As estrelas esperam no céu Lori Nelson Spielman

Resenhas - Quote me

Mariana_ 12/05/2024

Emocionante!!
Gostei da história mas poderia ter desenvolvido melhor alguns pontos... vou ler o último da autora que me falta em breve...
Carmine.Antes 13/05/2024minha estante
Bem envolvente né? Me senti na história, querendo saber quem mandava e-mails, se a irmã teria respostas em Paris?

Mariana_ 13/05/2024minha estante
Sim!!

Aione 22/04/2024

As estrelas esperam no céu é o terceiro romance da estadunidense Lori Nelson Spielman. Embora tenha mais de 30 edições traduzidas em diferentes idiomas, o livro não chegou a ter uma edição em inglês, já que foi primeiramente publicado na Alemanha, em 2016. No início deste ano, chegou ao Brasil pela Verus, que também publicou A lista de Brett (2014) e Doce Perdão (2015), com tradução de Ana Rodrigues.

Erika, corretora imobiliária divorciada, trabalhou duro para chegar onde está. Mãe de duas jovens universitárias de 19 anos, Annie, adotiva, e Kristen, biológica, ela se desdobra para dar conta da maternidade e da vida profissional. Contudo, após um acidente tirar tragicamente a vida de Kristen, Erika e Annie são tomadas pelo luto, que também destroça a relação entre elas. O afastamento é intensificado por Annie acreditar que Kristen continua viva, e foi dada como morta por uma troca de identidades. Entretanto, quando Erika passa a receber mensagens anônimas retiradas de um caderno de pensamentos com que ela presenteou as filhas, ela se pergunta se a filha sobrevivente estaria certa, e é levada em uma viagem que a força a encarar seu passado doloroso.

Os capítulos de As estrelas esperam no céu se alternam entre as perspectivas de Erika, em primeira pessoa, e Annie, em terceira pessoa, o que é fundamental na construção da história. Ainda que o luto seja um dos temas centrais do romance, outro tema fundamental é a culpa, que assola mãe e filha por diferentes motivos. A partir disso, estabelece-se uma enorme falha de comunicação entre as personagens, que interpretam uma a outra a partir de seus próprios medos e angústias, incapazes de enxergarem as situações com clareza. Dessa maneira, quem lê tem a possibilidade de acompanhar o panorama geral da história, compreendendo os dois lados e se angustiando com a crescente tensão do conflito.

— Por que está inventando uma culpa, minha amiga? Não sabe que o mundo oferece culpa de graça?
página 227

Por isso, As estrelas esperam no céu é um romance principalmente voltado às emoções das personagens e às bagagens de cada uma delas. Ainda que a premissa dê uma sensação de certo mistério pairar a trama, este não é um livro que de fato se estrutura no suspense. Sim, a dúvida sobre a morte de Kristen perdura até o fim, funcionando como um dos fatores que instigam a curiosidade e o virar de páginas; contudo, a resposta é um tanto quanto evidente, justamente porque o foco do livro não é Kristen estar ou não viva, e sim o amadurecimento de Erika e Annie.

Lori Nelson Spielman desenvolveu Erika com bastante sensibilidade, sendo uma mulher presa em um passado doloroso e dividida entre os tantos papeis que precisa exercer. Foi muito bonito acompanhar a trajetória da personagem e todas as reflexões por ela provocadas. Annie, por sua vez, é também cativante, tanto dotada por uma bondade inata quanto por explosões típicas de sua fase adolescente, o que faz jus a alguém que está em processo de amadurecer.

Às vezes a vida oferece momentos de lucidez tão vividos que é impossível ignorar, momentos em que as situações subitamente se cristalizam, de tal maneira que, quando se toma uma decisão, ela é tomada não por medo, ou por esperança, mas por uma crença inabalável de que aquela é a coisa certa a fazer. Minha avó Louise teria dito que esses momentos nos rodeiam o tempo todo, mas que só escutamos quando nossos corações e mentes estão abertos para recebê-los.
página 317

Vale dizer, também, que o livro traz como pano de fundo diferentes cenários, passando por cidades dos EUA e da França, o que torna a leitura mais atraente pela ambientação ser atraente e, até mesmo, idílica. Outro ponto que me agradou foi o próprio caderno de pensamentos que Erika dá as filhas: além das reflexões que as frases em si proporcionam, o presente é um gesto belíssimo de ligação entre as gerações, uma vez que nem Annie nem Kristen conheceram a avó, que morreu quando Erika ainda era criança, mas podem se conectar a ela por meio dos pensamentos anotados por Erika.

Como As estrelas esperam no céu é escrito por uma ótica sensível, positiva e, até mesmo, romântica da vida, prevalece essa perspectiva na narrativa, o que também gerou um ponto crítico em minha leitura. O livro acaba por ser também capacitista ao retratar um personagem com deficiência como um exemplo de superação ou mesmo de forma de conforto para Erika, que se compara para se sentir melhor em relação à própria vida. Essa é uma forma de desumanizar uma PCD, reduzindo a pessoa a sua deficiência.

Em linhas gerais, As estrelas esperam no céu me proporcionou uma leitura rápida, gostosa e envolvente. É um romance doce, que aborda temáticas dolorosas com leveza e proporciona reflexões que nos fazem virar a última página com o coração menos carregado.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2024/04/22/resenha-as-estrelas-esperam-no-ceu-lori-nelson-spielman/

anna 17/04/2024

O livro é bem escrito, mas a história não te prende,você não se sente conectado com os personagens,então passa a não se importar com o que acontece com eles, o que fez a leitura se tornar arrastada e chata.

Isabelle333 15/04/2024

Livro incrivelllll
Achei ele bem parecido com ?A biblioteca da meia-noite? pelo fato de ter muitas frases que me fez pensar melhor sobre meus atos e minha vida e o real significado das coisas.
Me surpreendi e quis cada vez mais e mais ler
Recomendo super !

Estelia 13/04/2024

E na terra também
Uma história com um mix de temas, que levam o leitor as mais diversas emoções e expectativas. Mas sobretudo um livro sobre o perdão a si mesmo e o entendimento de que devemos estar atentos ao outro lado da história. As vezes o outro lado está fazendo o melhor que consegue, e precisamos perceber isto.
E quando seguimos em frente sem resolver as pendências do passado, elas podem nos tirar do caminho mais brilhante que poderíamos ter.

Liliane 13/03/2024

Neste livro de Lori Nelson Spielman, mais uma vez as personagens estão em busca da paz perdida.
Erika e Annie Blair procuram seguir suas vidas, superar e aceitar uma perda inesperada.
Nesta busca pessoal, elas fazem amigos, contam com a ajuda de familiares, ao mesmo tempo que começam a compreender a si mesmas e compreender erros cometidos.
Com muitas frases reflexivas, mas muitos segredos pessoais, é um livro especial cujo tema principal é o perdão.

Rafaela 28/02/2024

As estrelas esperam no céu
Eu quero esse livro na minha estante com certeza..

Nesse livro você vai encontrar luto, perdão, amizade, amor, família.

Passamos por momentos na vida que fazem a gente se perder de nós mesmo e só o amor é capaz de nos trazer de volta.

Com uma leitura fluída e capítulos curtos Annie e Erika narram a história de mãe e filha que tentam se reconectar após uma perca irreparável.

@sandraalmeidaeseuslivros 20/02/2024

Uma história que toca fundo no coração
Esta autora conquistou meu coração e já foi para a lista de favoritas.

Um pouco do contexto:

Erika Blair mora com suas duas filhas Kristren e Annie. Erika é uma workaholic que atua no ramo imobiliário.
Erika prometeu levar as filhas para a universidade naquele dia, Kristen apresentava um comportamento estranho e Annie chamou a atenção da mãe para isso, mas mesmo assim Erika deixou-as em casa para que fossem sozinhas de trem.

O trem sofre um acidente e Kristen é dada como morta.
Annie e Erika se culpam pela morte de Kristen e a falta de comunicação acrescida de uma dor insustentável pelo qual elas passam faz com que mãe e filha se afastem.

Annie não aceita e não acredita que a irmã morreu e passa a procura-lá. Erika recebe um email que tbem a leva a acreditar que é de Kristen , e que ela esta viva e precisa encontra-lá.

Este livro nos joga no chão com a dor de mãe e filha. Luto, pertencimento, culpa, a necessidade de reviver o passado para ressignificar muitos acontecimentos e a importância da familia. Tudo isso encontramos neste livro.
O caderno que Erika dá para as filhas com pensamentos dela, da mãe a da avó, para que elas escrevam seus próprios pensamentos é uma ideia maravilhosa.

Com quotes lindíssimos e um final que aquece nossos corações, pois não se iludam, A dor desta história penetra nossos corações?..

Super recomendo a leitura

?? a vida nem sempre é uma cadeia de causa e efeito. A verdade é que às vezes coisas ruins acontecem sem nenhuma maldita razão.?

Livia 20/02/2024

Comecei a ler quando vi que era da mesma autora de A lista de Brett, livro que li há uns anos e adorei.

Achei a escrita um pouco diferente, talvez por conta do tempo ou talvez seja a minha memória me confundindo.

De toda forma, a história é bonita mas demora muito a engrenar. E sempre que algo fluía, as coisas aconteciam rápido demais. Li mais de 50% até começar a realmente me interessar e querer saber como chegaria ao final.

O livro tenta abordar uma questão de saúde mental mas de uma forma bem rasa.

Por fim, meu personagem favorito foi a Kate, irmã da Erika. :)

Hari-Nama 16/02/2024

História de uma família que após uma perda precisa encontrar forças para enfrentar os sentimentos e fazer as pazes com o passado.

Marcella274 01/02/2024

O livro flui bem por mais que trate de assuntos delicados. Amei a Annie, me identifiquei muito com ela. Tem várias frases motivacionais que são realmente boas ou úteis, gostei.

Vann.Deodato 28/01/2024

Amei. 4,5 estrelas.
Um livro sobre luto, onde uma irmã desesperada procura por sua irmã, tentando aplacar a culpa que sente. Enquanto isso, a mãe tbm tenta aplacar sua própria culpa por perder duas filhas. Um livro muito profundo.

Fernanda Fernandes 24/01/2024

Impressionante
Existem tipos de livros que são para determinados públicos, acho que é isso que acontece com esse livro. Se você não passou por determinadas situações ou experiências na vida, não vai ser capaz de apreciar tanto assim essa leitura.
O livro é lindo, me emocionei em diversas partes, chorei pela mãe e pela irmã. É incrivelmente bem escrito.