O Padrinho da Noiva, o Sol, e Noiva Neva

O Padrinho da Noiva, o Sol, e Noiva Neva Ivana Brlić-Mažuranić

Resenhas - O Padrinho da Noiva, o Sol, e Noiva Neva

edisik 04/01/2024

Não sei se foi o momento da leitura ou não, mas não gostei muito desse conto. É muito superficial e com resolução atropelada e rápida.

Wendy 05/06/2023

"Que a sorte recaia sobre você, jovem donzela."
Um conto de fadas croata com um desfecho avassalador, a ira do Sol se fez presente para aqueles que ameaçaram Noiva Neva, a adorável donzela e seu noivo Oleg em suas terras.

Sobre uma promessa feita e a proteção de um padrinho capaz, Noiva Neva enfim pôde realizar os desejos do seu coração.

"Agradeço pelas chaves, minha donzela meiga, porém minha decisão é outra. É você quem deve ser minha alma gêmea e futura esposa, porque você é mais justa que a estrela da manhã."

Sandro.Menoncin 17/09/2023

Noiva Neva
Foi o primeiro conto da sociedade das relíquias literárias que não me agradou,  acredito que é a primeira vez que leio um conto croata, vi que outras pessoas gostaram é um conto curto e rápido de se ler mas que infelizmente não me pegou.

Carol 19/06/2023

Noiva Neiva
Esse foi de longe o conto que eu menos gostei em dois anos assinando a "sociedade das relíquias literárias". Achei tudo muito confuso, cheio de personagem mas pouca interação, meio chatinho e não funcionou bem para mim, às vezes isso acontece e aconteceu com esse conto.

Percebi em outras resenhas que outras pessoas gostaram, o que me deixa feliz, a literatura é um arte muito abstrata e bastante parcial então talvez dependa do leitor e do seu momento ??

Lah 03/06/2023

Era uma vez...
Conto do mês de maio da Sociedade das Relíquias Literárias. Um conto de fadas croata! Eu amei! Achei muito bonitinho ??

ana 09/07/2023

Nunca tinha lido nada da literatura croata, então foi bem interessante!! O conto em si é bem legal de ler, mas achei as interações e a ambientação meio hm

dudínea. 29/05/2023

Onde havia um homem, lá havia também seu túmulo à espera.
Apesar da escrita ser um pouco diferente do que eu estou acostumada, amei o conto! Ele tem aquele ar de contos de fadas antigos, mas tem um algo a mais, que me deixou com vontade de ler mais obras da autora.
Inclusive, adorei a mini biografia dela no final. A autora parece ser tão interessante, quanto o conto.

Juliane.Teixeixa 19/07/2023

"E cedo na manhã, a Andorinha Delgada alçou voo com cumprimentos para o Sol. Ao cair da noite, a ave voltou com cumprimentos do Sol, ordenando-lhes que preparassem o banquete do casamento para o dia seguinte, pois ele viria para entregar a noiva."

Lucas 27/05/2023

Um conto de fadas muito interessante!
Gostei desse conto de fadas, é sempre bom ser presenteado com esse tipo de história, uma de minhas favoritas. Na história, Noiva Neve é uma moça gentil e trabalhadora, diferente de seus país, avarentos e invejosos. Ao ajudar uma velha senhora, que na verdade é uma entidade sobrenatural conhecida como Dama Molhada, Noiva Neve recebe a gratidão da entidade que promete ajudar-lhe no que for preciso.

Aconselho a todos, é uma história curte e divertida.

Leiam meus livros de fantasia e terror no link:

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_ebooks_1

Paulo 26/12/2023

Esse é um conto de fadas croata que vai versar sobre a humildade e o que ela pode conseguir para aqueles que se mantém verdadeiros. A narrativa começa mostrando a família de Noiva Neva, um casal cujo pai é um moleiro. Mas, um moleiro mesquinho que apenas faz seu trabalho agradavelmente para aqueles que são mais ricos. Para as pessoas mais simples, ele cobra e retira seu quinhão do que eles produzem. Um dia, o casal é surpreendido pela Mãe Molhada que vem disfarçada de uma velha e pede para moer o seu trigo. Eles se negam, mas sua filha, Noiva Neva, ajuda a senhora e acaba obtendo os favores de Molhada e de seu filho, o Sol. Molhada promete a ela uma vida de luxo caso ela encontre uma chave perdida pela princesa. Caso encontrasse essa chave, ela se tornaria ama de companhia da mesma e se tornaria uma pessoa sem preocupações para o resto da vida. Só que Noiva Neva acaba decidindo seguir seu coração e se apaixona por Oleg. Ao escolher seguir o amor ao invés da vida de luxo, ela desperta o rancor de Molhada e a inveja da princesa que deseja fazer o possível para acabar com o casamento dos dois. E agora? O que será do casal?

Esta é uma história que segue o padrão de um conto de fadas. Há uma lição, uma moral a ser apresentada no final. Ela é também uma narrativa cautelar que serve para mostrar a presença de Mãe Molhada na vida das pessoas comuns. E o que acontece com aqueles que despertam a sua ira. A história é bem descomplicada e curta, sendo possível entendê-la sem grandes problemas. Talvez algumas pessoas sintam dificuldade em entender o que é o Yuletide e o Beltane. Achei que a edição da Wish poderia ter colocado pelo menos uma notinha de rodapé explicando do que se tratam ambas as festividade já que nem todos os leitores estão acostumados com as nomenclaturas. Para quem não conhece, o Yuletide é como o Natal é conhecido nas culturas do leste europeu e é todo um período de festividades que se estende por vários dias. Já o Beltane é uma das origens atribuídas ao Halloween; é comemorado no dia 31 de outubro e é um festival da fertilidade, também associado às colheitas.

Humildade é a virtude destacada nos dois momentos em que a história acontece. No começo da história, temos um contraste entre as posturas de Noiva Neva e de seus pais. A autora apresenta a mesquinhez da família e ao lidarem com Mãe Molhada eles são punidos por isso. Somente Noiva Neva, que ajudou Molhada, recebeu dela algumas bençãos. Seus familiares não eram mais capazes de usar o moinho sem a ajuda de sua filha. Mais tarde, Molhada se incomodou com a postura de Neva ao deixar de lado a benção que lhe foi oferecida. Para Molhada, era como um tapa na cara. O que ela não percebeu ou preferiu não perceber é que Neva escolheu dar atenção a alguém que lhe mostrou simplicidade e carinho. De nada adiantava ter uma vida confortável ao lado de uma mulher tão mesquinha quanto a princesa. Neva escolheu deixar toda essa vida de cetins e luxos de lado para viver uma existência humilde e amorosa ao lado de Oleg. E ela também foi recompensada por sua escolha corajosa.

Essa é uma boa história e talvez já a tenhamos visto em vários outros contos de fada de uma forma ou de outra. Talvez inserido na narrativa de uma princesa em apuros ou de uma camponesa transformada em princesa. O tema da humildade é universal e transcende culturas. Aliás, é importante conhecermos essa história já que ela faz parte de um conjunto de narrativas tradicionais de uma cultura com a qual não costumamos ter muito contato. Vale a pena para conhecermos melhor a cultura croata para que possamos então estabelecer relações de tolerância e compreensão. Essa é uma das funções sociais básicas da História, a disciplina. Mas, deveria fazer parte da nossa construção moral como seres humanos, habitantes do planeta Terra.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

MykaaMoon 26/05/2023

Um conto bem curtinho e gostoso de ler. Não conhecia a autora e agora estou interessada em ler outras obras dela.

Bea 14/03/2024

Ah...
Legalzinho, todo mundo teve o que merecia kkk

?Ranking SRL?

?A Noz de casca Dura
?A Mariposa Fantasma
?Bartleby, o escrivão

Tuka Queiroz 04/06/2023

Noiva Neva, um conto croata muito bonito. Fala da filha de um moleiro, que fora se muito bela, também é gentil, boa pessoa e devido às suas boas ações, teve sorte na vida. Um conto com um ensinamento a dar, nos fazer refletir. Ebook da editora Wish, que está a resgatar contos de grandes escritoras.