Maomé

Maomé Mohamad Jebara

Resenhas - Maomé

Andrews5 26/11/2023

Narrativa Maravilhosa
A narrativa de Mohamad Jebara é tão viva e fluída que nos sentimos presentes em cada cena da vida do profeta?esse texto adaptado para um filme ou série ficaria fantástico?.aprendemos que a herança de Maomé foi uma mentalidade, não um império ou poder político?.nota 10?

Hygor.Zorak 30/10/2023

Uma biografia importante
Uma leitura recomendada para se entender a origem de uma das maiores e mais importantes religiões do mundo, não apenas para compreender sua origem histórica, mas também a beleza da essência do pensamento que foi consumida pelo ?religiosíssimo?

Caio 24/06/2023

O livro que me levou a tornar-me um verdadeiro muçulmano
Sou um brasileiro revertido ao islã há cerca de dois anos. Mas todo esse tempo andei em secreta crise de fé. Afinal, metade do mundo basicamente retrata o fundador do islã como um demônio, ou, na melhor das hipóteses, como alguém que se corrompeu a partir do momento em que teve algum poder e coisas do tipo. Estaria eu seguindo, afinal, um facínora megalomaníaco e louco, um profeta no mínimo corrompido? Senhoras e senhores, faço questão de fazer propaganda gratuita desta magistral biografia, fruto do trabalho árduo de um biógrafo americano que passou décadas estudando árabe clássico, visitando basicamente todos os locais em que o Profeta esteve em vida, pesquisando manuscritos raros, comparando milhares de fontes e relatos orais de grandes eruditos islâmicos (salientando que a memorização sempre foi uma competência vital para os sábios islâmicos clássicos, até preferida em relação à escrita). Como resultado, que homem emergiu dessa biografia! Tudo que sujava sua imagem (incluindo atos poucos louváveis que eu dava como fato certo - por já ter lido em outras biografias - e tinha adotado a lógica: "vou amá-lo apesar desse e daquele erro ocasional, porque o bem que fez é maior") até desse fardo pude me livrar, de tão excepcional que foi a figura que me surgiu dessas páginas! Fiquei tão impressionado que, tendo uma tendência natural ao ceticismo, ainda quis desconfiar, como quem diz: "é bom demais para ser verdade, tenho que ainda fazer algumas checagens. O autor, afinal, é muçulmano, e pode estar interessado em enfeitar o pavão, como se diz, endeusar o Profeta. Fiz questão de procurar resenhas do livro feitas por não muçulmanos. Se ele tivesse exagerado nos méritos de Mohammed, em algum momento alguém de outra religião já terá tido todo o prazer do mundo em denunciá-lo. Nada. Por toda parte, só elogios, inclusive de (muitos) críticos cristãos. Daí concluo que é um trabalho sério, e sem dúvida a melhor e mais bem documentada biografia de Mohammed já escrita na história, ou pelo menos desde os relatos das pessoas que com ele conviveram pessoalmente. Assim, minha fé não apenas saiu fortalecida dessa leitura, como posso dizer que ela foi responsável por dissipar minhas dúvidas e trazer serenidade ao meu coração aflito. Sem exagero, posso considerar que só me tornei muçulmano de fato depois de e por causa dessa leitura, pois só ela me mostrou o Mensageiro real e sem distorções criadas posteriormente, às vezes até pelos próprios muçulmanos hipócritas, em interesse próprio. Estou em estado de graça, como se a vida tivesse começado hoje. E uma nova fase de fato começou. Não tenho o menor interesse em converter ninguém, mas, para quem quiser ler sobre os fundamentos da Religião e A vida do Profeta Mohammed (que a paz e as bênçãos estejam com ele), óbvio que recomendo esse livro. Ponto negativo? A leitura me fez constatar o quanto o mundo islâmico hoje está distante do que o Profeta imaginou e o Islã deveria representar, o que me causa tristeza imensa, mas, aprendendo com as lições do próprio Profeta, nenhuma situação é tão devastadora que não possamos reconstruir. Agora sim, minha fé está completa, e hoje para mim é um dia de júbilo como há muito tempo não tinha. Allamdoulilah! Obrigado, meu Senhor, por esse presente inestimável. Alahu Akbar!

Cris 05/05/2023

Vida, religião e história
“‘Educar um homem é capacitar um indivíduo, mas educar uma mulher é capacitar uma nação inteira.’” Pág. 142

O autor deste livro, que tem o mesmo nome do famoso profeta é especialista nos estudos da vida e do legado de Maomé.

O livro conta desde o início de tudo, quando Maomé veio ao mundo, passando por sua infância, viagens, aprendizado, crescimento, seus casamentos, seus ensinamentos, até a sua morte.

Sempre tive curiosidade em ler sobre a história do famoso "profeta" Maomé. E este livro é uma fonte bastante extensa e escrita de forma muito minuciosa e cuidadosa sobre a vida de Maomé, portanto, para mim, a leitura foi bastante arrastada, com muitas citações de nomes árabes que acabaram me confundindo um pouco na leitura.

Eu também esperava uma biografia com relatos um pouco mais históricos, sem levar tanto em conta as passagens com experiências mais voltadas para a parte espiritual... A história deste livro é cercada de acontecimentos milagrosos, visões proféticas, conversas com personagens da bíblia e etc.

Achei muito interessante como a religião que conhecemos hoje como sendo de seguidores de Maomé foi sendo modificada ao longo dos anos. Sem dúvida, muitos valiosos ensinamentos de Maomé foram sendo desvirtuados ao longo da história. Por este livro, fiquei admirada com a personalidade deste homem e achei incrível a sua influência em tantos campos que influenciaram a história da humanidade.

Portanto, o livro é uma ótima fonte, escrita de forma acessível para quem tiver curiosidade em saber um pouco da história deste personagem histórico.

“O legado de Maomé, portanto, permanece aberto a interpretações. Alguns o exploraram e o distorceram visando ao poder. Outros optaram por usá-lo como ferramenta prática para melhorar a vida de todas as pessoas. Em outras palavras, no momento em que Maomé morreu, o destino de seus ensinamentos estava fora de suas mãos.” Pág. 361

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/