A órfã de Varsóvia

A órfã de Varsóvia Kelly Rimmer

Resenhas - A órfã de Varsóvia

Nadia 19/04/2024

Esperança!
Livro com personagens fortes, que mesmo em meio a uma guerra capaz de destruir suas vidas não se permitiram perder a esperança por dias melhores, e lutar pelo laço de amor para manter o que restava de suas famílias.
FÃBIO 19/04/2024minha estante
Olá Nádia. Parece muito bom. Vou incluir na minha lista de desejos.

Nadia 20/04/2024minha estante
É um ótimo livro Fãbio e muito emocionante, acho que você vai gostar.

FÃBIO 20/04/2024minha estante
Já fiz o pedido Nádia! Muito obrigado!

Juliete.Siqueira 15/11/2023

Ganhei esse livro no sorteio aqui no skoob. Peguei para ler logo e ir no sebo trocar. Nos primeiros capítulos eu estava submersa na história. Tenho uma certa atração por filmes de holocausto e tals, mas é a primeira vez que leio um livro da época. E me vi encantada, fascinada. A história mto bem escrita. Me apeguei e sofri mto com os personagens. A escrita da uma perfeita descrição de tdo, e é mto fácil entrar e entender cada detalhe dos cenários. E para quem não queria ler esse, sinto que necessito ler Verdades Esquecidas o quanto antes. O que eu sofri e chorei com esse romance, não dá pra descrever. Nota mil para a autora

Karin 08/11/2023

Um livro incrível que retrata os horrores da guerra bem como os esforços de reconstrução de vidas e de uma Polônia devastada.

Thaís Vilas Bôas 06/11/2023

O holocausto no Gueto de Varsóvia
Uma amiga me disse: “Comprei esse livro por acaso na livraria e viciei! Agora trouxe para você ler também!”

E que bela surpresa! Primeiro pensei que seria mais um livro como tantos outros que falam sobre os campos de concentração. Nada contra, esses livros são incríveis e nos revelam como o ser humano pode ser cruel – ou nos contam emocionantes histórias de pessoas que, mesmo diante de tantas dificuldades, ainda conseguem fazer o bem.

Mas esse livro sai um pouco desse estilo. Porque na verdade a história se passa no Gueto de Varsóvia. Eu particularmente ainda não tinha lido um livro com essa ambientação.

A história é ótima! Tem cada cena de dilacerar o coração!!! Inclusive, teve uma logo no início do livro que quase me fez parar de ler, ainda mais que tenho uma filha pequena... Mas continuei e valeu a pena! Porque apesar de cenas tristes, também há cenas de pessoas que se importam de verdade com o outro e estão dispostas a correr riscos para salvá-lo. Para elas, não há a possibilidade de seguir vivendo de braços cruzados vendo o que acontece ao redor.

Há outra cena no livro, mais para o final, sobre um orfanato, que acabou comigo e sei que nunca mais esquecerei. Sei que, quando eu pensar em holocausto, pensarei nela.

Enfim, como sempre digo, sou do tipo que não gosta de contar como é a história, porque gosto de ser surpreendida. Então apenas digo que, se você curte esse tipo de livro, anote a dica!!

A propósito, A órfã de Varsóvia é um spin-off do livro Verdades esquecidas. Eu também não conhecia este, mas já incluí na minha lista.

Christian Homem de Melo 22/08/2023

Inominável crueldade
O romance se desenrola em Varsóvia, Polônia, em plena 2ª Guerra Mundial.
A narrativa sobre como era a vida dos judeus no Gueto de Varsóvia é de cortar o coração. Fome, tifo, desespero...são apenas algumas das crueldades a que foram expostos.
A autora construiu personagens e os mostrou: uns esperançosos, uns revoltados e desesperados, outros fortes e determinados, outros céticos e realistas.
E com suas características, esses personagens nos conduziram por uma pequena e realista experiência acerca deste fato histórico triste.

Dandara 12/07/2023

Um livro completo, cheio de sentimentos que nos leva de um abismo a outro de forma sorrateira, durante a leitura senti muita agonia, compaixão, cumplicidade, dor, muita raiva, mas também compreensão.
A forma da escrita é boa e o desenvolvimento do livro é incrível, a autora construiu sem vontade de correr, simplesmente marcante.

Cah. 07/04/2023

Emocionante e Devastador!
Eu estava com muita vontade de ler esse livro, por ser um spin-off do livro Verdades Esquecidas. E ele conseguiu ser tão emocionante, triste , devastador quanto. Eu torci muito pela Emília e pelo Roman para que pudessem ter um futuro juntos. O que eles tiveram que vivenciar e passar durante a guerra foi terrível!

O patriotismo do Roman chega a ser revoltante, ele escolhe lutar pelo seu país sempre, se colocando em risco, o que causa uma profunda dor em Emília e seus pais adotivos.

A violência sofrida pela Emília?! Mas ela não deixou que a raiva e o ódio tomassem conta dela e soube agir de uma forma surpreendente ...

O final foi emocionante, o reencontro de Roman com a pequena Eleonora!