Vou te dizer o que penso

Vou te dizer o que penso Joan Didion

Resenhas - Vou te dizer o que penso

Rafaela2414 31/01/2024

Joan Didion tem muito a dizer aqui
Esse livro foi meu primeiro contato com a autora e sendo bem sincera, comecei sem ter a menor noção do que esperar.
O livro traz alguns contos da Joan e mostra direitinho como a cabeça dela funcionava e como o jornalismo se apresentava pra ela e vice-versa.
Com certeza é uma leitura muito importante para aqueles que querem seguir na área e precisam ter uma visão diferente e "arcaica" sobre questões políticas, pessoais e de mundo.
Tive bastante dificuldade de entender alguns contos, principalmente por causa da linguagem que é usada no livro, antiga e rebuscada. Mas acredito que daqui uns tempos, com mais experiências de vida e de trabalho, o livro se torne uma leitura mais fácil e prazerosa pra mim.
Como primeiro contato, foi uma leitura muito surpreendente e singular.

Mariana Dal Chico 27/03/2023

Meu primeiro contato com Joan Didion veio com seu último livro publicado em vida, “Vou te dizer o que penso”, com tradução de Mariana Delfini, publicado pela @harpercollinsbrasil que me enviou um exemplar.

O livro traz doze ensaios com temas variados, o prefácio de Hilton Als destaca que “sua não-ficção narrativa é um questionamento sobre a verdade. “[…] a verdade é provisória e que a única coisa que garante é quem você é no momento em que escreveu isso ou aquilo, e que suas alegrias, os seus vieses e preconceitos também fazem parte da escrita […]” p.9

O ensaio “Sobre não ser escolhida pela faculdade que você escolheu” escrito em 1968 continua atual, já que a pressão sobre os jovens na hora do vestibular é cada dia maior e nos faz pensar sobre as expectativas dos pais em relação a vida dos filhos. “[…] Descobrir qual o seu papel, aos dezessete anos, já é suficientemente difícil sem receber um roteiro de outra pessoa em mãos.” p.50

“Por que escrevo” é outro ensaio que entrou para minha lista de favoritos, aqui a autora fala sobre o ofício da escrita, “[…] inscrever palavras no papel é a tática de um agressor secreto, uma invasão, uma imposição da sensibilidade do escritor no espaço mais pessoal do leitor.” p.63 “[…] Escrevo exclusivamente para descobrir o que estou pensando, o que estou observando, o que eu vejo e o que isso significa” p.66 Me identifiquei muito com essa frase, porque é exatamente assim que me sinto quando escrevo no meu diário.

Sempre tenho um sentimento agridoce quando leio diários ou cartas de personalidades que não necessariamente autorizaram aquela publicação, ao mesmo tempo que eu sinto como se estivesse mais próxima desses autores, também sinto que estou invadindo sua privacidade. Esse é um tema que a autora abordou em “Última palavras”.

Comentei apenas meus três ensaios favoritos, mas o livro como um todo é excelente e me fez entrar na fila para conseguir uma carteirinha de fã de Joan Didion.

site: https://www.instagram.com/p/Cpsgq5yLZ5i/

Carol Ernst 23/04/2023

Como sempre, Didion
Devorei esse livro, assim como todos os outros que li da autora. Com ensaios que vão dos anos 70 a 2000, Didion se debruça sobre diversos assuntos relevantes à cultura americana. Os ensaios sobre Nancy Reagan, Hemingway e Martha Stewart são interessantíssimos, enquanto aquele sobre a escrita traz o olhar da jornalista sobre a sua própria arte.

tooonho 27/12/2023

É impressionante o que Didion faz com as palavras, os textos, os acontecimentos. é como se víssemos Dalí pintando um de seus quadros ou Michelangelo esculpindo Davi. É magistral e impossível de reproduzir...