestino.

Sina me transportou ao passado, me fez reviver os tempos que visitava meus avós no interior cearense, e com todos os seu netos sentados na calçada, meu avô contava suas mirabolantes histórias de terror.

Acredito que todos irão fazer bom proveito da leitura desse livro, porém, os nordestinos vão extrair 100% da sua essência.

Recomendo!
Márcio 31/05/2023minha estante
Que lindeza, meu Deus! Muito obrigado mesmo!

@KrolChacon 28/10/2023

A derradeira história de Trancoso
A derradeira história de Trancoso, "Sina" é a estreia do mestre em folk horror, o potiguar Márcio Benjamin na editora DarkSide Books.

Por fora, o livro vem no toque caprichado da DarkSide em capa dura, e com as gravuras do premiado ilustrador Shiko, com detalhes que proporcionam uma experiência imersiva e sensorial aos leitores.

Já por dentro, a obra apresenta uma leitura única e envolvente, com três linhas temporais entrelaçadas. A história, escrita com requintes regionalistas, nos conta os causos de José Trancoso, um viajante abandonado em uma estrada assombrada. A partir daí, o autor vai nos empoeirando com as lendas e folclores dos interiores do nordeste brasileiro, oferecendo um cenário exuberante e sombrio que se confunde com a realidade.

Em suma, "Sina" é uma obra densa, enraizada na cultura e na terra, com personagens misteriosos e uma narrativa enigmática.
Márcio 07/11/2023minha estante
Eita, foi em cima! Muito obrigado!

Irka Barrios 30/07/2023

Belo e assustador
"Sina" é um conjunto de narrativas curtas (contos) com um background que amarra tudo e transforma a obra num romance. É bonito, poético, traz as mazelas do sertão e, quando menos se espera, transforma-se numa cena de horror. O universo de Sina está povoado por seres sobrenaturais e muitas vezes nos identificamos com aquelas histórias que, temos certeza, já ouvimos na infância ou adolescência. Encontrei ecos de muitos clássicos, como Pedro Páramo, O som e a fúria, os clássicos da mitologia e, óbvio, Grande sertão veredas. A linguagem é outro ponto alto, muito bem trabalhado. Só tenho elogios para a obra.

Sensa___ 16/08/2023

Alugou um triplex na minha cabeça
Sina me deixou fissurado pra saber o que ia rolar em cada uma das histórias, que no início pareciam tão inocentes só para no final se mostrarem essenciais. Realmente, alugou um triplex na minha cabeça, e até hoje tô me questionando se eu entendi tudo certinho?
Márcio 12/09/2023minha estante
Entendeu sim! Hehehe. Muito obrigado pela leitura!