O caminho que me leva até você

O caminho que me leva até você Tayana Alvez

Resenhas - O CAMINHO QUE ME LEVA ATÉ VOCÊ

leiturasdamota 25/04/2023

Impossível não se apaixonar.
Eu estava muito empolgada com a premissa do livro, por falar de um assunto que não é tão comentado no meu círculo, a Fórmula 1.

Mas, apesar de já conhecer e amar a escrita da autora, não tava preparada para esse casal e essa história.

É muito mais do que os clichês de dois amigos que se apaixonam, namoram, separam e se reencontram. É muito mais do que ?só tem uma cama?.

Essa história fala sobre dificuldades, renuncia, correr atrás de seus sonhos, dependência emocional, ansiedade, racismo?

Um livro que, apesar de tratar problemas tão sérios, é leve e te faz ficar com um sorrisinho tímido enquanto lê e se apaixona pelos personagens.
Bela.Ferrari 13/07/2023minha estante
Já quero ler ?

leiturasdamota 07/02/2024minha estante
Ele é perfeito de mais!

dudaestalendo 01/02/2024

?????
Melhor livro brasileiro que já li e estou 100% apaixonada!

Leria mil vezes se possível e ainda assim não seria o suficiente pra ver as nuances dessa história linda e cheia de amor, carinho, compreensão? credo, to apaixonada.
Tayana Alvez 06/02/2024minha estante
Eita como eu tô chorando pq eu amo eles demais

dudaestalendo 06/02/2024minha estante
Eu to muito apaixonada!!!! Uma obra prima

safereader 13/07/2023

é bom
é um livro bom e é isso.
apesar de não ter gostado do desenvolvimento do casal e dos personagens, é um livro que te prende, tem uma boa ambientação e vc se envolve e quando acaba de ler não pensa mais nele
lary 13/07/2023minha estante
qual a classificação?

safereader 13/07/2023minha estante
não sei

Bela 31/08/2023

Eu amo f1. eu amo carros. eu amo automobilismo. se eu pudesse escolher qualquer carreira na minha vida eu escolheria, logo depois de herdeira, ser um wag de um piloto de f1. mas como isso não ta sendo possível a gente fica com nossos romances imaginários em forma de livro.
Tayana Alvez 04/09/2023minha estante
Eu amei hahahaha

Tayana Alvez 25/07/2023minha estante
Primeira pessoa que lembrou da Alyson e primeira pessoa que acertou de quem é o próximo livro, hahaha

Marys 31/01/2024minha estante
Muito bom comer a sobremesa o quarto ?

Frofrolivros 18/07/2023

Pq eu acredito na mudança?
Tá eu vou ser breve: eu odiei. Talvez eu tenha exagerado um pouco, mas definitivamente minha experiência n foi legal - e isso pode ter um pouco d influência do fato d q o último livro q eu li era MUITO bom.

Vou começar pelos personagens. Como explicar q eles são uma das coisas mais chatas da face da terra? Tp pra mim eh indiferente as questões deles, pq elas n são bem trabalhadas. Msm o casal principal q teoricamente eh o mais desenvolvido se salva. Sério, eles tem zero química. Pra mim eles ficavam bem como amigos.

Sobre o desenvolvimento nem vou me estender, pq ele eh mínimo. Vou dizer, a única q cresceu na história foi a Carol q fez terapia. Mas msm isso n foi bem retratado. Já o Dani eh trouxa do começo ao fim. Esse menino tomou 500 foras e n se tocou. Parece q aprecia rejeição. Eh insuportável. Os pais deles, q venderam como ruins, n pareceram d td mal pq eles n APARECEM. E piora ainda o fato de eles terem feito eles DO NADA pais melhores. Sem nenhum desenvolvimento. Meu rabo né? Dos amigos deles, eh um sincero bla. Sem importância.

Sobre a trama, eu n qria nem falar d tão chata q eh. Eles me venderam uma história q n acontece. Tp como o casal cresceu junto sem nem interagir? A primeira metade são pags e pags d nada acontecendo. Juro nem sei oq aconteceu nessa parte, já q nem eh relevante. Sem contar q eles me contam a história d antes d uma maneira td jogada. Preferia q fosse daquele jeito ANTES/DEPOIS. N a versão do futuro narrando o passado d um jeito horrível. N gostei. Esse livro até trata o racismo d uma maneira mlr do q o Irlandês (já q esse dai só botou um texto sobre como o racismo eh ruim). Mas msm assim n resolveu a questão. COMO ASSIM VC ME PASSA UMA MENSAGEM D Q QUEM SOFREU RACISMO N TEM Q DENUNCIAR PQ N LEVA A NADA???? Tp sua mensagem deveria ser pra denunciar, pra fazer a diferença. Ainda mais q eh um cenário fictício e pode ser utópico. Isso ficou mt mal trabalhado e totalmente péssimo. N entendi a mensagem passada. Ahh outra coisa ruim, são as alusões a vida real. Como vc menciona q a menina torce pra RedBull, mas n coloca eles na história? Entendo q a autora conhece alg q eh ou eh ela msm fã d F1. Mas se vc vai criar um mundo totalmente fictício vc tem q colocar TUDO no fictício.

A única parte boa desse livro eh a fórmula 1. Q eh bem trabalhado e eu realmente senti a emoção d estar numa corrida (até pq eu amo mt o esporte). Saudades d ver uma corrida inclusive.

Enfim, embora tenha lido rápido, eu achei a leitura monótona e chata. N recomendo.
Frofrolivros 18/07/2023minha estante
O título eh esse pq eu li o irlandês antes e tbm n gostei. Aí pensei q esse fosse mlr ?

Danie 30/04/2023

Agora tenho um livro sem hot para indicar
O livro é fofo. Se passa em um cenário diferente, a fórmula 1.
Me diverti bastante no com os encontros e desencontros.
E autora ainda caprichou na profundidade dos personagens principais e secundários.
Um romance fofo?
LuaTeresa 05/05/2023minha estante
Sem hot??????
Já quero ler

Thami @riodelivros 12/04/2024

Leitura nacional com muita F1. Um dos melhores do ano.
O caminho que me leva até você é um sucesso da Tayana Alvez, é mais um obra que me chamou atenção durante da Bienal do Rio, eu vi o livro no Stand da Cabana Vermelha e a capa fofa chamou minha atenção, mas infelizmente não cheguei a conhecer a autora no evento.

Vamos conhecer a história da Caroline Pimenta, a mocinha sempre sonhou em chegar no lugar que está agora.

Ela vem de uma família privilegiada e reconhece as facilidades que teve na vida, é uma mulher preta, de vinte e poucos anos, recém formada, sempre foi apaixonada por F1 e sonhou em trabalhar com o esporte, ela está nas nuvens pois acabou de ser promovida à repórter de campo.

Acontece que nem tudo são flores, ela trabalha em um veículo pequeno e não tem muitas regalias, além disso precisa administrar a vida pessoal e lidar com o ex melhor amigo e primeiro amor, que é um dos principais pilotos da categoria.

Ele é o novato e a aposta de uma das principais equipes, Daniel Harris é carismático, determinado e se dedicou para alcançar o lugar de destaque dentro do esporte.

Quando vê a mulher da sua vida na beirada do paddock ele não poupa as investidas e a mocinha vai precisar lidar com os flertes descarados e o passado que ela jurava que tinha superado.

Eles sonharam tudo isso juntos e prometeram um para o outro que estariam lá quando essas conquistas fossem alcançadas, para ser piloto Dani precisou enfrentar o pai e a grande responsável por isso foi a Carol.

Eles já não estão mais presentes na vida um do outro fazem cinco anos, mas as memórias da adolescência e os sonhos ainda estão vivos dentro deles.

As coincidências que proporcionam esse reencontro trazem outros problemas para a mocinha, além de lidar com o passado ela também precisa administrar seu atual relacionamento, já que o companheiro vive culpando a guria por atitudes que não dependem dela e sendo manipulador fingindo preocupação e cuidado... quando na verdade só é cínico, possessivo e quer controlar a vida da companheira.

Eu fiquei completamente apaixonada pela narrativa da autora, me vi ansiosa pelo próximo fim de semana de corrida e passei a acompanhar a F1 na vida real...
Amei a leitura e fui completamente transportada para dentro do universo.

É um esporte que me desperta memórias, mas com o qual eu não tenho muita familiaridade, fiquei ansiosa para chegar o domingo e deu até vontade de conhecer mais sobre os pilotos.

Voltando ao livro...
Daniel e Carol, vulgo Novato e Pimentinha, se conheceram desde a epoca da escola, eles passaram a adolescência juntos e a relação que começou com uma picuinha na sala de aula, se tornou uma amizade sincera e um romance emocionante.

No início da trama a gente sabe que eles têm esse passado e que aconteceu um término doloroso para ambos os personagens, o reencontro vem no ambiente de trabalho, cinco anos depois, sendo que eles nunca tiveram uma conversa encerrando o ciclo oficialmente, as coisas nunca foram esclarecidas.

Vamos acompanhar a história ao longo de alguns meses, vendo as viagens, o presente e alguns flashbacks do passado. Entre as corridas, treinos e os momentos de folga vamos ver o desenvolvimento da reaproximação deles e o desenvolvimento dos dramas pessoais de cada um dos personagens.

O livro tem uma narrativa em primeira pessoa e vamos acompanhar a perspectiva de ambos os personagens, então temos a versão dos fatos da Carol e do Dani.

Achei o desenvolvimento da trama muito envolvente e interessante. Ambos os personagens são pessoas pretas nascidas em famílias ricas, que ainda assim possuem muitos problemas, apesar de terem famílias capazes de apoiar financeiramente a educação, crescimento e sonho de um indivíduo, ainda assim vemos os conflitos que ambos os personagens sofrem.

O desenvolvimento das relações familiares são parte muito marcante dessa obra, tanto Carol quanto Daniel têm questões a serem resolvidas no seio familiar. Os dramas, as dores e os sentimentos são muito reais, com personagens recheados de dualidade e eu fiquei muito emocionada com as questões vivenciadas pela protagonista feminina.

Falando nisso, ela está dentro de um relacionamento complexo, que me emocionou, revoltou e que provoca muita reflexão.
Carol demorou mais de três anos para perceber que o amor e atenção que parecia cuidado e dedicação, na verdade era um relacionamento tóxico com uma pessoa manipuladora e perigosa.

É impactante e extremamente importante ler coisas que nos remetem à realidade, e foi isso que eu senti quando li diversas cenas que aconteceram entre a Carol e o companheiro dela (cenas essas que pareciam uma reprodução de diálogos que já vi na vida real).

A autora também aborda a questão racial com muita delicadeza e com cenas marcantes ( em um determinado momento o namorado diz que vão achar que ele é um europeu que se deu bem com uma mulher exótica - que nojo que aquilo me deu).

A história é desenvolvida ao longo de alguns meses, entre muitas viagens e recortes temporais vamos acompanhar alguns anos da vida desses queridos, é nítido ver a evolução, as qualidades e defeitos deles.

Ambos os personagens têm amigos e personagens secundários interessantes nos seus círculos pessoais.

Gostei que cada um deles possuem arcos dramáticos individuais, ao mesmo tempo que compartilham problemas similares, por exemplo, ambos escolheram carreiras que não são apoiadas pelas famílias, esse é um drama importante dentro da trajetória da Pimentinha e do Harris.

Eles são jovens de vinte e poucos anos, que já nasceram em famílias privilegiadas e são bem sucedidos em suas carreiras, mesmo sendo tão jovens, mas ainda assim foi emocionante ver a trajetória, a luta, a forma como é necessário abdicar coisas que são importantes e que às vezes quando estamos em busca de um sonho a gente não percebe como a nossa jornada pode impactar as pessoas que nos cercam.

Uma conquista é fruto de uma longa jornada e é importante celebrar mesmo as pequenas conquistas, cada passo é importante. Amei ver o tratamento da Carol e esses pequenos passos e o reconhecimento disso.

"O caminho que me leva até você" é sobre valorizar a jornada e as pessoas que estão ao nosso redor.
É sobre perdão, sobre entender que somos tudo aquilo que nos cerca. Que é necessário pedir ajuda.

É sobre entender que somos construídos de altos e baixos, que somos humanos e por isso imperfeitos, mas ainda assim podemos encontrar um lugar (ou alguém) para chamar de lar.

Foi uma grata surpresa, eu ri, chorei, me envolvi, me revoltei, me apaixonei, pausei o livro para mandar mensagem para as amigas e não queria que a história tivesse fim, amei saber que a autora escreveu outras histórias dentro do mesmo universo, fiquei doida para conhecer mais sobre Miyeko, Jack e Juan.

Foi sem dúvida um dos favoritos do ano, ficou com 4,5 estrelas.
Tayana Alvez 16/05/2024minha estante
O livro do Juan já está disponível ?

Mayara Belém 07/06/2023

Gostei do livro e os protagonista parecem ser muita química na história.
Algumas coisas me irritavam neles, como o fato de demorarem tanto para conversar para resolver as coisas, o que poderia ter evitado mt coisa.
kaatyane 11/07/2023minha estante
Sim, com certeza!

Indira7 28/04/2023

O romance que eu precisava
Sou simplesmente apaixonada em livros que o leitor tem a sensação de ser amigo dos personagens principais, e um dos motivos que este sentimento acontece é por causa da escrita bem feita. Este livro traduz exatamente isso, também por causa da narração em primeira pessoa e das visões diferentes dos protagonistas.

Não sou fã de fórmula 1, mas sou fã de romance e fiquei muito feliz com a forma que este foi escrito. A autora desenvolve cada tema que aparece, não deixou pontas soltas e nem personagens sem um papel bem delimitado na narrativa. Além disso, você torce para que o casal fique junto o mais rápido possível, mas também entende o processo e o quanto ele foi importante para o desenrolar da história.

?Por mais que a Fórmula 1 tenha sido o meu melhor amor, Carol Pimenta sempre será o maior.?

Kleyse0 28/04/2023

Uma história sobre segundas chances.
Um romance sem hot mas que a química do casal supera tudo, a história deles é linda mas sofrida, porém tem um final maravilhoso de lindo e fofo.
Eu senti o que eles sentiam, era como se eu tivesse ao lado deles.
Eu chorei, eu rir, gritei de ódio, senti raiva, sorri novamente, chorei de emoções diferente e no final sorrir de felicidade.
Não é só um romance com protagonista pretos, mas sim uma história sobre como o racismo na vida de alguém pode interferir no futuro, sobre relacionamentos com outros, com si mesmo e auto perdão.
Eu amei demais ler a história da Carol e do Daniel, a escrita da Tayana contribui bastante também pois é maravilhosa, leve e fluida.
5 estrelas com toda certeza.
Disponível na Amazon e Kindle Unlimited.

fvscobain 29/05/2024

"[...] Não te ter é uma tortura que não estou disposto."
O livro entrega o que promete. É um 'second chance' de respeito, com um bom enredo e desenvolvimento. Gosto de como a Carol evoluiu, mesmo tendo ficado com um pouco de preguiça em algumas situações porque maioria dos problemas dela eram causados por falta de terapia e tratamento (*Spoiler alert*: o que acaba sendo resolvido e explicado no final, mas até lá...).
O desenvolvimento do casal também foi um dos pontos positivos, não tão rápido mas nem tão devagar, não resolveram tudo com cenas de hot (inclusive se você esta em busca disso, aqui não é melhor lugar para procurar) e realmente existiu conversa, diálogo.
O final e o epílogo me deixaram um pouco triste porque queria saber mais informações deles como casal, tipo: como foi se assumir na mídia, como interferiu nas carreira e etc..
Mas no fim, o livro acabou sendo uma ótima opção que me tirou de uma leve ressaca literária, foi uma leitura rápida e leve (importante conferir os gatilhos que pode aparecer pelo livro).

Carolina Tonglet Monzi 30/04/2023

Fofo
Em quase 6 meses de ressaca literária, consegui ler esse livro bem rápido.
Poucas coisas estão fluindo pra mim ultimamente, esse livro foi uma prazerosa surpresa.
Fofo e deixa o coração quentinho!