Quem conta essa história?

Quem conta essa história? Simone Velloso...

Resenhas - Quem conta essa história?

Deise.Maria 29/03/2024

Existe vida após o abuso narcisista. Lute!!!
Existe alerta mais forte do que esse???
Em Quem conta essa história de duas autoras que se conectaram através de experiências vividas por abusadores conhecemos as facetas do abusador nacizista e da dinâmica do relacionamento em que as vítimas são envolvidas .é de arrepiar os diálogos dos muitos personagens abusadores e vítimas, o leitor acompanha cada lado da história ,ao passo que as autoras mostra características do relacionamento naczista e maneiras de obter ajuda . Irei apontar algumas facetas que aprendi ao longo dessa leitura sobre relacionamento nacizista:
* O nacizista tem como alvo vítimas wue seja fácil de envolverem ,pessoas carentes ,emocionalmente frágeis, pessoas que se expõe muito em redes sociais. E algumas até fizeram parte de algum grupo de amigos no passado e que de alguma maneira o rejeitaram.
* Dedois que escolhem a vítima, eles começam a envolve- las no Love Bombing ou bombardeamento de amor ,é uma etapa do jogo onde tudo acontece rápido, mensagens ,convite pra sair ,declarações de amor .E num instante seguinte a vítima ka está emocionalmente apegada.
* o abusador isola a vítima, mantendoa a asfatada de familiares e amigos para exercer seu poder .
* o abusadores gosta de se sentir no controle,no poder, ele manipula , orquestra situações que fazem a vítima se sentir culpada por não se empenhar na relação, some por dias quando a vítima não está fazendo o que ele quer,usa dinâmicas como a triangulação, que é os parentes, amigos ou um ex namorada(o) para manipular a vítima, ele prende a vítima num ciclo de dependência emocional donqual fica difícil de escapar.
* Depois que a vítima não serve mais a seus propósitos vem o Descarte ,onde ele se livra da vítima mas pode recorrer a ela novamente so pelo prazer de e exercer seu domínio.

> Como de livrar de relacionamentos assim ?

* mantendo distância se preciso bloquear de redes sociais .
* não abrir nenhuma brecha emocional
* buscar ajuda profissional para não ter o retroalimentacao ou seja não voltar a pensar de forma afetiva na relação.
Eu tô em choque com esse livro ,nunca vi algo parecido e aprendi tanto com esse tipo de leitura . Os jogos cerebral,a manipulação, a desvalorizacao ,os quatro topos de nacizistas ; oculto, mental,grandioso e maligno. A cadeia que eles envolve a vítima onde eles sugam o tempo,a auto estima e os bens materiais da pessoa apenas para satisfazer seu ego ,uma necessidade de s autoafirmação no mundo.
E tudo muito forte e impactante cada relato e nos ajuda muito a abrir os olhos para esse tipo de abuso .Recomendo que leiam é muito importante principalmente quem já passou por esse tipo de situação.

Marcia.Santos 01/01/2024

Relacionamento abusivo com pessoas narcisistas
O livro é bom e de fácil leitura
As autoras explicam o espectro do transtorno de personalidade narcisista, o ciclo do abuso narcisista e dá algumas dicas de como sair desse ciclo.
Cada capítulo tem uma história de relacionamento abusivo, contado pelo narcisista e pela vítima. Pra cada caso narrado tem uma explicação sobre os tipos de comportamento presente nas pessoas com transtorno de personalidade narcísica
É bom ressaltar que o livro pode despertar gatilhos emocionais, então vá com calma.
O único ponto negativo pra mim é que o livro estigmatizada muito as pessoas com esse transtorno e isso pra mim não ajuda muito na conscientização da sociedade para esse transtorno.
Embora possamos sentir raiva de pessoas com tpn, não podemos esquecer que elas tem um transtorno de personalidade que infelizmente não tem cura, só tratamento.
Enfim, recomendo a leitura desse livro para todas as pessoas que vivem ou viveram um relacionamento abusivo com narcisistas

poli 21/11/2023

Perversão em nível hard
Um livro pesado. Extremamente pesado, difícil de ler em muitas passagens. Em contrapartida, é necessário aceitar e compreender que pessoas assim existem.
Enxergo essa leitura como uma forma de nos manter em alerta. Narcisistas estão em toda parte. Na família, no trabalho...em todos os lugares, sem exceção.
Perversidade pura.
Um livro indispensável , mas não é para todo mundo.

Lore 27/10/2023

Você pode recomeçar ?
Sim, um livro tão necessário depois que você finaliza relacionamentos na sua vida. Você entende muitas coisas que não gostaria de admitir serem verdades. É um livro que te dá um tapa na cara e de abraça ao mesmo tempo. Desejo a todos que lerem esse livro que você tenha uma fonte de apoio pra conseguir sair desse ciclo. Que sua vida não acabou e que você consegue voltar a ser você mesma. Sério, você consegue! Sabe aquele amor tão necessário? Sim, o amor próprio aquele que te faz brilhar a sua volta?. Ninguém vai te amar tão verdadeiramente como você mesma ?????(Além do Criador óbvio)

bea666 17/08/2023

Até q é bom
Sinceramente eu esperava que o livro fosse abordar outros tipos de relação com pessoas narcisistas. apesar do livro focar 100% nos relacionamentos românticos (msm sem excluir as outras experiências do discurso) eu esperava um pouco mais de profundidade sobre as complexidades dos outros tipos de relação (amigos, parentes, etc).

me identifiquei em diversos pontos, por isso achei bem bom, mas n vou mentir que esperava algo a mais.

Mayara.Gastino 20/03/2023

Necessário!
Simone é a pessoa que mais fala sobre essa temática de uma maneira prática para que consigamos compreender dentro do nosso dia a dia. Conhecimento liberta, seja no livro ou no canal do YouTube. Leitura necessária para o despertar da vítima.

Gustavo 14/01/2023

Se me perguntassem um ano atrás o que eu estaria lendo hoje, eu não chegaria nem perto de acertar. Ainda não sei se acomodei e equilibrei a quantidade de informações que coletei sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) na minha cabeça nos últimos meses.

As autoras nos apresentam tipos diferentes de narcisistas, sendo homens ou mulheres: o oculto, o grandioso, o cerebral e o perverso. E, além das características de cada tipo, há também uma discussão, mesmo que breve, das teorias que explicam a formação e o desenvolvimento dessas pessoas que podem ter sofrido abuso e/ou foram negligenciadas na infância ou, até mesmo em um cenário oposto, foram criadas em contextos muito permissivos; o que não deixa de ser uma forma de negligência também.

Embora os contos que integram o livro nos façam ter ódio dos narcisistas, não podemos esquecer que eles são vítimas desta condição e que carregarão este fardo para o resto da vida, já que não existe cura para transtorno de personalidade, o que, por sua vez, implica em muito sofrimento interno.

Dito isso, acho que posso falar que o grande triunfo do livro, na minha opinião, é o relato das histórias na perspectiva do narcisista. A perspectiva da vítima, por mais dolorosa que seja, já é "bem" conhecida por todos. Acredito que o aprendizado maior esteja concentrado em como os narcisistas entram na vida dessas pessoas e destroem tudo o que existia antes da sua passagem; basicamente, os aspectos emocional, psicológico e social da vítima são aniquilados. Infelizmente, não é um exagero falar assim... E, não, não estou me referindo apenas aos relacionamentos "amorosos", mas o narcisismo em outros contextos: pais/filhos e patrões/empregados.

Outro ponto forte do livro são os conceitos abordados no final de cada conto, representando as fases do ciclo de abuso do narcisista na vida da vítima e algumas técnicas empregadas por eles: o love bombing (bombardeio de amor), o espelhamento/projeção (faking future), a manipulação (gaslighting), a desvalorização (tratamento de silêncio), o descarte, a difamação (macacos voadores) e o hoovering (meios diversos de trazer a vítima ao ciclo abusivo de novo). Da parte da vítima, são abordados os conceitos de contato zero e da pedra cinza.

Enfim, um baita aprendizado e um ótimo livro para identificar comportamentos abusivos no dia-a-dia, já que o transtorno de personalidade só pode ser diagnosticado por um profissional da área da saúde (psiquiatra ou psicólogo).