A minha mãe é a minha filha

A minha mãe é a minha filha Valter Hugo Mãe

Resenhas - A minha mãe é a minha filha

Danielle.Nasser 27/05/2024

Um livro curtinho, mas que nos faz admirar a relação de cuidado de um filho que desempenha o papel de cuidar de uma mãe, quando os papéis se invertem. O livro é lindo, vale a leitura.

Roberta.Justel 17/05/2024

Minha mãe é minha filha
19/2024

Valter Hugo Mãe sempre cheio de afetos.

Nessa crônica, fala-se do cuidado. Da mãe que cuidou e agora precisa ser cuidada. E do filho solteiro que assume esse lugar.

Se por um lado, cuidar nem sempre pode ser uma ?escolha? (às vezes, não temos escolha e o que nos resta é cuidar), a forma de lidar com o mesmo pode ser leve e cheia de delicadezas!

Um respiro pra alma essa breve leitura!

ellenjulia 16/05/2024

- Quan­do ama­mos, te­mos ur­gên­cia em pro­te­ger
Uma leitura tão curtinha, fluída, mas tão cheia de sutileza e sentimentos baseados nas vivências pessoais de Vhm
As ilustrações são maravilhosas, assim como a escrita, profunda e poética

Fabi.Filippo 12/05/2024

Para todos aqueles que cuidam de seus próprios pais
O Livro é uma crônica publicada num jornal , que o VHM resolveu publicar no formato de livro com ilustrações depois de ver a reação das pessoas com ternura e afeto ao texto .

Um livro que ele dedica a quem impede o abandono e exerce a graça de amar acima de qualquer desafio.

Sim, o livro é uma declaração de amor para sua mãe , seu zelo e carinho são palpáveis.

???? ???? ? ??? ?????? ???????? ? ???? ??????????????????, ??? ??? ????????? ??? ??í??? ????? , ??? ?????ç?? , ??? ???????? ??? ??????, ??? ??? ?????? ???? ???? ?? ?ó?, ??? ???????.?

Além disso trouxe alguns temas para reflexão, como a cartilha pré definida pela sociedade que tira o direito de escolha do indivíduo idoso, aqui no livro representado pela cor de cachecóis , mas que poderia ser qualquer outra coisa.

??????-?? ??? ?? ??ç?? ??? ????? ??? ????????? ?????? ?? ???????? ???? ? ????? . ?????? ????? ??????çõ?? ??? ??????? ?? ???? ???????.

Também não tem como analisar as relações e convenções familiares que insistem em colocar sobre o parente solteiro ou sem filhos toda a responsabilidade de cuidar dos pais mais velhos e frágeis , como se ele não tivesse vida própria. Geralmente esse papel cabe a uma mulher , Valter é uma excessão.

?????? ???? ??? ?????? , ? ???? ?????? , ???????-??? ? ??? ??????ã? ?? ???é?? . ????? ??ç? ?????? ???ã? ??????? : ?ã? ??????? , ????? ???? ????? ?? ?ã? ? ???? ?????? ???????. ???? ?ã? ???? ????? ?? ??? ???ã?? , ?ó ????õ??.?

Enfim , um livrinho de menos de 50 páginas mas tão profundo , que eu recomendo a todos.

Marcia 05/05/2024

Não conhecia o autor! Gostei muito do texto e em especial das ilustrações! Relatou de forma simples e amorosa a importância de cuidar de nossos entes queridos! Amei a frase:?Quem não ca­sa dei­xa de ter ir­mãos. Só tem pa­trões.? 22
Foi uma grata surpresa!

henriqueacastro 04/05/2024

Que saudades da minha mãe!!
O papel de ser filho e cuidar da mãe.

Com seu inconfundível estilo, o escritor português Valter Hugo Mãe volta a abordar os detalhes do cotidiano e fala sobre sua própria vida, enquanto o filho que não casou e que, por isso, precisa cuidar dos pais.

Ao longo do passeio pelo dia-a-dia do escritor e do amor que sente por sua mãe, ele reflete sobre diversos tipos de amor, sobre os medos que o sentimento cria e como eles proporcionam cuidados com as pequenas coisas da vida.

Sinto me abraçado.

Maria17758 27/04/2024

É um livro muitíssimo pessoal e sincero. De tudo que eu já li do Valter, foi o meu menos favorito. Mas ele não escreve nada que não seja imensamente poético, todos são lindos.

Michel Pinto Costa 22/04/2024

Uma Crônica
Trata-se de uma crônica escrita pelo autor há algum tempo.
Tem gravuras muito bonitas representando mãe e filho.
A qualidade do autor dispensa apresentações, atualmente um dos melhores em língua portuguesa, mas o ponto negativo fica por conta do valor do pequeno livro de 48 páginas (R$ 41,90).

Andressa Klemberg 11/04/2024

Crônica da mudança de papéis
O filho se torna pai da sua mãe. Uma crônica poética sobre esse processo e suas mais variadas formas de se manifestar. As belezas, as tristezas, as dificuldades e as risadas de cuidar de uma mãe que vira filha. Dedicado àqueles que cuidam.

NatiGobbi 19/03/2024

Sutil
Como pode um livro tão pequenino conter tanta delicadeza e tantos sentimentos? O autor conta detalhes da relação que tem com a mãe, como se passássemos um dia na sua companhia. E quanto amor pode caber em tão poucas palavras? Num momento tão difícil, quando nossos pais que tanto nos protegeram e acolheram agora invertem os papéis conosco, quando viramos seus cuidadores, é possível imaginar que exista muita dor nesse processo. Quisera podermos viver plenos até o fim da vida, mas caso não seja possível, que possamos estar próximos de pessoas que nos amem tanto a ponto de relevarem as dores para seguirmos juntos no caminho da sutileza. E que, quando chegar a minha vez, que eu possa olhar com leveza para os reveses da vida assim como eu observo as tantas histórias cheias de reviravoltas que enchem minha mente através da leitura.

marisa13 23/02/2024

Carinho que transborda
Apaixonante como o autor fala de sentimentos aqui. Como se fosse um livro infantil para adultos. Adultos estes que, confrontados com a necessidade advinda da vida, têm que inverter o papel de cuidado, sendo ?mães? para suas mães. Obs: escrevendo isso daqui percebi o trocadilho legal com o nome do Walter Hugo Mãe.
Esse livro é sensível demais, é leve demais, por mais que esse papel onde está o autor não seja tão leve de vez em quando. E ele nos mostra isso também, as dores. Me toca muito quando ele fala do medo. O medo de tapetes que escorregam, de tosses próximas à pessoa querida, do iminente perigo que ronda alguém que requer cuidados. Quem ama de verdade, ama com medo. Gostaria de ter o livros em mãos para revisitar o trecho, mas li numa livraria e não comprei. Pretendo comprar depois, pois foi uma leitura muito aprazível. Lembrei da minha avó, o que me fez amar ainda mais. Belíssimo!

Mari Imaginária 09/01/2024

Um desabafo
Esse livrinho tão fácil de ler carrega verdades tão profundas que tocam a alma. Chega um tempo em q os papéis se invertem e a fragilidade do tempo impõe um turbilhão de sentimentos. VHM transbordou aqui.

Rafa569 25/12/2023

#40: A minha mãe é a minha filha - Valter Hugo Mãe

Se trata de uma reunião de crônicas escritas pelo autor para um jornal, no passado, e estes textos retornaram a ele pela internet, através de leitores que resgatavam e comentavam, o que o motivou a reuni-los neste pequeno e singelo livro. Como o próprio título sugere, são reflexões sobre o caminho natural a que a vida tende a nos levar, de retribuir todo o cuidado para a mãe que um dia se dedicou a cuidar de nós, seus filhos.

Minha mãe sempre leu muito e este hábito foi meu maior incentivo à leitura, pois desde criança eu a acompanhava à biblioteca no centro da cidade e ali retirava meus primeiros livros. Após a pandemia, minha mãe não conseguiu retomar os hábitos de leitura que tinha (ela lia mais de um livro ao mesmo tempo), e este presente foi meu pequeno incentivo para um retorno dela ao mundo da leitura, aquele mesmo ciclo "minha mãe é minha filha" do livro.

Na minha página @cuidado_spoiler no Instagram há uma resenha com as fotos dela lendo, e da minha carteirinha da biblioteca, com 8 anos na foto.

Milenas4 16/12/2023

Livro curtinho e rápido de ler, as ilustrações são bonitas e como sempre a escrita de Valter Hugo Mãe é bem poética, quem já esteve nesse lugar de cuidar de alguém que um dia lhe cuidou vai se identificar com essa leitura

Ana Lee 26/11/2023

De tocar o coração ??
Esse livro é de uma delicadeza imensa, de um amor tão lindo de um filho por sua mãe.
Do cuidado de quem já foi filho e hoje retribui sendo pai de sua mãe.