Música Roubada

Música Roubada M. P. Neves

Resenhas - Música Roubada

Rayleituras 24/05/2024

Leitura pros jogadores de RPG e fãs de fantasia!!
Como uma boa apreciadora de histórias de fantasia, adorei a leitura. Final satisfatório, cenas de ação muito bem escritas e personagens cativantes e originais!!!
Único ponto que pra mim foi negativo foram as descrições exageradas principalmente no início do livro, isso acabou dando uma brecada no meu ritmo de leitura e só fui ficar realmente empolgada com a história depois dos 50%!!
Mas valeu muito a pena ter continuado!!
Pros fãs de fantasia e jogadores de RPG, fica aí a recomendação!!

Lia 07/05/2024

Gostei bastante dessa história. Fantasia, aliada com musica então? Já me ganha aí.
A forma que o autor escreve me lembra os livros do Brandon Sanderson.
Tenho na minha lista pra ler as histórias de Noltora, espero gostar também.
Maria1691 11/05/2024minha estante
Cheirinho de Daisy Jones ?

Alberto Pilati 23/11/2023

Amor entre Luz e Trevas
Com esse livro, M. P. Neves continua a se consolidar como um dos melhores autores brasileiros de fantasia da atualidade. A história é envolvente do início ao fim e o nosso protagonista e narrador, Lucion, é um dos mais carismáticos bardos que já tive o prazer de conhecer. Não posso deixar de dizer que a relação entre Lucion e Fedra abalou meu coração e amei acompanhar a jornada de ambos.

Recomendadíssimo.

Wesley 18/11/2023

Esse é daqueles livros que a gente não esquece. MP Neves escreve de maneira incrível uma fantasia com pegada clássica, mas com um ar de novidade que deixa tudo ainda melhor.

Personagens cativantes, narrativa que está sempre seguindo em frente (ou para baixo kkkk) e o elemento musical sendo inserido de maneira brilhante.

Uma joia da literatura fantástica nacional.

Lisa 16/11/2023

O livro é uma fantasia, mas a qualidade é real.
Melhor do que uma fantasia, é uma fantasia nacional de qualidade. Música Roubada é isso e muito mais do que você imagina. Esse foi um daqueles livros que você começa porque parece interessante, porque acha importante apoiar autores nacionais. Começa sem saber exatamente o que encontrar (e eu amo essa sensação de não fazer a menor ideia do que esperar), mas assim que inicia, já em seu primeiro parágrafo, uma certeza te atinge, "esse vai ser um livro bom" e é.

Música Roubada carrega a riqueza de um universo bem delineado e completo. Dos seres mágicos aos espaços criados, tudo é explicado com fluidez e objetividade, permeado de detalhes. MP tem êxito, no mais importante para mim, a construção de mundo. Vai também muito além disso.

Esse é um livro de fantasia sob a escuridão, a sombra de três sois (não dois, Cassia). É aqui que reside a genialidade dessa história e onde o autor demonstra seu talento, a construção de uma história ausente de luz. Conseguir passar visibilidade no breu, conseguir fazer com que vejamos o encoberto. Como pode um livro ser tão visual se os personagens mal enxergam sem que fique esdrúxulo? Peçam aulas ao MP.

Em uma história em que as próprias plots estão prenhes de outras plots, somos constantemente surpreendidos e enlevados ao notar que todas elas funcionam. Embalados por vibrações sonoras, temos personagens complexos, Lucion com seu humor sagaz e sua moral dúbia, Fedra e sua moral rígida e alienada; um ladrão músico e uma paladina das trevas, ambos muitos mais do que são e muito menos do que se dizem ser. Gosto de como o autor nos traz essa ambiguidade e mostra as várias facetas de uma História, a pluralidade que habita esse processo (podemos ver os braços das propagandas políticas agora se levantarmos os olhos e olharmos o panorama atual).

Por fim, esse é um livro que eu não sabia que precisava ler, que me encantou do começo ao fim e, eu, que sou tão exigente com fantasias, não encontrei defeitos para por, e os procurei, acreditem. Talvez, somente um, é curto demais e deixa saudades, o que só nos reitera, FORJA DOS DEUSES, como é bom!
Fabio 21/11/2023minha estante
Belíssima resenha, LIsa!
Parabéns!

Lisa 22/11/2023minha estante
Oh, obrigado, querido. ??

Carol Grayshadow 29/10/2023

Helara, ardente!
"Magia e arte são faces de uma única moeda e, mesmo quando a vida nos trata com injustiça e crueldade, ambas estarão lá para nos consolar e consertar nossos espíritos quebrados".

Em Música Roubada acompanhamos as desventuras de um bardo vigarista chamado Lucion que, forçado pela irmã, chefe da guilda de ladrões de Heláris rouba uma relíquia dos cultistas das Sombras.
O bardo mal sabia que sua vida mudaria completamente e seu caminho cruzaria com o da paladina Freda, escolhida pelos nuluritas, para trazer a escuridão e acabar com o sol de Helara (aquela que salvou seu povo da escuridão).
Juntos embarcam em uma aventura no Trevaquem (subterrâneo) onde encontram seres de toda sorte.
Um livro com uma escrita fluída e com personagens que nos cativam do começo ao fim, uma fantasia que nos transporta para um mundo onde o Sol brilha intensamente nas areias revoltas do deserto e outro que é imerso na escuridão.
Luz e trevas que levam dois personagens, que são tão diferentes, a se tornarem tão próximos e enfrentando tantas batalhas acabam cultivando o sentimento mais puro que poderiam construir no decorrer dessa jornada.
Se você, leitor gosta de fantasia e quer saber o que mais acontece na vida de Lucion e Freda recomendo que vá rapidamente ler Música Roubada ?.

Eden.Junior 26/10/2023

Achou a sua próxima leitura!
Desde que tive meu primeiro contato com a escrita do M.P. Neves no conto 'A Ordem da Flama Celestial', do Clube Planetário, já me tornei grande fã do autor! Aquela curta e inventiva história, maravilhosamente bem escrita e encadeada me ganhou de tal forma que, imediatamente, tive de consumir as demais publicações deste. Foi uma ótima escolha, pois a trilogia 'A Ruína de Noltora' é sensacional, e me fez pirar ainda mais nas histórias concebidas pelo Marcelo!

Com Música Roubada, o seu romance mais recente publicado, não foi diferente. Nesta obra acompanhamos a jornada de Lucion, um bardo (maravilhoso) e vigarista que, por livre e espontânea pressão, acaba tendo de roubar um item misterioso que pertence a uma seita de cultistas sombrios e, totalmente sem querer, este acaba se envolvendo em uma terrível, obscura e fantástica jornada, que poderá mudar completamente os rumos deste mundo, mas principalmente mudará o seu mundo e a sua forma de enxerga-lo, pois esta indesejada aventura apresentará também ao nosso bardo o grande amor da sua vida e inspiração para belíssimas novas (e mágicas) canções.

Eu simplesmente ADOREI a obra! A escrita é maravilhosa, como sempre. A fluidez da leitura é ótima e a trama é superinstigante, e repleta de personagens megainteressantes – destaque total para o maravilhoso do Lucion, e para a apaixonante Fedra, claro! Toda a criação de mundo, raças e principalmente o enredo concebidos pelo autor são muito interessantes, e mesmo se tratando de uma história em volume único, tudo é muito bem explorado e explicado, e isso nos faz imergir cada vez mais nas profundidades deste universo. Além disso, há diversos elementos fantásticos diferenciados durante a história, que só demonstram a inventividade e o cuidado do autor em nos trazer uma experiência realmente diferenciada, coisa que é feita com maestria. O único defeito de Música Roubada, é que ele acaba :/

Se você, amante de fantasia, principalmente das mais sombrias, está em busca de uma história para a amar (e que te faça sofrer um pouquinho também...), acabou de achar a sua próxima leitura!

Minho - @shootinggbooks 26/10/2023

Quem diria que a música pode ser tão poderosa!

Lucion é um músico que tem um talento não só para as músicas que saem da sua cítara, mas também para roubar, afinal, é a sua forma de sobreviver em Heláris, onde não se conhece a noite. Mas tanto talento para roubo não é suficiente, mesmo quando ele rouba uma relíquia antiga e poderosa, que está tão ligada a ele que ele nem imagina.⁣

Fedra, por outro lado, é uma valente guerreira das sombras que tem como objetivo trazer as trevas para esse mundo, mas sem a presença de Lucion, ela não terá muito o que fazer.⁣

A união desses dois acontece onde nunca se pensaria acontecer, principalmente em situações nada confortáveis para ambos. De um lado, um jovem em processo de simbiose a uma magia ancestral, de outro, uma máquina de matar, mas com um bom coração (irônico, não?)⁣

Sabe a expressão "do chão não passa"? Nesse livro você descobre que sempre pode ir mais fundo! E o mundo subterrâneo presente em Música Roubada é tão perigoso quanto o dia infinito da superfície. Principalmente quando se tem um alvo nas costas.⁣

Lucion não teve sorte em roubar uma espécie de simbionte que está cada vez mais enraizado nele, e sendo um ser movido a Música, a conexão que eles constroem vai se fortalecendo cada vez mais. Mas como se ver livre de todo esse perigo?⁣

Com uma narrativa eletrizante, Marcelo Neves constrói um universo rico em particularidades, com personagens cheios de personalidade própria e que conquistam o leitor a cada capítulo. ⁣

Uma leitura fluida e que promete muitas surpresas do início ao fim!

Multiverso Fantástico 26/10/2023

Envolvente e poético
Gostei bastante da ambientação (com lugares impressionantes e lindos) e dos personagens. A Fedra é uma excelente guerreira e muito fofa. O Lucion é o típico malandro que faz de tudo pra se dar bem mas tem bom coração.
Além deles, tem vários outros personagens muito legais.
E ainda um ser que é pura magia, não tem corpo físico e interage com o mundo através de sons e vibrações. Ele trouxe algumas das cenas mais poéticas, belas e tensas.
A história é muito bem conduzida e entremeada por temas como intolerância, preconceito, fanatismo religioso.
O universo é incrível e muito envolvente. O final agridoce deixou tudo ainda melhor.
E essa fantasia é volume único, então se você não se sente muito inclinado a começar fantasias porque geralmente tem vários livros, pode ir sem medo.

Amanda 19/10/2023

Excelente fantasia
Embora não seja meu costume escrever resenhas, este livro definitivamente merece uma atenção especial. Esta foi a minha primeira leitura de uma obra do M. P. Neves e fiquei muito envolvida. A trama gira em torno de Lucion, um músico que se sustenta por meio de furtos e artimanhas, e Fedra, uma guerreira cuja habilidade de luta beira o sobrenatural e que deseja trazer trevas ao mundo. Agora ambos precisam trabalhar juntos.
Lucion é aquele personagem que solta piada o tempo todo, mas sem ser chato, sem cair na irritação que muitas vezes ocorre quando os autores tentam fazer um protagonista engraçadinho. Por sua vez, Fedra é uma guerreira ?badass?, com um lado quase sanguinário (sanguinário mesmo, quem estou tentando enganar? hahahahaha), mas sem perder seu coração. Ela se importa de verdade com os outros.
A obra combina a melodia da narrativa com temas de intolerância, religião e relações familiares tóxicas, e por incrível que pareça sem deixar muito pesado. Gostei muito da história e com certeza vou ler outras obras do autor.

Pedro Peixoto 30/06/2023

Nunca confie em músicos
Como um amante de romance e fantasia, esse livro entrou rápido na minha lista de leituras e a expectativa era alta

Fico satisfeito em dizer que a maior parte dela foi atendida: o universo é muito rico, e alguns dos personagens são bastante carismáticos, ainda que alguns deles sejam mentirosos, trapaceiros, traidores e covardes

Acho que me senti um pouco estranho perante ao desfecho, de muitas formas. Diria que ainda estou processando, até, mas o saldo geral foi positivo

Acho que também me incomodei um pouco com alguns aspectos do romance em si, mas nada digno de nota aqui. Pra amantes de alta fantasia, creio que é uma recomendação forte

dayminyard 28/06/2023

A música junta pessoas
Graças a um tweet aleatório eu conheci esse livro. No início, eu não achei que me prenderia tanto. Como eu estava enganado. Lucion é o personagem principal, e o motivo principal pelo qual eu fui cativado, obviamente não foi o único. O universo foi muito bem criado (e assim, eu amo muito quando escritores criam um universo do "zero), e isso já se garantiu como um dos melhores livros que eu li esse ano. Outro motivo pelo qual eu mais me apaixonei pela história: Fedra

Lucion e Fedra não são os gêneros "heróis", e isso já faz deles ótimo personagens. Criados de formas, e lugares, totalmente diferente ambos de certa forma tem uma coisa em comum: arte (bom, pelo menos eu entendi a assim por causa do canto). Enfim, para entender mais recomendo a leitura do livro.

skuser02844 12/06/2023

2.5
Um livro com uma escrita graciosa e boa, mas que não me cativou tanto. Muitas vezes me via tediosamente passando as páginas.

Pedro P. R. 15/05/2023

O autor só tem livro bom, esse é o melhor
Finalizada a leitura do melhor livro nacional que li esse ano e que facilmente esta no top 10 da leitura geral. Vamos falar um pouco de Música Roubada, mais novo livro do M. P. Neves.

A história é contada pelo ponto de vista de Lucion, um músico forçado a trabalhar como ladrão na cidade do sempre dia, Heláris. Apesar de Lucion ser nosso protagonista, a história gira tanto em volta dele quanto da paladina Fedra.

A construção e desenvolvimento dos dois personagens, assim como a relação que surge entre eles foi trabalhada com maestria pelo autor. É uma fórmula que talvez possa ser confundida com a que ele usou em sua trilogia A Ruína de Noltora, mas que foi muito mais além e mostra o quanto sua escrita evoluiu.

O universo onde a história se passa também é bastante único e cheio de referências a grandes obras da literatura. Temos referência a Duna no mundo desértico. Referências a Trilogia do Elfo Negro com o mundo no subterrâneo. Talvez uma referência a obras como Warhammer 40k e Star Craft com criaturas insectoides que se movem em enxames. E até mesmo algumas cenas que podem lembrar bastante o filme Matrix, apesar de estarmos lidando com uma Alta Fantasia.

O enredo da história gira em torno de um roubo perpetuado pelo protagonista que o levara a Trevaquém, o mundo subterrâneo onde habitam os clãs gnomos em sua cidade de maravilhas e os selvagens sek’tari e seus enxames. Nessa jornada ele vai encontrar, conhecer e aproximar-se da paladina das sombras Freda e juntos os dois partirão em uma jornada que mudara o mundo... mais uma vez.

Esse tornou-se o meu livro preferido do autor e caso tenhamos uma edição impressa dele, digo aqui, como já venho repetindo para o autor faz tempo, que esse precisa ser um livro de capa dura, com ilustrações e tudo que tem direito. Recomendo para os amantes de fantasia, podem ir sem medo, ainda mais por ser um livro de volume único.

Raquel.Moller 15/05/2023

Um final surpreendente
Não é fácil encontrar um livro com um final surpreendente, mas Música Roubada é um deles.

Cheio de ação do começo ao fim, os personagens não tem um momento de sossego. O universo é bem construído e Lucion e Fedra rapidamente viram nossos queridinhos. O modo como o autor usa a música como tema central tanto para ação quanto para expor sentimentos foi genial.

O romance é quase platônico, o que deixou tudo mais bonito. É um amor puro, e as músicas que Lucion e Fedra dividiram com certeza foram minhas cenas preferidas.

(mais considerações no meu Instagram)

site: https://www.instagram.com/raquelsmoller_autora/