Panetones Baratos

Panetones Baratos Cássio Cipriano

Resenhas - Panetones Baratos

1 | 2 | 3 | 4

Fábbio @omeninoquele 28/12/2023

Eu amei demais! Muito bom reencontrar esses personagens!! ?
#OMeninoResenhando

?- Eu também amo panetones baratos. Os mais vagabundos são os meus preferidos.
-Com bastante uvas-passas e frutas cristalizadas?
- Exatamente!?

Donizete está desanimado para o Natal, tudo por conta de constrangimentos causados por seus familiares com piadinhas preconceituosas que rolam, mesmo ele sendo uma pessoa lgbt claramente assumida. Mas não tem como fugir disso, já que essa reunião é super importante pra seus pais e avó. E mesmo a contragosto vai, com o intuito depois de colar na confraternização dos amigos Teo e Gael.

Doni só não esperava conhecer ume crush enquanto comprava lembrancinhas de Natal, amigue de sua prima e ele fica encantado por elu de cara, mas acaba pisando na bola quando não o trata com seu gênero neutro e aí esse é o pontapé pra que a história aconteça. Os dois se gostam de cara, mas essa pisada na bola e somado as coisas por quais Rian está passando com seus familiares faz com que Doni se sinta mal com o crush, mas nada que uma conversa sincera e pedido de desculpas pra acertar esse mal entendido.

Depois desse episódio parece que eles estão em sincronia e as conversas entre os dois aumentam, sempre com o intuito de fazerem algo juntos de novo, depois dum almoço de Natal oferecido por Doni, com direito a Panetones Baratos como pedido de desculpas. Mas os dois estão vivendo suas vidas, pois por mais que eles tenham se curtido, as coisas de adultos continuam a rolar e Rian tem que resolver a sua vida depois do que aconteceu com seus familiares e tudo o que ele quer agora é sua independência e uma nova vida nesse ano que está para começar.

Mas antes do ano virar, e começar um ano novo, os dois se encontram e passam juntos essa virada, com direito a tudo o que eles queriam e momentos bem picantes também. A vida de Rian parece que enfim vai tomar um rumo bom e agora ele consegue ver que tudo o que aconteceu e ele perdeu veio com um propósito e esse ano tem tudo pra enfim dar certo e ser mais feliz.

A história é muito fofinha, esse era um conto que foi estendido para uma novela e é muito bom poder revisitar novamente nessa mesma época esses personagens e ver como eles tem tanta química. Eu fico besta com a capacidade do Cássio de criar personagens tão apaixonantes pra mim. Termino essa história encantado pelos personagens, inspirado pelo amor que sentem e muito feliz de revisitar o Teo e o Gael do primeiro romance do autor, que eu amo por sinal.

A maior diferença dessa edição é que agora tem a versão do Rian, o problema em sua família (muito por conta de sua sexualidade) e a cena hot que o Cássio escreveu muito bem por sinal. Eu amo histórias de Natal LGBTQIAP+ pra me sentir representado e inspirado e o Cássio está servindo muito com esse clichêzinho super bem escrito. É uma escrita super leve, com personagens encantadores e que falam sobre o amor puro e verdadeiro que uma pessoa pode sentir por outra não ligando pra gênero. Eu sou super fã mesmo do trabalho do autor e sempre que posso estou o apoiando, torcendo, divulgando e aplaudindo sua escrita e seu amadurecer como escritor.

Amei a história, queria poder me expressar mais pra passar esse sentimento, mas termino só o recomendando e esperando que você se ler se sinta igual me senti, quase sem palavras.

#PanetonesBaratos #CassioCipriano #Resenha2.0 #EuLeioLGBT #LeioComOrgulho

Andre350 26/12/2023

Uma história gostosa
Achei muito gostoso de ler, é legal as vezes ler romances onde as coisas não são difíceis pro casal e o amor é simples e descomplicado! Amei a representatividade desse livro.

Nina Souza 22/12/2023

Um conto lindo!
Tudo começou com um olhar e a um interesse à primeira vista. Inesperadamente, Doni descobre que sua prima convida Rian e vê nisso um motivo para enfrentar as discussões tipicamente natalinas, e as perguntas inconvenientes da família. No entanto, sua tentativa de aproximação é fracassada, repleta de comentários ofensivos não intencionais e precisa descobrir um jeito de contornar toda a situação constrangedora.

Rian é uma pessoa não binária, e Doni acabou não causando uma boa primeira impressão. Apesar (ou por conta disso) do casal ter começado com o “pé esquerdo”, esse é o ponto principal da trama: a reflexão sobre a cisheteronormatividade e como esse padrão molda a sociedade. O autor aborda, com maestria, questões sobre a sexualidade e os preconceitos dentro e fora da própria comunidade LGBTQIAP+ de uma forma muito fluida, leve e com muita didática.

Apesar de o romance nascer de uma forma espontânea e, na trama, ser apenas o começo de um relacionamento amoroso, “Panetones baratos” é uma obra que explora muito bem a diversidade proposta na obra e do estilo narrativo. Apresentando uma trama com a linguagem neutra, que fornece uma representatividade acolhedora, respeitosa e sensível.

Esse foi o meu primeiro contato com um casal diamórico, e pude aprender e refletir sobre muitas coisas com Doni e Rian, ao mesmo tempo em que me vi cercada de elementos e clichês que trouxeram a magia do período natalino repleta de sorrisos, confortos e, claro, muitos panetones baratos.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Nah 22/12/2023

Amor e acolhimento no Natal ?
Doni não está muito animado para passar mais um Natal com sua família. Por isso ele vê no convite que recebe de um casal de amigos a chance perfeita para escapar dos debates exaustivos sobre uvas-passas e das piadinhas sem graça do tio.

Tendo que passar pelo menos uma parte da noite com a família antes de ir ver os amigos, a situação parece ficar mais favorável a Doni quando ele descobre que sua prima, Ariela, irá convidou para a ceia Rian, que lhe despertou um grande interesse.

Infelizmente, a tentativa de Doni de se aproximar de Rian não surte efeitos positivos e ele acaba causando uma grande confusão pois não sabia que Rian se identifica como não-binárie. Disposto a consertar o mal entendido, Doni descobre que, além do gosto em comum por panetones baratos e espumantes vagabundos, existe uma crescente atração entre ele e Rian.

Escrita por Cássio Cipriano, Panetones Baratos é uma novela natalina envolvente e emocionante que tem em sua essência todos os elementos característicos do Natal: casa cheia, uvas-passas, piadinhas sem graça e inconvenientes e, claro, um protagonista que passa por um processo de aprendizagem e autoconhecimento.

A novela traz representatividade LGBTQIAP+, sobretudo não-binárie, e levanta questões relevantes sobre as vivências da comunidade, como o preconceito sofrido pela sociedade e como algumas letras da sigla são invisibilizadas até mesmo por outros membros da comunidade.

Com cenas emocionantes e momentos engraçados e divertidos, Panetones Baratos é uma história de amor e acolhimento que merece ser lida e relida. Uma típica história de Natal pra ninguém botar defeito.

Carolina.Souza 17/12/2023

Panetones baratos é uma novela natalina que ao mesmo tempo que aborda as festividades de final de ano, também traz muito acerca de assuntos como família, sexualidade, aceitação e em como o amor pode surgir mesmo que de forma desajeitada, por isso, a narrativa ganha o leitor ao destacar a importância não só de se ter apoio mesmo que por vezes a vida seja cruel, mas também por mostrar o quanto as coisas têm potencial para dar certo, no final das contas.
com personagens fofos, a história vai sendo construída em um clima natalino, recheado de panetones baratos (sabe aqueles de mercado mesmo?), com as tradições natalinas que conhecemos bem, como a ceia em família e a troca de presentes, adiciona um toque nostálgico à história.
com um final de suspirar, a novela é uma ótima leitura tanto para curtir o final de ano, tanto para qualquer época, por trabalhar em assuntos sensíveis de forma responsável e deixar quem lê com o coração aquecido

Entre1 11/12/2023

Panetones Baratos
Que história mais fofinha e legal. Navegaremos em uma vibe natalina e de novos recomeços, um casal apaixonante e vibrante. Uma narrativa fofa e muito fluida.

leiturasdamafe 07/12/2023

Leia na noite de natal!
Recomendo ler essa novela na noite do dia 24 de dezembro! Juro, vai aumentar muito a ambientação da história! Não sou muito fã de instalove mas gostei desse, o autor trabalha muito bem e com consciência as subtramas, dá pra perceber que ele estudou muito e que a história teve muito leitura sensível. Recomendo super :)

estantedogabs 06/12/2023

Lendo um pouquinho da mensagem do autor no fim do livro, um comentário dele me chamou atenção por ser algo que tenho procurado mais esses dias. Vemos cada vez mais histórias com protagonismo queer e é bacana abrirmos cada vez mais espaço para personagens fora de padrões.

Gostei bastante do livro, é uma história de natal bem gostosinha de ler, que trata de assuntos importantes sem perder esse clima bom de comemorações e romance.

Já estive de olho em outras histórias do autor, e depois de ler essa, com certeza vou atrás de todas. Adorei a escrita, a atenção, os personagens? tudo!

missaoleitura 06/06/2023

QUE PERFEIÇÃO!
Eu amei demais conhecer esse conto natalino cheio de representatividade (bi, pan, gay, não binária). Foi uma leitura cheio de clichê que me deixaram de coração quentinho e querendo muito mais desse novo casal! Sério, tá perfeito demais

Crisssique 23/02/2023

Maravilhosa e importante
Que história linda, leve e importante. É tão lindo ler um livro com temática LGBTQIAP+ que retrata amor , além de claro mostrar a importância de respeitar o próximo como deseja ser tratado. Eu amei! O único problema é que ele é curto dmssss hahaha quero mais!

daleriku 13/02/2023

Não foi uma história ruim, mas eu não consegui me apegar aos personagens e fiquei frustrada parte da história só por causa disso.

camila1326 22/01/2023

Clichêzinho para aquecer os corações solteiros
Uma leitura leve a quem quer apenas aproveitar as páginas com um romance fofo que tem certos puxões de orelha a sociedade. Adorei, muito fofo.

Roberta142 13/01/2023

Esse título me ganhou!
Aqui conhecemos Doni, que está meio receoso de passar a ceia de natal em família. Aquela família tradicional que pergunta "das namoradinhas" no plural e faz "piadinhas" que não tem graça nenhuma e ainda nos deixam constrangidos.

Mas ele acaba tendo uma nova perspectiva quando sabe que Rian vai estar lá com sua prima. Então Doni, tem um motivo a mais para comparecer. Porém, em um diálogo fadado ao fracasso amoroso, ele acaba sendo rude, sem querer. E precisa dar um jeito de arrumar a confusão que fez.

É um conto aquileano e tem apenas 77 páginas, bem rapidinho de ler. A escrita é rápida, fluída, mas por ser um conto, não dá tempo de você se apegar aos personagens. Mas foi uma experiência única acompanhar o dia de Doni e suas relações familiares, entre amigos e nessa possível relação amorosa.

Gostei muito de conhecer a escrita do autor e já coloquei "Confluentes" na lista de leitura. Para quem já leu, no conto "Panetones Baratos" aparecem personagens do livro. Achei muito legal e fiquei ainda mais interessada.

1 | 2 | 3 | 4