A Noite dos Palhaços Mudos

A Noite dos Palhaços Mudos Laerte Coutinho

Resenhas - A Noite dos Palhaços Mudos

@universoliterariodajuju 29/08/2023

Então?
Me senti uma burra lendo o livro kkkkk eu não entendi nada da história nem dá moral, alguém me ajuda?

Guinna 28/08/2023

A Noite dos Palhaços Mudos é uma HQ cheia de humor e subtexto político muito forte. É uma história curta, mas poderosa.

Alexia180 26/08/2023

Um bom livro paradidático.
Esse livro poderia facilmente ser uma indicação de livro paradidático para as escolas, além de ser barato por vir do projeto "HQ para todos" também tem uma forma lúdica e divertida de falar sobre repressão e ditadura.

Gladstonier 03/08/2023

Palhaços desafiam a intolerância à diversidade Cultural
"A Noite dos Palhaços Mudos" é uma narrativa que, embora encrustada em uma casca de simplicidade, aborda um tema profundo e atemporal - a intolerância perante a diversidade cultural. Ela questiona nossa resistência em aceitar o estranho, o diferente, o 'outro'. Nela, a perseguição que os personagens enfrentam não é um produto de suas ações, mas de sua mera existência - uma crítica mordaz ao etnocentrismo.

Os protagonistas, que assumem o papel de palhaços, não são apenas figuras cômicas, mas símbolos de desafio e resistência. Eles representam uma ruptura com a noção de valores universais, ressaltando a ideia de que a cultura é relativa e flexível. Ao preservar sua essência única em face da adversidade, esses palhaços nos lembram da importância de reconhecer e respeitar a multiplicidade de perspectivas culturais que coexistem em nossa sociedade.

Portanto, a obra é um lembrete poderoso de que, ao nos apegarmos rigidamente à nossa visão de mundo, podemos nos tornar cegos para a beleza e a complexidade da diversidade humana.

Felipe HQs e Mais 24/07/2023

Perfeito para um período pós trevas culturais
? A editora Conrad trouxe ao mercado uma proposta muito boa, a coleção 'HQ para todos', com obras em formatos menores e com preços bacanas. 'A Noite dos Palhaços Mudos', de Laerte, foi o gibi da vez de minhas leituras.

? A história foi publicada originalmente em 1987, dois anos após o fim da ditadura militar. Nela, os Palhaços Mudos são considerados uma ameaça aos conservadores e preservadores dos valores tradicionais da família e da religião.

? Quando um dos palhaços é capturado, os demais partem em uma divertida operação de resgate. São sequências de ação sem um balão de fala sequer, com todas as peripécias típicas de palhaços narradas por Laerte com seu brilhantismo narrativo.

? Laerte usou os palhaços como metáfora nos anos 80 à volta da cultura e da alegria após aquele período obscuro de nossa história. E é incrível como a decisão da Conrad em republicá-la agora, após quatro anos de trevas culturais, caiu como uma luva! Viva os Palhaços Mudos, viva a volta da alegria ao nosso Circo!

? E você, já leu esse gibi? Essa coleção da Conrad é uma excelente porta de entrada para novos e antigos leitores.

bibicortez 24/07/2023

Comprei esse livro por 5 reais e mesmo tendo uma interpretação mais pesada sobre a ditadura meu irmão de 4 anos amou, li pra ele e depois ele ficou lendo sozinho toda hora

Tabata32 18/07/2023

Genial
É político, é revolucionário, é pastelão, é divertido, é detalhado.
Apenas aproveitem essa obra.
Recomendo

Vinder 25/06/2023

Ótimo HQ, feito no final da ditadura. Com humor, é feita uma crítica à perseguição de artistas e minorias, que, infelizmente, ainda ocorrem hoje.

tamyreiss 10/06/2023

Leveza num tema pesado
Como artista, sempre fico tocada quando vejo os relatos e expressões sobre como foi o período da ditadura.
Laerte, genial e sensível comp sempre, relata o período da perspectiva dos artista de uma forma leve mas que, quem entende, sente o peso que foi aquela época.
É um ótimo livro pra levar o assunto para as escolas!

pordentrodaestoria 04/06/2023

?A Noite dos Palhaços Mudos? é a quarta obra lançada pela editora Conrad através do selo ?HQ Para Todos?, que traz histórias curtas e fechadas a preços acessíveis.

Assinada por Laerte, a história foi lançada, originalmente, em 1987 na edição número 4 da lendária revista Circo. Posteriormente, em 1994, foi publicada na coletânea da cartunista, ?Os Piratas do Tietê e Outras Barbaridades?.

Para entender a genialidade de Laerte, voltamos a 1987, época em que o Brasil havia acabado de sair de uma ditadura com claras perseguições a artistas.

Quando um dos Palhaços Mudos é capturado por homens conservadores de terno e gravata e tem a sua morte decretada, uma operação de resgate é iniciada.

O clássico de Laerte transcendeu as páginas e ganhou vida, em 2008, na peça de teatro feita pela Companhia LaMínima no Espaço Parlapatões. A adaptação rendeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Elenco, além de diversas indicações ao Prêmio Shell e Prêmio Coca-Cola FEMSA de Teatro.

?A Noite dos Palhaços Mudos? é uma obra importantíssima que traz, com humor (inteligente) e de forma divertida, importantes críticas sociais. Embora seja uma história criada em 1987, infelizmente ela ainda é muito atual. Por fim, a edição da Conrad ainda inclui ?A Volta dos Palhaços Mudos?.

edisik 20/05/2023

Um quadrinho feito por Laerte é diversão e muita crítica social na certa. É muito bom esse resgate de quadrinhos antigos.

Odivany 15/05/2023

Palhaços Mudos
Mais uma HQ da coleção HQ para todos. Essa estória foi resgatada de um período recente da pos ditadura onde a ironia e mensagens dúbias com fundo político eram frequentes. Este é mais um caso.

Emerz 14/05/2023

Essa é indiscutivelmente uma das maiores obras dos quadrinhos nacionais e já é batido afirmar isso. É impossível ler, falar, produzir ou qualquer outras coisas que deseje fazer sobre quadrinhos e não falar sobre a Laerte.

A noite dos palhaços mudos é aquela obra que em algum momento você vai ter que ler. E finalmente temos ela em catálogo novamente e ainda melhor, de forma acessível, nesse selo F***! Da Conrad, HQ para todos.

Carla.Ligia 10/05/2023

Para quem curte Chaves
Eu me diverti muitíssimo com os palhaços e suas trapalhadas, as histórias me levaram para o tempo dos Trapalhões e de assistir Chaves na casa da minha falecida avó.
É divertido, envolvente e a falta de palavras nos força a prestar atenção aos traços sempre fluídos da Laerte.
Recomendo.

Dango Yoshio 27/04/2023

Laerte, eu te amo
Laerte é incrível. Poderia parar aqui a resenha e só isso já bastaria.

Misturando comédia física, humor pastelão e um olhar crítico de uma sociedade pós-ditadura, Laerte nos presenteia com essa história divertida e empolgante de dois palhaços mudos em um plano para resgatar seu amigo das mãos dos caras sérios.

Tem texto de apoio do Guilherme Kroll e também compila as 7 partes de A Volta dos Palhaços Mudos, a última história dos personagens.