None of This Is True

Lisa Jewell

Resenhas - None of Thid Is True

Malu 23/03/2024

Sem palavras.
Não há palavras para descrever esse livro. Uma história super cativante que te deixa muito confuso porém não te deixa soltar o livro. Josie é uma personagem com muitas camadas que vão se desenrolando pouco a pouco até a última página do livro você continuar se questionando sobre tudo que leu. Eu adorei a forma de escrita em formato de ?Podcast? ou ? Documentário Criminal?, achei uma maneira fluída e rápida de ler. História muito bem construída e interessante. Recomendarei aos amigos tão ruins das ideias como eu :)

@renatavarelaescreve 01/03/2024

None of this is true
Que livro BOM. Um dos melhores suspenses que li. Recomendo muito o áudiobook, tem um cast inteiro narrando e uma ótima ambientação. Deixa o clima do livro ainda mais instigante. Maravilhoso!

Lendo.Viana 20/02/2024

Jogando com a verdade
T.W:
- Violência
- Violência doméstica
- Abuso de substâncias
- Abuso sexual
- Problemas familiares (mommy issues?)
Mesmo sendo um livro muito bom que eu recomendo demais, devo avisar, a leitura é meio arrastada, e em certos momentos eu pensei em desistir, porém valeu muito a pena.
A história é bem atual, tendo menção a pandemia e navegando pelo universo de podcasts (que pelo menos para mim é uma constante na rotina).
Me sinto na obrigação de pontuar algo que gosto muito e que me prendeu nessa leitura, a tenuidade da verdade. O que é a verdade? A verdade depende do ponto de vista? De quem conta a história? De quem a vive? De quem a ouve?
Se tenho uma crítica seria ao ritmo do livro, até por volta da metade é bem parado, bem tranquilo, você sabe que tem algo ?errado? por leves dicas que o autor nos entrega, mas depois, é só ladeira abaixo!
Aqui não temos um grande plot, mas isso na verdade não faz falta, tudo é ?chocante? por si, ainda sim, temos uma leve revelação ao final que nos faz questionar e duvidar de tudo e de todos.
Por fim, aos amantes de true crime? só vai!

julialê 31/01/2024

Decepcionante
Vish ainda bem que acabou, não aguentava mais essa história jesus. o final é muito arrastado com parágrafos enormes, além de ter umas partes bem toscas.

decepcionante eu diria.

Ana Gouvêa 05/01/2024

Bem bom!
Que livro bem bom! A gente passa a leitura toda tentando adivinhar o que não seria verdade daquilo tudo, o que rolou com as pessoas e porque elas são quem são,
Adorei!

jiji.reads 27/12/2023

Me senti assistindo um filme, eu não consegui parar de ler e com certeza é o meu livro preferido do ano. Cada capítulo me dava uma ansiedade de saber o que aconteceria no próximo, eu me sentia angustiada pelas duas personagens, querendo saber qual era a verdade e o que seria da relação das duas no final. Amei e indicaria pra todos que amam um livro de suspense.

José Vitor - @zetalendo 10/12/2023

Alix Summers estava celebrando o seu aniversário de 45 anos em um bar, até que ela se depara com Josie Fair, que também está comemorando seu aniversário de 45 anos, naquele mesmo bar.
Alguns dias depois, elas se trombam de novo. Josie acabou pesquisando um pouco sobre a sua "gêmea de aniversário", e descobriu que ela é uma podcaster bem conhecida, e acha que poderia contar sua história de vida. Alix pensa um pouco, mas acaba aceitando.
Após contar um pouco do que passou, Alix percebe que Josie teve um vida bem complicada e perturbada, mas ela não consegue resistir e decide continuar com o projeto. Aos poucos, Alix percebe que tem coisas que Josie não está contando, coisas sombrias, mas agora já é tarde demais, o estrago já estava feito.

Lisa Jewell tem um estilo de escrita muito gostoso. Ela narra os acontecimentos de uma forma tão visual, parece até que você já assistiu uma adaptação do livro.
Em paralelo com a história, pelo ponto de vista das protagonistas, tem trechos de um documentário. Esse doc se passa no futuro, aos poucos a autora foi mostrando que aconteceu algo muito pesado, que atinge diretamente a Alix. Tanto os momentos do doc, como as gravações do podcast aparecem durante a história, isso deixou muito mais imersivo e realista.

Gostei muito de como a história foi crescendo aos poucos. O começo foi bem confuso, mas logo que a autora começa a esclarecer alguns pontos entre presente e futuro, tudo vai ficando claro. Não é um livro que o leitor vai quebrar a cabeça para descobrir o que rolou, fica tudo bem claro, mas ver tudo o que aconteceu para chegar até lá foi ótimo.

Os personagens são bem construídos e bem descritos. Tem momentos da história que fica difícil acreditar que tudo o que estão falando ali realmente aconteceu, principalmente quando é mostrado trechos do documentário que são muito chocantes.

O que me incomodou um pouco, foi o fato da história ser muito óbvia. Eu estava esperando um mistério sobre o que aconteceu, sobre quem era o culpado e afins. Mas isso não atrapalha muito na trama, pois a autora conseguiu entregar plots muito bem feitos, momentos que me deixaram de boca aberta.

É uma leitura muito facil de fazer. A escrita da Lisa não é complicada, os elementos de thriller e suspense são bem estruturados, acho um ótimo livro para quem quer começar a ler algo do gênero.
Aguardando, ansioso, liberarem algo sobre compra de direitos para adaptação. Se fizerem algo bem feito, vai ser um sucesso.

Sara 20/09/2023

Um thriller que reune todos os clichês que os livros de suspense já trazem naturalmente no enredo. Apesar disso, ainda foi divertido.

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 13/09/2023

No dia em que Alix Summer estava comemorando seu aniversário de 45 anos em um pub ela conheceu Josué Fair, que também estava comemorando seu aniversário de 45 anos. Elas conversam e descobrem que são gêmeas de aniversário.

Alguns dias depois ela se encontra novamente Dessa vez na escola dos filhos de Alix.
Alix tem um podcast bem conhecido e
Josie conta que ouviu os podcast dela.

Josie fala para Alix que sua vida está em fase de mudança e que ela seria uma ótima pessoa para participar do podcast da Alix.

A vida da Josie é estranha, complicada, com um passado pesado, escuro e triste. Alix não consegue resistir a tentação e continua fazendo podcast. Com o tempo ela vai percebendo que Josie esconde algumas coisas, segredos bem obscuros.

Antes que Alix perceba, Josie conseguiu entrar na sua vida de Alix.
Da mesma forma repentina que Josie entrou na vida de Alix ela também desapareceu.
E assim Alix começa a descobrir o legado terrível e assustador que Josie deixou antes de desaparecer da vida dela.

Eu achei a história um pouco previsível e desde o começo estava bem claro a direção que a história tomar mais a história é muito boa e me prendeu desde a primeira página. Os personagens são super interessante. O final deixou abertura para uma continuação e um segundo livro. Acho que tem muita coisa ainda que pode acontecer. Com certeza estarei aqui para ler sobre Alix e Josie e sobre os filhos delas.