Você não é invisível

Você não é invisível Lázaro Ramos

Resenhas - Você não é invisível

Llmsa 12/05/2024

Livro curto, não achei a historia muito interesante, envolvente. Não é ruim, mas poderia ser melhor.

Aléssia 28/04/2024

Ruim
Q livro ruim. O tema era pra ser bom: dois irmãos na pandemia, mas é so sobre uma menina q escreve no diário e um menino q fica gravando lives e falando consigo msm. Alem de q, o livro deixa uns ngc bem solto e fora de contexto. E o pai so fala sobre racismo e escravizados. So dei duas estrelas pq achei o final mais ou menos (mas foi a melhor parte desse livro) pq ele passa a conversar mais com a irmã.

Del Matos 02/04/2024

Um livro rápido e necessário
A minha experiência teria sido melhor se eu tivesse uns 10-14 anos, mas nem isso tirou o brilho da mensagem que este livro traz. Uma história durante a pandemia, que mostra o cotidiano de uma família preta pela visão do irmão/filho mais velho. Trazendo às descobertas da juventude. Mostra o quanto a presença familiar é importante pra construção do ser humano. Vale muito a pena a leitura

Fejuka 15/03/2024

O livro em geral é ok uma leitura fluída, sem muito rodeios direto ao assunto que está juventude gosta!
Linguagem própria para adolescente ou ore adolescente!

Antonio 08/03/2024

Ruim
Fico imaginando como alguém pode gostar desse livro, e tenho dificuldade. Dois irmãos na pandemia: ele faz lives, ela escreve um diário. Nada de interessante é dito, nada se cola com nada, nada acontece - de fato, na pandemia nada acontecia. Aí o pai fala de racismo e escravidão, aí o jovem fala de uma faquira (faquir mulher), oi? e outras coisas jogadas assim. O jovem cria um perfil fake para conversar consigo mesmo. Tem alguns bate-bocas virtuais em torno das lives. Pronto, era isso, acabou. Não há conflito nesse livro, e o autor, como ator, deveria saber que é o conflito que move uma trama. Constrangedor.

Isadora Silva 27/02/2024

Belíssimo
Você não é invisível é um dos livros narrados por adolescente que todo mundo deveria ler, um livro voltado para o público jovem que não se força a ser pedagógico, mas em ser sincero.

Nesse livro conhecemos uma dupla de irmãos que passam o dia em casa no contexto da pandemia, a mãe trabalha viajando e o pai passa o dia fora.

Carlos e Vitória têm idades diferentes e lidam com a solidão de forma distinta. Carlos se isola no quarto, lida com as crises criando várias personalidades online, mas ainda assim se esconde, Vitória é do papel e lida com as emoções escrevendo.

Lázaro Ramos soube escrever essa história de um jeito brilhante, a narrativa é fluida e os personagens parecem muito reais em suas dúvidas, certezas e miudezas. Esse livro me encantou de muitas formas diferentes.

Dani_vlz 16/02/2024

Muito interessante e cheio de representatividade.
Simplesmente amei, a forma cm o autor caprichou aqui é simplesmente linda.

"Eu voo, mas volto, porque nosso amor é maior. Ser livre para falar a verdade para quem se ama é uma bênção".

emillyvnn_ 09/02/2024

Ninguém é, ou deveria se sentir, invisível.
É a primeira vez que entro em contato com a escrita de Lázaro Ramos, e estou simplesmente apaixonada.
Lázaro é ator, apresentador, diretor e escritor baiano, que iniciou sua carreira em 1994, no Bando de Teatro Olodum. Pesquisei breve e vagamente sobre esse autor, e já me interessei em outro livro dele ? O caderno sem rimas da Maria (2018) ?, que, provavelmente, será minha próxima leitura.
Quero ler outras obras desse homem maravilhoso, porque sua escrita é simplesmente sensacional: simples, objetiva e cativante. Lázaro entra no coração do leitor por meio de sua escrita e faz amizade com cada veia!

Em ?Você não é invisível? Lázaro nos traz um pouco sobre a história de uma família, com o foco principal sendo em dois integrantes: os irmãos Carlos e Vitória, que apesar de viverem em um mundo repleto de diferentes formas de comunicação, muitas vezes costumam se sentir sozinhos (ou invisíveis).

Essa história se passa durante a pandemia do Covid, logo, obviamente, a família está em quarentena, e cada um tenta se adaptar a isso de uma forma.
Carlos e Vitória são muito diferentes, mas os dois, nessa obra, têm o mesmo objetivo: entender qual é o seu lugar no mundo. Sendo assim, Vitória tenta descobrir isso escrevendo em um caderno antigo que pertencia a sua mãe, enquanto Carlos decide postar nas redes sociais e gravar vídeos e áudios sobre si mesmo.

O autor, Lázaro Ramos, aborda questões importantes de identidade, pertencimento e representatividade. Ele usa sua escrita envolvente e acessível para falar um pouco sobre assuntos como racismo, autoestima, amor próprio, aceitação e superação ? tudo isso através dos protagonistas.

O livro oferece uma perspectiva positiva e esperançosa, enfatizando, assim, a importância da comunicação e união entre as pessoas, e destacando a ideia de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Essa obra deveria estar presente em mais livrarias e, principalmente, nas escolas. Merece hypar!

Essa leitura me cativou em todos e quaisquer aspectos imagináveis, acho que algo que não gostei muito foi o fato do Carlos ter mais destaque que a Vitória, seria bom se ela tivesse um espacinho maior no livro. Ainda assim, eu gostei muito desse livro, e acredito que contribuiu pra me tirar da ressaca literária.
Recomendo muitíssimo para todos. Apenas leiam.

?Kên Ki Tâ Kantâ sê mal tâ spantâ.?

Bizzy 11/01/2024

?Na falta de certezas, simplesmente viva?
Confesso que pensei em largar logo no começo, foi difícil me conectar com o personagem principal, não costumo ler quando um homem é o protagonista por esse motivo, mas eu insisti e ainda bem, me surpreendi, em poucas páginas a evolução no personagem te cativa, você sente o desespero do tédio na pandemia, eu lembrei dos dias, e foi muito legal ver a família se reconectando nesse meio tempo, o livro acaba na expectativa do vai ser o futuro deles agora, o personagem principal teve mudanças, mas ele ainda precisa evoluir, e esse gosto de quero mais que é o ponto chave do livro.

Coelho1 30/12/2023

Necessário
O jeito que é retratado a história dos irmãos, a evolução deles, e como a representação de histórias negras devem ser retratadas, é lindo.
A forma como o autor descreve a sensação de falta de apoio durante a pandemia e a dificuldade adolescente de se expressar é muito interessante.
Li em três horas, me prendeu demais, e me deixou acolhida.
Saber apreciar os valores familiares e ser sincero consigo mesmo é essencial para encontrar a paz.

Fran 12/09/2023

Super indicaria para meus alunos!
O livro é riquíssimo em contexto histórico, ressignificação e representatividade.

Além de contar uma história que se passa no período de pandemia e apresentar pontos importantes sobre o isolamento social (que nem todos puderam fazer, neste caso o pai de Carlinhos), apresenta uma nova maneira de vida que é a interação social virtual. Carlinhos como personagem principal representa os adolescentes atuais que vivem nessa era de informações rápidas e que o número de pessoas seguindo em uma plataforma digital se torna (quase) o objetivo de vida.
Vitória, sua irmã, retrata a adolescente que se debruça na escrita e ainda está o tempo todo investigando sobre sua ancestralidade. O que tonar a leitura importante para ressignificar a história e a presença dos povos negros na sociedade.
A mãe deles é outra figura importante que rompe com os esteriótipos de mulher como "somente para o lar". Ela é uma mulher livre e que ter filhos não a impede de estudar e conhecer o mundo a fora. E isso é algo que ainda é muito criticado na sociedade atual.

São vários os elementos que tornam esse livro importante para a leitura de jovens adolescentes, pois as fontes digitais como as playlists que aparecem durante a leitura possibilitam uma experimentação leitora muito singular. E cada fato histórico que é apresentado pode muito bem ser trabalhados em sala de aula. Eu super indicaria para meus alunos!

C. Aguiar 10/08/2023

Carlos é um adolescente de 16 anos que mora com o pai e sua irmã Vitória, os dois só encontram o homem apenas no final do dia, pois ele possuí dois empregos. O livro é narrado por Carlos que é bastante ativo nas redes sociais, costuma fazer lives e todo esse cenário se passa na pandemia do coronavírus.
O livro aborda um pai que está em um momento vulnerável, pois se vê em dois empregos enquanto outras pessoas podem usufruir da segurança de seus lares nesse momento difícil de pandemia e uma mãe que apesar de estar vivendo a vida estudando mundo afora, sua família sofre de forma dolorosa com sua ausência.

Com uma linguagem acessível, vamos conhecendo a rotina dessa família, suas dores, seus medos e preocupações. Carlos evita falar com a mãe por uma série de fatores, ele tenta procurar seu lugar no mundo e muitas vezes invade o espaço pessoal da irmã ao roubar o diário pessoal dela para ler em suas lives.
Carlos faz muitas brincadeiras de mal gosto e por muitas vezes é impossível suportar a leitura, confesso que ele foi o motivo principal de não ter gostado da história, apesar dos temas interessantes que a trama aborda.

Muitos temas bons foram abordados nesse livro, mas todos de forma superficial e sem o devido aprofundamento, acredito que por ser uma leitura um pouco mais leve o autor quis apenas levantar alguns questionamentos para reflexões, mas de qualquer forma ficou tudo muito jogado e sem o devido foco.
A irmã de Carlos (Vitória) é interessante, criativa e sonhadora. Talvez se o livro fosse narrado por ela eu teria me conectado mais com a história! Inclusive Carlos fala muitas gírias, o que não seria nenhum problema se fosse algo natural, mas as falas dele parecem forçadas e até mesmo datadas, o que causa certa estranheza devido à época em que se passa a leitura.

Li o livro em um único dia e apesar de todos os pontos interessantes, foi uma leitura muito difícil de fazer, extremamente chata, rasa e confusa. Eu até tento entender que por ser uma leitura curta algumas coisas não irão ser muito trabalhadas, mas a chatice e a confusão ganharam, e infelizmente a história não funcionou nenhum pouco para mim.
Vale lembrar que apesar da nota negativa muitas pessoas gostaram da leitura, então se você está interessado em ler: leia e tire suas próprias conclusões!

Camila 06/08/2023

“A liberdade é uma vitória, por isso temos o compromisso de lutar sempre pela liberdade de todos.”
No meio de uma quarentena, vamos acompanhar a rotina de Carlos, um garoto de dezesseis anos e sua irmã mais nova, Vitória. O pai dos dois trabalha fora e só volta à noite, por isso passam quase todo o tempo sozinhos. Entender seu lugar no mundo, é a motivação dos dois jovens, cada um à sua maneira, Vitória está sempre pesquisando algo, como a árvore genealógica da família, já Carlos, utiliza as redes sociais para expressar suas ideias e questionamentos.

Você não é Invisível é o novo livro do Lázaro Ramos pela editora Objetiva (selo da Companhia das Letras), um infanto-juvenil que tem como plano de fundo a quarentena e aborda a percepção de pertencimento.

Ao trilhar seus caminhos, é importante repensar valores e propósitos, assim como utilizar as diversas ferramentas disponíveis, como as redes sociais e a escrita. Foi o que fez os dois irmãos. No caso de Carrinho (o apelido do protagonista), ele utiliza uma live para expor seus anseios e fazer um desabafo e até mesmo “jogar conversa fora”.

O autor aborda isso de uma maneira leve, cheio de gírias, a diagramação é muito imersiva e com ilustrações de Oga Mendonça, são um atrativo para o público mais jovem. Tenho certeza que as crianças e adolescentes irão gostar bastante desse livro.

Ah, uma coisa que adorei (amo conhecer músicas novas), é que cada capítulo tem um qr code com uma playlist no Spotify com músicas nacionais e internacionais, que de alguma forma se conectam com a atmosfera da trama.

site: https://www.instagram.com/p/CuP-XaqP3SS/