Tombs

Tombs Junji Ito

Resenhas - Tombs

Thaisa 25/10/2023

Mais uma coletânea impecável do Mestre do Horror Bizarro!
Mais um mangá lido do Mestre do Horror Bizarro, Junji Ito, que prova que ele realmente merece essa alcunha!
Aqui encontramos nove histórias: "Tombs", que dá título à obra, nos mostra uma estranha cidade lotada de túmulos; "Clubhouse" apresenta um conflito entre fantasmas de movimentos estudantis; em "Slug Girl", uma garota que odeia lesmas começa a ter sua língua transformada em uma; "The Window Next Door" é sobre um rapaz cuja família se muda para uma casa nova e ele se vê assombrado por uma vizinha grotesca; em "Washed Ashore", uma criatura abissal que devorou centenas de pessoas acaba por encalhar na praia; "The Strange Tale Of The Tunnel" é sobre um misterioso túnel onde almas ficam presas; em "Bronze Statue", uma mulher obcecada por estátuas decide transformar suas inimigas em uma; "Floaters" nos mostra uma cidade onde os pensamentos mais horríveis das pessoas se transformam em monstrinhos flutuantes; e em "The Bloody Story Of Shirosuna", um novo médico chega em uma vila isolada onde a população sofre de uma terrível anemia.
Eu já conhecia algumas dessas histórias por conta de adaptações que assisti, mas posso dizer que preferi muito mais as tramas originais!
A arte é maravilhosa (como é típico de Ito) e o desenvolvimento de cada enredo traz uma tensão crescente de forma maravilhosa e orgânica, assim como desfechos de arrepiar...
Todos os contos, de alguma maneira, são incríveis, apresentando ao leitor personagens icônicos e quadros marcantes; em cada um é possível mergulhar em um novo medo horrendo - mas todos possuem um elemento em comum: como a morte influencia a vida, seja na forma de assombrações, de alucinações ou da bizarra realidade que apenas Junji é capaz de criar. E é fato que eu gostei de absolutamente todas as narrativas dessa coletânea sensacional, sendo impossível determinar qual a melhor - e o único motivo de eu não ter "favoritado" esse mangá é unicamente (e infelizmente) por causa de alguns erros gramaticais e falta de revisão da editora.
Ainda assim, sem dúvida alguma, "Tombs" é uma das melhores obras de Junji Ito, aterrorizando o leitor até a última página!

Neylane Naually 10/06/2023

Junji Ito melancólico
O tema que pra mim une esses contos é o final trágico e triste que eles possuem. O volume trás algumas das histórias mais famosas do autor, como "Slug Girl" e mostra bem como Ito gosta de fazer, a situação sendo levada ao extremo.

Arte impecável, com alguns dos seus melhores visuais monstruosos, a mulher de "The Window Next Door" e as criaturas que não se transformam em lápides de "Tombs" são alguns dos melhores designs do autor!

Amei a criatividade dos contos e esse toque melancólico das histórias deixa o leitor aflito. Muito muito bom mesmo.