Hoje, Depois, Amanhã

Hoje, Depois, Amanhã Rachel Lynn Solomon

Resenhas - Hoje, Depois, Amanhã

Gabriella.Thomaz 10/11/2023

Fofo, fofo, fofo
É um young adult que se passa em um dia - eu amo livros assim - e ainda temos um enemies to lovers muito bem desenvolvido, cheio de sarcasmos e provocações.

Amei as referências literárias, amei conhecer um pouquinho mais da cultura judaica e amei jogar o Uivo com os personagens.

Os protagonistas são muito cativantes, cada um com suas peculiaridades. Adorei o desenrolar do romance, as camadas sendo rompidas, os momentos fofos substituindo os hostis. Eles se apaixonam e a gente se apaixona por eles.

É sobre autodescobertas, sobre amadurecimento, sobre se libertar de amarras, sobre abraçar aquilo que te faz bem e não se preocupar com que os outros irão pensar.

É tão lindinho, leve e envolvente. E deixou meu coração quentinho.

isa! 26/08/2023

Eu Nunca (Rowan’s version)
Se você, assim como eu, é viciado em validação acadêmica e, por essa razão, se sente - ou, já se sentiu - muito pressionado por conta da escola, principalmente pelos vestibulares, e, às vezes, pensa que não vivenciou certos momentos importantes do ensino médio por se preocupar demais com suas notas e com o seu currículo, esse livro certamente é para você. Assim como nós, os personagens são viciados em conquistar uma certificação acadêmica perfeita, competindo entre si para validar seu mérito, apesar de perceber, ao longo do tempo, que deixaram muitas metas incompletas para trás. Portanto, esse livro é uma passagem direta aos anos finais do ensino médio, com aquela pressão cruel acerca do esperado futuro - que não é mais futuro, mas presente -, e as sensações de não ter sido a pessoa que sempre sonhou que seria, de não ser aquela garota que sua eu de 14 anos gostaria que fosse. Além disso, a história é sobre dois jovens, rivais acadêmicos, que protagonizam um dia conturbado, cheio de revelações e aventuras que mudam seu rumo para sempre, transformando-se num lindo romance.

Rowan Roth, no primeiro ano do ensino médio, escreveu uma lista das coisas que gostaria de ser ou de realizar durante o ensino médio. Para mim, isso é totalmente normal, porque, desde pequena, assisto filmes ou séries que abordam o período do ensino médio e confesso que muitas vezes me iludi com o ensino médio americano ideal - High School Musical, isso é culpa sua! No meu primeiro ano do ensino médio, também fiz muitas metas do que gostaria de ser, tanto que planejava cronogramas de estudo de muitas horas - mesmo sabendo que não iria cumpri-lo -, e, por essa razão, quando não seguia o mínimo desse planejamento, costumava me sentir inútil o dia inteiro, ou seja, minhas próprias metas são capazes de me machucar. Quando Rowan lê sua carta de desejos de quando tinha 14 anos, sente-se deprimida, como se tivesse falhado com sua criança interna. Pois, de fato, não aceitamos nossas mudanças tão bem quanto achamos que aceitamos e, assim como eu, Rowan, durante o livro, não consegue lidar com o fato de que, enquanto crescemos, nossas vontades e desejos mudam, e, só porque não se parecem com as nossas aspirações passadas, não significa que falhamos ou que ficamos para trás. Além disso, a narrativa aborda a difícil passagem da vida escolar para a vida adulta, porque, pouco se fala, em como é complicado desapegar da mesma realidade de anos e em como a despedida do ensino médio pode ser sensível para muitas pessoas - inclusive para mim! Já dizia Taylor Swift: “A notícia assustadora é que você está por conta própria agora, mas a notícia legal é que você está por conta própria agora.” Tayloooor, não sei se quero estar por conta própria!

Neil, o outro lado do romance, é um nerd completo, com seus óculos e suas chantagens de rival acadêmico, mas, ainda sim, é um par romântico perfeito. Ele tem um desenvolvimento incrível na história, apesar de ainda precisar urgentemente de um capítulo no seu ponto de vista - faria qualquer coisa por isso! Na verdade, gostaria que a questão do seu pai fosse um pouco melhor desenvolvida, mesmo que tenha sido bem abordada, gostaria de saber um pouco mais sobre sua família, porém, tenho que lembrar que esse livro se passa em 24 horas - a aventura do livro apenas, porque Neil e Rowan se conhecem desde o começo do ensino médio. Neil, assim como Rowan, também é judeu e gostei muito da forma como eles foram se conhecendo aos poucos, se descobrindo e quebrando os parâmetros que um colocou sobre o outro. Na minha opinião, a aproximação deles é a coisa mais fofa dos últimos tempos, eles conversando coisas que não contam para ninguém é muito lindo. Apesar do livro se passar em 24 horas, a história não é corrida, tem seus momentos fofos e necessários para o enredo da mesma maneira - e até melhor - do que outros livros. Neil também tem medo de deixar o ensino médio como todos nós e tenta agarrar-se aos momentos que competia com Rowan, porque foi algo que o manteve focado por esses anos. É uma coisa muito bonita. Neil é um personagem muito sensível e adorei como não tem medo de demonstrar seus sentimentos - sejam eles tristes ou felizes - com Rowan, não temendo nem por um segundo parecer frágil. É muito difícil encontrarmos personagens masculinos que, verdadeiramente, expõem seus sentimentos para a trama, mas Neil não teve essa dificuldade. Ele nos mostrou que os bonitões também têm medo de deixar a família para se mudar para faculdade e também ficam preocupados em estarem incomodando seus amigos por conta de seus problemas pessoais. Por mais que não pareça, esses personagens são muito importantes para quem é jovem atualmente, já que vivemos em um mundo que acredita que pessoas que expressam a vulnerabilidade são apenas dramáticos sem causa. Na verdade, quando mostramos que também somos vulneráveis, nos tornamos pessoas muito corajosas. E Neil é um menino muito corajoso e, principalmente, apaixonante.

O romance do livro foi estruturado de uma maneira muito interessante. No enredo da história, os personagens estão em busca de uma caça ao tesouro, tradição do último ano da escola. Essas cenas são muito divertidas, especialmente, porque os outros personagens competem com as garras, não apenas pelo tesouro, mas para conseguirem ganhar de Rowan e Neil. Aliás, essa história me lembra a série “Eu Nunca”, em que, assim como Rowan e Neil, os personagens competem entre si desesperadamente, deixando toda a turma com um certo incômodo de serem eles os alvos da excelência da classe. Confesso que, desde pequena, sou como Rowan em uma sala de aula e continuo lutando por esse papel, mas, ainda sim, me sinto um pouco egoísta por ser o ideal de comparação para diversas pessoas que têm o mesmo potencial do que eu. Durante a caça aos tesouros, Rowan briga com suas amigas por conta de seus desejos diferentes e rumos que tomarão após a escola. Essa parte me quebrou ao meio, porque, durante o ensino médio, desejamos que nossas amizades sejam para sempre - apesar de sabermos que muitas delas não serão -, e nos obrigamos a continuar gostando das mesmas coisas e ansiando por desejos antigos para que possamos manter esse ciclo eternamente, porque uma vez perdido é o suficiente para acharmos que nunca evoluiremos. Mas, o que não sabemos é que, assim como nós, os ciclos mudam conforme crescemos e eles estarão sempre lá, nunca destruídos por completo. Em algum momento, Rowan e suas amigas vão se lembrar de que a amizade que possuem ainda está lá, e - não querendo parecer nerd - seu funcionamento é como uma substância radioativa, porque nunca se desintegrará por completo. Ao longo do livro, Rowan e Neil se unem para conseguir o prêmio juntos, com todas as suas implicâncias, tornando a história muito divertida e sincera, já que passam muito tempo juntos. Na minha opinião, a melhor cena é quando eles estão na biblioteca escura da escola. Eles são fofos de morrer!

Por fim, esse livro é muito fofo, os personagens são uns amores e o enredo é muito interessante, nos levando para as dificuldades do ensino médio e a quebra da rotina. Indico para todo mundo, especialmente para aqueles que querem um romance de rivais acadêmicos divertido, com muito desenvolvimento e bastante referências a músicas antigas.
arilopes 28/08/2023minha estante
Levou um bom tempo, e sendo totalmente sincero com você terça-feira agora tem 15 dias que descobri isso ? durante uma aula de administração da produção e operações ?, mas percebi que toda minha busca de ser um bom aluno, sempre foi uma busca para ter a atenção dos meus pais. Deixa eu contextualizar, meus pais não são de me cobrar por boas notas, nunca determinaram qual curso deveria fazer, nunca precisam ir à escola por questões de notas ou brigas, nunca matei aula de professor nenhum e tinha ? ainda tenho hehe ? uma frequência impecável, eu fui, para alguns pais, um exemplo.

E mesmo assim, eu sempre recebia "você fez o deveria ser feito. Parabéns!" ou "onde está toda essa sua inteligência?". Palavras e expressões que me fizeram duvidar de mim. Então, percebi ? inconscientemente ? que se eu tivesse boas notas, não necessariamente o mais inteligente da turma, teria reconhecimento. E isso foi a minha vida toda, no ensino médio, óbvio, que tive notas ruins ? 4,5 foi a mais baixa ?, mas nunca, nunca, nunca precisei de final ou reprovei uma disciplina.

A cada ano, entrava de férias antes do previsto no calendário. No último ano do ensino médio, coloquei uma pressão imensa para ser aprovado em um vestibular ou no Enem. E sabe o que aconteceu? Eu fui aprovado em dois cursos, um na estadual do meu estado (UPE) e o outro em uma federal (UNIVASF). Óbvio que fiquei feliz, mas demorou um bom tempo até eu dizer que fui aprovado para as pessoas sem parecer esnobe ? ainda sinto que sou um pouquinho haha. E demorei mais ainda para perceber que é um grande mérito meu, uma grande conquista. Fui aprovado em dois cursos, DOIS CURSOS. Caraca meu, eu sou f0d@!!!! Só comecei a pensar assim do ano passado para cá, infelizmente.

Na universidade, na vida pós-escola, coloquei uma meta: notas acima de 8,0. Estou atualmente no 7° período do curso e a meta segue sem nenhum desvio ? isso é o maior ponto de minha vida acadêmica, a conquista que mais valorizo. Entretanto, ainda não me sinto capaz, não sinto que sou o suficiente, que minhas notas representam meu conhecimento sobre o curso.

Porque? Como eu disse, minha busca sempre foi pela validação dos meus pais e de reconhecimento. Eu me cobrei tanto e por tanto tempo que quando dou o meu máximo ainda acho que é o meu mínimo, que poderia fazer melhor. E depois disso tudo você pode estar se perguntando o que me custou? Custou minha adolescência, custou não idas a festas, não beijar na boca, não ter histórias para o depois. Não ter histórias. Não ter vivências juvenis.

E mesmo assim, ao me recolher à noite, me pergunto se sou bom o suficiente e para quem. Como disse, estou no 7° período e produzindo um trabalho de conclusão de curso (tcc) e espero, torço, choro, confio, almejo, rogo, tento acreditar, leio e escrevo para que eu consiga entregar o melhor. E o melhor é o 10,0. E essa nota não é só por mim, pela primeira vez, eu sei que esse processo é por ela também. Pela primeira vez, sei que essa nota é para alguém que sempre vibrou e torceu pela minha conquista e que, infelizmente, não está entre nós para descobrir.

Então Isa, Taylor está certa. Você descobre que está por conta própria e isso dará medo, liberdade, arrependimento, angústia e descobrimento. Você entenderá que abriu mãos de tantas coisas importantes que poderiam mudar sua vida de diversas formas por não saber exatamente porquê e para que você segue e tenta ser um modelo.

arilopes 28/08/2023minha estante
*se tiver erros ortográficos, por favor, me deixa viver a experiência de errar sem sentir culpa

isa! 29/08/2023minha estante
UAU! amigo, que incrível!! parabéns pela suas aprovações e por todas suas conquistas acadêmicas - e as pessoais - durante esses anos. tenho certeza de que você vai conquistar muito mais.

entendo taaanto o que você quis dizer. e me sinto assim também. desde pequena, eu sou como uma aluna ?prodígio? para minha família e para os meus professores. a primeira a começar a ler entre os primos, a neta que tem as melhores notas, o exemplo da turma. esse pensamento me sustentou durante boa parte da minha infância e até mesmo no comecinho da minha adolescência mas? e agora? hoje me sinto como se estivesse o tempo todo tentando manter esse padrão. será que sou mesmo uma menina inteligente ou apenas me esforço para ser assim todo esse tempo. eu não sei maaaais. por mais que esse pensamento pareça um pouco dramático, às vezes, me sinto meio perdida. nesses últimos tempos me deparei com uma situação bem chata. apesar de ainda ter esse parâmetro de boas notas na minha turma, não sou uma aluna impecável - e fiquei chocada que você nunca matou uma aula!! mas, ainda sim, me dedico aos estudos e aquilo que acredito. bom, uma garota da turma, que também é muito dedicada, disse nas minhas costas que eu não merecia as notas que eu tinha. e, sabe, ari, eu não me senti triste - até estranhei -, porque grande parte da minha vida me dediquei a querer ser mais. eu nunca enxerguei o meu potencial. por isso, as palavras dela não me magoaram imediatamente, porque ela disse coisas em que sempre pensei acerca de mim. e, depois que parei para refletir, percebi o quanto eu mesma não acredito em mim.

fico muito feliz por você compartilhar seus sentimentos comigo. espero que comece a acreditar que você é, sim, bom o suficiente. :)

ahhh naoooo!! taylor eu não quero crescer!!

arilopes 30/08/2023minha estante
Vou tentar resumir: há algumas semanas um professor da faculdade disse que a gente deveria ter cuidado com a síndrome do impostor. Às vezes, a gente não reconhece que merece, que é suficiente, que aquilo que conquistamos é através do nosso potencial. Ele disse que devemos aprender a lidar com essa síndrome ou nunca vamos acreditar em nós mesmos ? e este caminho não é prudente, virtuoso ou feliz, segundo ele, ele seguiu esse caminho por um tempo. Óbvio que ele foi bem mais duro na sua fala, mas a essência da ideia foi isso que eu disse acima.

E eu também passei um bom tempo não dando o meu devido valor. Estou tentando mudar isso, entendo que nem tudo é do meu jeito, que posso errar e que não preciso mudar o mundo. Quero aquilo, somente aquilo, que vá me pertencer um dia. Você entenderá isso e não precisa ser hoje ou amanhã. Simplesmente, em um dia qualquer você perceberá isso. Tenha calma. E o que os outros têm a dizer sobre você, pouco importa no final das contas. Afinal, cada pessoa tem uma versão de você criada pela própria psique delas. Você não pode atingir todas as expectativas das suas versões inventadas. É impossível.

"você é, sim, bom o suficiente." E espero que todas as minhas dúvidas sejam mitigadas no processo. E não só as minhas. Você aprenderá que amor próprio também é sobre reconhecer que merece e que fez por merecer. Só você pode definir seu valor. Lembre-se! ?

E obrigado! Foram conquistas felizes e que me trouxeram até esse momento. E, acima de tudo, me orgulho do caminho que trilhei, apesar de tudo!

booksophii 26/02/2024

Esse livro é tão perfeitinho MDS?
Eu fiquei chocada comigo mesma porque EU CHOREI, não tinha o MÍNIMO motivo para chorar, mas o Neil falando da família dele ???
E então a regra é clara, eu chorei, favoritei e isso né

Luana Freiire 16/02/2024

RESENHA - HOJE, DEPOIS, AMANHà
NOTA: 4.5/5?
PAGINAS: 322

? Colegas de escola
? Enemies to lovers
? Divertido

Rowan Roth e Neil McNair são riva1s a muito tempo e no último dia de aula não seria diferente... os dois desejam ser o orador da turma e Rowan está na torcida para que ela ganhe mais uma batalh@ porém seu dia já começou ruim pois faltou energia na sua casa e ainda bateu no carro do ex...

Neil sempre acha alguma forma de atormentá-la, mas naquele dia algo está diferente, talvez seja por ser o último dia no colégio ou talvez seja porque cada um irá seguir um caminho diferente... a única coisa que eles têm certeza é que Neil ganhou mais uma batalha e ele será o orador da turma.

Rowan não sabe muito o que esperar do futuro já que seu maior sonho é escrever romances comerciais, mas tem vergonha de contar para os seus pais e suas melhores amigas pois acredita que será julgada por isso, com mais uma derrota para Rowan e sendo apenas a segunda melhor da classe, ela decide que tem mais uma chance de derrotar Neil... ela precisa ganhar o Uivo, um jogo para os formandos que os fará percorrer Seattle.

Ninguém é de confiança, até suas amigas podem traí-la pois a motivação dos jovens formandos é ganhar um prêmio muito bom, mas para Rowan a maior vitória será ganhar de Neil, porém ela acaba decidindo salvá-lo e fazendo uma aliança para conseguirem chegar mais perto do final do Uivo.

Ela tem um plano, eles vão reunir tudo o que estão pedindo e no final irá acabar com ele...
Ela só não esperava descobrir que sempre teve uma quedinha por ele e para piorar tudo, todo mundo sempre percebeu e ela está no momento de negação.
Agora eles estão construindo uma amizade e a relação deles está ficando mais forte agora que estão passando mais tempos juntos...

Será possível se apaixonar por alguém que sempre odi0u?

Eu amooooo um enemies to lovers hahaha
Esse é meu segundo contato com a autora e mais uma vez fiquei presa em sua trama tão bem trabalhada e que traz muito da insegurança de quem está começando na vida adulta.
É um livro clichê? É sim e muito fofo também.
Rowan é uma garota com uma vida boa, mas que tem medo de ser julgada por seu sonho e romances que gosta de ler (me identifiquei muito rs)
Neil tem a língua afiada, é um nerd com amigos e querido por todos... ele tem um drama familiar que faz com que ele deseja ser alguém cada vez melhor...
Rowan e Neil se desafiam e fazem com que eles tentem ser cada vez melhor.
Também gostei muito dos personagens secundários que deixaram a historia ainda melhor.
Enfim, mais um livro que o hype é merecido e que recomendo muito!
Leiam ??

Byfeferreira 09/10/2023

Amei!!
Confesso que não estava esperando grandes coisas desse livro, achei que seria apenas mais um clichê adolescente e de certa forma ele é mesmo, mas é um clichê muito bem feito.

Eu gostei demais desse livro, achei a história bem com a vibe da série 'Eu nunca' com a rivalidade acadêmica entre os protagonistas centrando a trama e foi bem divertido acompanhar o jeito que essa rivalidade vai se alterando. Também gostei dos personagens e achei eles bem carismáticos e já torci pelo casal desde o início.

O único ponto 'negativo' que eu tinha achado, era que eu tinha sentido que o final acabou meio que do nada. Não achei o final ruim, acho que é legal deixar a história terminar com um novo início para os personagens, mas ainda assim queria mais e fiquei muito feliz quando no mesmo dia eu vi que a autora anunciou uma sequência que com toda a certeza eu vou ler.

Gostei bastante desse livro e recomendo para quem gosta de romance adolescente fofo e super gostosinho de ler!

Nevascaluiza7 19/06/2023minha estante
Surtou mermo

@bookslavinia 18/05/2023

Esperava mais?
Não é um livro ruim, gostei da proposta eu amo Enemies to lovers, mas esse não funcionou comigo. Talvez pelo fato de tudo acontecer muito rápido( a história se passa em um dia). Eles se odeiam, aí do nada já se amam e estão se declarando um para o outro??? Achei forçado demais ?

A história nem os pensonagens me cativaram, mas a escrita da autora é fluida e instigante.

alefrocha 18/05/2023

Eu amo romances comerciais. ?????
Ofereci minhas partes mais caóticas a este garoto, e tudo o que ele fez foi me convencer de que vai ser cuidadoso com elas.

Jugui 08/10/2023

Um dia de leitura. Eu, sinceramente, não esperava sentir intensidade nesse livro, ainda mais depois de perceber que se passa durante um dia, mas alguns diálogos foram tão doces, compreensíveis, respeitosos e dignos de finalzinho de ensino médio, que eu simplesmente me deixei sentir. Rowan e Neil foram tão lindinhos juntos e... Estou frustrada pelo fato de desejar, de coração, contar as sardas do meu namorado inexistente e beijar cada uma delas.

Willy 29/11/2023

Eu confesso que tentei me esforçar ao máximo para amar, mas não rolou. É bom, porém nada de mais. Não gostei do livro se passar em apenas um dia às vezes corrido excessivamente outra hora arrastado exageradamente. Achei o enemies to lovers fraquíssimo, também não consegui me conectar nem a Rowan e nem o Neil e sinceramente também não gostei, nem um pouco deles juntos.

Gabrielle621 10/12/2023

Um livro sobre términos e novos (re) começos
Eu simplesmente me identifiquei muito com a Rowan e seus conflitos; assim como, com a atmosfera de fim de ciclo que a autora inseriu muito bem no decorrer do livro!

Essa leitura simplesmente foi épica para mim e caiu como uma luva no momento que estou vivenciando de fim da graduação, fim de ano, começo da carreira profissional iminente... Sem contar que consegui até resgatar lembranças típicas que só o Ensino Médio é capaz de proporcionar!

A escrita é ótima e amei o desenvolvimento da personalidade dos personagens e a forma sempre singela, honesta e divertida que seus sentimentos foram sendo expressados.

É um romance super gostoso, leve, fluido, criativo e divertido. Super indico a leitura!

elo 05/01/2024

Quero oq eles têm ?
AMEI MUITO!!! normalmente não gosto muito dos livros que se passam em um dia pq sinto que tudo acontece muito rápido, mas esse por incrível que pareça não me deu essa sensação, amei muito a relação do neil e da rowan
to super ansiosa pra continuação ??

Emanuelle189 04/08/2023

Esse livro é um abraço quentinho, o conforto pros piores dias possíveis. Eu gostei demais da leitura. O desenvolvimento dos personagens foi lindo de se ver e eu me identifiquei muito com o sentimento do perdi meu ensino médio. Eu recomendo muito

Thally 04/06/2023

Romance água com açúcar.
É bem fofo, aquele tipo de livro que você quer ler sem muito dramas. O casal é bem fofo, legal a começa deles e achei criativo o livro se passar em apenas um dia, o mais chato disso foram os capítulos arrastados, sem acontecimentos relevantes ..

Carolina1109 08/03/2024

Perfeito pra ler com um pote de cream cheese e uma colher!!
Fiquei muito feliz quando vi esse no kindle unlimited e o livro me atraiu pelo simples fato de se passar em apenas um dia e ser um romance entre rivais acadêmicos. Eu gostei muito da forma que a história foi construída, as provocações, a parceria entre eles pra tentar vencer o jogo, a vibe do último dia de aula e os personagens extremamente cativantes!! Indico pra quem quer um romance fofo, inteligente e cheio de revelações!! ?
(P.S.: Artoo e McNerd são os queridos da vez)
Piovesan Panno 08/03/2024minha estante
Arrasou na resenha senhorita