Clara lê Proust

Clara lê Proust Stéphane Carlier

Resenhas - Clara lê Proust

clara 18/04/2024

Meu pai me deu esse livro de presente só pq tinha meu nome na capa.
além do nome, o conteúdo tem bastante a ver comigo. a personagem principal é apaixonada por livros. e a vida dela muda completamente ao ler Marcel Proust.
a história é pouco e mal desenvolvida mas ao final do livro é mais fácil de entender a mensagem a ser passada. é um livro bem leve mas um pouco confuso entre as passagens de Proust e os acontecimentos na vida da Clara.

Fabi 17/04/2024

É bonitinho, e só.
Alguns personagens são bem dispensáveis (algumas freguesas do salão).
Deixa um mistério sobre a filha da protagonista, bem no final.
A parte boa é que acende uma vontade de ler Marcel Proust.

Adriana854 27/12/2023

Clara Le Proust
Que surpresa agradável esse livro! Livro leve, super gostosinho de ler. Mais uma excelente experiência literária proporcionada pelo Kindle Unlimited

TÍTULO: Clara Le Proust

AUTOR: Stephane Carlier

TRADUÇÃO: Ivone Benedetti

EDITORA: Record

NÚMERO DE PÁGINAS: 172 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: A pessoa que vai mudar a sua vida pode estar nos lugares mais inusitados, inclusive nas páginas de um livro. Clara lê Proust, de Stéphane Carlier, é uma verdadeira declaração de amor ao poder dos livros e da arte.

"Ao ler aquelas páginas, ocorreu algo um pouco mágico que, pela primeira vez, deixou-a pensando que os livros podiam ser melhores que a vida."

Os dias passam devagar na Cindy Coiffure. Localizado numa ruela de uma cidadezinha em Saône-et-Loire, na França, o salão sobrevive graças a uma clientela cativa com média de idade perto dos setenta anos e a uma rotina inescapável.

O lugar é administrado pela sra. Habib, uma mulher melancólica que sente saudades de sua juventude em Paris e acredita piamente que o problema do salão é o nome velho e datado. Todos os dias o lugar recebe a visita de Lorraine, dona do bar-tabacaria da esquina que sempre aparece segurando dois cafés e contando os dias para as próximas férias. Na Cindy Coiffure trabalham Nolwenn, com a expressão sempre neutra, exceto quando vê algum vídeo divertido no celular; Patrick, que trabalha apenas aos sábados e nos feriados, cuja vida de divorciado com filho não é nada fácil, mas que encontra prazer em desenhar mangás e ouvir heavy metal.

E há Clara. Seus dias no salão são sempre iguais, ela tem um namorado tão bonito que parece um príncipe da Disney ? Flynn Rider, no caso ? e um gato que não se deixa acariciar. Ela se sente cada vez mais distante da própria vida, entediada com a rotina, até o dia em que é apresentada ao homem que vai mudar a sua vida: Marcel Proust.

Delicada, irônica e cativante, Clara lê Proust é uma história de libertação pessoal e uma grandiosa homenagem ao poder transformador dos livros.

Filyppe.Saraiva 10/12/2023

Clara Te Faz Querer Ler Proust
Cumpre muito bem dois papéis: o de desmistificar a leitura de Proust, dando ao leitor que ainda não conhece a obra do escritor, muita vontade de ler. Muita mesmo. As partes onde Clara fala sobre sua leitura são definitivamente as melhores.

O segundo papel que o livro cumpre com maestria é o de servir como leitura de conforto. E isso é muito num Brasil caótico pós-aquele-governo-de-2018-que-tava-ai...

Pra quem quer uma leitura descompromissada e leve, recomendo bastante.

Sabrina Tamelini 26/10/2023

Clara lê Proust
Esse livro traz a mensagem de como uma pessoa pode mudar nossas vidas. Nesse caso como o amor à leitura muda radicalmente a vida da personagem. Muito legal! Além de trazer trechos da própria obra do Proust.

@jaquepoesia 18/09/2023

Os dias de Clara Poitrenaud são marcados pela monotonia e certa insatisfação, no salão Cindy Coiffure onde é cabeleireira, não se sente realizada, no namoro de três anos com um homem cujo a aparência lembra a de um príncipe da Disney, também não. Até seu gato não se mostra muito companheiro e tão pouco afetuoso, o que nos leva a crer que Clara tem suas razões para infelicidade. Mas quando um cliente esquece um livro de Marcel Proust no salão, Clara passa a encontrar na literatura proustiana, a companhia da qual se quer imaginava precisar.

Trechos:
"Com Proust, ela tem a impressão de ver tudo. Só pode, porque ele mostra o mundo visível em seus infinitos detalhes e outro mundo, atrás, escondido, mas vasto e poderoso, que impõe sua lei, sua vontade ao primeiro: a realidade psíquica, psicológica dos seres."
"(...) não há nada igual a Marcel para consolar um leitor solitário."

Ao nos apresentar à uma personagem infeliz com seu atual momento de vida, o autor francês Stéphane Carlier, nos revela o quanto por vezes a vida pode se arrastar em dias sem alegria. E uma vez tendo adentrado o mundo enfadonho de Clara, o leitor(a) espera ansiosamente por algo que devolva brilho à sua vida. É então que Carlier enfatiza a importância da arte, a importância da literatura.

E ao ser arrebatada pelos livros de Marcel Proust, Clara passa a encontrar beleza até mesmo no cotidiano. Em Clara vemos a nos mesmos, leitores(as) cujo a vida se transforma a cada nova leitura.

Além de falar sobre o quanto os livros têm a nos agregar, Carlier também abrange a importância da forma e do momento em que uma obra é lida.

Mariana 03/07/2023

E a vontade que fiquei de ler Proust, depois desse livro? adorei a ambientação do salão, as personagens que frequentavam e trabalhavam e como o livro foi se envolvendo na vida de Clara. uma escrita diferente mesclando as duas histórias e uma narração meio Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain.

Bookster Pedro Pacifico 28/06/2023

Clara lê Proust, de Stéphane Carlier
Quando você pensa em “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, o que lhe vem à cabeça? Um livro longo, detalhista e difícil? Então, a história criada pelo francês Stéphane Carlier vai te ajudar a desconstruir essa impressão.

Clara, a protagonista, vive em uma cidade francesa e trabalha em um pequeno cabeleireiro local. Sua rotina é comum, sem grandes acontecimentos, ao lado do namorado cuja beleza chama a atenção da dona do salão. Um dia, ela se vê diante de um presente um pouco inusitado que vai modificar os seus dias - e, quem sabe, o seu futuro. Trata-se do livro “No caminho de Swann”, primeiro volume de um dos maiores clássicos da literatura mundial, “Em busca do tempo perdido”.

Logo nas primeira páginas, Clara se vê fisgada pela forma como o autor descreve os cenários criados em sua narrativa. As cenas minuciosas despertam lembranças de sua infância e a protagonista fica fascinada com a habilidade do autor em despertar emoções apenas com as palavras.

E no decorrer das páginas vamos acompanhando essa relação de Clara com a obra. Confesso que a narrativa envolvendo a vida da protagonista não me cativou muito, sendo o mais interessante da obra as partes em que o autor trazia as leituras de Proust. Apesar de o livro não ter grandes acontecimentos, é uma leitura fácil e gostosa de se fazer.

Com cerca de 150 páginas, a obra pode ser uma boa opção para quem quer fugir de livros mais densos e com temáticas mais pesadas. E não tenho dúvidas de que você vai terminar querendo garantir “Em busca do tempo perdido” nas suas estantes.

Para mais resenhas, siga0 @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/CtulQ8rr-AG/
Chrysbarros 27/08/2023minha estante
Gostei muito do efeito colateral que o livro me causou: um misto de vontade com coragem de iniciar a leitura do Em busca do tempo perdido. Aí meio que empaquei na escolha da melhor tradução? Ediouro ou Nova Fronteira? Vc já leu, Pedro? Qual sua opinião sobre a melhor edição em Português?

Clarissa 19/06/2023

Leitura rápida
Estou começando a ler um pouco de literatura francesa, contemporânea ou não. Esse livro é suave, me prendeu com suas narrativas simples e descrição de lugares e sentimentos.
Gostei, mas teve uma história no meio que achei desnecessária ao livro, aquela parte do caso da chinesa.
Enfim, gostei.

Ju Ajax 27/05/2023

Esse livro fala sobre o poder transformador de outro livro na vida de uma pessoa.

Um livro esquecido por um cliente no salão de beleza, faz Clara aguçar sua curiosidade para ler e descobrir do que se trata tal obra. O referido livro esquecido é do escritor: Marcel Proust.

O autor possui uma escrita bem ágil, desenvolta e dinâmica, focando na vida da jovem Clara, sem deixar os outros personagens de lado.
Com o livro em mãos, Clara vai desbravando página por página, se deixando entrar de corpo e alma através dos capítulos, como se fizesse parte de todo o universo literário criado por Proust.
Essa obra é uma declaração de amor aos livros e arte em geral. Stéphane Carlier conseguiu trazer para todos os leitores a real magia do livro: ser uma porta para novos mundos.

Flá Costa 09/05/2023

Proust, quero ler você!
Este livro é, entre muitas coisas (apesar das poucas páginas) um super incentivo à leitura e obra de Marcel Proust. Terminei o livro querendo ler tudo de Proust?.e repensando algumas escolhas da vida.

Carol 24/04/2023

Gostei dos capítulos curtos e rápidos que não deixam a leitura ficar muito densa mas acho que esperava algo diferente. Sem grandes acontecimentos, a leitura acaba sendo um pouco mais lenta, mesmo com capítulos tão curtos. Não é meu estilo de leitura. Mas foi uma experiência diferente.

Carolina165 07/04/2023

Uma homenagem a Marcel Proust
Clara lê Proust é um livro que por seu estilo narrativo agradará a um público específico, ou seja, não é o tipo de livro feito para gregos e troianos.

A narrativa consiste basicamente em "recortes" do cotidiano das personagens, em que são descritos momentos corriqueiros nos quais "nada acontece". Assim podemos adentrar no dia-a-dia do salão de cabeleireiro Cindy Coiffure e sentir toda a monotonia e o tédio de sua rotina.

O livro possui vários trechos da obra de Proust "Em busca do tempo perdido". E acredito que quem já leu a referida obra terá mais facilidade em contextualizar certas passagens.

Não entendi qual foi o intuito da História de Raymonde. Para mim parece que essa história foi jogada no livro sem nenhum propósito, ou talvez, eu não tenha entendido seu propósito.

Clara lê Proust foi uma leitura rápida embora não tenha sido como eu esperava. Sinceramente não é o estilo narrativo que me cativa, embora vá funcionar para muitas pessoas que fazem parte de seu público-alvo.
Rogéria Martins 07/04/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Carol!

Carolina165 08/04/2023minha estante
Obrigada Rogéria :-)

Carolina165 08/04/2023minha estante
??

Rafa 05/04/2023

Clara Lê Proust
Um livro que fala sobre o poder transformador de outro livro na vida de uma pessoa. É isso que o leitor vai encontrar e se surpreender lendo; "Clara Lê Proust".

Clara é a nossa protagonista, uma jovem dedicada e sonhadora, trabalha em um salão de beleza em Saôme-et-Loire, uma cidadezinha localizada na França. Os dias são todos iguais, beirando o tédio da personagem principal. Porém! Uma situação em especial faz mudar tudo ao redor de Clara.

Um livro esquecido por um cliente no salão de beleza, faz Clara aguçar sua curiosidade para ler e descobrir do que se trata tal obra. O referido livro esquecido é do escritor; Marcel Proust.

O autor Stéphane Carlier possui uma escrita bem ágil, desenvolta e dinâmica, focando na vida da jovem Clara, sem deixar os outros personagens de lado, como por exemplo; o namorado de Clara e a dona do salão de beleza; a senhora Habib. Ponto positivo!

Com o livro em mãos, Clara vai desbravando página por página, deixando entrar de corpo e alma através dos capítulos, como se ela fizesse parte de todo o universo literário criado por Proust.

É uma mudança perceptível na vida de Clara, os colegas de trabalho e até mesmo seu namorado, notam uma nova pessoa com pensamentos e atitudes com um olhar mais aguçado sobre a vida e tudo ao seu redor.

Sim! Um livro pode fazer isso na vida de uma pessoa. Basta ela querer.

"Clara Lê Proust" é uma declaração de amor aos livros e arte em geral. Stéphane Carlier conseguiu trazer para todos os leitores o real significado do livro ser uma porta para novos Mundos.