Tempo de felicidade

Tempo de felicidade Anne Østby

Resenhas - Tempos de felicidade

gabriela tintin 20/12/2023

Como pode senhorinhas servirem tanto?

uma das leituras mais leves e cativantes que fiz esse ano, todo o trabalho da autora de ambientar o Fiji e no colocar na cabeça das personagens é impecável, o fato de elas serem idosas trazem um elemento a mais para a história e para os plots (muito bons) que o livro propõe. Acompanhar a redescoberta delas como amigas e mulheres durante a aposentadoria em uma ilha da Oceania traz aquela reflexão no fundo da cabeça sobre o quanto o passado deve atormentar nosso presente.

fbiaggioni 07/11/2023

Ótima história
É um livro legal. Nada muito incrível que prende a atenção, mas a história é bem legal. Envelhecer com as amigas deve ser um bom jeito de envelhecer.

Carolissam 06/09/2023

Não funcionou pra mim
Estava ansiosa pra ler pois achei a proposta do livro bem legal, achei que teria uma baita história sobre amadurecimento, autodescoberta e aceitação etc.

O livro joga 5 personagens definitivamente complexas e não desenvolve nenhuma delas, apesar do laço de amizade antigo entre elas, todas as interações são frias e superficiais.

Os assuntos que poderiam ser aprofundados foram jogados como se não fossem nada na história e muitas partes ficam sem um desfecho de verdade ou finalizados só com uma frase boba.

Pra mim não teve uma narrativa que me fizesse querer continuar lendo porque não acontece nada em nenhum momento e tudo fica bem repetitivo nesse nada.

É uma leitura pra ler despretensiosamente e sem expectativas. Como não foi o meu caso, não foi uma leitura que eu curti.

ritita 24/08/2023

Delícia de livro, delícia de idosas, delícia de lugar.
A narrativa é feita em terceira pessoa, e cada capítulo mostra a personalidade destas mulheres e suas Idiossincrasias.
Como sempre em grupos, ainda que muito amigas, tem a que não quer envelhecer e usa roupas e jóias caras no meio da areia e ninguém sabe se está divorcidada, ou não, a que parece ser invejosa e é mal humorada e tem um filho maduro que vive às custas dela, aquela que pega o touro pela unha e faz tudo que é necessário....e a que está com problemas de memória.
No entanto a personagem que mais me encantou foi Asteca, a empregada da casa e sua forma poética, mas direta de fazer orações.
Fiquei conhecendo uma cultura totalmente nova - seus lugares, hábitos, alguns me soaram muitoo estranhos, e suas crenças, mas, não, não despontou a vontade de conhecer Fiji.
Um livro necessário para eu lembrar que os anos que temos não pesam se tivermos saúde e vontade de arriscar seja no que for que nos interesse.
Pena a edição não dar significados sobre algumas palavras fijanas usada.
No mais? Leitura muito agradável, principalmente para quem já está nesta fase da vida.

Nana 09/08/2023

Livro nr 32 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Fiji"

Esse foi o livro certo na hora certa. É um enredo meio clichê? Sim, mas de vez em quando é bom e era o que eu esperava, então tudo bem!
Após minha última leitura pesada e violenta, sobre as atrocidades que ocorrem no Iraque, e que me deixou desiludida com a maldade dos seres humanos, me caiu nas mãos essa preciosidade.
Uma história leve com sol, mar e chocolate, que conta sobre a amizade de cinco mulheres que estudaram juntas na juventude e após quarenta anos separadas resolvem se juntar, cuidando umas das outras e deixando para atrás os problemas que cada uma passou.
Todas agora na faixa dos sessenta e poucos anos, viúvas ou solteiras, com filhos crescidos e algumas com netos.
É o tipo de enredo que me causa uma nostalgia e uma sensação gostosa no coração de que existe sim pessoas em quem se pode confiar e partilhar a vida.

Uma coisa que adorei nesse livro é que fala muito sobre Fiji, um lugar que antes de iniciar meu projeto de ler um livro de cada país, eu nunca tinha ouvido falar. Aqui conheci locais, costumes, crenças engraçadas e palavras em fijiano. Uma delícia de leitura!!