Impacto Positivo (Net Positive)

Impacto Positivo (Net Positive) Paul Polman
Andrew Winston

Resenhas - Impacto Positivo

Luiza 01/11/2022

É possível para uma empresa dar mais do que tira
Eu ganhei o livro "Impacto positivo" da Editora Sextante e esse livro foi uma das grandes surpresas da minha lista de leituras do ano.

Em meio a um contexto nacional e mundial completamente desesperançoso, esse livro mostra como as empresas podem causar impacto positivo no mundo sem deixar de gerar lucro, focando em sustentabilidade corporativa.

O livro começa contando a história da tentativa de aquisição da Unilever pela Kraft Heinz e se desdobra em uma história profunda que mostra porque a aquisição deu errado. Ele mistura a trajetória da Unilever com exemplos de outras empresas que estão revolucionando a forma como transformam o mundo para as futuras gerações.

(página 57)
"Precisamos encontrar soluções vantajosas para as partes interessadas importantes que normalmente não tem assento à mesa, como futuras gerações e o próprio planeta. Deveríamos entregar menos problemas aos nossos filhos e netos e não mais."

Ao longo dos capítulos, vamos descobrindo os alicerces desse novo modelo, as características fundamentais desses novos líderes, o USLP (Plano de Sustentabilidade da Unilever), como transformar a organização por dentro, como promover a transparência e criar parcerias, como extrapolar a cultura para além da marca e, para finalizar, quais são os desafios e oportunidades que o futuro próximo reserva.

(página 331)
"'Não pode haver paz sem o desenvolvimento igualitário [...] nem desenvolvimento sem administração sustentável do meio ambiente num espaço democrático pacífico. No decorrer da história, chega um momento em que a humanidade precisa se elevar a um novo grau de consciência [...]. Um tempo em que precisamos abandonar o medo e dar esperança uns aos outros. Esse momento é agora."

A Unilever mostra que é possível solucionar problemas do mundo de forma lucrativa e não lucrar com a exploração do problema, ou seja, dar mais do que tira. Recomendo esse livro a todo mundo que já se questionou como será o futuro ou desejou um futuro melhor no planeta.

site: https://youtu.be/8V9Axju_V-o