A casa de doces

A casa de doces Jennifer Egan

Resenhas - A casa de doces

Thais.Carvalho 10/04/2024

Eu não li o livro anterior da autora, A visita cruel do tempo, então me perdi um pouco na história. São muitos personagens em uma trama que vai e volta no tempo.

Biafort.Meireles 14/03/2024

Complexo
Descobri este livro, indicação de Barack Obama. O livro começa dando vida a Bix. Depois, vem uma cascata de personagens diferentes e situações que eu não conseguia entender. São muitas personagens, algumas relacionadas; as demais, eu não conseguia relacionar com nada. Fui descobrindo que Bix tinha inventado uma ferramenta que faz upload do inconsciente e das memórias, que podem ser compartilhadas. Aos poucos, fui relacionando os fatos e entendendo o nome do livro. Resolvi pesquisar e descobri que tem um livro anterior: a visita cruel do tempo; isso explicou um pouco minha dificuldade. Por fim, consegui terminar essa história, tão recortada. Parece que vai ter continuação, não sei ainda se me animarei a ler.

RaissaZC 09/03/2024

Mosaico entre dois livros
É a continuação do livro ?A visita cruel do tempo? (que considero melhor que esse). Mesmo sendo uma continuação é possível lê-los de forma separada.
Os livros fazem um mosaico entre as histórias, os personagens e o tempo que se passa.
Cada capítulo começa sem nenhuma informação e fica super difícil entender quem está narrando, quando começa a atender o capítulo se encerra e possivelmente não terá conclusão.

Eu simplesmente não gostei.

paulo_ranger1 29/02/2024

Eu queria um bom livro, recebi a cura para insônia.
"A casa de doces", de Jennifer Egan, me desaponta ao mergulhar em uma teia confusa de personagens, perdendo-se em sua própria complexidade. A autora, ao brincar com palavras e técnicas, muitas vezes parece mais interessada em impressionar do que em envolver o leitor. A trama, longe de ser envolvente, tropeça em temas como informação e finais felizes, sem acrescentar profundidade significativa. Os fios soltos na narrativa não provocam curiosidade, mas sim frustração diante da falta de resolução. "A casa de doces" deixa uma sensação de descontentamento e a promessa de uma possível trilogia apenas intensifica a minha decepção.

Isabella Freire 26/02/2024

Nada é de graça, desconfie sempre da casa de doces
? 2/12 ? 5/5
Esse livro é nada menos que genial. A autora vai passeando pelo tempo nos trazendo recortes totalmente autênticos, com variações absurdas no estilo, no formato e no tema da narração. Ora ficção científica, ora um monólogo de reflexões depressivas, ora instruções de uma missão impossível em estrofes, alguns dramas narrados fingem que o livro vai se tratar no final das contas de um romance, mas não é verdade. A cada capítulo descobrimos novos narradores, novos lugares, novas tecnologias e novas conexões entre os personagens, e não voltamos ao início nunca! Se eu tivesse contado, acredito que ultrapassaríamos a marca de 50 nomes, e o que seria uma confusão se torna plausível diante da tremenda habilidade da autora. Essa habilidade faz a ideia principal do livro não se perder. A todo tempo, os relatos tocam o assunto de diferentes ângulos: como sociólogos esquematizam o sucesso ou insucesso das relações humanas, em que nível das necessidades básicas se encontra o prazer e o propósito, como quantificar padrões de comportamento para a ciência exata, como captar o subjetivo de alguém junto à pura descrição visual e sonora dos fatos, porquê o mundo virtual ganhou tanta relevância na modernidade, qual o tamanho do abismo entre o quê as pessoas são e o quê elas aparentam ser. Com quantas angústias se cria um software que resgata, processa e cataloga as memórias? O que ele mantém vivo? A quem ele conforta? A serviço de quem ele opera ou em breve vai passar a operar? Quão fácil é perder esse controle? A infinidade de realidades que conhecemos, somadas ao que já vivemos hoje, torna essa distopia futurística bem real. Esse livro me divertiu e explodiu minha cabeça! Rs. Lembrem-se: nada é de graça, desconfie sempre da casa de doces.
#acasadedoces
#jenniferegan

Maricel.Torres 29/01/2024

Vidas e memórias...
Se você espera uma descrição detalhada sobre a ideia e os dilemas sobre tecnología e memória humana, este livro não é para você. Sob esse pano de fundo (muito sutil, ao meu entendimento), histórias se entrelaçam, discorrendo sobre a busca humana de sentido e autenticidade, como prometido. Poucos livros me provocam a vontade de lê-lo mais uma vez; este é um deles.

milena.hernandes 29/12/2023

Para a eu do futuro
Entendi pouco ou quase nada do livro, rs. Acho que é muita ficção científica pra mim e um excesso de personagens (acho que é uma dificuldade pessoal não conseguir visualizar bem a árvore genealógica ou um organograma das ligações entre os personagens). Fala sobre a criação de um sistema para externalizar sua memória, que você poderia ter acesso à memória dos outros se desse acesso à sua para o ?sistema?, mas que nada vem de graça é isso começou a trazer consequências negativas pras pessoas, paranóias, e o nome ?a casa de doces? é pela casa de doces de João e Maria, que atrai as crianças e que de fato parece muito bom pra ser verdade e no fim todo mundo sabe o que acontece? acho que terei que ler o outro livro da aurora ou reler esse em outro momento.

vee rodrigues 29/10/2023

Um spin-off?
Achei incrível, a escrita é maravilhosa, os personagens são super bem construídos, me pareceu uma mistura de Black Mirror com o filme Magnólia (1999), são personagens supostamente distindos cujo as vidas irão se conectar por fatores aleatórios através do tempo e da tecnologia abordando os diversos aspectos dos relacionamentos interpessoais dos personagens. Foi minha primeira leitura da autora e eu gostei muito, é denso e genial.
Logo na capa do livro diz que seria uma obra "irmã" de A Visita Cruel do Tempo, depois de ler A Casa de Doces eu entendi que, realmente, deva ser algo muito próximo de uma continuação da primeira obra, aparentemente os personagens fazem parte do primeiro livro, este seria então apenas uma expansão do universo de Visita Cruel do Tempo, o que não descredibiliza de forma alguma a construção do livro porém, implica na necessidade da leitura do livro "anterior" para uma imersão ainda maior.
Daniel 22/11/2023minha estante
São livros complementares. Os capítulos dos dois livros se somam e formam uma história completa - ou quase

DeAmor 15/09/2023

Excelente
E em A casa dos doces, reencontramos os personagens do livro A visita cruel do tempo. Não se trata, porém, de uma continuação, pois as histórias aqui possuem outro pano de fundo. Entretanto, acho recomendável ler antes A visita cruel do tempo, para se familiarizar com alguns personagens.

O pano de fundo desse livro é a tecnologia. Uma tecnologia desenvolvida por Bix que possibilita que pessoas externalizem suas memórias, pensamentos e emoções. Essa tecnologia é chamada de Domine Seu Inconsciente.
Além disso, as pessoas podem compartilhar essa externalização com o coletivo, onde qualquer pessoa poderá ter acesso.
Cada capítulo terá, de forma direta ou indireta, o impacto dessa tecnologia.
Mesmo algum acontecimento anterior que depois fará sentindo. É difícil explicar essa leitura, tendo em vista a falta de uma linearidade e a quantidade de personagens e situações (precisei fazer anotações durante a leitura para não me perder). Só lendo para entender toda a grandiosidade dessa obra. E eu recomento muito, é excelente!

Liliane32 03/07/2023

Tecnologia com cara de dia a dia
Primeiro livro que li da autora. Não havia lido o aparentemente mais famoso "A visita cruel do Tempo".
Me chamou a atenção a sinopse que trata de tecnologia (uma maquina capaz de gravar os pensamentos e subconsciente das pessoas e compartilhar com outros). Achei que o livro iria focar nesta parte, na construção e difusão desta nova "rede social", com os possíveis impactos e consequências...
Não, minhas expectativas não foram atendidas.
O livro parecer ser uma continuação direta do "A visita cruel do tempo" com os mesmos personagens, no cotidiano, com depressão, sem depressão, com dor, alegria, amor, morte... a tecnologia é só um pano de fundo. Não é em absoluto explorada... vagamente mencionada, vagamente explicada... Aqui o importante são as interações humanas... o ato de viver sozinho ou acompanhado, mas viver.
É um bonito livro, mas eu não gostei. Não era o que eu esperava.

Laís 16/04/2023

Foi Barack que recomendou?
Um livro autêntico demais pra ser explicado.
Uma ficção pós redes sociais. Seria ficção pós ficção? Daquele tipo que no fim faz todo sentido?
Está na lista dos 10 melhores livros de 2022 de Barack Obama. E na minha, não que valha tanto quanto, também!

Vania.Carneiro 22/03/2023

Imperdível
A história é uma distopia sobre uma descoberta capaz de por fim à vida privada, e sobre como tudo isso afeta à vida das pessoas.
Gênio da tecnologia cria uma forma de externalizar as memórias das pessoas através do seu produto Domine Seu Inconsciente, e possibilita o deu compartilhamento.
Esse livro é absurdamente viciante, me deixou pasma e me fez querer reler A Visita Cruel do Tempo, da mesma autora, para entender melhor o passado e o futuro de alguns de seus personagens.

ana 12/03/2023

Um livro bom, mas me perdi
Eu gostei muito desse livro, fui sem muitas expectativas e me surpreendeu, porém eu não sirvo pra esse tipo de leitura pq minha memória é ruim e eu sempre esquecia dos nomes...

os capítulos são ponto de vista de personagens diferentes, mas de alguma forma eles se conectam é sempre o primo de alguém ou o irmão de alguém ou o pai de alguém que já apareceu, mas por eu ter a memória de uma paçoca eu sempre esquecia quem era a pessoa anterior...

porém mesmo assim eu gostei, em algum momento a história começou a ficar meio monótona e eu já não tava conseguindo ler muito, mas foi uma boa leitura mesmo assim.

Marcus 04/03/2023

Original até demais
A primeira metade do livro envolve, instiga e faz pensar. Tecnologia, algoritmos, um mundo conectado além de tudo que conhecemos. Mistura de Black Mirror com Admirável Mundo Novo. De repente, o livro se perde ou eu me desconectei. Mas, apesar de tudo, não se consegue largar. Talvez seja necessário ler um outro livro da autora, que traz personagens que tb estão neste.

Lívia 30/01/2023

A casa de doces
"Seria de se imaginar que a culpa se abrandaria no decorrer de trinta e seis anos, e por um tempo eu também pensei assim. Mas não contava com a circularidade da vida: a forma com que ela nos leva, com a idade, de volta ao começo."