O Silêncio dos Sinos

O Silêncio dos Sinos Carol Façanha




Resenhas - O Silêncio dos Sinos


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Amanda.Riselli 25/01/2023

Sobre O Silêncio dos Sinos
#4ªDeContos

Eu já sabia antes mesmo de começar a ler O Silêncio dos Sinos que seria amor à primeira lida, porque a Carol Façanha é uma das poucas autoras que conseguem atravessar o labirinto que leva ao meu coração, adentrando-o e tocando-o de uma forma singular e permanente.

Em um universo construído com tanta maestria e criatividade, a Ilha do Sino nos é apresentada, onde mulheres que costumam se encontrar na madrugada, cheias de sussurros e cânticos para venerarem a lua, começam a ser perseguidas e lançadas no Véu pelos Agentes do Sol, pois passaram a ser vistas como um empecilho para as novas crenças profetizadas e espalhadas pelo vento como verdades incontestáveis. Pompeu é um desses agentes, sendo considerado o braço direito do Bendito Superior, por isso fazia o seu trabalho de devolver as Filhas da Noite ao breu de onde elas vieram, sem contestar ou mesmo se interessar pelo local pra onde iam após serem lançadas, mas tudo muda quando ele passa a sonhar com ela?

Pois quando penso em seu rosto, Maladia, e espio a escuridão que me chama, uma pergunta me arranca do santuário em que estou ora preso, ora protegido. Sou seu cúmplice ou seu algoz?

Através de uma escrita poética, marcante e repleta de reflexões nas entrelinhas de suas metáforas, Carol vai descortinando esse universo distópico onde utopia é uma palavra desconhecida e onde sonhos (ou seriam pesadelos?) se misturam em imagens de memórias e profecias. Onde os sinos calam as ameaças e se dobram diante dos aliados. Onde há compra e venda de ilusões, patriotismo estranho, idolatria e lealdade cegas. Onde pessoas se julgam superiores às outras, buscando justificativas para seus atos e erros, porém sem sequer terem coragem de olhar para o próprio reflexo, enxergando suas fraquezas, falhas e imperfeições. É perceptível, portanto, o quanto essa ficção se assemelha à vida real, mesmo tendo como base elementos do realismo mágico e da fantasia sombria. Um silêncio necessário que ressoa nas profundezas de nossa alma, um afago fortificante nessa jornada tão árdua e barulhenta que percorremos.

É impossível não se deixar cativar pela Maladia, sentir e chorar todas as suas dores e se inspirar em sua resiliência! E resistir ao charme do Pompeu, esse personagem apaixonante pelo qual torci bastante para que a voz do seu coração falasse mais alto, despertando-o do sonambulismo proporcionado pela falsas promessas. Afinal, o amor (com todas suas nuances) é o único capaz de nos libertar, de nos tornar esperançosos (para seguirmos em frente sem medo do amanhã) e de vencer até mesmo a morte. Extraordinariamente belo e impactante!
comentários(0)comente



Priciliana0 11/09/2022

Gostei
É uma história muito boa. A forma interativa que a autora criou para a leitura, achei bem interessante, mas infelizmente, para mim, não funcionou a narrativa exageradamente lírica e poética.

Por ser em primeira pessoa, uma fantasia, e ter mais de um ponto de vista diferente, acabei sentindo falta de um melhor desenvolvimento do worldbuilding e critérios de personagens. Não consegui conhecer o universo criado nem suas leis de forma satisfatória.

Mas, isso não tira pontos da escrita encantadora e da originalidade. Só não funcionou comigo mesmo.

Ademais, gostei da experiência, e acho que vale muito a pena a leitura, sobretudo, para quem curte esse tipo de história.
comentários(0)comente



Isa 12/11/2022

O silêncio dos sinos
E uma história curta de ficção que se passa na Ilha do Sino que tem como protetores os Agentes do Sol. Esses tem sonhos com o futuro e disseminam pela ilha em forma de profecias. Por outro lado temos as Filhas da Noite, que são caçadas pelos agentes do sol por adorarem a lua. Achei a história confusa, muito poético pra uma ficção e que não me agradou o estilo de narrativa.
comentários(0)comente



Rnata 31/10/2022

Fantasia confusa
??O silêncio dos sinos é um livro de fantasia utópica que se passa em um ilha onde o que governam quem e o que fazem é o sino.
??Sino eu entendi como o destino, o senhor do tempo, desde que você entra nessa ilha o que o sino quer você faz, e o que o sino quer que acabe, acaba.
??Somos apresentados a Maladia, Pompeo logo no início do livro, inclusive o livro pode ser livros de várias maneiras diferentes, sendo que você escolhe quem quer acompanhar primeiro, mudando a ordem dos fatores.
??Eu escolhi ler como foi escrito, por páginas, o primeiro até o último em ordem crescente, e entendi que a ordem com que você escolhe ler define quem você vai gostar e o que você vai entender.
??A escrita da autora é sensacional, te envolvendo na história mesmo quando você não tá entendendo nada, como acontece no início dos livros de fantasia, e simplesmente não consegue parar de ler até entender e descobrir tudo o que a ilha do sino esconde de você.
??Recomendo pra leitores que gostam de fantasia e utopias, vocês não vão se arrepender de conhecer a ilha do sino, e os agentes do sol e as filhas da noite.
comentários(0)comente



Laurinha 16/12/2022

O Silêncio dos Sinos
Livro dinâmico e super interessante, tem uma poética maravilhosa e gostei muito da temática! Por ter a opção de poder ler em ordens diferentes torna esse livro ainda mais intrigante, pois de qualquer uma das formas, faz sentido! ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anna Paixão 17/03/2023

Confuso, original e misterioso.
Sendo bem sincera terminei O Silêncio dos Sinos com duvida se realmente tinha entendido o objetivo da autora ou se eu não tinha entendido nada. Mas, mesmo se eu não tiver entendido o verdadeiro objetivo dela, só a forma como ela escreve já valeu a experiência da leitura.
comentários(0)comente



iammoremylrds 03/03/2023

Uma obra bem escrita e bastante original, o que torna esse conto diferente e único, além de ser muito cativante, escrito de maneira poética, sútil, se trazendo diversos dilemas a serem enfrentados além de prender do início ao fim
comentários(0)comente



Liza.Abreu 03/09/2022

?? Nem morta tenho paz.??
Uma Ilha sem utopia.
Uma história contada de quatro formas diferentes.
Uma mulher que deve escolher entre o passado chamuscado e um futuro ao lado de seus algozes.

Em um mundo nada comum, onde um ser onipresente comanda com constância de forma que seguidores consentem e aplicam imposições brutais e que ferem a liberdade de muitos,Sinaira, Maladia e Pompeo, dividem algo, uma ligação existente há anos, mas que apenas um deles compreende inteiramente.
Em o silêncio dos sinos enxergamos a história através dos olhos de três personagens, no entanto, apenas duas são responsáveis pelo desencadear de fatos extraordinários que seguem escritos lindamente pela autora. Difícil falar de um livro que li duas vezes em uma semana sem citar todos os detalhes que fazem dele tão especial e único.

São tantos elementos originais e belos que mal consigo pensar em uma palavra para definir o quanto estou encantada e perplexa por vivenciar a experiência de ler algo tão único em um mundo onde tudo já foi feito e muito se reutiliza.

O livro mistura elementos de Fantasia Sombria e Realismo Mágico, de forma completamente original, sem se apegar a outros livros de mesmo gênero, trazendo uma abordagem nova e única em cenários, diálogos, personagens, enredo e quaisquer outros elementos essências para uma narrativa original.
comentários(0)comente



Jess 06/09/2022

Aproveite o Silêncio
Em uma ilha onde todos protegem o Sino, uma mulher é capaz de dobra-lo. Mas tudo tem seu preço.

Um livro rápido, fluído e com um plot bem construído. O Silêncio dos Sinos traz ainda a possibilidade de leitura interativa.

Eu li a primeira vez na sequência da escrita. Mas a segunda será começando pelos capítulos da Maladia.

Prepare-se para uma história de mistério, poder e mulheres fortes.
comentários(0)comente



Gabriela 12/09/2022

Há Vida depois da Morte
Carol é uma escritora rara, digo isso com muita certeza. A lira presa em seus dedos, escondida dos olhos comuns, canta frases capazes de ecoarem em seu coração como uma orquestra oculta, dessas que marcam formas na memória, as quais jamais nos desvencilhamos. Sou apaixonada por sua escrita, já o disse diversas vezes, e seu simbolismo é uma preciosidade que a literatura moderna nacional precisa pausar o fast-reader e prestar atenção.

Morrer é realmente o último passo? O que nossas almas fazem depois? Existem "vida" após a morte?

Essas são apenas algumas perguntas leves que essa história me fez. Maladia, meu bem, sua voz é tão real e nítida que sinto conhecê-la há gerações. Será você um reflexo das milhares de fragmentações daquilo que compõe-me em espírito?

Afirmo sem medo: essa história é um marco. Seu verso proseado ecoa a voz de mil mulheres, ainda que a maioria delas falem no silêncio... no Silêncio dos Sinos.

Beijos de Fogo.
comentários(0)comente



Maria20720 18/07/2023

É ótimo, mas a falta que falta faltou bastante.
O livro tem uma prosa incrível, você se envolve com o universo, ele tem um poder de atiçar o imaginativo e o teletransporte para dentro do mundo literário dele. Porém, faltou muito mais coisas a serem desenvolvidas. Sei que o livro é curtinho, então talvez esse seja o viés. Mas mesmo assim, ele tinha grandes potenciais de se tornar um calhamaço ou até mesmo uma série, pois havia bastante potencial para explorar o worldbuilding, os personagens, as relações entre os personagens, os jogos de poder, os conflitos entre os grupos, a união, força e conexão entre as mulheres subjugadas por quem obtinha o controle, e por isto, eu deixei de entender bastante coisa. Enfim. Posso estar até falando besteiras, pois como disse, ficou muita coisa a ser entendida (pelo menos por mim). Mas de qualquer forma amei a leitura, e espero que talvez (não sei se é sonhar muito) a autora escreva mais e mais e mais sobre esse universo que eu adorei.
comentários(0)comente



Jooh 10/10/2022

Um livro curto pra te tirar da zona de conforto do jeito bom
No início do livro a autora dá instruções ao leitor, para este decidir como começar a ler, já que há 4 maneiras distintas que dá para o leitor ler, eu amei!!!

A escrita da Carol é muito boa e fluída, e ainda é cheia de metáforas e entrelinhas, o que pode tirar o leitor um pouco da zona de conforto - de uma maneira boa - caso ele não seja acostumado com isso. Confesso que eu saí um pouco da minha zona de conforto como leitora devido a narrativa peculiar e bem lírica, porém eu gostei muito e recomendo esse livro!!
OSDS é de fantasia, um livro sensacional, curtinho, volume único e mesmo tirando o leitor da zona de conforto dá para ler numa sentada!

Creio que seja algo diferente de tudo que você já leu e super recomendo!

(Após esse livro fiquei com mais vontade ainda de conhecer mais obras da autora)
comentários(0)comente



Ziz 03/11/2022

Sensacional
Esse é um dos livros mais inteligentes e originais que já li na vida!

Os personagens são muito bem construídos, o mundo é apresentado de uma forma inusitada e original. Me fez refletir bastante sobre a vida pós morte, e se realmente vamos ter "paz".

Amei esse livro de uma forma, que cês não tem noção.
comentários(0)comente



Stéphanie 15/01/2023

O silêncio dos sinos
Se trata de uma história bem confusa e bonita. Existe essa Ilha do Sino composta por Agentes do Sol que servem o Sino e as Filhas da Lua que são caçadas por terem pensamentos contrários e adorarem a lua. De resto, confesso não ter entendido nada. A escrita da autora é incrível e muito poética. Apenas a sua escrita tão bonita e o fato de ser curto me fez chegar até o final. A escrita da autora é que de fato salvou a leitura.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2