O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Elpidio 16/01/2024

Sci-fi bonito
História muito interessante e bonita que traz discussões existenciais e filosóficas sobre o humano. Assim como em ?Eu, robô?, o autor constrói muito bem a história a partir de recortes no tempo, embora não seja dividido em episódios sobre a história dos robôs mas sim recortes da vida de um robô de quase 200 anos. Sci-fi bom é sci-fi profundo e este é um deles!

Caio.Victor 25/12/2023

Sempre bom ler o Bom Doutor! Em época de ChatGPT, Gemini e afins, constatar o início da IA na literatura é prazeroso.

Camila2023 28/11/2023

Em 1976, Asimov criou o conto de um robô que é adquirido por uma família e que aos poucos passa a se destacar em funções e habilidades para as quais ele não foi programado inicialmente.
Gerações depois, Andrew, o robô, segue na busca por seus direitos: o direito à liberdade, à escolha de vestir uma roupa, a se parecer com um ser humano e? a ser um ser humano.

Larissa.Herbsthofe 16/11/2023

Asimov é muito incrível...
Sempre gostei do filme, mas não tinha lido o livro. E essa história é incrível!
O final bem mais lógico do que o filme.

Ana 18/09/2023

Limites do ser
Nesse livro apaixonante acompanhamos o Andrew, um robô (ou, talvez, um homem) com o qual facilmente nos identificamos em busca da concretização do seu sonho.
São muitos os temas que têm relação com essa narrativa curta e fluida! A cada capítulo me vinha uma vontade de discutir muitas coisas, e até chegou um momento em que eu evitava ler para não acabar tão rápido. Uma leitura mais que recomendada!

italoSpassos 18/09/2023

O que define o ser humano é apenas o seu fim?
Asimov nos envolve em uma narrativa única, cheia de afeto e críticas pontuais, elevando seus personagens a mais íntima reflexão sobre ?o que é ser humano??. O que define o que é ou deixa de ser um humano? É a sua capacidade de criar arte? De juntar pensamentos e reflexões sobre a vida? Criar obras literárias, ou até mesmo ajudar a evoluir a ciência para o benefício e longevidade humana?

Dentro de todos esses questionamentos, Asimov consegue resumir bem o quanto a humanidade é frágil quando se trata de reconhecer o potencial de outros seres. Fazendo questão de não compará-los a nós.
A todo momento nos sentimos ameaçados, até mesmo por aqueles que não tem o mínimo interesse de ver nosso sofrimento.

É um conto belíssimo, com personagens amáveis e questionamentos válidos até os dias de hoje. É mais uma vez O Bom Doutor à frente do seu tempo.

Fernando Artes 06/09/2023

Diferente do filme. É uma boa história e bem escrita. Achei bem interessante e não achei que o final fosse da maneira como foi.

s4mi1y 02/09/2023

O que é ser um ser humano?
Nós sempre ditamos o que é humano. Quando há assassinatos, nós chamamos os assassinos de lixo, de monstros. Nós sempre analisamos os comportamentos pra definir o que é ter humanidade. E é esse o pano de fundo dessa história.

Há uma passagem no livro que cita a política como transformação das pessoas: a capacidade de ódio e de serem ruins que elas têm. Se Asimov vivesse hj em dia, ele certamente usaria a internet e a era do cancelamento que dita o que seria um comportamento humano adequado.

É um livro cheio de camadas e é possível fazer várias analogias com ele. O livro super funcionou pra mim, com sua leitura rápida, proporcionada por uma escrita leve, e um personagem super envolvente: Andrew! Se fosse pra dizer um defeito, seria o fato do livro ser muito curtinho. Eu gostaria de ficar mais tempo vendo a luta de Andrew em ser um de nós.

Não é um livro para qualquer faixa etária. Pessoas que buscam por um enredo movido por ações não vão conseguir ficar muito tempo. Apesar da leitura super fácil, alguém com 30+ e que quer ler algo sobre comportamento social aproveitaria melhor.

Amei! ?