O cavalo cor-de-rosa

O cavalo cor-de-rosa Dorothy B. Hughes

Resenhas - O Cavalo cor-de-rosa

Jorge.Raitz 20/02/2024

Esperava mais
O livro em si é bom, mas como faz parte do clube do crime, achei que iria haver um crime e uma investigação mais complexa, porém o que observamos na história não é bem isso. O livro é muito bem escrito, consegue nos prender do início ao fim, a história não é bem uma investigação, mas a trama que se desenvolve com os personagens é bem feita, vale a leitura, porém fica distante de um livro da Agatha Christie.

lipelimma 31/12/2023

⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐ Escrita ou Narrativa
🚫 Frases ou Citações

Mari Pereira 25/12/2023

Esse livro foi uma grata surpresa!
Estou lendo as obras lançadas pelo "Clube do Crime", e diferente dos outros livros da coleção, que focam na investigação dos crimes; O cavalo cor-de-rosa é um livro de atmosfera noir, mais preocupado em desenvolver as características psicológicas e a história dos personagens.
Um achado!
Fiquei muito interessada em ler mais obras da autora!

Marcelo 10/12/2023

Boa leitura
Ótima escrita, consegue prender a atenção e os personagens são muito interessantes. O destino do protagonista já está claro desde o início e você fica o livro inteiro na expectativa de saber se ele irá cumprir ou escapar dele.

Jess.Goulart 29/11/2023

História interessante onde bem e mal são tênues
Gostaria de começar pelo texto no final sempre muito interessante em todas as edições, que fala sobre a autora e sua obra. Em teoria, o livro é um hardboiled, um gênero literário que divide características com a ficção criminal, policial e noir. Achei interessante porque, diferentemente do noir, não conhecia o termo, vale a pena dar uma pesquisada.

Na história, acompanhamos Sailor chegando em uma pequena cidade através do Senador, e tanto ele quanto sailor são figuras misteriosas que escondem alguma coisa.
Lá, acompanhamos a saga desse homem através da festividade da cidade - algo que mistura carnaval, dia de los Muertos e quermesse de igreja - enquanto tenta sorrateiramente se aproximar do Senador.
Mas nada parece sair como o planejado, e durante os três dias do festejo, iremos acompanhar Sailor encontrando velhos fantasmas do passado, redescobrindo sua história, acessando um lado inédito e a verdade por trás de sua busca.

É um livro bem interessante, principalmente pela construção de seus personagens, a ambientação que te insere na história - tanto no local como nos sentimentos dos personagens - e as críticas. Afinal, seus personagens tem pontos de partidas semelhantes, mas desfechos bem distintos
E uma das sacadas da autora é justamente nos fazer questionar qual o leitor seria.

Em alguns momentos, senti que a narrativa ficava muito chata de acompanhar, mas eum livro é interessante onde bem e mal não são opostos, mas comp nolementos dessa loucura que e ser é humano.

Bianca.Drewnowski 21/10/2023

9/10
Como saiu pela coleção "clube do crime", imaginei que teria um crime a ser desvendado, investigação, pistas... Mas não, o conceito é bem diferente, é mais sobre a consciência e conduta de Sailor, um membro de uma organização criminosa. O livro é muito bom, o desfecho é bom, não é surpreendente porque você vai percebendo que aquele bandido não vai ter muitas alternativas. É um livro legal. Vale a pena.

Silas Jr 06/10/2023

É?
Não curti o crime? me perguntando, é realmente um livro do gênero? Está mais para conflitos dos personagens e o crime/caso é uma parte mínima do enredo. Achei a escrita boa e envolvente.

leaoliterario 22/09/2023

?Seria triste se a vida de um sujeito não passasse de um carrossel, alguém usando uma manivela para fazê-lo girar em grande estilo e depois deixando você definhar no mesmo lugar em que começou.?

bobbie 19/09/2023

Pingos nos "i"s.
Este livro foi lançado pela editora em uma coleção chamada "Clube do crime", um resgate de clássicos esquecidos - ou nunca antes valorizados - que, aos olhos da editora, merecem seu lugar ao sol. Este é o segundo da coleção que leio. A premissa da coleção parecia ser publicar livros com a famosa construção do "quem matou?", mas não é o caso d'O cavalo cor-de-rosa. Aqui o leitor já sabe quem matou, ou pelo menos quem mandou matar e quais foram seus motivos. O mote da trama é a viagem de um faz-tudo/capanga/assassino de aluguel, antes protegido de um Senador, que arma a trama da morte da própria esposa para coletar o seguro de vida, mas não paga o capanga - de nome Sailor - o que havia combinado. Sailor se desprende para uma cidadezinha pequena, do interior dos Estados Unidos, onde convergem índios, espanhóis e americanos (em minoria), justamente em um período de festa que tradicionalmente celebra a vitória dos nativos contra os colonos invasores. Sailor chega na cidade e, desde o princípio, sua pecha de excluído se destaca: ele é o peixe diferente naquele mar de falantes de espanhol e de nativos americanos. Para piorar, por causa da celebração que dura três dias, ele não consegue um quarto em nenhum hotel e passa três dias dormindo na rua, sem sequer poder tomar um banho decente. O destaque do livro é o relacionamento muito bem trabalhado entre Sailor, o Senador e um policial, McIntyre, que também viaja à cidadezinha atrás do Senador a fim de solucionar o caso criminoso. Cada um a seu modo, o Senador e o policial representam figuras paternas na vida do jovem Sailor, que viveu perdido e largado de afeto e cuidado. O Senador foi o pai em potencial, que a princípio estaria resgatando Sailor da vida das ruas, mas que finda por corromper ainda mais o destino do rapaz. O policial, por sua vez, o pai-algoz, já prendeu Sailor uma vez por um delito de furto cometido, mas aparentemente tem a genuína preocupação de resgatá-lo da vida de crimes. Para coroar, conhecemos Don "Pancho Villa" José, ele próprio um residente da cidadezinha onde a trama de desenvolve, embora viva na rua e durma sob as estrelas. Don José entra como uma terceira figura paterna de Sailor, que cuida dele sem pedir nada em troca, não julga, não prega, e representa o amor incondicional que mais se interessa em dar do que receber. O grande "mistério" do livro é: Sailor conseguirá seu dinheiro? Conseguirá a redenção? Ou cairá de vez em ruína? O livro não é ágil nem prende com a força de tentáculos de um polvo adulto, mas a leitura vale. No final, o leitor que conseguiu se esforçar para chegar até a última página quer saber o que irá acontecer com esse homem bruto, que nada mais é do que uma criança assustada.

edisik 13/09/2023

É um romance bem escrito onde o Crime não é tão importante, mais sim o desenvolvimento e interação dos personagens. Aborda diversos temas que são atuais.