Fúria

Fúria Clyo Mendoza

Resenhas - Fúria

Yasmin O. 29/01/2023

Mais uma autora mexicana porreta que chega por aqui. Esse livro foi descrito como um Pedro Páramo do século XXI ao ganhar um prêmio literário na Espanha, e de fato tem uma atmosfera bem pedro paramoniana, com sua narrativa não linear em um cenário desértico da América latina rural, cheio de criaturas fantasmagóricas, com personagens atormentados pela sede, pela guerra e pelo abandono, buscando o que se perdeu em meio a histórias entrelaçadas, superstições e maldições. A fúria era contagiosa, o desejo era contagioso, a violência, o sofrimento e a loucura, hereditários. Gostei muito, mais um livro que exige estômago.

@retratodaleitora 20/12/2022

Maravilhoso! Pesado e poético
@retratodaleitora

"A morte crescia como uma ideia semelhante à do horizonte longo, desértico. Um grande espaço cúbico negro, algo que seus olhos não podiam medir. Não entendia como aquela dor podia caber dentro de seu corpo. Era como se, para acolher o sofrimento, seu corpo tivesse ficado da pele lara fora. Sentia que todo ele estava invertido, que levava expostas as vísceras. Que seu corpo e sua dor o envolviam todo (...)"?

Fúria, da mexicana @buena.bestia, é um livro pesadíssimo e muitíssimo bem escrito sobre amor, perdas, morte, desencontros, família, guerras externas e internas e muito mais. Um livro completo, daqueles que ficam conosco, reverberando por muito tempo depois de concluído.?
Uma leitura que me tocou profundamente. Me apaixonei pela escrita da Clyo. É uma escrita limpa, poética e envolvente, e também crua, cortante. Uma escrita que me lembrou muito a Mariana Enriquez e a Mónica Ojeda, que inclusive tem um comentário atrás do livro.?
É um livro muito violento, que desperta sentimentos e emoções, e seu peso pode deixar marcas ou despertar gatilhos, então fiquem de olho.?
Como Ojeda escreveu: "Em suas páginas há ternura medo e uma escrita retumbante, rítmica, com imagens difíceis de esquecer."?
É exatamente isso. Um livro para ser discutido e digerido com muita calma e atenção, mesmo quando ficamos tão vidrados na leitura que não conseguimos largar por nada. A escrita da Clyo faz isso. Prende a gente de uma forma espetacular. ?
Leiam!