O crime do bom nazista

O crime do bom nazista Samir Machado de Machado

Resenhas - O crime do bom nazista

MatthewsVianna 10/06/2023

Narrativa curta, direta, sem muita inventividade, porém com uma ótima reviravolta. Perfeito para passar o tempo depois de uma quase ressaca literária!

Leila de Carvalho e Gonçalves 20/03/2023

Uma Releitura
De Samir Machado de Machado, O Crime Do Bom Nazista é uma releitura dos romances da Era de Ouro da Literatura Policial, ao abordar um assassinato de difícil solução que desafiará até os leitores mais experientes, habituados a ?usar suas pequenas células cinzentas? para elucidar enigmas.

A narrativa é uma variante do crime do quarto fechado e boa parte da ação remete ao ano de 1933, estando restrita restrita ao dirigível LZ 127 Graf Zeppelin, que no entreguerras realizou voos comerciais entre o Brasil e a Alemanha. Aliás, na época, essa viagem só podia ser realizada de navio, 2 semanas sacolejando em alto-mar, ou dessa outra forma, 4 dias entre as nuvens, já que a primeira linha aérea transatlântica da aviação brasileira só foi inaugurada 13 anos depois.

O caso gira ao redor do envenenamento por cianureto de Otto Klein, um fornecedor de café cujo sucesso comercial está curiosamente associado a ascensão do Nazismo em seu país. Já, quem assume a investigação é Bruno Brückner, um detetive de polícia berlinense que estava no mesmo voo a caminho do Rio de Janeiro.

Quanto aos suspeitos, três passageiros despertam a atenção por terem mantido maior proximidade com a vitima: o médico sanitarista Karl Kass Vöegler, um famoso eugenista, a insuportável baronesa Fridegunde van Hattem, além de William Hay, um mimado filhinho de papai.

Por sinal, o livro é resultado de um cuidadoso trabalho de pesquisa, em especial, sobre a perseguição aos homossexuais durante o Terceiro Reich. Fazendo uma analogia com os dias atuais, o que salta aos olhos é a permanente necessidade de combater a expansão nazista no seio da sociedade.

Divirta-se!

Natália 20/06/2023

Livro curtinho, pra ler bem rápido e se envolver muito com a história! em vários momentos vêm a tona situações que parecem muito com o Brasil de hoje, o que é engraçado/triste e muito perspicaz da parte do autor

Luiz Santiago 12/03/2023

Cruzando o passado e o presente
Uma forma muito boa de costurar situações sociais e ideológicas em tempos diferentes. Uma ação que se passa em 1933, mas que parece ter saído de todos os jornais brasileiros do final de 2018.

[Plano Crítico]
planocritico.com
Mirella.Maria 13/03/2023minha estante
É exatamente isso! O autor escrevendo em 2023 nos escancara perfeitamente o quão próximo estamos daqueles em 1933. Fora toda a ambientação que amamos de um bom romance policial já tão conhecido, sem ser clichê. 10/10.

Bruna 13/11/2023

Uma ficção histórica policial, com um baita plot twist. Uma viagem pelo pensamento idólatra e preconceituoso do nazismo. Uma espécie de vingança através da ficção por tudo de ruim que fizeram ao diferente. Não dá pra falar mais se não entrego a surpresa. Só digo que é super rápido de ler, tem um mistério interessante e uma reviravolta que realmente pega a gente de surpresa.

Gabriela.Gambassi 06/01/2024

Cara... Que livro sensacional. Ele surpreende a cada volta e conta uma história rápida, mas deliciosa. Bebe da fonte da Agatha Christie, mas de uma forma 100% brasileira e dinâmica. Amei.

Bia 10/07/2023

Excepcional
Sabe aqueles livros que dizemos que todos deveriam ler? Este é um deles. Livro que, ao desenrolar um enredo muito bom, nos mostra parte da nossa história que fundamenta onde estamos hoje. Nos perguntamos como chegamos numa situação onde um fascista foi eleito, em pleno 2018. Este livro nos ajuda a entender parte do problema. Recomendadíssimo!

MarcosQz 14/07/2023

NÃO É UM LIVRO PARA BOLSOMINIONS
Primeiro livro que leio do Samir Machado de Machado e adorei.
Primeiramente, se você for um bolsominion, não leia este livro, já que ele é um tiro em cada nazifascista que existe nesse país e no mundo.

O título me gerou a sensação de um duplo sentido ao final da leitura, o que foi bem interessante.
Um homem é morto durante uma viagem num zepelim, alguém que não parece ser exatamente quem diz que é, o problema é que não se pode confiar em ninguém na história.
Confesso que tive minhas suspeitas desde o início do livro e acertei em partes, já que a reviravolta é absurda, não foi exatamente o que esperava, mas cheguei bem perto.
Uma narrativa que envolve crime, investigação, romance homossexual, nazismo e vingança de uma forma fabulosa e claro, como disse antes, não é um livro para bolsonaristas, pois durante a leitura é impossível não fazer relações entre a narrativa e o período que vivemos durante o (des)governo do inelegível (risos infinitos).

O Crime do Bom Nazista é uma livro curto, escrito de forma bem investigativa, somos bombardeados de informações o tempo todo, sejam fictícias ou reais, que complementam e enriquecem ainda mais a narrativa de forma intensa e prazerosa.

Ficaria muito feliz de ver essa obra adaptada, o que daria super certo, pois é praticamente um roteiro pronto.

bardo 29/10/2023

É sempre uma grata surpresa quando você se vê surpreendido pelo plot e pela proposta de um livro. O presente faz as duas coisas. Pela sinopse o leitor espera uma boa história policial aos moldes dos grande livros do gênero. Tal expectativa não será frustrada, o autor habilmente se referencia a vários clichês do gênero, que o leitor certamente reconhecerá.
Conforme a leitura avança entretanto logo se percebe que a aparente leveza é ilusória, quem espera um livrinho despretensioso de mistério de repente se vê em meio a uma quantidade considerável de referências e personagens históricos, não tão conhecidos do público em geral.
Ao avançarmos a leitura vai se tornando asfixiante e tensa, por mais que a história se refira a um tempo passado, os paralelos com o tempo presente são inevitáveis, ainda mais pelo fato do autor colocar certas falas muito familiares aqui e ali. A crítica é ácida, mordaz e implacável.
Segue-se então o crime e muito não pode ser dito para não estragar a experiência do leitor. O que se pode dizer é que em paralelo ao mistério o autor leva o leitor a um rápido passeio pelo inferno, o texto pesa e pesa muito, tanto pela crueldade do que é descrito quanto pelo paralelo com o momento atual.
Em suma O Crime do Bom Nazista é um livro inusitado, multifacetado que tanto vai arrancar sorrisos do leitor como também deixá-lo desconfortável e pensativo. Caberia um aviso de gatilho, por outro lado às vezes é preciso um “cavalo de troia” para que as pessoas olhem para temas que de outra sorte desviariam os olhos indiferentes.

Pedro3906 06/06/2023

Propôs e entregou
Meu maior desgosto com romances policiais é a dita enrolação, o clima de mistério que soa pedante. Em O crime do bom nazista, Samir não só reduz ao primoroso e essencial, como fabrica personagens arquétipos simples e engenhosos que, egoístas de si, não nos doem a cabeça de atitudes e decorações de páginas. A trama se desenvolve linearmente, alçando uma narração de fatos típica dos romances policiais perto do fim, recheada de referências históricas e personalidades interessantes (deixo aqui minha angústia de ler a cena de agressão no beco, há tempos não sentia isso).

Adoro e creio necessária uma literatura que explore nossa sexualidade e existência no mundo, ainda mais num recorte social cada vez mais crível aos olhos atuais, onde o extremismo e o fascismo ressurgem em retrogosto de nossa própria destruição neoliberal. É de rir nervoso com passagens e fraseologia que estamos cansados de ouvir, e horrivelmente vindas das mais podres entranhas nefastas, de nosso contínuo assassinato.

Uma simplicidade que diz muito. Talvez não seja o melhor, nem o mais completo, nem o perfeito requinte dos romances policiais, o que não significa encarnar pouca coisa.

Priscylla 11/01/2024

Um crime e um mergulho na história
Que livro envolvente! Aparentemente seria apenas mais uma investigação de um crime, mas o pano de fundo que o Samir trás para a história é incrível e completamente necessário no mundo de hoje.

Ina 30/07/2023

O humor irônico deste escritor é muito bom, a hostoria super bem contada, super gostosa de ler, e bem rapidinha de ler, comecei e n quis mais parar ate chegar o fim

Gus 10/06/2023

Sem enrolação
Livro de investigação rápido, com uma história fechada e sem enrolação. Além disso, existem críticas fortes para aquela época e que se assemelham BASTANTE com o que vivemos nesses últimos tempos. Não imaginei que ao final o livro viraria um romance, mas me surpreendeu bastante.