Os Pactos de Deus: O Pacto de Deus com Noé

Os Pactos de Deus: O Pacto de Deus com Noé A. W. Pink

Resenhas - Os Pactos de Deus: O Pacto de Deus com Noé

Davi VM 02/08/2023

O Pacto de Noé: A Preservação dos eleitos, a Fidelidade e a Graça de Deus
Esse livro me fez ver o relato de Noé com novos olhos. A graça de Deus, a Sua fidelidade e a revelação do plano da redenção (Pacto Eterno) estão amplamente presentes no Pacto de Deus com Noé.

Diferentemente do Pacto das Obras com Adão, Deus estabelece um Pacto de Graça com Noé onde há promessas absolutamente garantidas por Deus. Muito mais do que uma garantia de preservação do mundo, a aliança com Noé revela coisas maravilhosas: Deus se agrada do sacrifício apresentado e então faz a aliança (tudo isso aponta para Cristo); Deus concede um sinal (arco-íris) que garante ao homem a fidelidade de Deus e tipifica muitas coisas do Pacto Eterno; Toda a história do dilúvio é um tipo da salvação do povo de Deus.

Em poucas palavras, Deus é poderosos em julgar a perversidade e o pecado, mas é igualmente fiel e imutável em seus propósitos de salvar e preservar os seus.
Davi VM 02/08/2023minha estante
ps: Essa leitura me fez ver uma beleza renovada em Gênesis :)

Beca 02/09/2023minha estante
A.W.Pink nunca erra ?

Maiely Queiroz 27/08/2022

Não é um simples arco-íris
Pink faz uma análise profunda do pacto feito com Noé, que não dizia respeito só a ele, mas às futuras gerações, incluindo a nós. É um pacto da Graça, que partiu unicamente de Deus. A restauração das coisas após o dilúvio tem um grande significado que prefigura a nova criação. A forma como o autor aponta tudo para Cristo é emocionante para aqueles que amam encontrá-Lo nos pequenos detalhes das Escrituras. Cristo é a oferta de aroma suave (Gn 8:21) que Deus aceita e a partir disso estabelece sua aliança. O sol é que dá existência ao arco-íris; Cristo é o sol da justiça que dá existência ao pacto da Graça.
Um pequeno livro, mas um profundo conteúdo necessário para que todo cristão entenda que a aliança que Deus faz, garante a segurança eterna dos santos.
É tudo sobre Jesus! Soli Deo gloria!