A queda do patriarcado

A queda do patriarcado Marta Breen...

Resenhas - A queda do patriarcado

Camis 09/04/2024

Uma mensagem importante em um formato divertido
A Queda do Patriarcado conta com um excelente conteúdo de Marta Breen em um formato divertido de Jenny Jordahl. A Graphic Novel expõe a forma que a sociedade patriarcal se organizou, e como homens ainda hoje se esforçam para manter seus privilégios e o status subalterno das mulheres.

Acredito que essa forma de transmissão de conteúdo, com arte, é muito mais acessível, poderosa, influenciável e compatível com as novas gerações. Além de contar com um traço belíssimo e uma abordagem lúdica e educativa.

O que achei relevante nesse livro e que não encontrei em outros semelhantes, foi a abordagem de temas como a origem de slut-shamming e o ?olhar masculino?, é importante identificar essas situações no nosso cotidiano para que possamos evitar comportamentos que perpetuem essas práticas.

Finalmente, percebi um número crescente de livros desse estilo sendo traduzidos para o português, recentemente li o sueco ?A origem do mundo? e o estadounidense ?Amazonas, Abolicionistas e Ativistas?. Espero que graphic novels com esse tema sejam escritos por brasileiras. No país com a quinta maior taxa de feminicídios no mundo, é muito importante que tenhamos esse tipo de literatura em um formato amigável, considerando as particularidades da cultura social machista que temos no país. Somente através da educação que temos chances de mudar o curso da história.

Nicoli 17/02/2024

Super fluido
Ilustrações lindas, super fluido e rapidinho de ler, da pra terminar em uma hora ou menos, é bem legal e eu recomendo pra todas, mas não acho que seja pra crianças, quem sabe de 15 pra cima? talvez.

Karen Baltazar 11/08/2023

Maravilhoso!!!
Todo ser humano deveria ler essa HQ

Grata demais por cada mulher que se impulsiona a educar umas as outras sobre o patriarcado!

Mary - @mundo_literario.mary 25/07/2023

Recomendo muito
?? Todos sabemos que desde a antigamente, nos mulheres não temos uma vida justa em comparação com a dos homens, sempre vivemos uma sociedade patriarcal.

??Os homens sempre foram mais importantes, ganhavam mais dinheiro e sempre desfrutam dos melhores privilégios. Algumas das figuras que fizeram parte disso foram Aristóteles, Rousseau, Darwin e Freud, mas eles não foram os únicos.

?? São tantos homens envolvidos nessa desigualdade de gênero que fica quase impossível decidir quem é o mais machista.

?? Nesse quadrinho iremos entender como tudo começou e como ele se firmou com o passar dos tempos, também iremos conhecer as mulheres que passaram por cima de tudo isso e muito mais.

?? a história tem uma linguagem maravilhosa e também ilustrações lindas e divertidas, as autoras possuem outra obra chamada "Mulheres na Luta" eu amei super a experiência e estou super animada para poder ler a outra obra deles. Recomendo muito.

Jessica 27/06/2023

A Seguinte me mandou esse livro ontem, e em questão de uma horinha terminei de ler. Acho que isso se deve principalmente pelo formato de HQ que ajuda muito na leitura rápida. Nele, Marta e Jenny discutem sobre como o machismo e o patriarcado começaram a se desenvolver muito cedo na sociedade e como isso afetou as mulheres desde sempre.

Elas também falam sobre a importância do feminismo e nomes desse movimento que já são conhecidos, contando a história de mulheres que foram chave no começo de tudo, como Mary Wollstonecraft (mãe da Mary Shelley - autora de Frankenstein), considerada a madrinha da primeira onda feminista.

As autoras usam de sarcasmo também, o que pra mim foi a cereja no topo do bolo. As ilustrações são muito legais e corroboram pra que a HQ seja ainda mais leve, apesar da temática pesada.