Amêndoas

Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Luan.Matheo 27/05/2024

Eu achei esse livro muito interessante! É muito legal entender um pouco sobre sentimentos.... Ele é bem triste mas eu gostei muito, chorei algumas vezes mas essa é a graça da leitura
Em questão de estética, o livro tem capítulos curtos o que eu gosto bastante, é uma leitura rápida e te prende, eu gostei também da forma como o livro foi traduzido do coreano, não ficou confuso nem nada do tipo, eu, particularmente, gostei bastante!
O final realmente me surpreendeu e eu sinceramente não imaginava, gostei muito mesmo!!

Debora 27/05/2024

O livro com um potencial gigantesco que aborda um tema importante,pouco abordado na literatura, além de ser uma leitura fluída. Super indico!
Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva.
mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. Moravam em uma casa pequena com um sebo na frente. Tudo ia bem, até que na véspera de natal, no seu aniversário, um ato chocante brutal acontece na sua frente, por isso Yunjae acaba ficando sozinho.

@jessicabatista94 27/05/2024

Leitura fluida e personagens envolventes.
Mas senti qua faltou algo, do qual não sei explicar.
Mas super recomendo.

manuzeca 27/05/2024

Mds é só tristeza
Em Amêndoas, somos apresentados a Yunjae, um jovem que foi diagnosticado com uma condição rara: suas amígdalas, partes do cérebro parecidas com pequenas amêndoas, responsáveis por processar e regular as nossas emoções, não funcionam. Ou seja, Yunjae não reconhece emoções, não consegue expressá-las e nem identificá-las. Yunjae vive em um pequeno apartamento com sua mãe e sua avó, que são o universo todo do garoto. Com a ajuda das duas, Yunjae consegue se adequar ao mundo exterior do melhor jeito que pode, sempre se apoiando na mãe e na avó. Com a jovem idade de 16 anos, o garoto vê o seu mundo colapsar em segundos. Pela primeira vez na vida, Yunjae está sozinho e precisa aprender a viver com isso.
Amêndoas é um livro sensível, triste, carregado de questionamentos e lições. Somos apresentados ao mundo sem emoções de Yunjae, o que torna a leitura um tanto pesada. Não é fácil ler um livro qual o personagem não tem emoção nenhuma, é difícil se apegar a ele e a história que ele conta, tanto que me afeiçoei mais ao personagens secundários do que ao protagonista. Apesar dos capítulos curtos, demorei bastante para terminar este livro por ter dificuldade de me afeiçoar ao protagonista, mas a partir do momento que o Gon aparece, minha leitura fluiu muito bem.
Gon é um personagem sofrido, com uma história terrível e que luta muito para ser uma pessoa melhor. Ele se torna o melhor amigo do Yunjae, fazendo com que ele saia de sua zona de conforto e tente entender um mundo completamente diferente do que sua avó e mãe tinham apresentado a ele. A dinâmica e amizade dos dois é linda, cheia de camadas e muito cativante.
Apesar do final corrido e da dificuldade de me conectar com o protagonista, achei Amêndoas um bom livro e bem escrito, com boas reflexões e momentos que me tiraram o fôlego e me fizeram chorar.

kayky perfeiçao 27/05/2024

Acerta muito, erra também. superestimado, mas muito bom.
Vivenciar a perpectiva do protagonista na qual não há emoções foi interessantíssimo, é uma leitura que promove a visualização por diferentes ângulos. possui o padrão de tragédias coreanas onde há sucessivos acontecimentos extremos de uma só vez, tira o chão e faz isso bem. a primeira parte foi excelente e promove tudo isso e ainda conseguiu trazer uma certa dose de mistério, entretanto o rumo que o livro tomou foi diferente do esperado na parte seguinte, que foi arrastada em todo percurso e que repentinamente ?jogou? os fatos para dar um desfecho no fim, que foi apressado e até mesmo aberto (o que não é um problema em si, mas não custava fechar algumas pontas soltas), onde na maior parte já não havia mais mistério ou algo que realmente prendesse além da vontade de saber o rumo dos personagens (que alguns trouxeram apego). o desenvolvimento da maioria dos personagens foi excelente, mas se o livro fosse maior e tratasse de desenvolver mais, dar um desfecho melhor e não promovesse um enfoque a detalhes irrelevantes para a obra, poderia ser muito melhor. houve um romance que trouxe algo importante mas que não foi muito bem trabalhado, se fosse diferente haveria um resultado mais positivo. a escrita é simples, quase amadora em alguns momentos, mas carrega uma sensibilidade e frases de impacto muito boas, o que permite ler rapidamente mas fazer pensar. também carrega críticas sociais importantes, lidar com o diferente ainda é um desafio no meio social e talvez quem se sinta diferente possa entender com maior sensibilidade a mensagem. geralmente arrasto leituras, mas o livro me fez voltar ao hábito de leitura (terminei em 4 dias e já estou indo ao próximo). mesmo não sendo o livro visceral que esperava, ainda sim recomendaria, superestimado mas ainda sim bom e de fácil leitura!

sorrengailss 27/05/2024

Nem mais nem menos
Se a história deu algo ao espectador foi a grande e incrível história sobre duas pessoas completamente diferentes, mas também sobre pensamos sobre nós mesmo e sobre o final de algo, citando uma passagem do livro:

"Como eu disse, nem você, nem eu, nem ninguém consegue saber de verdade se uma história é feliz ou triste.Talvez seja impossível categorizar uma história tão precisamente, para começo de conversa."

É sobre como lidamos com as coisas, como nossas Amêndoas afetam o dia a dia, sem saber como viver no mundo, podendo sentir tudo, mas não sabendo expressar isso tudo, de forma que entendemos os personagens ao decorrer da história.

Stefani 27/05/2024

Encantador
A leitura é muito rapida, é um livro bom que te envolve. A gente acompanha o crescimento, as perdas e o amadurecimento do personagem. Achei muito fofo tbm.

maryGhosting 27/05/2024

Que livro meus amigos, que livro!
Acho que nunca li um livro tão sensível, pessoal e verdadeiro quanto esse. Amei a leitura do início ao fim, além de ser super rapidinho de terminar.
me apaguei MUITO ao protagonista, no começo odiava gon, no final, ainda não era fãn mas ainda conseguia me ver um pouco nele, os outros personagens que foram entrando para mim eram de forma tão natural que nem parecia que estava lendo, realmente um dos melhores livros que ja li. Agora entendo totalmente o porque das pessoas recomendarem ?

juju 27/05/2024

Fiquei tao feliz de ler esse livro, ele é tao lindo e tao sensível. a relação dele com a familia me pegou muito, senti todos os sentimentos que ele nao sentia

isiwan 27/05/2024

Me desculpa. e obrigado. de verdade.
[ainda estou meio sem palavras, mas vou fazer um esforço porque esse merece.]

Amêndoas nos apresenta uma perspectiva diferente e interessante, que desperta sentimentos conflituosos; ora de afeição, ora de revolta, e muitas vezes de tristeza. Embora forte e trágico, porém, o livro é tão bem narrado que as páginas voam e é difícil parar de ler. No fim, me vi muito apegada ao Yunjae e ao Gon, e agora me pergunto como enrolei tanto para começá-lo e como um livro sobre alexitimia pode ser tão contraditoriamente delicado e também doloroso.
AxelAngelofc 28/05/2024minha estante
Pretendo ler esse livro, amigos estão recomendando bastante! É bom mesmo?!

isiwan 28/05/2024minha estante
sim, ele é curtinho mas vale a pena!

AliJu 29/05/2024minha estante
Este é muito bom!!!

Cebrian 26/05/2024

Eu não sei nem descrever oque eu to sentindo, eu amei tanto esse livro e tudo sobre ele meu deus, os personagens são bem construídos, os plots, amei tudo do começo ao fim

fenaka 26/05/2024

Caramba? esse livro foi tão intenso e diferente do que eu achava que seria, uma verdadeira montanha russa de emoções ?

além da representatividade da condição do protagonista, adorei como a complexidade da mente humana, com reflexões que vivo me fazendo, foi abordada.

E também o amor manifestado de maneira diferente do que geralmente é nos livros, acho que nunca li sobre um relacionamento tão profundo, com tanto investimento por parte de uma pessoa quanto antes.

já refletia muito sobre isso mas esse livro me deu um reforço, sobre classificar pessoas como boas ou más. São tantas condições, tantas variáveis sobre o comportamento individual de cada pessoa, que classificar no preto ou no branco é muito superficial, principalmente com crianças e adolescentes!!

foi um livro bem fluido com muitos assuntos e eventos combinados, nem todos de maneiras aprofundadas, mas por ser em uma certa forma de relato, é coerente com o contexto.

achei que era healing fiction e agora quem precisa de healing sou eu ?

Gabrielle 26/05/2024

Esse é simplesmente o livro mais lindo e emocionante que eu já li em toda a vida
eu chorei e me emocionei do inicio ao fim, valeu cada página!!