Canción

Canción Eduardo Halfon

Resenhas - Canción

Debora 04/11/2022

Canción não fala de música, é um apelido
Com o título da resenha tento despertar curiosidade. Fui ler o livro sem ter ideia do que tratava.
A escrita de Halfon é rápida e, em certos pontos, irônica.
Neste livro o autor reconstrói a história da Guatemala e, junto, o sequestro do seu avô pela guerrilha, tudo isso a partir de uma palestra de escritores libaneses no Japão (sim, é esta mistura mesmo). Tem muitas partes entrecortadas e entremeadas, o que fez com que eu me perdesse algumas vezes. Mas o resultado final é interessante e a leitura é fluida.
E quem é Canción? Leia pra saber rs

Ivandro Menezes 18/10/2022

Canción
Em Cancio?n, Halfon traz num registro memoriali?stico um dos momentos de tensa?o da histo?ria recente da Guatemala. A partir de arquivos, memo?rias e encontros vai recontruindo a trajeto?ria de seu avo? libane?s que na?o era libane?s, e do episo?dio de seu sequestro pela guerrilha guatemalteca.

A narrativa na?o linear e intercambiada vai costurando, com exi?mia habilidade e fluidez, percepc?o?es, reflexo?es e reconstruc?o?es entre o avo?, o pai?s, o narrador e sequestradores.

Nesse processo de reconstruc?a?o ha? igualmente um processo de reconstruc?a?o identita?ria. Algue?m buscando compreender seu lugar no mundo. Isso fica evidente quando o narrador se encontra em To?quio para um encontro de escritores libaneses, mesmo sendo guatemalteco vivendo nos Estados Unidos e neto de um libane?s que na?o era libane?s.

O deslocamento imposto por guerra ou ditadura impo?e esse lugar demarcado por na?o reconhecer-se de onde veio ou de onde vive.

Halfon consegue com destreza, uma escrita agrada?vel, econo?mica e eficiente construir a confusa?o em que seu narrador se encontra.

Na?o e? um livro com apelo, frases empolgantes para destacar e colocar na legenda de uma selfie, mas mante?m uma cade?ncia lenta, tensa?o constante e fluidez para pec?a a pec?a revelar uma paisagem, uma fotografia de um momento especi?fico de sua fami?lia, de seu pai?s e de sua histo?ria.

Carla Verçoza 01/12/2022

Nessas memórias, o autor recorda acontecimentos da infância, através do episódio do sequestro de seu avô, revê também a situação do país, a violência dos militares e dos revolucionarios.
Ele investiga como se deu o sequestro e tenta conhecer um pouco mais da biografia do avô.
Gostei bastante, recomendo.

@buenos_livros 07/11/2022

Canción - Eduardo Halfon ??
?Sentado à minha direita, um famoso escritor libanês, embora nascido em Manaus, Brasil, se aproximou de mim e sussurrou em meu ouvido que cada libanês inventa para si um Líbano pessoal porque o Líbano como país na verdade não existe, e me ocorreu que se poderia dizer o mesmo de cada guatemalteco.?
. 82/2022
. Canción (2021)
. Eduardo Halfon ??
. Tradução: Joca Reiners Terron
. Auto-ficcao | 103p. | Livro
. @editoramundareu
. Halfon combina histórias da guerra civil guatemalteca com a jornada da sua família, da diáspora judia do Líbano, sempre usando as palavras com beleza e fluidez. No entanto, não me conectei com a história, senti que as idas e vindas entre três períodos ficaram rasos e destaco somente o eixo narrativo do sequestro do seu avô e a conexão com o guerrilheiro Canción.
. ??????