O inconsciente corporativo e outros contos

O inconsciente corporativo e outros contos Vinícius Portella

Resenhas - O inconsciente corporativo e outros contos

Gabriel 23/04/2024

"As corporações produzem nosso imaginário coletivo, querida. O inconsciente coletivo já virou consciente corporativo há décadas. Não tem mais pra onde correr. Graças a Deus."

bardo 06/04/2024

O Inconsciente Corporativo e Outros Contos de Vinícius Portella é um livro no mínimo curioso e de um certo modo bastante incômodo. Composto de nove contos o autor nos apresenta um panorama muito preciso da nossa relação com a tecnologia e com as mídias sociais de um modo geral.
Alguns contos mais parecem pequenos artigos para leigos explicando sobre o submundo da Internet, e é justamente daí que vem o incômodo. O autor consegue ser tão preciso e fiel na caracterização de seus personagens que é muito difícil não sentir repulsa por eles. O machista revoltado, o playboyzinho metido a novo Musk (ou uma “caricatura” deste a depender de como o leitor entenda), são alguns dos personagens que permeiam a obra.
Para quem está inteirado sobre tecnologia, jogos e teorias da conspiração muito do que é tratado é identificável e mesmo quando o autor parte para algo mais fantasioso, sempre mantém um pezinho na realidade, o retrato mordaz e preciso está ali. É também perfeitamente possível identificar algumas das prováveis inspirações de alguns dos contos, algumas mais claras outras mais implícitas.
De um modo geral são bons contos, mesmo os personagens mais odiosos conseguem despertar no leitor pelo menos uma curiosidade mórbida de até onde são capazes de ir ou de quão estúpidos conseguem ser. Talvez os finais abertos ou abruptos de alguns contos incomodem alguns leitores. Pelo menos um deles ganharia com um desenvolvimento maior das consequências dos atos do protagonista, mas a originalidade da proposta compensa essa “falha”.
Porém, talvez o mais interessante no livro sejam os debates que permeiam a obra: questões sobre criação artística, a forma como a tecnologia altera como pensamos, a forma como nos alienamos de nós mesmos ao vestir um avatar entre outras estão ali.

Marilia.Capinzaiki 16/02/2024

Contos Insólitos
Todos os contos envolvem a tecnologia de alguma forma.
São contos curtos, fáceis de ler, e que prendem a atenção.
Realismo fantástico atualizado para a era da internet.