O lado doce da melancolia Susan Cain

Resenhas - O lado doce da melancolia

Liliane 25/02/2024

Ninguém é totalmente triste nem tampouco 100% feliz. Muitas vezes o equilíbrio está no lado doce da melancolia.
Entender as raízes e as razões por trás do sentimento melancólico ou agridoce é o que permitirá às pessoas saberem lidar com sentimentos, anceios e perspectivas.
Algumas vezes a razão por agir e sentir tem suas raízes em acontecimentos relacionados à fatos históricos ou simplesmente fatos concorridos com os ancestrais da pessoa.
Susan Cain tenta buscar a própria compreensão e, também, trazer à compreensão do leitor, por meio de pesquisas científicas, religiosas e exemplos reais, como muitas coisas se interligam e contribuem para existir o comportamento agridoce.

Cah 17/02/2024

Permissão para ser agridoce
Toda a minha juventude foi regada por músicas melancólicas não quer dizer que eu era uma pessoa triste, pelo menos não o tempo todo, mas esse tipo de música e poesias me atraía. É interessante vê a abordagem da autora Susan, que perpassa uma série de informações científicas e histórias dela e de outras pessoas falando sobre como tudo bem ser essa pessoa agridoce como ela chama. Gostei bastante do livro e me identifiquei em vários momentos.

helena.montenegro 25/01/2024

O lado doce da melancolia
Mostrou muitas coisas interessantes sobre pessoas melancólicas, e como essa a minha forma de ver o mundo, foi reconfortante e esclareceu duvidas e pensamentos que não haviam sido elaborados na minha percepção. O jeito melancólico de ver o mundo é muito bonito, no sentido mais puro da palavra, envolve coisas magníficas, para mim, as mais marcantes são a arte, e a música. Gostei de como a autora conduziu todas as informações, até a metade do livro, depois achei que não ficou tão interessante e não me prendeu tanto quanto no começo.

Ju Castanheiro 27/05/2023

Aprovado por uma melancólica
Achei muito interessante ver as pesquisas da autora sobre a minha personalidade. Aprendemos muito sobre a parte boa de ser do jeito que somos e como podemos aproveitar cada vez mais intensamente a beleza da vida.

Odivany 18/04/2023

O lado doce da melancolia
A forma leve e atraente na escrita de Susan Cain retorna depois do excelente O Poder dos Quietos. Gostei ainda mais de O lado doce da melancolia pois é mais conciso e termina no momento certo. Vindo de entrevistas com especialistas e de extensa bibliografia, o livro aborda com clareza o sentimento de melancolia associado a aspectos positivos do pensamento, a tradução me pareceu estranha (agridoce !?) mas não achei nada melhor como tradução. Leitura fácil e que agrega valor. Recomendo!