Onde bateu a luz

Onde bateu a luz Philip Yancey

Resenhas - Onde bateu a luz

elycely 27/02/2023

Deus irado X Deus de graça
"Lemos para saber que não estamos sós"
- William Nicholson, Terra das Sombras

Philip Yancey foi um dos mais influentes autores em minha formação cristã, especialmente nos primeiros anos após a adolescência. Sempre senti essa proximidade com o autor, com seus escritos e o foco nos temas de dor e graça. Ao ler esta autobiografia, recentemente lançada no Brasil, a empatia tomou sentido. Como muitos de nós, Yancey teve uma infância complicada, marcada por uma história familiar cheia de nuances. A igreja foi o suporte encontrado para superar os ataques da vida, a dureza da realidade. Porém, ao mesmo tempo, a experiência com o fundamentalismo religioso tornou agridoce seu encontro com o Deus cristão. Em vez de um Deus amoroso e cheio de graça, ele foi apresentado a um Deus rancoroso, temperamental, pronto a enviar ao fogo do inferno qualquer um que contrariar seus caprichos.

O fundamentalismo torna nossa experiência com Deus mais baseada na dor e sofrimento do que na alegria da vida e da salvação. Yancey escreve que, por um momento, passou a perceber a dor como sua mais "garantida conexão com a realidade", o que lhe garantia estar vivo. A dor deu-lhe uma espécie enviesada de identidade. Quantos de nós não sentimos igual, e construímos nossa identidade igualmente pela dor, reforçada pela nossa experiência da religião sendo levada ao extremo? Pela incongruência entre "ser o povo escolhido", mas viver de forma tão miserável e limitada, quando comparada à promessa de "vida em abundância" de Jesus?

Não é fácil livrar-se de uma formação sob um Deus irado. Ver o mundo como um lugar sorridente, como escreveu Agostinho, e cheio de boas dádivas talvez seja o maior e mais durável desafio de todos nós, marcados pelo legalismo e fundamentalismo. Mas, pela maravilhosa graça de Deus, é possível trocar de lentes, e olhar com olhos curados, encontrando vislumbres de um Deus que é REAL, cheio de graça e amor, e apresenta-se compassivo e amoroso das formas mais inusitadas e inesperadas - na natureza, na música, na literatura.

Livro excelente, recomendo muito! Quanto à edição, é um trabalho muito bem feito da editora Mundo Cristão, com uma capa belíssima. Para uma próxima edição, no entanto, ainda pode beneficiar-se com uma revisão de texto, para corrigir eventuais problemas de ortografia e gramática.