Recordações pessoais sobre Joana d

Recordações pessoais sobre Joana d'Arc Mark Twain

Resenhas -

dosesdeliteratura_ 22/04/2024

Joana, uma santa, mulher e visionária!
Atualmente temos inúmeras histórias sobre Joana D?arc; histórias essas que são mínimas perante a grandiosidade desse livro e dessa personagem.

Mark Twain demorou 12 anos para finalizar esse livro, entre pesquisas e leituras sobre a verdadeira - e não contada - história de Joana.
Sabemos pelos relatos que ela era uma simples aldeã que foi para a guerra lutar pela libertação da França, mas, nesse livro entendemos que ela era muito mais que isso.
De fato, para uma menina de 14 anos era quase impossível saber tantas técnicas de guerra, organização ou mesmo escrever cartas - estamos falando de um século onde mulheres nem se quer tinham opiniões. Entretanto, de uma forma mística, ou religiosa, essa simples menina conquistou o rei da França e todo seu exército, se tornando uma comandante respeitada e politicamente amada!

Até então foi o livro mais bem escrito que já li! Foi impossível pausar a leitura em alguns momentos. Entrei na história e me tele transportei até à França do século XV, me tornando melhor amiga de Joana!
E sim, para você entender melhor essa linda história, não deixarei spoiler algum, apenas uma singela reflexão: Se Joana vivesse nos dias atuais, seria condenada como bruxa, ou denominada heroína?
Rafael Nini 22/04/2024minha estante
Acho muito louco o fato do Mark Twain, que naturalmente relacionamos a obras como Huckleberry Finn e Tom Sawyer, ter escrito um livro sobre Joana D'Arc. E não só ter escrito, mas ter se dedicado tanto a isso.
E pela sua resenha, fica evidente que se conectou muito à obra! Espero que mais pessoas leiam essa resenha e se interessem em ler a obra também!

Thais 12/04/2024

Um bom livro!
Para você que só conhece Joana D?Arc de ouvir falar indico a leitura.

A primeira parte relata a infância e juventude de Joana e o quanto ela já demonstrava ser uma criança cheia de personalidade e caráter. Começamos a entender como ela é agraciada e tem uma grande fé em Deus, fazendo com que a sua intimidade com o mundo espiritual revelasse seu dom da visão e profecia.

A segunda parte conta como ela se tornou general e donzela da França, são lindos trechos.
A última ficamos conhecendo o processo de julgamento e acusações.

Gostei muito do livro, só achei exagero do narrador afirmar que ela era praticamente o ser humano mais perfeito que pisou nesta Terra depois de Cristo, tornando a leitura prolixa.
Diego 07/05/2024minha estante
Sua resenha me inspirou. Vou adicioná-lo à minha lista de pretendidos... ?

Agata52 28/03/2024

A grande Joana D'arc
Gostei bastante do livro e da forma como o autor conduziu a narrativa, com capítulos curtos e cheios de acontecimentos intrigantes. Um romance histórico feito para exaltar ainda mais essa grande figura da idade média.
Apesar disso, o que me impediu de te amado o livro foi a repetição de longos trechos no qual o narrador exalta a pessoa de Joana D'arc como a melhor pessoa que já existiu. Não que eu não há considere realmente incrível, meu problema está realmente na repetição com que esses trechos aparecem, depois de toda a ação de Joana narrada, temos longos trechos dizendo como essa ação foi perfeita e como só alguém nobre como ela poderia ter feito. Isso realmente começou a me cansar com o caminhar da leitura.
Apesar disso, ainda considero esse um ótimo livro e acho que vale a pena a leitura,

Kizner 20/03/2024

Lido mas não fiquei satisfeito!
Por mais que eu goste demais da história de Joana D?Arc, não consegui me conectar com essa obra. Por muitas vezes senti uma leitura arrastada que mais me afastava da história do que me aproximava da personagem.

Vi uma Joana rasa, genérica e não me prendi nas cenas de ação, nem no julgamento (a parte mais interessante pra mim)

Enfim, posso dizer que tenha me conectado um pouquinho mais com essa grande figura mas vou ter que ir atrás de outras obras para me aprofundar nessa história que gosto tanto.

Rafaellamfferreira 07/02/2024

Que livro!
Independentemente das crenças em milagres, no sobrenatural ou em Deus, é inegável que Joana D'arc foi uma figura que trouxe esperança para uma França desesperada, inspirando até mesmo aqueles que não sabiam o que era ir a uma guerra ou usar uma espada. Apesar de sua devoção à
Igreja Católica, enfrentou ironicamente sua condenação por parte dela, sendo traída pelo rei que coroou e julgada como bruxa e mentirosa. Sua posterior santificação pela mesma igreja que a condenou gera questionamentos sobre arrependimento ou vergonha, criando uma narrativa complexa e carregada de ironia.

Paula1908 06/12/2023

God loves you, but not enough to save you.
Acreditando ou não em milagres, no sobrenatural ou em Deus, ninguém pode negar: Joana D'arc salvou seu país através da fé. Sendo essa fé religiosa ou não.
Joana trouxe esperança para uma França perdida, levantou cavalheiros que não sabiam usar uma espada, tudo em nome de Deus.

Joana, devota a igreja católica, por ironia ou não, foi morta pela mesma. Foi condenada por um padre no qual era submissa, foi traída pelo rei que ela mesma coroou e foi julgada como bruxa, histérica e mentirosa pela igreja católica. Ninguém ajudou Joana. E mesmo assim, tiveram a insolência de nomeá-la como Santa. Arrependimento ou vergonha? Nunca saberemos, mas essa santificação feita pela igreja pela qual ela foi queimada, não me parece algo justo.

samucacn 25/10/2023

"De todos os meus livros, Joana d?Arc é o meu preferido. (...) Ademais, proporcionou-me sete vezes o prazer proporcionado por qualquer um dos outros: foram doze anos de preparação e anos de escrita. Os outros não precisaram de nenhuma preparação?, afirma Mark Twain, o pai da literatura estadunidense, conhecido principalmente por "As aventuras de Tom Sawyer"(1876) e "As aventuras de Huckleberry Finn" (1884). Este "Recordações pessoais sobre Joana d?Arc de Twain", totalmente diferente de suas obras anteriores, é uma ficção baseada em fatos reais que relata a vida e a morte de uma das personagens-chave do quarto período da Guerra dos Cem Anos (1337 ? 1453), envolvendo principalmente os reinos da França e da Inglaterra. Uma história real que se passa na Idade Média, fiel a documentos preservados no Arquivo Nacional da França e às lembranças pessoais da personagem ficcionalizada Louis de Conte, que as narra originalmente em língua francesa média e tem suas palavras traduzidas pelo pseudotradutor Jean François Alden. O que lemos aqui é um romance, uma pseudotradução, uma declaração de amor: a incrível história da devota Donzela de Orléans, cujas visões a levaram a liderar exércitos em nome de Deus, em busca da libertação da França, aos dezessetes anos de idade; que a levaram, igualmente, à fogueira, após ser acusada e julgada por heresia pela Igreja Católica de seu tempo

Bruna 05/10/2023

" Éramos jovens, sabeis disso, e a juventude tudo espera, e em tudo crê."

A jovem patriota Joana D'arc julgada e queimada acusada de bruxaria, extremamente devota e religiosa; foi acusada de bruxaria por ouvir vozes demoníacas, que a orientava nas batalhas na guerra que lutou bravamente.

Joana que estava além de seu tempo, que vestia-se com roupas masculinas e foi julgada e subjugada pela igreja.

A menina Joana foi queimada viva por devotos que compartilhavam suas crenças, do mesmo Deus.

Eduardo 31/08/2023

Joana D'Arc
É um bom livro de um bon escritor. Estava com muita expectativa em lê-lo e talvez isso tenha ofuscado um pouco o brilho dessa obra pra mim... Acabei fazendo uma pausa de meses depois de ter começado a ler, comprei o livro logo assim que lançou. A edição é linda e muito confortável de ler.

elainegomes 29/08/2023

Nem sempre o livro vai te conquistar, e Recordações Pessoais sobre Joana D?Arc, escrito por Mark Twain, não me conquistou.

Talvez tenha sido culpa da alta expectativa, excesso de empolgação, sei lá? tive a sensação de estar lendo relatórios enfadonhos, resumo para vestibular, e não um romance baseado na vida real de Joana D?Arc.

As passagens em que as guerras são narradas, o tom de ?grande aventura? me soou superficial, infantil e não prendeu minha atenção nem por um instante.

O julgamento e desfecho acabou sendo a parte mais interessante, apesar de muito repetitiva.

Com o fim da leitura, tive a sensação de ter lido uma obra infanto-juvenil, superficial, sem nenhum aprofundamento dos personagens. Quem sabe no futuro uma releitura, um outro momento, uma outra Elaine.

Lari 20/07/2023

Incrivelmente atual
Por mais assustador que seja esse livro é muito atual e percebemos que as coisas não mudaram como gostaríamos. Há guerra, sangue,mas o pior sempre é a traição.

Nietzsche2 17/07/2023

Lido ?Recordações pessoais sobre Joana D?arc? de Mark Twain.

A história é narrada por um personagem que cresceu na mesma aldeia que Joana D?arc e que se torna mais adiante seu secretário pessoal.
Dividido em três partes o autor vai trazer em ordem cronológica as lembranças sobre a ?Libertadora da França?.

Foi uma experiência de leitura que me deu mudanças de opiniões, como mencionei o livro está dividido em três partes:

A primeira parte é contanto como vivia Joana na sua aldeia com sua família. Até que a menina tem uma ?revelação? do céu que deveria falar com o ?Delfim? e reconquistar a França.
Essa parte é rápida e até um pouco infanto-juvenil.

A segunda parte é sobre essa ida a missão que ela terá que realizar. Então Joana irá tentar convencer as pessoas que precisa mandar uma mensagem ao Delfim/Rei.
É algo que demora tanto pra ela convencer? imagina uma garotinha toda delicada, sem estudo e do campo tentar persuadir as pessoas que necessita falar com um rei?! Dado momento ela então consegue passar a mensagem e aí passa a liderar um exército e ir as batalhas.

Segunda parte foi a mais arrastada.. senti o peso das páginas. Não sei se é o autor que não soube direcionar bem as descrições de guerras ou eu que não estava tão interessado em tudo aquilo. Fiquei até perdendo a vontade de terminar. Mas aí vem a terceira e última parte.

Terceira parte Joana D?arc é capturada pelos Borgonhês e vendida ao Bispo Cauchon que era francês mas que defendia o lado dos ingleses. Então essa parte fica encarregado de relatar todo o julgamento da Donzela de Orleans.

São mais de 150 páginas sobre um julgamento que mesmo repetitivo e denso é de fisgar o leitor.

?..tamanho é o fascínio que o horrendo e o terrível provocam em nós.? Pág.528

O que fazem com Joana D?arc é algo tão brutal, traiçoeiro e covarde que chega a dar dó. As maquinações que esse satanás, endemoniado e lixo imundo chamado Bispo Cauchon fazem com a menina é tão desumano. Por mais de uma ano eles tentam julgá-la como uma pecadora, tentam dissimulação de suas palavras, a enganam, a torturam.. até que de forma enganosa conseguem a sentenciar à morte.
Nessa última parte o autor vai relatar tudo, até o último suspiro de Joana e são páginas tão dolorosas de se ler. Você termina a leitura sem acreditar que isso tudo foi real e que uma pessoa guiada por Deus foi deixada por Ele, pelo Rei (que o ajudou a ser coroado),por seus amigos e por sua nação. ?Tá me lembrando a história de Jesus!?

Na lápide de Joana D?arc deveria estar escrito
?AGUENTOU MUITO E AINDA FOI SIMPÁTICA?

No geral, analisando bem o todo, eu gostei bastante da leitura. Poderia ter menos páginas que o efeito seria o mesmo. Essa mescla de ficção com a realidade foi algo que de inicial não curti, porém acredito que foi necessário pra trazer um pouco de leveza e cômico à biografia.
E viva eternamente a lembrança de Joana D?arc!