A casa de doces Jennifer Egan

Resenhas - A casa de doces

Daniel 28/11/2022

Um Mosaico Fascinante
“A Casa de Doces” não é exatamente uma continuação de “A Visita Cruel do Tempo”: é como se o texto dos dois livros formasse um grande quebra-cabeça, e agora temos novas peças que o completam.
Pode-se ler A Casa de Doces sem ter lido A Visita Cruel do Tempo, mas com certeza perde-se a metade da graça. Eu achei emocionante reencontrar praticamente todos os personagens importantes de “A Visita Cruel do Tempo”. A Casa de Doces segue o mesmo padrão de capítulos em ordem cronológica aleatória, alguns deles se passam no futuro e sempre há alternância de narradores.

Segue um roteiro para quem se sentir meio perdido durante a leitura.
É inevitável que haja um spam ou outro. Quem quiser descobrir as surpresas sozinho, melhor parar a leitura por aqui:

- O Encanto da Afinidade
Se passa em Nova York, em 2010.
Parte 1 - Com BIX BOUTON e Lizzie, que em A visita cruel do tempo eram os amigos de Sasha, Drew e Rob, que aparecem no capítulo Fora do Corpo.
Parte 2. TED HOLLANDER, que apareceu em “A visita cruel do tempo apareceu no capítulo “Adeus meu amor”, procurando pela sua sobrinha Sasha em Napoles em 1993; Agora ficamos sabendo que Ted casou-se com Susan, teve três filhos: Miles, Ames e Alfred; depois separou-se de Susan casou-se com Portia e mora Nova York. Recebe amigos para discussões filosóficas e acadêmicas.
Nesta capítulo também aparece uma personagem chamada Rebecca. É o mesmo nome de uma personagem de A Visita Cruel do Tempo, do capítulo Linguagem Pura, casada com Alex. Mas eu fiquei sem saber se as Rebeccas são uma só (provavelmente sim, mas não tenho certeza).

- Estudo de Caso: Ninguém se Machucou
Rebecca conta a história de ALFRED HOLLANDER, filho mais novo de Ted Hollander, desde a infância até a visita, com sua namorada Kristen, a um velho amigo da família, Jack Stevens.

- Uma jornada / Um estranho chega à cidade
Se passa em San Bernardino, California, em 2029.
O capítulo é narrado alternadamente por MILES (o filho mais velho de Ted Hollander, ou seja, primo de Sasha) e por DREW, que conhecemos de A Visita cruel do Tempo: ele se casou com Sasha. Aqui ficamos sabendo que o projeto de Bix, “Domine Seu Inconsciente” foi lançado em 2016 e foi um sucesso. Para se ter acesso às suas memórias, a pessoa deveria abrir mão delas e torná-las públicas, ou seja, outras pessoas também teriam acesso a elas. Sobre o episódio que abalou a turma de amigos (o afogamento de Rob, narrado no capítulo “Fora do Corpo” de “A visita Cruel do Tempo), Drew informa: "seria de se imaginar que a culpa se abrandaria no decorrer de 36 anos". A data precisa do afogamento de Rob é informada mais adiante: 6 de abril de 1993. Ou seja, a ação deste capítulo se passa em 2029!
Aqui ficamos sabendo como a morte de Rob causou remorsos em Drew, que se sentia arrependido por não ter conseguido salvá-lo... E ficamos sabendo como Sasha se realizou como artista plástica e livrou-se de sua cleptomania. É um capítulo emocionante, um dos melhores do livro.

- Esquema de Rimas
Este capítulo é narrado por LINCOLN, filho de Sasha, que conta sua paixão por uma colega de trabalho, M.

- O Mistério da Nossa Mãe
Este capítulo é narrado por MELORE, filha de Lou e Mindy, que em A visita Cruel do Tempo aparecem no capítulo Safari. A ação se passa em 2025.
O livro escrito por MINDY, ou Miranda Kline, “Padrões de afinidade”, foi lançado 1995, e influenciou o projeto de Bix, sobre o qual gira toda a trama. Neste capítulo reaparece outro personagem marcante de A visita cruel do tempo, Bennie Salazar. Outro capítulo muito bom.

- Do que a Floresta se Lembra
1965, narrado por CHARLIE / Charlene, personagem que aparece no capítulo Safari de A visita cruel do tempo, filha de LOU KLINE. Ela narra uma lembrança do seu pai de 1965, que aconteceu antes dela nascer, que se tornou pública.

- Dia Claro
San Francisco, 2025
Este capítulo fala sobre ROXY, outra filha de Lou, que é amiga de Chris, filho de Bennie Salazar, que tem 20 anos e gerencia uma empresa, Mondrian, que faz jogos em centros de recuperação para viciados em drogas.

- O Protagonista
San Francisco, talvez 2022
Sobre a juventude de CHRIS SALAZAR, filho de Bennie e Sthephanie.

- O Perímetro: Depois
Se passa em 2011, em Nova York, narrado por MOLLY. Ela é filha mais nova de Noreen, vizinha de Bennie Salazar e Sthephanie, que se separaram em 2003. Neste capítulo reaparece a Lulu de A visita Cruel do tempo, agora uma adolescente.

- Lulu, a espiã
Anotações de LULU em 2032, filha de Dolly Peally. Ambas aparecem no capítulo Como vender um general de A visita cruel do tempo.

- O Perímetro: Antes
Se passa em 2007, em Nova York, narrado por HANNAH, filha mais velha de Noreen, vizinha dos Salazar, e conta a relação de ódio/amor de sua mãe com Jules Jones, irmão de Sthephanie que foi morar com esta quando saiu da prisão.

- Ver Abaixo
Este capítulo se passa no futuro, 2034. Capítulo em formato de troca de mensagens, que reúne os vários personagens já conhecidos dos dois livros (Lulu, Dolly, Kitty Jackson, Jules Jones, Ames Hollander, Bosco Baines (que ainda está vivo!), Bennie Salazar, Joselyn, Scotty, Stephanie e Alex) e desvenda alguns mistérios. Um capítulo FODA!

- Ouro de Eureka
Se passa em 2035, em NY, e é sobre GREGORY, filho de Bix. O tom aqui é melancólico, mas há redenção: Gregory retoma seu dom de escritor.

- Filho do Meio (Área Destacada)
Sobre AMES HOLLANDER, o apagado filho do meio de Ted, num jogo de beisebol em 1991, e sua estória a partir daí. A conclusão é magnífica: só há uma maquina que nos permite passear com liberdade absoluta pelo coletivo humano: a ficção, a literatura.

Há capítulos melhores que outros, mas o conjunto forma um todo muito bacana. Recomendo fortemente. Agora, quem não curtiu A Visita Cruel do Tempo não deve perder tempo insistindo neste. Eu AMEI!
Vania.Carneiro 24/06/2023minha estante
Também gostei muito, um dos melhores que li. Tive que reler A Visita Cruel do Tempo, já havia esquecido muita coisa.

Daniel 04/07/2023minha estante
Vania, eu também reli A visita Cruel do Tempo e gostei mais ainda que da primeira leitura!. Há muitos detalhes que a gente esquece, e a autora faz tantas referências que acredito que eu possa ter perdido algumas, rs! É o tipo de livro bom de ler e reler.

DeAmor 26/08/2023minha estante
Sua resenha está ótima!

Daniel 28/08/2023minha estante
Obrigado!

João Vitor 04/10/2022

O tempo continua cruel
Não esperava escrever sobre esse livro, mas desde que terminei de lê-lo, não consegui me envolver com outras leituras. Quando eu terminei de ler ?A visita cruel do tempo? (vencedor do Pulitzer de 2011), há alguns anos, eu sabia que iria sentir faltas daqueles personagens. O que eu não esperava, era que a autora sentiria esse meu desejo lá dos Estados Unidos e escreveria uma continuação.
?A casa de doces? se sustenta sozinho, mas não vejo sentido em lê-lo sem ter lido ?A visita cruel do tempo?, pois o futuro e o passado de muitos dos personagens do primeiro livro, são contados nesse segundo. O mote de ?A casa de doces?, é a tecnologia desenvolvida por um dos personagens, onde externalizar a consciência seria algo possível, e todas as suas lembranças e memórias (não só suas, mas de todos que resolveram participar desse experimento), poderiam ser acessadas e relembradas nitidamente como em um filme. O tempo, aqui, continua sendo a grande estrela, o grande personagem imbatível e oculto presente em todo livro. Assim como no primeiro romance, a história é contada por múltiplos pontos de vistas e com formas narrativas diferentes, em uma grande teia de personagens que acabam se interligando.
A escrita da autora é muito gostosa de acompanhar, se em ?A visita cruel do tempo?, Jennifer Egan utiliza uma apresentação de PowerPoint pra escrever um capítulo, em ?A casa de doces?, ela utiliza uma troca de e-mails frenética e um poema em prosa (que antes eram tweets escritos para a New Yorker) para continuar a história em um dos capítulos.
Um dos temas que mais me interessaram, foi a busca de identidade e de autenticidade de vários personagens. O sentido da vida, e os pequenos momentos da nossa trajetória ? aqueles singelos que não damos nada por eles, mas que de alguma forma moldam o nosso ser para sempre ? é outro contexto que me emocionou.
Foi muito bom reencontrar esses personagens e conhecê-los ainda mais, ver o que o tempo reservou para cada um eles. Eu leria com muito prazer mais um terceiro livro, um quarto, um
quinto.

Escrevo sobre livros no meu insta: @jojoaaao

Biafort.Meireles 14/03/2024

Complexo
Descobri este livro, indicação de Barack Obama. O livro começa dando vida a Bix. Depois, vem uma cascata de personagens diferentes e situações que eu não conseguia entender. São muitas personagens, algumas relacionadas; as demais, eu não conseguia relacionar com nada. Fui descobrindo que Bix tinha inventado uma ferramenta que faz upload do inconsciente e das memórias, que podem ser compartilhadas. Aos poucos, fui relacionando os fatos e entendendo o nome do livro. Resolvi pesquisar e descobri que tem um livro anterior: a visita cruel do tempo; isso explicou um pouco minha dificuldade. Por fim, consegui terminar essa história, tão recortada. Parece que vai ter continuação, não sei ainda se me animarei a ler.

ana 12/03/2023

Um livro bom, mas me perdi
Eu gostei muito desse livro, fui sem muitas expectativas e me surpreendeu, porém eu não sirvo pra esse tipo de leitura pq minha memória é ruim e eu sempre esquecia dos nomes...

os capítulos são ponto de vista de personagens diferentes, mas de alguma forma eles se conectam é sempre o primo de alguém ou o irmão de alguém ou o pai de alguém que já apareceu, mas por eu ter a memória de uma paçoca eu sempre esquecia quem era a pessoa anterior...

porém mesmo assim eu gostei, em algum momento a história começou a ficar meio monótona e eu já não tava conseguindo ler muito, mas foi uma boa leitura mesmo assim.

Vania.Carneiro 22/03/2023

Imperdível
A história é uma distopia sobre uma descoberta capaz de por fim à vida privada, e sobre como tudo isso afeta à vida das pessoas.
Gênio da tecnologia cria uma forma de externalizar as memórias das pessoas através do seu produto Domine Seu Inconsciente, e possibilita o deu compartilhamento.
Esse livro é absurdamente viciante, me deixou pasma e me fez querer reler A Visita Cruel do Tempo, da mesma autora, para entender melhor o passado e o futuro de alguns de seus personagens.

Gab 20/11/2022

A casa de doces
esse livro foi bem confuso em algumas partes kkkkkkkk mas a escrita é perfeita e a autora é maravilhosa, eu adorei esse livro, e quero conhecer mais da autora

Nath Mel 19/01/2023

Vida de vários personagens que se conectam numa distopia
O que mais me chamou atenção foi a capacidade da autora em criar ritmos e linguagens diferentes para cada personagem. Cada pessoa se conecta entre si e apresenta vivências, traumas e condutas muito peculiares. Essa abordagem me prendeu até o fim, em várias cenas me vi surpreendida pela criatividade da autora.

Quando contamos nossa própria história, temos certos vieses que não são percebidos pelas pessoas ao nosso redor. Acompanhar como cada personagem enxerga o outro e como isso é interpretado, me trouxe muita satisfação na leitura.

Tá aí um livro diferente, criativamente distópico que prende a todos numa forma inédita a mim.

Laís 16/04/2023

Foi Barack que recomendou?
Um livro autêntico demais pra ser explicado.
Uma ficção pós redes sociais. Seria ficção pós ficção? Daquele tipo que no fim faz todo sentido?
Está na lista dos 10 melhores livros de 2022 de Barack Obama. E na minha, não que valha tanto quanto, também!

DeAmor 15/09/2023

Excelente
E em A casa dos doces, reencontramos os personagens do livro A visita cruel do tempo. Não se trata, porém, de uma continuação, pois as histórias aqui possuem outro pano de fundo. Entretanto, acho recomendável ler antes A visita cruel do tempo, para se familiarizar com alguns personagens.

O pano de fundo desse livro é a tecnologia. Uma tecnologia desenvolvida por Bix que possibilita que pessoas externalizem suas memórias, pensamentos e emoções. Essa tecnologia é chamada de Domine Seu Inconsciente.
Além disso, as pessoas podem compartilhar essa externalização com o coletivo, onde qualquer pessoa poderá ter acesso.
Cada capítulo terá, de forma direta ou indireta, o impacto dessa tecnologia.
Mesmo algum acontecimento anterior que depois fará sentindo. É difícil explicar essa leitura, tendo em vista a falta de uma linearidade e a quantidade de personagens e situações (precisei fazer anotações durante a leitura para não me perder). Só lendo para entender toda a grandiosidade dessa obra. E eu recomento muito, é excelente!

paulo_ranger1 29/02/2024

Eu queria um bom livro, recebi a cura para insônia.
"A casa de doces", de Jennifer Egan, me desaponta ao mergulhar em uma teia confusa de personagens, perdendo-se em sua própria complexidade. A autora, ao brincar com palavras e técnicas, muitas vezes parece mais interessada em impressionar do que em envolver o leitor. A trama, longe de ser envolvente, tropeça em temas como informação e finais felizes, sem acrescentar profundidade significativa. Os fios soltos na narrativa não provocam curiosidade, mas sim frustração diante da falta de resolução. "A casa de doces" deixa uma sensação de descontentamento e a promessa de uma possível trilogia apenas intensifica a minha decepção.

Mari_Cardinho 21/01/2023

A casa de doces
??O livro é legal, ele nos mostra a visão de diferentes personagens, em diferentes momentos mas que tem alguma relação entre si. Ele também trata da tecnologia em um mundo não muito distante e tudo que ela pode causar. Apesar de ter achado legal as ligações entre os personagens fiquei confusa em alguns momentos do livro, que acho que dificultaram a leitura para mim.

Lívia 30/01/2023

A casa de doces
"Seria de se imaginar que a culpa se abrandaria no decorrer de trinta e seis anos, e por um tempo eu também pensei assim. Mas não contava com a circularidade da vida: a forma com que ela nos leva, com a idade, de volta ao começo."

vee rodrigues 29/10/2023

Um spin-off?
Achei incrível, a escrita é maravilhosa, os personagens são super bem construídos, me pareceu uma mistura de Black Mirror com o filme Magnólia (1999), são personagens supostamente distindos cujo as vidas irão se conectar por fatores aleatórios através do tempo e da tecnologia abordando os diversos aspectos dos relacionamentos interpessoais dos personagens. Foi minha primeira leitura da autora e eu gostei muito, é denso e genial.
Logo na capa do livro diz que seria uma obra "irmã" de A Visita Cruel do Tempo, depois de ler A Casa de Doces eu entendi que, realmente, deva ser algo muito próximo de uma continuação da primeira obra, aparentemente os personagens fazem parte do primeiro livro, este seria então apenas uma expansão do universo de Visita Cruel do Tempo, o que não descredibiliza de forma alguma a construção do livro porém, implica na necessidade da leitura do livro "anterior" para uma imersão ainda maior.
Daniel 22/11/2023minha estante
São livros complementares. Os capítulos dos dois livros se somam e formam uma história completa - ou quase

Thais.Carvalho 10/04/2024

Eu não li o livro anterior da autora, A visita cruel do tempo, então me perdi um pouco na história. São muitos personagens em uma trama que vai e volta no tempo.

Marcus 04/03/2023

Original até demais
A primeira metade do livro envolve, instiga e faz pensar. Tecnologia, algoritmos, um mundo conectado além de tudo que conhecemos. Mistura de Black Mirror com Admirável Mundo Novo. De repente, o livro se perde ou eu me desconectei. Mas, apesar de tudo, não se consegue largar. Talvez seja necessário ler um outro livro da autora, que traz personagens que tb estão neste.