As cinco áreas da vida

As cinco áreas da vida Samer Agi

Resenhas - As cinco áreas da vida

Carlos E. Albuquerque 05/03/2024

É bom, mas poderia ser excelente
Esta leitura foi, para mim, fruto de um projeto de desenvolvimento pessoal, tenho ultimamente buscado mais leituras voltadas para o desenvolvimento de competências múltiplas, fugindo dos ?best-sellers? de coaching, que ? por experiência ? sei que em sua maioria se tratam de obras repetidas com diferentes roupagens.
Pois bem, feita essa observação vamos começar tratando do autor. Samer Agi tem sido um dos poucos criadores de conteúdo que paro para absorver com atenção o que fala, praticamente todos os dias vejo em seu Instagram algum comentário muito bem acertado sobre a nossa contemporaneidade, além de excelentes recomendações de leituras e viagens. Tive ainda a oportunidade de ler um dos livros anteriores do autor, ?Paixão Pela Vitória?, que possui excelentes ensinamentos e percepções. Justamente por visualizá-lo como referência, cheguei a ?As Cinco Áreas da Vida? com muita expectativa.
No entanto, a sensação ao ler não foi tão satisfatória como o esperado, o que encontramos aqui é um material que se propõe a tratar sobre temas horizontalmente diversos e por consequência peca ao ser demasiadamente generalista. Justiça seja feita, o livro tem pontos altos e máximas muito interessantes, muitas inclusive tenho adotado para o meu dia a dia, além de citações excelentes de grandes intelectuais. Mas é justamente na qualidade que mora seu pecado, quando as reflexões começam a ganhar robustez o assunto é encerrado abruptamente deixando pontas soltas no raciocínio e um certo gosto de ?poderia ir além?, poderia ser uma brecha para a reflexão do leitor, mas acaba mesmo soando mais como uma parte em falta.
Dentre as máximas que citei, a frase ?Se não houver paz, não faça? me foi muito útil na tomada de várias decisões desde que tive contato com ela nessa obra, o autor nos instruiu a entender esse pensamento como um ?árbitro do coração?. E nesse mesmo sentido, na sequência, Samer sintetiza citando brilhantemente Rubem Alves: ?Você não é culpado pelo seu sentimento, você é culpado pelo seu comportamento?.
Quando trata da vida profissional o autor diz que ?Independentemente do caminho que tomar seja grande?, a frase ao primeiro olhar parece genérica, mas somada ao contexto da obra é muito potente ? e talvez o fato de se encaixar em minha busca por esclarecimentos tenha potencializado essa interpretação. Gosto ainda do olhar cuidadoso para saúde mental no processo de desenvolvimento que Samer Agi propõe, sempre ponderando entre diferentes cenários e limitações, contexto em que cita Nietzsche: ?Ignorar os afetos é castrar o intelecto.?.
Nas diversas ?crônicas? que encerram o livro uma ideia permeia todas as entrelinhas, somos os únicos responsáveis por nossas decisões e pelos caminhos que escolhemos ao longo de nossa jornada, portanto, ao definirmos um plano para o que almejamos é preciso tratar com compromisso e fidelidade cada degrau pelo caminho. ?É você quem escolhe o risco de ser feliz ou a segurança de ser medíocre.?
Em síntese, é bom. Mas poderia ser excelente. Temas relevantes, mas sem a devida exploração, permeados por brilhantes citações e reflexões do autor. Certamente é uma leitura muito valiosa, principalmente para quem trata com seriedade a busca por um genuíno desenvolvimento pessoal.

?Em vez de citar os motivos para mudar, enumere as razões para prosseguir.? ? Samer Agi, As Cinco Áreas da Vida

Lucas1429 05/05/2023

Maravilhoso!
Sou fã do Samer. O conheci nas redes sociais por indicação da minha namorada e de cara gostei do conteúdo dele. Ele tem uma oratória muito boa e sabe muito bem falar sobre todos ps assuntos abordados, de uma forma que você se sente em um cafe, de frente pra ele, conversando.
Me ajudou bastante no desenvolvimento pessoal e com certeza lerei de novo.

Damylla.Branco 03/03/2023

Excelente!
No começo eu pensei que não fosse gostar do livro. Samer é bem religioso e fala bastante disso no primeiro capítulo.. discordo de algumas coisas mas prossegui na leitura ( ainda bem). Vários tapas na cara que fazem total sentido. E as reflexões ao final são magníficas como todo texto q ele sempre compartilhou no Instagram! Vale a leitura.