Boas Maneiras

Boas Maneiras L.S ENGLANTINE

Resenhas - Boas Maneiras

macedolz 25/05/2024

Boas maneiras
Boas maneiras é um livro maravilhoso que te prende do início ao fim.

Acho que fiquei presa nele desde o primeiro momento, fui me apaixonando pelas meninas, pelas histórias delas, pela forma como elas vão se apaixonando e tudo vai ficando melhor a cada página.

Esse livro tá no meu top favs sem dúvida, eu amei ele e daria tudo pra ler de novo como se fosse a primeira vez.

Clarissa e Ária vcs são sim o casal aesthetic do Pinterest!! Eu amo vcs duas de verdade, o casal do pop!!!

?? Ária Campos, minha grande fã número um, a Clarissa quer saber se você aceita namorar com ela.?

dundr4d 17/05/2024

Perfeito para quem tem implicância como linguagem de amor
História cativante por seu cenário e personagens com motivações compreensíveis.

dinâmica enemies to friend to lovers perfeita.

discussões importantes que não esperava encontrar em um romance, mas amei!

Babi 31/03/2024

Eu amei TANTO esse livro que, parafraseando Jane Austen, se eu o amasse menos poderia falar mais sobre. Sou até suspeita já que sou muito fã da escrita da Tine, mas juro que tenho opinião crítica sim. Aliás, no começo de "Boas Maneiras" eu até fiquei com medo de ser minha primeira "decepção" com a autora, pois foi meio arrastado e sem propósito ao meu ver, não entendi muito bem para onde o leitor estava sendo guiado e não consegui comprar a relação enemies das protagonistas, tampouco a fama repentina e o acolhimento dos figurões La Plume sem pé nem cabeça destinados à Ária. Felizmente, insisti na leitura. Dos 25% em diante, é revelação por cima de revelação e vixe atrás de eita, e, se eu não pude me conectar com o "enemies" entre Ária e Clarissa, o "lovers" me arrebatou. Elas têm o molho, a física, a química e tudo mais! Individualmente, são muito carismáticas também, assim como todos os personagens secundários, que diga-se de passagem foram grandes acertos, acrescentando muito à história (um beijo especial para Vini, Lilian e as Heras). Em questão de representatividade e responsabilidade, nem preciso mencionar (mas vou) que a Tine sempre dá um show, amei ver a Rafa super gravidinha e curtindo a vida pleníssima! O final foi bem fechadinho e sem pontas soltas, mas achei que o prefeito Batista merecia ter sofrido mais, pelo menos na ficção os políticos têm que pagar.

Reyly 13/03/2024

Boas maneiras
Mais uma vez a tine sendo impecável! Amei a escrita, o começo foi um pouco cansativo, mas depois de umas 50 páginas se desenrola bem e você fica VICIADO! Amei a conexão entre Ária, Clarissa e Vini, tine sempre desenvolve muito bem os personagens. Gostaria que tivesse se aprofundado um pouco mais na Rissa, mas tirando isso, fiquei apaixonada pelo livro!!

Duda 31/01/2024

Sou completamente apaixonada nos livros da Tine, estou tentando ler todos, porém até agora boas maneiras está entre meus 3 favoritos!
O romance é incrível e bem desenvolvido e amei as duas personagens demais, apesar de achar que o livro ia se favorecer muito de um pov da Clarisse também, deixando pouco tempo pro leitor se apegar nela!
Também amei a relação da Ária com as amigas da Clarisse e com o irmão, todas bem construídas e incríveis!
Porém de novo a Tine faz uma história maior do que o necessário e não é o primeiro livro dela que eu encontro esse problema, a história é fluida e não me irritou tanto como nas outras vezes, mas sim existia muitos eventos que poderiam ser diminuidos!
Toda a parte de vilão do prefeito também me irritou pois apesar da vingança ter sido doar seus pertences, ele continua com a imagem de um filantropo, achei bem difícil de engolir essa parte e insatisfatória!
Mas no geral amei o livro e as personagens são incríveis cheias de personalidade!

Estela d'Alva 30/01/2024

Tudo começa quando a filha do prefeito, Clarisse, compartilha sem querer um vídeo musical de Ária, que se torna famosa.

Adorei as personagens secundárias, em especial, Vini e Majuri.

Gostei muito da construção do plot: achei original e "bem amarrado".

Embora tenha sido muito bem escrito, achei alguns capítulos desnecessários para a história, demorando muito para as duas protagonistas interagirem sem tropar farpas kkkkk

Lorena 29/01/2024

Uma canção de Liz Salles
?Sem enrolação,
Não quero ser sua amiga, não
Eu quero é mais
Mais e mais, mais e mais.?
Belo Teatro ? Canção de Liz Salles

Meu Deus, o que foi esse livro????? Simplesmente fiquei sem palavras. A escrita da Englantine é uma coisa de outro mundo, a forma como ela consegue descrever tantos sentimentos, como ela tem tanta delicadeza com as palavras e ela simplesmente criou trechos de música que quando eu descobri que Liz Salles não existiu eu entrei em depressão profunda, eu já era a terceira maior fã dela (só perdendo mesmo para Ária e a Bete). Como pode uma única autora roubar todo o talento do mundo?????

A proposta do livro é simplesmente TUDO. Um rival to lovers ELETRIZANTE entre duas personagens tão diferentes, tão cabeças duras e teimosas que te deixa de queixo caído. A forma como somos apresentado a cidade de São Palomane (e consequentemente ao território político) e toda trajetória de Ária e Clarissa são de tirar o fôlego. Quando você vê, você leu 500 páginas num piscar de olhos e anseia por mais e mais.

E o que falar dos personagens? São todos tão incríveis (menos o feioso do Batista) e ver todas as nuances deles é fascinante, Vinícius é a pessoa mais encantadora do mundo e eu estou num caso de amor e ódio com a Lili.

Simplesmente virou um dos meus queridinhos. Englantine, você é tudo nessa vida.

na! 15/01/2024

boas maneiras!
música e sáficas é sempre uma ótima combinação!

eu amei com todo o meu coração. é um romance sáfico leve e clichê, algo que sempre estou pronta para ler!

clarissa e ária eu amo muito vocês?

Banana_jubs 12/01/2024

Uma banda secreta e garotas que amam garotas
Não achei que o tema fosse me prender e fui surpreendida com a rapidez que terminei esse livro. As personagens principais são uns amores, intrigantes e envolventes, a implicância mútua, o ódio e o interesse foram tão bem construídos que eu queria saber mais e mais até desvendar tudinho.

Tudo nesse livro é interessante, principalmente os conflitos que mostram que não é necessário "juntar" um casal e depois "separar" pra ter um enredo bom e gostoso de se ler.

Autora arrasou demais e já quero ver mais trabalhos dela. Gostaria de ir em um show da eras de heras também.

luiza 12/01/2024

Esse livro é um aconchego em forma de romance. Todos os personalizados são complexos, com diversas camadas e nuances; e possuem desenvolvimentos satisfatórios durante toda a história. Toda vez que eu achava que a história iria de encontro a um arco dramático clichê e desinteressante, era surpreendida por um arco dramático mais realista e interessante. E, além de tudo, eu amo como a autora conseguiu deixar a história bem brasileira. Todas as citações e acontecimentos são bem relacionáveis e são incluídos de forma natural na história. Inclusive, ler a parte sobre as enchentes foi bem interessante porque a minha cidade passou por algo parecido recentemente. Em suma, a história tem uma identidade brasileira muito divertida e natural, as personagens são interessantes e possuem uma dinâmica ótima e o romance é um quentinho no coração.

Mariana113 08/01/2024

Elite das saficas
Apenas mais uma fã da ária obcecada na rissa. incrível eu amo esse livro simplesmente um dos meus favoritos junto com todos da englantine, aliás tine te vejo como uma mãe