O Silêncio dos Sinos

O Silêncio dos Sinos Carol Façanha

Resenhas - O Silêncio dos Sinos

rocky0 28/03/2024

"...estive mais ocupada em te culpar pelo que falhou ser para mim, do que te deixar ser o que podia ser por você mesma."

maladia e pompeu, a sua história não teve um fim, por ora. que final incrível, me pegou tanto o plot ?

Dé (@livroturista - insta) 23/07/2023

O Silêncio Dos Sinos - Carol Façanha
Uma leitura bem escrita e que exige atenção para entender o que está por traz da história.
Apesar de curta, apresenta profundidade no contexto.
Logo no início a autora oferece formas de ler, não necessariamente do início do livro, mas de outros pontos que não irão interferir na história.

Maria20720 18/07/2023

É ótimo, mas a falta que falta faltou bastante.
O livro tem uma prosa incrível, você se envolve com o universo, ele tem um poder de atiçar o imaginativo e o teletransporte para dentro do mundo literário dele. Porém, faltou muito mais coisas a serem desenvolvidas. Sei que o livro é curtinho, então talvez esse seja o viés. Mas mesmo assim, ele tinha grandes potenciais de se tornar um calhamaço ou até mesmo uma série, pois havia bastante potencial para explorar o worldbuilding, os personagens, as relações entre os personagens, os jogos de poder, os conflitos entre os grupos, a união, força e conexão entre as mulheres subjugadas por quem obtinha o controle, e por isto, eu deixei de entender bastante coisa. Enfim. Posso estar até falando besteiras, pois como disse, ficou muita coisa a ser entendida (pelo menos por mim). Mas de qualquer forma amei a leitura, e espero que talvez (não sei se é sonhar muito) a autora escreva mais e mais e mais sobre esse universo que eu adorei.

Anna Paixão 17/03/2023

Confuso, original e misterioso.
Sendo bem sincera terminei O Silêncio dos Sinos com duvida se realmente tinha entendido o objetivo da autora ou se eu não tinha entendido nada. Mas, mesmo se eu não tiver entendido o verdadeiro objetivo dela, só a forma como ela escreve já valeu a experiência da leitura.

iammoremylrds 03/03/2023

Uma obra bem escrita e bastante original, o que torna esse conto diferente e único, além de ser muito cativante, escrito de maneira poética, sútil, se trazendo diversos dilemas a serem enfrentados além de prender do início ao fim

Amanda.Riselli 25/01/2023

Sobre O Silêncio dos Sinos
#4ªDeContos

Eu já sabia antes mesmo de começar a ler O Silêncio dos Sinos que seria amor à primeira lida, porque a Carol Façanha é uma das poucas autoras que conseguem atravessar o labirinto que leva ao meu coração, adentrando-o e tocando-o de uma forma singular e permanente.

Em um universo construído com tanta maestria e criatividade, a Ilha do Sino nos é apresentada, onde mulheres que costumam se encontrar na madrugada, cheias de sussurros e cânticos para venerarem a lua, começam a ser perseguidas e lançadas no Véu pelos Agentes do Sol, pois passaram a ser vistas como um empecilho para as novas crenças profetizadas e espalhadas pelo vento como verdades incontestáveis. Pompeu é um desses agentes, sendo considerado o braço direito do Bendito Superior, por isso fazia o seu trabalho de devolver as Filhas da Noite ao breu de onde elas vieram, sem contestar ou mesmo se interessar pelo local pra onde iam após serem lançadas, mas tudo muda quando ele passa a sonhar com ela?

Pois quando penso em seu rosto, Maladia, e espio a escuridão que me chama, uma pergunta me arranca do santuário em que estou ora preso, ora protegido. Sou seu cúmplice ou seu algoz?

Através de uma escrita poética, marcante e repleta de reflexões nas entrelinhas de suas metáforas, Carol vai descortinando esse universo distópico onde utopia é uma palavra desconhecida e onde sonhos (ou seriam pesadelos?) se misturam em imagens de memórias e profecias. Onde os sinos calam as ameaças e se dobram diante dos aliados. Onde há compra e venda de ilusões, patriotismo estranho, idolatria e lealdade cegas. Onde pessoas se julgam superiores às outras, buscando justificativas para seus atos e erros, porém sem sequer terem coragem de olhar para o próprio reflexo, enxergando suas fraquezas, falhas e imperfeições. É perceptível, portanto, o quanto essa ficção se assemelha à vida real, mesmo tendo como base elementos do realismo mágico e da fantasia sombria. Um silêncio necessário que ressoa nas profundezas de nossa alma, um afago fortificante nessa jornada tão árdua e barulhenta que percorremos.

É impossível não se deixar cativar pela Maladia, sentir e chorar todas as suas dores e se inspirar em sua resiliência! E resistir ao charme do Pompeu, esse personagem apaixonante pelo qual torci bastante para que a voz do seu coração falasse mais alto, despertando-o do sonambulismo proporcionado pela falsas promessas. Afinal, o amor (com todas suas nuances) é o único capaz de nos libertar, de nos tornar esperançosos (para seguirmos em frente sem medo do amanhã) e de vencer até mesmo a morte. Extraordinariamente belo e impactante!

Stéphanie 15/01/2023

O silêncio dos sinos
Se trata de uma história bem confusa e bonita. Existe essa Ilha do Sino composta por Agentes do Sol que servem o Sino e as Filhas da Lua que são caçadas por terem pensamentos contrários e adorarem a lua. De resto, confesso não ter entendido nada. A escrita da autora é incrível e muito poética. Apenas a sua escrita tão bonita e o fato de ser curto me fez chegar até o final. A escrita da autora é que de fato salvou a leitura.

Rebeca 09/01/2023

Fantasia Utópica
O Silêncio dos Sinos é uma fantasia utópica que vai além do que vemos na superfície, tem uma escrita extremamente lírica e poética, que combina com todo o universo criado pela autora, mas que ficou cansativo pra mim.

Esse livro se passa em uma ilha comandada pelo sino e seu povo que foi parar lá após um trágico acidente aéreo, todos sem memória de quem foram no passado e com sonhos para o futuro. Mas a ilha muda as pessoas pouco a pouco.

Há os filhos do sol, aqueles que lançam profecias para o povo e as filhas da lua, que são caçadas por adorarem a lua.

E há a oposição, aqueles que não mais querem ter suas vidas mandadas pelo sino e suas profecias.

Eu sinto que sabemos muito pouco sobre o universo em si e a escrita poética acaba dificultando isso. O que de fato está acontecendo ali? Quem são os verdadeiros mocinhos e vilãos?! Qual a história desses personagens?! Acaba que vemos muito pouco sobre eles.

Mas não há como negar como a escrita da autora é incrível e envolvente! Nos trazendo vários questionamentos sobre a vida e seus porquês. No fim, foi uma leitura agradável, mas que não foi para mim e não me conquistou.

?Mas esta não é a nossa história.  Essa é a história de um menino que sufoca por ar onde a lua derramou um milhão de lágrimas.  Essa é a história do bendito que tentou salvar sua maldita... Ou de dois malditos que tentaram reverter a própria sorte...?

Laurinha 16/12/2022

O Silêncio dos Sinos
Livro dinâmico e super interessante, tem uma poética maravilhosa e gostei muito da temática! Por ter a opção de poder ler em ordens diferentes torna esse livro ainda mais intrigante, pois de qualquer uma das formas, faz sentido! ?

Isa 12/11/2022

O silêncio dos sinos
E uma história curta de ficção que se passa na Ilha do Sino que tem como protetores os Agentes do Sol. Esses tem sonhos com o futuro e disseminam pela ilha em forma de profecias. Por outro lado temos as Filhas da Noite, que são caçadas pelos agentes do sol por adorarem a lua. Achei a história confusa, muito poético pra uma ficção e que não me agradou o estilo de narrativa.

Ziz 03/11/2022

Sensacional
Esse é um dos livros mais inteligentes e originais que já li na vida!

Os personagens são muito bem construídos, o mundo é apresentado de uma forma inusitada e original. Me fez refletir bastante sobre a vida pós morte, e se realmente vamos ter "paz".

Amei esse livro de uma forma, que cês não tem noção.

Rnata 31/10/2022

Fantasia confusa
??O silêncio dos sinos é um livro de fantasia utópica que se passa em um ilha onde o que governam quem e o que fazem é o sino.
??Sino eu entendi como o destino, o senhor do tempo, desde que você entra nessa ilha o que o sino quer você faz, e o que o sino quer que acabe, acaba.
??Somos apresentados a Maladia, Pompeo logo no início do livro, inclusive o livro pode ser livros de várias maneiras diferentes, sendo que você escolhe quem quer acompanhar primeiro, mudando a ordem dos fatores.
??Eu escolhi ler como foi escrito, por páginas, o primeiro até o último em ordem crescente, e entendi que a ordem com que você escolhe ler define quem você vai gostar e o que você vai entender.
??A escrita da autora é sensacional, te envolvendo na história mesmo quando você não tá entendendo nada, como acontece no início dos livros de fantasia, e simplesmente não consegue parar de ler até entender e descobrir tudo o que a ilha do sino esconde de você.
??Recomendo pra leitores que gostam de fantasia e utopias, vocês não vão se arrepender de conhecer a ilha do sino, e os agentes do sol e as filhas da noite.

Jooh 10/10/2022

Um livro curto pra te tirar da zona de conforto do jeito bom
No início do livro a autora dá instruções ao leitor, para este decidir como começar a ler, já que há 4 maneiras distintas que dá para o leitor ler, eu amei!!!

A escrita da Carol é muito boa e fluída, e ainda é cheia de metáforas e entrelinhas, o que pode tirar o leitor um pouco da zona de conforto - de uma maneira boa - caso ele não seja acostumado com isso. Confesso que eu saí um pouco da minha zona de conforto como leitora devido a narrativa peculiar e bem lírica, porém eu gostei muito e recomendo esse livro!!
OSDS é de fantasia, um livro sensacional, curtinho, volume único e mesmo tirando o leitor da zona de conforto dá para ler numa sentada!

Creio que seja algo diferente de tudo que você já leu e super recomendo!

(Após esse livro fiquei com mais vontade ainda de conhecer mais obras da autora)

Giulia.Makita 23/09/2022

Uma obra para refletir...
A brincadeira de 4 formas diferentes de ler funciona intuitivamente bem com a proposta do livro. A propósito eu li Maladia-Sinaria e essa leitura casou com a minha alma.

É um texto poético, cheio de melodia, mas que sabe chegar no ponto certo da moderação quando mergulhamos no universo dos Sinos. Traz reflexões internas e externas que cabe a cada um de nós interpretar a nossa verdade.

Sem mais delongas, divirta-se com o mundo dos Sinos, perca-se no ressoar e se encontre com a sua verdade.