Onde pousam os urubus Andre L Braga

Resenhas - Onde pousam os urubus

Tomlucitor23 17/05/2024

Não consegui me envolver com nada da trama ou da história, a idéia é ótima, mas não me importava com os personagens, em nada, tanto que tinha que me forçar a prestar atenção, porque me distraia fácil de tão desinteressante que foi pra mim, não é um livro ruim, longe disso, mas não consegui me envolver com nada da leitura, será a narrativa, os personagens, ou a trama, acho que uma releitura com a devida atenção, talvez me fizesse realmente apreciar, já que minha experiência não foi boa, mas duvido muito que eu voltaria a essa leitura novamente.

Mari 29/02/2024

Onde pousam os urubus
Para um ficção política ele é bem real. O autor conseguiu mostrar bem a realidade da Política brasileira em 214 páginas.

Será que fosse uma capital como São Paulo o governo deixaria que fosse tomado e declarado independente? Novamazônia é um pequeno Brasil, uma desigualdade enraizada na sociedade onde a minoria tem muito e a maioria pouco, alguns são mais-que-miseráveis. É muito mais fácil lucrar com a miséria que lutar contra ela.

É o tipo de livro que te faz pensar e refletir.

?Deixaram de ser gente, quando deixaram de viver e passaram a apenas sobreviver. E sobrevivem do lixo, o que faz com que se equiparem aos urubus, aos ratos e às baratas. Aquela gente não pode ser chamada de gente, companheiro.?

Mari Mirandinha 21/02/2024

Narração
Encontrei esse livro no audible enquanto procurava pelo Mauro Ramos, que é meu narrador favorito de audiobook, além, é claro, de um excelente dublador. Foi uma ótima surpresa encontrar um bom livro nacional de uma história política. Não me recordo de ter lido nada parecido e rapidamente me vi envolvida na trama, querendo saber quem ganharia a eleição e desgostando de todos os personagens, menos da Carla. Gostei da descoberta e procurarei mais livros do autor.

Nathan @nathan.deus 10/02/2024

O mundo verá o que eles farão com tanta democracia
Com personagens singulares e bem trabalhados colocados em uma trama que representa alegoricamente tão bem os cenários políticos atuais, André leva o leitor a uma viagem a um território fruto de ditaduras e desigualdades sociais e nos apresenta o jogo do poder político de uma maneira crua e incômoda com duas frentes, uma supostamente progressista e uma ala conservadora, nos mostrando ao longo do enredo que se apresentam como duas faces de uma mesma moeda, desvendando interesses pessoais ocultos, corrupção e formas de manobrar uma história de miséria de um povo ao seu próprio benefício. Uma história incrível que desvela relações políticas e apresenta suas entranhas expostas a um leitor encantado
Andre L Braga 11/02/2024minha estante
Obrigado pela leitura, Nathan!

rookvalente 08/02/2024

Delicioso! Fantástico!
Até deu vontade de pedir uma Yaritza ao Papai Noel! O modelo político também acrescenta muito bem ao texto e o carinho e cuidado como é tratada a neurodivergência faz de um livro bem triste, algo totalmente inesquecível!

Larissa Tabosa 07/01/2024

"Onde Pousam Os Urubus é uma ficção política. É sobre o poder pelo poder. É sobre sonhar com um mundo utópico, enquanto vivemos em um mundo distópico. É sobre acreditar em um mundo melhor, enquanto compactuamos com as engrenagens que movem o que há de pior no mundo. É, portanto, uma história triste, sobre uma realidade que insistimos em varrer para debaixo dos tapetes, para longe de nossas consciências".

Yasminy 13/11/2023

O livro narra a história se uma parte da região amazônica que saiu do regime militar e sofreu um golpe dos Rebeldes do Amazonas Equatorial. A Novamazônia então progrediu alienada sem saber o que acontecia fora de suas fronteiras. A principal fonte de renda era a mineração.
Um livro que me tirou da zona de conforto e me fez pensar em política de uma forma diferente. Um livro que me fez grudar os olhos nas páginas até saber tudo o que iria acontecer.

Gi Gutierrez 27/10/2023

Onde pousam os urubus
"... a miséria transforma as pessoas. Não são mais gente, e já faz é tempo. Deixaram de ser gente, quando deixaram de viver e passaram a sobreviver."

Abduzindolivros 03/09/2023

é aquela velha história: no brasil nada acontece feijoada

A trama de ?Onde pousam os urubus? não se passa necessariamente no Brasil; logo após o fim da ditadura militar, rebeldes fundam uma nação no coração da floresta amazônica, separando-se do resto do país e instaurando o próprio regime centrado em uma figura substituída somente após sua morte, pelo próximo membro mais velho do partido. Trinta anos depois, contudo, Novamazônia será assediada para escolher seu próximo presidente através de eleições diretas.

Digo ?assediada? porque ambos os candidatos, Júnior Pedrosa (da situação e conservador) e Ophelia Marabaixo (da oposição, progressista) lançam-se na caça aos votos da população abastada da capital e dos pobres esquecidos em uma ilha, Não-Te-Vejo, depósito de lixo da nação. O que os dois fazem é assédio mesmo, encheção de saco, maracutaias de políticos que só são diferentes em algumas palavras dos seus discursos (mas a essência é a mesma).

Vemos isso logo de cara, e quanto mais adentramos aos jogos políticos pelo poder em Novamazônia, mais vemos que a pior sujeira não está no lixão na localidade de Não-Te-Vejo. Mesmo o único líder religioso da nação, Romualdo, encabeçando um projeto para ajudar as crianças carentes da ilha e tendo a aparência de alguém bem-intencionado, esconde segredos de corrupção. Ninguém escapa.

É bem semelhante à sujeira na qual chafurda nossa classe política, que muitas vezes só enxerga o pobre e o miserável como engrenagens para garantir mais dinheiro e mais poder. Tal semelhança entre a ficção e à realidade também se estendem ao fato de que as coisas só mudam na velocidade e consonância dos interesses de quem detém o poder. À população, os restos, e o avanço que é permitido por poucos, somente para manutenção da fidelidade do povo.

Os esquemas foram revelados pela garotinha autista, Carla, cuja falta de atenção e tratamento desencadearam uma série de sofrimentos a ela que expuseram muita podridão nas mãos limpas dos que nunca tocaram todo aquele lixo.

Esse livro é um prato cheio ? e fétido ? para todos aqueles que desejam se revoltar ainda mais. Se você acha que a realidade não é o suficiente, encare.

Vanessa 18/08/2023

Uma distopia
Distopia política sobre um novo país formado após a separação do Brasil. A trama fala de disputas pelo poder, política, democracia e corrupção. Mostra o medo da relação da igreja e do estado e te prende na história.

Fabiana.Windjaba 13/08/2023

Um texto criado para incomodar
Uma sociedade nos confins do norte do Brasil se torna independente, esse é o cenário para a ficção política de André L. Novamazônia é um país dividido, Londonésia, sua capital, têm tudo (será?), a ilha de Pouso Alegre, nada. E mesmo entre os miseráveis ilhenses há aqueles que são ainda mais miseráveis. A morte do presidente é o pano de fundo para o desenvolvimento da história.

A história de André me levou diretamente à relação entre a cidade do colonizado e a cidade do colonizador, de Fanon. Além disso, é impossível não se relacionar com questões do nosso tempo presente. Uma escrita feita pra incomodar

Aelita Lear 24/07/2023

Tanto o que falar...
Onde pousam os urubus tem muitas questões envolvidas, então quero enaltecer mais uma vez a escrita perfeita do autor, que consegue trazer esses temas de maneira envolvente e surpreendente. Há questões políticas, sociais, religiosas, sobre autismo... tudo abordado de uma forma tão incrível. Amei demais e recomendo a leitura!

Yasmin.Moraes 22/07/2023

Ficção muito real
Esse livro é uma ficção científica, ele trata de uma distopia muito semelhante a um possível Brasil. Os temas que trata são sensíveis e profundos, a construção do clima é ótima, eu quase senti o cheiro que o autor descreve.

Filósofo dos Livros 22/07/2023

INTRIGAS POLÍTICAS E SOCIAIS: ONDE POUSAM OS URUBUS, POR ANDRÉ L. BRAGA
Olá, Amigos Filósofos Literários!

No universo da literatura nacional contemporânea, encontramos obras que vão além das páginas e nos envolvem em jornadas emocionais únicas. "Onde pousam os Urubus", a magnífica criação do autor brasileiro André L. Braga, é um desses cativantes livros que nos arrebatam desde a primeira página. Com uma escrita habilidosa e uma narrativa envolvente, Braga nos presenteia com uma história que transcende suas palavras, proporcionando uma profunda reflexão sobre a condição humana em busca do poder.

No enredo fascinante de "Onde pousam os Urubus", percebemos também uma brilhante ficção política, que mergulha de cabeça nos intrincados meandros da política e da sociedade. A ficção política é um subgênero literário que se destaca por explorar e criticar questões políticas e sociais através de uma narrativa fictícia.

Com astúcia, o autor utiliza o poder da ficção para alçar voos imaginativos e, ao mesmo tempo, expor reflexões perspicazes sobre governança, corrupção, luta pelo poder e as inextricáveis relações entre os personagens. Essa obra-prima de André L. Braga ultrapassa os limites da ficção política, instigando os leitores a refletirem sobre a natureza do poder, as consequências das ações políticas e os dilemas éticos que permeiam nossas vidas.

Ao ler a obra e sabendo que ela foi finalista da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, posso afirmar com certeza que André L. Braga foi injustiçado. Com a criatividade exposta no livro, "Onde pousam os Urubus" merecia o primeiro lugar. O autor habilmente se vale do cenário fictício para construir uma narrativa política intrigante, mergulhando-nos em um mundo onde as nuances do poder são exploradas com maestria. Cada personagem é uma peça fundamental nesse intrincado tabuleiro de interesses e motivações, revelando facetas obscuras da política e da alma humana.

A trama se passa em Novamazônia, uma nação que se desprendeu do território brasileiro. Após 30 anos, a região perde seu líder máximo e o presidente interino convoca eleições diretas pela primeira vez. Surgem dois candidatos de peso ao cargo presidencial: Júnior Pedrosa, conservador; e Ophelia Marabaixo, progressista. Na disputa pelos votos, os dois candidatos são capazes de tudo para vencer. A ficção foca nas ações de Júnior e Ophelia para obterem a vitória, mostrando intrigas, jogos de poder e decisões tomadas pelos políticos.

André L. Braga explora as motivações e personalidades dos líderes, bem como as consequências de suas ações para a sociedade em que estão inseridos. A grande disputa dos dois candidatos está em conquistar os votos dos eleitores de uma região pobre onde o lixo da capital é despejado. Na trama, os que foram sempre desprezados acabam se tornando o centro das atenções para angariar a vitória.

Paralelamente, acompanhamos a vida dos cidadãos comuns, suas lutas e aspirações, e como eles são afetados pelas decisões governamentais. Percebemos que o povo foi tão massacrado que, apesar de desejar uma vida de qualidade, tornam-se passivos em sua realidade. Nesse contexto, a obra de Braga adota uma abordagem equilibrada, combinando as ações dos políticos e do povo para criar uma narrativa mais ampla e complexa. A interação entre as figuras políticas e o povo mostra como ambos os grupos se influenciam mutuamente, mas a influência acaba sempre privilegiando os líderes e tornando a população cada vez mais sujeita à exploração.

Ao longo da trama, a figura da mulher é destacada, mas não é um reconhecimento genuíno de seu papel, sendo vista apenas como uma peça em um jogo para favorecer grupos privilegiados. A religião aparenta também ser valorizada, porém, também é usada como elemento-chave para garantir o poder de alguns. "Onde pousam os urubus" é uma ficção que nos conduz a reflexões profundas sobre os jogos de interesses e como as pessoas se tornam descartáveis a partir do momento em que deixam de ser vistas como fonte de ganhos.

Em suma, a obra de André L. Braga é uma leitura poderosa que nos desafia a repensar as dinâmicas políticas e sociais, ao mesmo tempo que nos envolve em uma trama emocionante e repleta de significados. É uma narrativa que ficará conosco muito além da última página, nos acompanhando em nossas reflexões sobre a sociedade e a natureza humana.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975

beatriz 20/07/2023

A faca e o queijo
Iniciei essa leitura por conta de um influenciador literário e, obviamente, pela premissa do livro. Acredito que essa história tinha tudo pra ser absolutamente arrebatadora, mas não funcionou muito pra mim. Eu amo ler histórias nacionais com enredos bem diferentões e esse é exatamente assim, mas não me encantou.
É uma ficção política atemporal contada a partir da perspectiva de diferentes personagens.Temos duas chapas e um núcleo familiar que fazem essa história se desenrolar de forma alternada; ora evidenciando as teias políticas, ora evidenciando os conflitos familiares.
Os personagens são tridimensionais, sem dúvida, nenhum é genuinamente bom ou genuinamente mau, são muitas nuances que se desencadeiam diante do contexto em que vivem.
A leitura é bem forte até, pois é recheada de cenários e vivências muito reais e atuais, se misturando e tecendo críticas sociais que nos fazem refletir bastante. Gostei muito da ambientação e de como o autor mostra a questão da estratificação social e da ojeriza dos personagens mais abastados em relação aos que vivem em situação de miséria.
O livro trabalha de modo excelente a caracterização dos personagens, porque os políticos ficaram perfeitamente ilustrados na minha mente em decorrência da semelhança com os de fora do contexto ficcional.
Apesar de eu gostar muito dessa pegada de personagens complexos e com falha de caráter, não consegui me apegar à ninguém. A Carla, por exemplo, que na minha opinião era uma personagem que tinha muita coisa pra entregar por ser neurodivergente, não acrescentou em nada à história.
Para a minha experiência, a escrita apresentou alguns problemas como a repetição de termos e expressões. A cada duas páginas, eu estava lendo a mesma coisa e isso passava a impressão de que o livro andava e não chegava a lugar nenhum.
Algo que particularmente me incomoda é o excesso de textos e reflexões e, consequentemente, a falta de diálogos e ausência de uma dinâmica mesmo. A leitura foi entediante e não teve nenhum ponto alto de acontecimento ou um plot-twist, algo que eu gosto bastante.
Também senti que o livro retoma o tempo inteiro questões referentes à construção política da nação, sendo que foi algo explicado nos capítulos iniciais, mas há uma retomada excessiva dos fatos.
Achei que seria uma leitura que explorasse questões culturais e religiosas de forma mais aprofundada, já que fala bastante da relação da Carla com a Yaritza, mas isso não ocorreu.
De forma geral, não supriu as minhas expectativas, mas é uma leitura válida e com um enredo relativamente diferenciado do proposto no cenário literário atual. Recomendo a leitura pra que tenham diferentes experiências e opiniões!