A Noite dos Palhaços Mudos

A Noite dos Palhaços Mudos Laerte Coutinho

Resenhas - A Noite dos Palhaços Mudos

Tico Menezes 03/05/2024

O incômodo som do silêncio de quem faz arte
Num Brasil que saía de uma ditadura militar brutal, a arte seguia perseguida e as manifestações populares que não seguiam o esperado eram oprimidas. Esse era o legado de 21 anos de ódio e fascismo. Mas a arte nunca morreu e a voz de quem não era representado só aumentaria dali em diante. Era 1987 e a genial Laerte nos representava com seu maravilhoso A Noite dos Palhaços Mudos.

Ter esse importante clássico nacional relançado na iniciativa HQ Para Todos é mais uma prova da urgência desse selo no nosso cenário de quadrinhos. E a obra, por mais curta e rápida que possa parecer, usa de humor caricato para criticar o ódio e o autoritarismo que por tantos anos tomaram conta do Brasil. É fácil soltar aquele riso de "arzinho pelo nariz" ao virar as páginas e é certo que qualquer leitor vai buscar saber mais sobre os bastidores do lançamento original na época. A simplicidade do traço engrandece a acidez do roteiro e vale a releitura de cada página para interpretação e busca por detalhes e referências.

Laerte é gigante! E a arte é viva!

Jota Ge 29/04/2024

As ilustrações estão muito boas e gostei bastante da narrativa criada por Laerte. Muito boa a ideia do quadrinho.

Juliaa; 06/03/2024

Laerte nunca erra
É uma história ao mesmo tempo engraçada e triste, mostrando o que se passava em uma época sombria ( Ditadura ) e que infelizmente se passa até hoje.

Os desenhos são lindos, cheios de detalhes. Ela não precisa de muitas falas para demostrar o peso que tem! Gostei de tudo nela, o jeito que retrata perfeitamente os artistas e minorias e seus perseguidores, os famosos donos de tudo: o homem.

É uma baita crítica social simples e fácil de entender, amei!!!

André Aquino 20/02/2024

Da Laerte
Como que palhaços ameaçam a sociedade?!
Homens em grandes templos, de ternos e gravatas perseguindo minorias?!
Acho que já vimos isso em algum lugar...

Maxoel 11/02/2024

Send in the Clowns!
Até entendo a metáfora e analogia com o período militar e a reabertura política, gosto dos enquadramentos e da sequencialidade, mas é uma obra cuja história não me pegou!

bayer_yago 05/02/2024

A noite dos palhaços mudos
Rápida HQ,com somente 32 páginas,fácil de ler entender só não sei ao certo se consegui compreender pano de fundo por trás da crítica do autor. Mas recomendo a leitura.

Nina Pina 04/02/2024

Cultura
A noite dos palhaços mudos é um HQ super divertido com muitas estripulias, os personagens palhaços são fofos e engraçados, e olha que tenho medo deles, ???, os palhaços são perseguidos por conservadores, enfim é uma crítica social e política, leitura super curtinha, mas repleto de significados, vale a pena conferir.

Rodrigo.Calza 03/02/2024

Uma leitura simples, curta e divertida! Com um toque de crítica social, com uma arte muito divertida da Laerte! Mas que não é nada demais! Uma HQ que pelo o preço vale a pena!

Normando_ 31/01/2024

Risos e reflexão
A noite dos palhaços mudos é uma ótima história de se ler e bem rápida tbm, super indico, é divertida e tem várias críticas sociais sobre a época da ditadura e repressão as minorias.

Mike Willian 30/01/2024

Uma experiência ok.
No mês da HQ Nacional, foi a minha primeira leitura do genero no ano. Uma leitura confortável, muito tranquila e rápida. De inicio não achei nada demais, até porque não sou nenhuma referencia de leitura consciente quando contexto histórico, subtexto e ainda mais politica é o cerne da obra. Então confesso que foi preciso recorrer aos leitores e entusiastas de plantão que sempre espio no skoob quando tenho curiosidade.

Aqui eu tive um complemento histórico social interessantissimo. A obra foi publicada pouco tempo depois do término da ditadura no brasil. Seu formato mudo, expressivo e artistico é simbolo de resistencia, cooperação e critica social.

Não achei tão divertida, genial ou muito bem elaborada, o que não quer dizer também que não seja. Compreendo que pra ter acesso às leituras que costumo me interessar hoje em dia, muita gente serviu como referencia.... Como Laerte.

Foi um prazer conhecer, pretendo ler outras obras e recomendo sim. No geral foi uma leitura ok.

Fabricio.SantAna 20/01/2024

Laerte é sempre genial e A noite dos Palhaços Mudos, traz uma mistura de humor e crítica à Ditadura Militar e a perseguição de minorias, sempre com a desculpa de que estariam destruindo a sociedade. A coletânea é curta e dá pra ler em alguns minutos, apenas.

Mama 08/01/2024

Leitura rápida e gostosa
A história do livro A noite dos palhaços mudos é curtinha, mas consegue passar muito bem a sua mensagem. A perseguição aos artistas pós ditadura e toda inocência e graça que esses artistas conseguem transmitir é o palco principal onde se desenrola a leitura. Gostei.

Gabriel.Coelho 13/12/2023

Laerte... eu acho que entendi!
Animal! Eu não dava nada para essa edição do selo Quadrinhos Para Todos da editora Conrad, mas acabou sendo a minha favorita dentre todas as outras!

A Laerte aqui está em seu auge. Arte maravilhosa, humor inteligente apesar de simples, e crítica acerca de um contexto político mais inteligente ainda. Gostei tanto que até procurei depois pela adaptação Live Action que fizeram, e também é muito boa.

Leitura extremamente recomendada, isso aqui envelheceu como vinho!

Mar duh 21/09/2023

Me sinto burro
Demorei um pouco pra entender o subtexto político mas achei genial KKKKKKK
É engraçado, a arte lindíssima e é BR na veia

Tião S3 03/09/2023

"Laerte gênio !!"
A história mais engraçada que já li na minha vida, os protagonistas não dão um piu, e conseguem fazer você chorar de rir, uma história muito cômica e ainda por cima consegue fazer muitas críticas pertinentes ao sistema, uma verdadeira uma obra prima.