O restaurador de rostos

O restaurador de rostos Lindsey Fitzharris

Resenhas - O restaurador de rostos

moacircaetano 27/12/2023

O livro poderia até ser bem interessante- e em alguns momentos é - mas... não sei. Ou a autora ou o tradutor, alguém não tem a manha, simplesmente...
A leitura se torna a todo momento enfadonha, foram 3 semanas pra terminar, um parto.

Sra. Cass 23/12/2023

Quando esse livro foi anunciado eu já fiquei alarmada pelo lançamento; o livro trata de um assunto pelo qual eu sou levemente obcecada que é as duas grandes guerras, mas ele é muito mais do que isso.
O Restaurador de Rostos narra a trajetória do cirurgião plástico Harold Gillies, de inúmeros soldados que lutaram pela sua nação e os avanços da cirurgia plástica, que ainda era quase que primitiva.
Enquanto eu lia esse livro, sentia um misto de sensações: satisfação por ser um assunto que eu adoro, por ser um livro que eu pudesse adquirir mais conhecimento, felicidade pelas narrativas dos casos bem sucedidos e tristeza profunda pelos que, infelizmente, davam errado. Também tive vontade de dar risada algumas vezes, pela forma fiel que a autora retrata os humor de Gilies, mostrando que ele não só foi um homem genialmente revolucionário mas também era um ser humano, humanizado nos amplos sentidos da palavra. Gillies não via patente, condição financeira; ele via uma pessoa, sem distinções, que precisava ter seu rosto reconstruído, ter de volta sua identidade perdida em meio aos horrores da guerra, e ele ajudava a recuperar isso.
Livro extremamente necessário, com certeza cinco estrelas. ?????

Rosangela Max 21/11/2023

Bem elaborado e rico de conhecimento e experiências.
Tem muitas informações importantes relacionadas ao impressionante trabalho do cirurgião Harold Delf Gillies em ?restaurar? rostos durante a Primeira Guerra Mundial.
Além de um contexto panorâmico sobre a guerra em si, fala sobre a dificuldade de se socorrer e tratar um ferimento no rosto, tanto no campo de batalha como nos hospitais fora dela. Como estes ferimentos afetam fisicamente e psicologicamente a vítima, como a sociedade preconceituosa e os familiares e pessoas próximas destas vítimas as encaram após os ferimentos, etc.
Este livro cita outras figuras inspiradoras e adorei ler sobre todas elas. São profissionais que fizeram a parte da equipe multidisciplinar formada pelo Dr. Gillies. Como exemplo cito o dentista Charles Auguste Valadier, que atuava principalmente na reconstrução de mandíbulas dos soldados. Essa equipe se tornou uma referência na cirurgia de reconstrução facial, dando importantes contribuições no desenvolvimento/aperfeiçoamento do que hoje é conhecido como cirurgia plástica. Anos depois, Dr. Gillies foi ampliando sua experiência na cirurgia plástica atuando em outras partes do corpo e consolidando sua reputação.
A autora fez um belíssimo trabalho em contar esta história. A escrita está impecável! Foi o segundo livro que li dela e a qualidade só aumenta.
Recomendo a leitura.
Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Interessante...

Livia Barini 22/11/2023minha estante
Também adorei este livro

evf684 31/10/2023

A medicina nos tempos de guerra
O livro o restaurador de rostos conta a história de Harold Gillies, que foi importante no período da primeira guerra mundial ao restaurar os rostos de soldados desfigurados em combate.

O livro insere o cenário da medicina nos tempos cruéis da guerra, contando os acontecimentos do conflito que matou e feriu milhões de soldados ao longo dos anos. Também temos o papel de Gillies e sua contribuição na medicina (não só dele, como também de outros médicos que também no mesmo período ajudaram a desenvolver métodos de anestesia e transfusões de sangue).

O livro ao todo momento mostra o quão cruel é a guerra, principalmente ao destacar o sofrimento e tratamento de soldados feridos e mortos, e isso foi uma das coisas que mais gostei no livro. Acompanhar o processo da restauração dos rostos de soldados que eram pacientes de Gillies era muito interessante na leitura, ainda mais com as fotos no final do livro que mostravam o antes e depois de alguns desses soldados.

Enfim, esse virou meu livro favorito da autora, superando até Medicina dos Horrores. Ela ter retratado o cenário histórico da primeira guerra fez com que eu gostasse ainda mais da leitura.

3ddy 16/10/2023

Lindsey me surpreendeu com ' A Medicina dos Horrores' e imaginei que demoraria muito para ela lançar um próximo trabalho. Até que em 2022 vi algumas publicações de uma capa de livro e pra minha surpresa era 'O Restaurador de Rostos'. Em diversas publicações dela eu perguntava quando seria lançado o livro aqui no Brasil, pois as primeiras edições só sairam em inglês. Chega 2023 e olhando alguns livros encontro ele em promoção, não preciso nem dizer que ja fui logo comprando. Chegou o tempo de ler ele e a cada página fui me interessando mais pelo assunto. Não vou mentir que pensei que o livro fosse para um rumo diferente, mas acredito que ela fez um trabalho excelente. Acompanhamos nessa série Harold Gillies e seus estudos e aperfeiçoamentos numa medicina que até então era nova, a cirurgia plástica. Houve melhor momento para essa descoberta do que a primeira guerra mundial? Acredito que não. As batalhas mais sangrentas e com maior taxa de mortalidade de todos os tempos até aquele momento. Ela intercala entre as batalhas, os danos causados aos soldados e a batalha da medicina de proporcionar a essas pobres pessoas a capacidade de voltar a ter uma vida depois da guerra. Recomendadíssimo.

maysaalvesl 13/10/2023

Surpreendente
Essa história é fantástica.
Basicamente conta como a cirurgia plástica se desenvolveu no contexto da primeira guerra mundial, por meio da reconstrução facial de soldados desfigurados e do aperfeiçoamento de várias técnicas.
Em alguns momentos o livro é muito descritivos, o que pode deixar a leitura um pouco monótona, mas é uma história sensacional.

debinha 12/10/2023

BAGAGEM HISTÓRICA GIGANTE
Para ler esse livro você precisar querer dedicar um tempo e paciência a ele.

não tomei ele como um livro de maratonar e ler em dois dias, mas sim como um livro de ler um capitulo por semana, estudar cada informação sobre a guerra, reler e pesquisar sobre tudo, ja que é histórico e massante, porém, tudo na medida do possível.

de qualquer forma, é maravilhoso.

Juliana990 09/08/2023

Livro histórico e bem interessante sobre o avanço da cirurgia plástica e outros métodos da medicina devido à eclosão da primeira guerra mundial. Bem detalhado e amarrado com os eventos históricos já conhecidos, porém achei bem cansativo a leitura por ser da área médica e eu ter zero interesse pelo tema. Para os que gostam super indico, caso não, deixe para lá.

Sil 05/08/2023

E assim surgiu a Cirurgia Plástica...

Diversos soldados apresentavam lesões faciais, que eram mais repulsivas que amputações.
O otorrinolaringologista Harold Gillies mergulhou na reconstrução facial destes feridos, criando e aprimorando técnicas reconstrutivas, priorizando a função (depois a estética), para dar uma vida mais digna aos sobreviventes.

roooobs 02/08/2023

Livro bem legal para quem gosta de história da medicina. tem bastante informação, nomes e datas, então fica meio cansativo as vezes, mas vale a pena para aprender mais sobre a 1ª guerra e o surgimento da cirurgia plástica

Bmtts 02/08/2023

O peso disso
Gente, o quanto esse livro agrega conhecimento, não é perceptível na capa.
Eu nem sabia sobre o que era a história, no começo eu fiquei surpresa e pensei em desistir, mas então eu me concentrei no que estava sendo descrito (O que não era muito light).
Essa autora tem escrita fantástica, inteligente e fluida.
É tocante o quanto as pessoas se dispõem a ajudar o próximo, o médico "protagonista" foi um dos melhores que eu li.
As enfermeiras, os médicos e paramédicos, dando tudo de si, desde sempre.

Biancacm 26/07/2023

Leitura imersiva e interessante
Esse livro não é para ser lido rápido, penso eu, porque traz muitas informações da Primeira Guerra Mundial, do contexto e das inovações trazidas pelo cirurgião Harold Gillies.
Mas não é um livro maçante. Muito pelo contrário. A autora te coloca no campo de batalha, mostra como o soldado foi ferido e o caos para chegar ao atendimento médico que era sobrecarregado. Além disso, entendemos a carga emocional e social de um rosto desfigurado.
A autora mostra a criatividade e inteligência do cirurgião que se rodeou de profissionais de outras áreas para trazer uma perspectiva completa da cirurgia plástica (reconstrutiva e estética).
Foi uma leitura boa, não dei 5 estrelas porque guardo para livros que me marcam profundamente. Essa leitura foi mais um aprendizado e uma boa visão do que foi a Primeira Guerra.

Giovanna Batalha 08/07/2023

Muito interessante. É muito fácil pensar em mudanças superficiais quando se fala em cirurgia plástica, mas Gills desde o início, já percebia o quanto isso pode influenciar o psicológico de alguém, não deixando que as limitações da época o impedissem de tentar devolver a vida e auto estima de soldados que tiveram seus rostos desfigurados devido a guerra.

Ayumi.kimura 20/06/2023

Tendo como plano de fundo a Primeira Guerra mundial, o árduo trabalho do grande pai e pioneiro da cirurgia plástica Sir Harold Gillies, um grande visionário e humanitário que conseguia ver a necessidade nao só de restabelecer as funções corporais e também de fechar suas feridas e amenizar parte de suas dores. Tentando restabelecer a dignidade e a esperança de tantos feridos que passaram por tratamento de lesões ou mutilações faciais. Gilies deixou um grande legado para cirurgia plástica moderna.

Livia Barini 25/04/2023

Um livro necessário
Quando você pensa em alguém que ficou com uma sequela de guerra em que tipo de pessoa você pensa? Em alguém com problemas mentais (stress pós-traumático, esquizofrenia...) ou em alguém sem membros (sem mão, braços, pernas, paralítico...), não é mesmo? Você não pensa em alguém sem nariz, sem os globos oculares, sem mandíbula... E é sobre esses homens que este livro vai falar.

O livro não é um romance. É um livro sobre o trabalho do Dr. Gilles, um cirurgião que criou uma equipe muldisciplinar, que desenvolveu novas técnicas, que documentou seu trabalho, que abriu as portas de sua sala cirúrgica para ensinar, que publicou livros e que lutou para que a cirurgia plástica fosse reconhecida como especialidade. Mas que, acima de tudo, fez todo o possível para consertar os rostos destroçados pela guerra destes homens.

O mais difícil para mim foi imaginar o sofrimento destas pessoas. Não é uma questão meramente estética, é não poder falar, comer, dar um beijo, trabalhar... é ter a aparência de um monstro e ser tratado como tal. Imagine ser operado em uma era em que a antissepsia estava engatinhando, sem antibióticos, sem anestesia, por um médico que não foi treinado para fazê-lo (porque não haviam técnicas para tanto)! E isso acontecer não apenas uma vez, mas quinze, dezessete... até quarenta vezes! Assustador não?

E o pior é que ainda há muitos seres humanos, tanto civis quanto militares, tendo os seus rostos destruídos pela guerra neste exato momento lá na Ucrânia, na Rússia e em tantos outros lugares onde há conflitos que são esquecidos pela imprensa.

Como dizia meu pai “A guerra é a maior demonstração da imbecilidade humana”.

Um livro necessário. Espero que sirva de alerta para os que carregam dentro de si a ânsia pelo conflito, em especial, se forem os poderosos.
Vanessa.Castilhos 25/04/2023minha estante
????

CPF1964 25/04/2023minha estante
4 estrelas ? Vou pegar meu óculos especial e ler novamente este post....